Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2013"

Igaporã: Deficiente mental é agredido por menor de idade

27 Set 2013 - 10h20


Igaporã: Deficiente mental é agredido por menor de idade
O agressor é suspeito da prática de vários delitos na cidade.

Por volta das 10h30 do último dia 25, um deficiente mental foi agredido de forma violenta por um jovem menor de idade em Igaporã, no sudoeste baiano. Cristiano Neves, como é conhecido, recebeu a agressão quando o menor tentou roubar sua bicicleta. Como Neves resistiu ao crime, o agressor desferiu golpes em seu rosto. Cristiano praticamente não se separava da bicicleta, e andava por toda cidade com ela e sempre teve um bom relacionamento com a comunidade de Igaporã. A violência contra Cristiano foi tão grave que ele teve os ossos do nariz e da face quebrados e está em Vitória da Conquista, onde deve passar por uma cirurgia plástica. O agressor é suspeito da prática de vários delitos em Igaporã.

Brumado: Ex-prefeito e vereadores se reúnem com Lídice da Mata em Salvador

27 Set 2013 - 10h00


Brumado: Ex-prefeito e vereadores se reúnem com Lídice da Mata em Salvador
Eduardo, Márcio e Castilho solicitaram à senadora uma solução, junto ao governo do estado, para o problema do esgotamento sanitário e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia (Foto: Divulgação).

Logo após se filiar ao PSB, Eduardo Vasconcelos – ex-prefeito de Brumado, juntamente com os vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana (ambos do PSB), se reuniu com a senadora do partido, Lídice da Mata. Vasconcelos, Moreira e Viana solicitaram à senadora uma solução, junto ao governo do estado, para o problema do esgotamento sanitário de Brumado e a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. “A senadora nos garantiu que vai conversar sobre isso nesta sexta-feira (27) com o governador, pois tem uma reunião agendada com ele”, falou o vereador Márcio Moreira.

Caculé: Filho de seis anos encontra pai morto dentro de casa

27 Set 2013 - 09h40


Caculé: Filho de seis anos encontra pai morto dentro de casa
O corpo do lavrador João Batista Soares Souza, 45 anos, foi encaminhado para o IML de Guanambi. (Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade).

No final da tarde da última quinta-feira (26), o corpo do lavrador João Batista Soares Souza, 45 anos, foi encontrado sem vida dentro de sua residência, em Caculé, no sudoeste baiano. A casa fica próxima à Escola Municipal Padre Antônio Doná e de acordo com os vizinhos, o filho do lavrador, com apenas seis anos, chegou da escola e encontrou seu pai morto. Segundo i Informe Cidade, a criança achou o pai com um cordão amarrado ao pescoço e ao ferrolho da janela. Após a chegada da polícia, a casa foi isolada para ficar intacta até a perícia da Polícia Técnica do Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Mesmo com indícios de suicídio, a possibilidade de ter sido homicídio ainda não foi descartada. Os peritos levaram o corpo do lavrador para o IML para comprovar a causa da morte e devem liberá-lo ainda na manhã de hoje, sexta-feira (27).

Pesquisa do Ibope mostra Dilma com 22 pontos à frente de Marina

27 Set 2013 - 09h03


Pesquisa do Ibope mostra Dilma com 22 pontos à frente de Marina
A diferença entre as duas em julho era de 8 pontos, agora a petista tem 22 pontos na frente da ex-Partido Verde.

Divulgada essa semana, a pesquisa nacional do Ibope em parceria com o jornal O Estado de São Paulo apontou que a presidente Dilma Rousseff (PT) está abrindo vantagem em relação a Marina Silva (Rede). A diferença entre as duas em julho era de 8 pontos, agora a petista tem 22 pontos na frente da ex-Partido Verde. A pesquisa mostra que Dilma está aumentando seus pontos em todos os cenários de primeiro turno. Ao tempo em que a petista cresce, Marina fica mais ameaçada por outros possíveis candidatos na pesquisa. No cenário com o nome de Aécio Neves (PSDB), Dilma levaria a melhor, já que seus pontos aumentaram de 30 para 38% nesses dois meses, enquanto ele caiu de 13 para 11%. Marina tinha 22% em julho e agora tem 16% e Eduardo Campos (PSB) perdeu 1%, passou de 5 para 4%. Do total de entrevistados, 31% estavam sem candidato - 15% de nulos ou brancos e 16% que ainda não sabem responder. Se ao invés de Aécio, o candidato tucano fosse José Serra não haveria muita diferença. Nesse cenário, Dilma tem 37%, enquanto Marina tem 16%, Serra tem 12% e Campos tem 4%. Mesmo mudando os nomes dos candidatos do PSDB, Dilma continuaria tendo sua porcentagem maior do que a soma entre os outros três nomes. Considerando um possível segundo turno entre Marina e a presidente, a fundadora da Rede perderia por 43% a 26%. Na pesquisa de julho, feita logo após os protestos nacionais, as duas estavam tecnicamente empatadas, Dilma com 35% e Marina 34%. Agora é importante lembrar que as eleições ainda estão longe, faltando um ano, e daqui até lá ainda tem as fortes campanhas eleitorais que podem modificar o voto de muita gente.

