Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2013"

Falta de energia compromete abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

26 Set 2013 - 11h00


Falta de energia compromete abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras
A Embasa já acionou a concessionaria responsável, mas a mesma afirmou que ainda não há um prazo para conclusão do serviço. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em comunicado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa à população que, em decorrência de problemas no sistema elétrico que alimenta a estação de bombeamento na barragem de Cristalândia, o fornecimento de água nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente interrompido na manhã desta quinta-feira (26). A empresa já acionou a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no intuito de solucionar o problema e restabelecer a distribuição de água, mas a mesma afirmou que ainda não há um prazo para conclusão do serviço. A Embasa ressalta que os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção.

Brumado: Obras no Bairro Feliciano Pereira retornam hoje (26)

26 Set 2013 - 10h30


Brumado: Obras no Bairro Feliciano Pereira retornam hoje (26)
Segundo o secretário de infraestrutura, as obras foram interrompidas porque durante as escavações foram encontrados rochedos que precisam ser detonados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há mais de 20 dias as obras de esgotamento sanitário no Bairro Feliciano Pereira, em Brumado, foram interrompidas. A paralisação deixou os moradores bastante insatisfeitos, vez que várias ruas ficaram com buracos expostos acumulando água suja e lixo. Por telefone, o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, garantiu a reportagem do site Brumado Notícias que as obras serão retomadas nesta quinta-feira (26). O secretário explicou que as obras foram interrompidas porque durante as escavações para instalação das manilhas foram encontrados rochedos que precisam ser detonados. Como há residências próximas das rochas não poderão ser utilizados explosivos com pólvora, mas outro tipo de explosivo, utilizado por etapa para não danificar a estrutura das casas. Segundo Cardoso, outro agravante era a falta de um profissional com experiência em detonação. Este já foi contratado pela prefeitura em outra localidade para efetuar o serviço. Após as detonações, a instalação das manilhas será iniciada.

Lacen de Brumado contará com consultas de resultados via internet

26 Set 2013 - 09h50


Lacen de Brumado contará com consultas de resultados via internet
Segundo os coordenadores da unidade, o paciente terá acesso ao sistema através de uma senha. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, o Lacen - Laboratório Central está implantando um novo sistema para consulta de resultados via internet. Segundo os coordenadores Fábio Jouberth de Lima Hora e Breno Machado, o paciente terá acesso ao sistema através de uma senha. Assim, ao entrar no site e digitar a senha de acesso, o paciente poderá obter os resultados dos exames na comodidade de casa. De acordo com Machado, o programa, denominado COMPLAB, será implantado em outubro somente nos Laboratórios Centrais que atendem ao setor de atenção básica, como é o caso da unidade de Brumado. Essa tecnologia, considerada pelos coordenadores bastante avançada, é interfaceada, ou seja, o resultado dos exames é liberado automaticamente no sistema após a sua avaliação, em um prazo de cinco dias, caso não haja nenhuma alteração. Havendo alguma alteração, um novo exame será realizado. Os coordenadores ainda adiantaram que, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), todos os Laboratórios Centrais irão implantar um outro programa denominado Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que funciona como uma rede unificada de dados. Este sistema é importante, segundo Jouberth, também em termos de estatísticas, com o intuito de fornecer dados ao Ministério da Saúde, a exemplo da epidemiologia do local, onde os recursos de saúde precisam ser melhor aplicados, quais os agravos de saúde e os índices de dengue de uma determinada região, entre outras informações.

Núcleo do CEAPA poderá ser instalado em Brumado

26 Set 2013 - 09h10


Núcleo do CEAPA poderá ser instalado em Brumado
A viabilidade da instalação do núcleo foi debatida com o prefeito municipal.

Representantes da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA), Andréa Mércia e Ana Lucena, foram recebidas pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) em seu gabinete nesta quarta feira (25). Na ocasião, estiveram na recepção o secretário de Administração, Miguel Lima Dias, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Narvais, e os vereadores José Carlos dos Reis (PDT) e Castilho Viana (PSB). As representantes do CEAPA expuseram durante o encontro a importância de o município manter, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, um núcleo de apoio da Central oferecendo o reconhecimento das individualidades dos sujeitos e um sistema de monitoramento eficaz e humanizado. A viabilidade da instalação do núcleo foi debatida entre os presentes e todos concordaram com a importância de existir em Brumado este centro de apoio e acompanhamento àqueles que estão apenados por medidas alternativas, oferecendo oportunidades de socialização e enquadramento na comunidade. A CEAPA conta com uma equipe multidisciplinar composta de sociólogos, psicólogos e advogados, que dará toda a sustentação necessária aos apenados. A equipe emitirá pareceres com o perfil social e psicológico desses indivíduos. Estes pareceres serão encaminhados aos juízes, pelo setor jurídico, auxiliando os magistrados na tomada de decisões.

Lagoa Real: Lagoa do Rocha recebe certificação de Comunidade Quilombola

26 Set 2013 - 08h30


Lagoa Real: Lagoa do Rocha recebe certificação de Comunidade Quilombola
O evento contou com a presença do prefeito Francisco José Cardoso de Freitas, do vice Santo Batista e lideranças. (Foto: Divulgação).

No último sábado (21), a comunidade de Lagoa do Rocha, em Lagoa Real, no sudoeste baiano, foi contemplada com o título de Comunidade Quilombola. Emitida pela Fundação Palmares, a certificação de comunidades quilombolas visa reconhecer e ampliar direitos. Durante o evento de entrega do título, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, o vice-prefeito Santo Batista (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, a secretária de Educação e funcionários da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estiveram presentes. O dia foi de festa na comunidade, onde houve apresentações culturais de Terno de Reis e muita música com a Banda os Briquiteiros do Forró para animar a noite.