Brumado: Homem é detido durante a madrugada após roubar fios

27 Set 2013 - 08h22


Brumado: Homem é detido durante a madrugada após roubar fios
A polícia militar encontrou o veículo próximo a uma fábrica de cimentos na margem da BR-030. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Centenas de metros de fios, que são utilizados em redes elétricas, foram roubadas de uma propriedade rural durante a madrugada desta sexta-feira (27). O imóvel fica situado próximo a uma fábrica de cimentos na margem da BR-030, sentido Brumado a Tanhaçu.  Mas o caso só veio à tona por que soldados de uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar, durante um patrulhamento de rotina pelo Bairro Baraúnas, se depararam com um veículo suspeito. Ao ser abordado pelos militares, o motorista deu várias versões acerca dos fios e equipamentos de segurança para manutenção de rede elétrica que se encontravam no interior do carro. O homem foi levado para delegacia, onde acabou confessando ter arrancado os fios da propriedade.

Brumado: Homem é detido durante a madrugada após roubar fios
A polícia encontrou vários equipamentos de segurança com o homem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A polícia acredita que o homem já tenha trabalhado em alguma empresa de eletrificação, tendo em vista que entre os equipamentos de segurança havia travas dos pés para subir em poste sem ajuda de escada, alicates, luvas e outros, além da habilidade que teve para enrolar e guardar em fios. Após ouvir a confissão do suspeito, o delegado plantonista lavrou o flagrante e manteve o homem detido por crime de dano a patrimônio. Os equipamentos roubados e o carro usado para o roubou foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para serem periciados.

Eduardo Vasconcelos filia no PSB e quer vaga na Câmara dos Deputados

26 Set 2013 - 22h38


Eduardo Vasconcelos filia no PSB e quer vaga na Câmara dos Deputados
O ex-prefeito de Brumado ainda deverá assumir o comando do partido na capital do minério. (Foto: Divulgação).

Agora é realidade: o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, deixou de ser sem partido e agora integra os quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O brumadense ficou quase dois anos sem integrar nenhuma agremiação política e na noite desta quinta-feira (26) ele assinou sua ficha de filiação no partido da senadora Lídice da Mata, durante solenidade realizada em Salvador, no Hotel Porto Belo. Um dos motivos que levou Vasconcelos a optar pela sigla foi a proximidade com o governador baiano, Jaques Wagner (PT). “Escolhi o PSB porque decidi me alinhar com aquilo que é melhor para o povo, que é proveitoso e trará mais progresso para a sociedade. Vejo que a ligação da senadora Lídice [da Mata] com o governador é muito forte e por isso optei pelo partido que ela comanda”, justificou ele em recente entrevista ao site Brumado Notícias. Outro interesse do ex-prefeito em filiar-se agora é começar a trabalhar a sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal em 2014. “Não descarto a possibilidade de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, mas meu alvo é a Câmara dos Deputados em Brasília. Meu perfil, após a carga de sofrimento que tive como prefeito, e minha vontade são de ajudar prefeitos baianos e de outros estados. A carga de experiência, junto com a vontade de fazer alguma boa mudança pelo país, não poderia ser satisfeita apenas indo para a Assembleia Legislativa. Só volto atrás caso se torne inviável minha candidatura para federal”, declarou Vasconcelos. Com o ex-gestor fazendo parte do grupo do PSB em Brumado, ainda é possível que ele assuma a presidência da sigla no município.

Brumado: Amorim pede sua exoneração do DTTU

26 Set 2013 - 19h23


Brumado: Amorim pede sua exoneração do DTTU
Pouco depois das 18 horas, Amorim saiu da sede da Prefeitura demonstrando estar zangado e confirmou o seu pedido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após uma longa discursão no final da tarde desta quinta-feira (26), com portas fechadas, envolvendo os secretários de Planejamento e de Infraestrutura, Clidemar Amorim Risério pediu verbalmente sua exoneração da função de diretor do Departamento de Transito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dessa vez o que culminou no pedido de saída, depois de exatamente um mês no cargo, foi a retirada de blocos e de uma placa de sinalização vertical na Rua Joana Angélica. Clidemar só ficou sabendo da ação depois de já ter sido executada. Não é a primeira vez que Amorim assume a direção do DTTU e pede exoneração. Durante o mandato do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, enquanto ainda estava sendo criado o Departamento, Clidemar chegou a treinar alguns guardas municipais para assumirem a função de agentes de trânsito, mas ficou impossibilitado de levar o projeto adiante e pediu demissão. Recentemente, após inauguração dos novos semáforos no dia 11 de setembro, Clidemar também ensaiou uma saída, mas foi convencido a continuar no DTTU. E hoje, pouco depois das 18 horas, Amorim saiu da sede da Prefeitura demonstrando estar zangado e cumprimentou a imprensa, mas não quis gravar entrevista. Ele apenas confirmou que pediu verbalmente sua exoneração e só não protocolou a mesma porque a secretaria já estava fechada, garantindo que fará isso amanhã, sexta-feira (27).

Brumado: Amorim pede sua exoneração do DTTU
A retirada de blocos e de uma placa de sinalização vertical na Rua Joana Angélica culminou no pedido de Clidemar Amorim Risério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Brumado realiza 1º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento

26 Set 2013 - 19h00


Brumado realiza 1º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento
Com tema ‘Interação e troca de saberes’, o evento teve como público alvo os idosos que fazem parte da rede de atendimento da Sesoc. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, promoveu nesta quinta-feira (26) o 1º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento. Com tema ‘Interação e troca de saberes’, o evento teve como público alvo os idosos que fazem parte da rede de atendimento da Sesoc. De acordo com a secretária da pasta, Themis Narvaes, essa é a primeira vez que a secretaria tem a iniciativa de reunir todos os idosos. “Está sendo muito importante e gratificante. A gente espera que esse seja o primeiro de muitos, pois cuidar dos idosos é algo muito importante da assistência social. Precisamos sempre valorizá-los”, comentou. No encontro, o público pôde conferir várias apresentações culturais, estande com testes de glicemia, aferição da pressão arterial, palestras sobre câncer e ainda um estande com equipes do programa Todos pela Educação – Topa. 

Brumado realiza 1º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento
A secretaria de Desenvolvimento Social e a vice-prefeita Cristina Gondim tiveram a iniciativa de realizar o encontro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para a secretária de Educação, Acácia Gondim, o evento é importante por ser uma forma de mostrar à comunidade brumadense que os idosos também estão em ritmo de crescimento e comunicação. “Nós temos que tratar das nossas crianças, mas temos que tratar também dos nossos idosos. Nós estamos numa era em que todos têm que estar envolvidos. Então o Topa envolve pessoas de maior idade que ainda não concluíram os estudos, ou não estudaram para começar a estudar. É um prazer enorme a gente trazer nosso estande, porque nossos idosos estão nas escolas, estão estudando. Então o momento é excelente para mostrar que todos têm valor, são iguais”, declarou Acácia. Segundo Núbia Rocha, coordenadora do Topa, atualmente o programa atende ao todo mais de mil alunos. O Encontro aconteceu no Clube Social de Brumado e contou com a presença do prefeito municipal, Aguiberto Lima Dias (PSL), da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) e diversos secretários do município.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Uneb realiza o 1º Miss Uati

26 Set 2013 - 18h12


Brumado: Uneb realiza o 1º Miss Uati
Concurso agitou a Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade do Estado da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A equipe de coordenação da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), Aline Cristina Alves da Silva e Patrícia Adriana Silva Freire, promoveu ontem, dia 25, o 1º Concurso Miss Uati de Brumado. Com tema “A Beleza na Maturidade”, o evento foi considerado pela organização como ‘um sucesso’. Sete candidatas disputaram o primeiro lugar e desfilaram com três trajes diferentes - verão, esporte fino e gala. Após o desfile, cada uma das senhoras responderam perguntas sobre a terceira idade e dançaram a tradicional valsa das misses. As candidatas foram avaliadas por uma banca formada por cinco jurados. A vencedora da faixa de Miss Uati Brumado foi Ednalva Pereira Marques, mas todas as outras receberam faixas de premiação. Iromá Maria Ribeiro foi a Miss Sensual, Aurelita Oliveira recebeu a de Miss Charme e Valdelice Francisca ficou com a de Miss Amiga. Claudine de Almeida foi escolhida por suas colegas misses como Miss Simpatia. No segundo lugar da disputa ficou Edelívia  Ribeiro Ferreira, a Miss Elegância, e no terceiro lugar foi a Miss Sorriso Euza Costa. A vencedora, Ednalva, recebeu como prémio um book profissional e vai ainda representar a Uati de Brumado no concurso Miss e Mister UATI – UNEB, em Salvador, no dia 25 de outubro de 2013. O evento foi encerrado com o show do músico brumadense Arlindo Polvinthai.

Brumado: Uneb realiza o 1º Miss Uati
A vencedora da faixa de Miss Uati Brumado foi Ednalva da Silva Marques. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Brumado: Motociclista tem pescoço arranhado por linha de pipa

26 Set 2013 - 16h55


Brumado: Motociclista tem pescoço arranhado por linha de pipa
A vítima foi atingida pelo objeto enquanto trafegava de motocicleta pela Vila Presidente Vargas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Só não foi mais grave porque a linha não tinha cerol, mas me agonizei tanto que pensei ter cortado o meu pescoço”. Essa foi a narração de Marivaldo Argentino ao site Brumado Notícias, após ter sofrido um ferimento no pescoço provocada por um linha de pipa. Argentino foi atingido pelo objeto enquanto trafegava de motocicleta pela Vila Presidente Vargas. A vítima contou que é muito comum as crianças, e até mesmo adultos, brincarem de pipa na localidade neste período do ano. “Isso acaba sendo um risco, não só para a criança, que corre indiscriminadamente atrás das pipas ou então quando as mesmas engancham nos fios e nos telhados, como também para os motociclistas que podem sofrer uma lesão mais grave por conta da diversão perigosa no meio de vias públicas”, comentou Marivaldo.

Aracatu: Colisão entre ônibus e motocicleta envolvendo pai e filho

26 Set 2013 - 15h47


Aracatu: Colisão entre ônibus e motocicleta envolvendo pai e filho
O acidente ocorreu no trevo de entrada da cidade, situado à margem da BA-262. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No início da tarde desta quinta-feira (26) ocorreu uma colisão entre um ônibus e uma motocicleta no trevo de entrada da cidade Aracatu, no sudoeste baiano, situado à margem da BA-262. Segundo as informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o ônibus era conduzido por um homem apelidado de Irmão, que retornava de uma comunidade rural. Já a motocicleta era pilotada pelo filho motorista, Diego, que estava indo para comunidade rural de onde o pai retornava. Bastante ferido, o rapaz, que tem pouco mais de 20 anos, precisou ser conduzido para uma unidade de saúde local. Após receber os primeiros socorros, o jovem foi diagnosticado com uma grave lesão e precisou ser transferido para um Hospital em Vitória da Conquista. O estado de Pedro é considerado grave.

Brumado: Liu visita instalação do sistema de abastecimento de água na zona rural

26 Set 2013 - 15h28


Brumado: Liu visita instalação do sistema de abastecimento de água na zona rural
O benefício para os moradores saiu após a solicitação da própria vereadora ao Governo do Estado da Bahia, através da CERB. (Foto: Divulgação).

No último final de semana, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), acompanhada pelo ex-vice-prefeito Marlúcio Abreu (PP), visitou a instalação do poço artesiano e do sistema de abastecimento de água na comunidade do Burro Morto, em Brumado. O benefício para os moradores saiu após a solicitação da própria vereadora e do seu esposo, ex-vereador Leonardo Vasconcelos, ao Governo do Estado da Bahia, através da CERB. “O poço artesiano foi aberto em 2012 e agora é a fase de complementação da instalação, para que a água possa ser distribuída logo nesse momento difícil de seca prolongada na zona rural brumadense”, comentou a parlamentar. A comunidade fica situada próximo à Samambaia, distrito de Ubiraçaba, localidade em que a Liu obteve mais de 200 votos nas eleições do ano passado. “Fui a vereadora mais votada nessa região, então tenho o compromisso de trabalhar por esse povo também. Mas não fico ‘pongando’ em obras que não pedi, como que um certo vereador que nem sei se teve votos por aqui”, falou Liu.

Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos

26 Set 2013 - 14h03


Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos
Um casal de idosos reside na residência que fica localizada na Rua São João. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um casal de idosos residente na Rua São João, em Brumado, levou um susto na noite da última quarta-feira (25) por conta do desabamento da parede de uma construção vizinha, que caiu em cima do telhado da casa onde residem. A dona da casa, que preferiu não se identificar, disse que estava assistindo TV no momento em que ocorreu o acidente. “Foi por questão de segundo. Eu estava sentada na cadeira assistindo televisão quando levantei para beber água e o teto começou a cair. Entrei em desespero, pois fiquei sem forças para sair do lugar. Quando a voz voltou, só aguentei gritar por socorro”, contou a idosa ao site Brumado Notícias. O marido, que estava na varanda da casa, correu para socorrer a esposa, mas se apavorou ao ver parte do telhado da cozinha no chão. 

Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos
A família prestou queixa na delegacia por danos ao patrimônio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Nessas horas a gente só pensa no pior. Como eu não tinha visto minha esposa pensei que ela estivesse debaixo dos blocos”, relatou o proprietário da casa. Após o incidente, a casa dos idosos teve o telhado e o forro danificados; a TV parou de funcionar e a cadeira onde a dona da casa estava sentada ficou totalmente destruída. Um operário da obra que desabou consertou o telhado e retirou os escombros de dentro da residência do casal, mas os demais danos ainda não foram reparados. A família prestou queixa na delegacia por danos ao patrimônio. Uma equipe de fiscalização de obras da prefeitura foi acionada para averiguar as condições de licenciamento e segurança da construção.

Brumado: Parede de construção desaba em casa de idosos
Um operário da obra que desabou consertou o telhado e retirou os escombros de dentro da residência do casal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desemprego atinge a menor taxa desde dezembro de 2012

26 Set 2013 - 12h33


Desemprego atinge a menor taxa desde dezembro de 2012
Desemprego recua para 5,3% em agosto, indica IBGE. (Reprodução/G1).

Segundo Pesquisa Mensal de Emprego realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seis regiões metropolitanas do país, a taxa de desemprego foi de 5,3% no mês de agosto. Em julho, a pesquisa indicava a taxa em 5,6%. Esta foi a segunda queda seguida do indicador desde dezembro de 2012, quando a taxa de desemprego no Brasil era de 4,6%. Na comparação com agosto do ano passado, a taxa se manteve estável. De acordo com o G1, o rendimento médio real habitual dos ocupados aumentou para R$ 1.883,00, o que representa alta de 1,7% em relação a julho (R$ 1,851,01) e de 1,3% contra agosto do ano passado (1.858,74). A população desocupada totaliza 1,3 milhão de pessoas, o que representa queda de 6% em relação a julho. Quanto ao número de empregados, a pesquisa indica que hoje são 23,2 milhões de pessoas ocupadas – aumento de 1,2% com relação a agosto do ano passado (uma elevação de 273 mil ocupados no intervalo de 12 meses). A taxa de desocupação caiu em Recife (de 7,6% para 6,2%) e permaneceu estável nas demais regiões (São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador). Na comparação com agosto de 2012, a taxa apresentou alteração significativa em Salvador, ao passar de 6,4% para 9,4%. 

CMB: Projeto prestará homenagem a Agnelo Azevedo

26 Set 2013 - 12h00


CMB: Projeto prestará homenagem a Agnelo Azevedo
O vereador Weliton Lopes elaborou um projeto recomendando a denominação do trecho entre o anel viário e a Avenida Coronel Santos com o nome do ilustre brumadense. (Foto: Divulgação).

No intuito de homenagear Agnelo Azevedo, o filho mais velho da cidade de Brumado que morreu recentemente, o vereador Weliton Lopes (PR) elaborou um projeto recomendando a denominação do trecho entre o anel viário e a Avenida Coronel Santos com o nome do ilustre brumadense. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que Azevedo foi uma das figuras mais representativas da cidade e que sempre será referência de valores como a moralidade, ética e humildade. “Agnelo Azevedo sempre humilde, sereno, sem preconceito de qualquer espécie, prezou os amigos, respeitando-os com suas individualidades e em sua vida de comerciante contribuiu com o progresso e o desenvolvimento do município. Por tudo o que representou nós não poderíamos deixar de realizar esta homenagem a esse grande homem, filho de Brumado”, enfatizou o vereador.