Marquinho Viana participa do anúncio da barragem da Casa Branca

26 Set 2013 - 07h55


Marquinho Viana participa do anúncio da barragem da Casa Branca
A obra está orçada em mais de R$ 40 milhões e vai contar com a parceria público privada. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou da audiência com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, durante a qual foi anunciada a construção da barragem da Casa Branca, em Mucugê, destinada à irrigação do Agropolo de Mucugê/Ibicoara/Barra da Estiva. O empreendimento emprega mais de 7 mil pessoas da região e a obra está orçada em mais de R$ 40 milhões. Estiveram no encontro diversos prefeitos e políticos da região da Chapada Diamantina e sudoeste baiano. 

Marquinho Viana participa do anúncio da barragem da Casa Branca
Vereadores e lideranças de Lafayette Coutinho revindicaram obras para o deputado. (Foto: Divulgação).

De volta a seu gabinete na Assembleia Legislativa, Viana recebeu os vereadores Márcio Novais Caetité, Jorge Almeida Mota e as lideranças políticas, Flávio Ricardo Silva Eliot e Juracy Antônio dos Santos Júnior. A comitiva apresentou ao deputado reivindicações de serviços e obras de infraestrutura, como perfuração e implantação de sistemas de abastecimento de água em Riacho de Ouro e Ararema, no município de Lafayette Coutinho. O deputado comprometeu-se a ajudá-los, nestas e em outras reivindicações.

Guanambi: Homem ateia fogo em casa e tenta matar toda a família

25 Set 2013 - 20h12


Guanambi: Homem ateia fogo em casa e tenta matar toda a família
Irani Silva Pereira Lopes, 28 anos, pediu auxílio da polícia, vez que o marido ainda ameaçou matar toda a família envenenada. (Foto: Reprodução).

Na última segunda-feira (23), Irani Silva Pereira Lopes, 28 anos, prestou queixa contra seu companheiro, Gilberto Lopes dos Santos, por tentativa de homicídio. Em um ataque de fúria, o homem teria tentado matar a mulher e mais quatro filhos. Na delegacia, a vítima contou aos policiais que Gilberto ateou fogo na residência, que fica localizada na Fazenda Curral de Varas, zona rural do município de Guanambi, no sudoeste baiano. Toda a família estava na casa no momento do ocorrido, porém Irani e os filhos conseguiram sair. Transtornado, Gilberto ainda teria tentado matar um dos filhos utilizando um espeto. Segundo o radialista Radiola, o acusado já tentou derrubar a casa dando marcha ré em um veículo. A mulher pediu auxílio da polícia, vez que o marido ameaçou matar toda a família envenenada.

“Regulamentação da profissão de vaqueiro vai beneficiar Lagoa Real”, diz deputada

25 Set 2013 - 19h25


“Regulamentação da profissão de vaqueiro vai beneficiar Lagoa Real”, diz deputada
Mas conhecido como a Terra do Vaqueiro, a cidade mantém uma forte tradição cultural que conta com a famosa Missa do Vaqueiro. (Foto: Divulgação).

Na última terça-feira (24), um projeto de lei que regulamenta a profissão de vaqueiro foi aprovado pelo Senado, obrigando o empregador a prover seguro de vida e de acidente a esses trabalhadores. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou a notícia, em especial pelos benefícios que a conquista trará para os moradores do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Mas conhecido como a Terra do Vaqueiro, a cidade mantém uma forte tradição cultural que conta com a famosa Missa do Vaqueiro. A Vaquejada e Missa do Vaqueiro acontecem há 23 anos, onde são reunidos sertanejos de toda região para agradecer as bênçãos recebidas durante o ano e pedir proteção. “A tradição do homem sertanejo deve permanecer por muito tempo em Lagoa Real. Vemos nesse município tantos rituais e manifestações que emocionam. A aprovação da profissão não irá só contribuir para o funcionamento adequado das atividades, mas para que os filhos e netos dos vaqueiros permaneçam no caminho de forma segura e perpetuem as tradições do sertão brasileiro”, afirmou Bastos.

Brumado: Polícia detém jovem pichando sigla do PCC em posto de saúde

25 Set 2013 - 18h00


Brumado: Polícia detém jovem pichando sigla do PCC em posto de saúde
A unidade de saúde Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, foi pinchada nesta quarta-feira (25). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deteve no final da tarde desta quarta-feira (25) um jovem de 19 anos, de prenome Matheus, acusado de estar pichando a sigla do PCC, facção criminosa da cidade de São Paulo, no muro do posto de saúde Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Populares viram a ação e denunciaram o caso a polícia. Os policiais chegaram ao local e flagraram o jovem com a lata de spray na mão. O jovem negou que estaria pichando o muro e alegou que estava apenas pintando a sua bicicleta. O rapaz foi apresentado na delegacia sob a acusação de prática de vandalismo, crime ambiental e apologia ao crime.

Brumado: Polícia detém jovem pichando sigla do PCC em posto de saúde
Os policiais chegaram ao local e flagraram o jovem com a lata de spray na mão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sol forte e baixa umidade deixam o tempo seco em Brumado

25 Set 2013 - 17h30


Sol forte e baixa umidade deixam o tempo seco em Brumado
O tempo seco preocupa os munícipes, principalmente crianças e idosos, que são mais atingidos pelos efeitos da baixa umidade do ar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O sol forte e calor intenso têm obrigado os brumadenses a saírem de casa usando bastante protetor solar e beberem muito líquido. O tempo seco preocupa os munícipes, principalmente crianças e idosos, que são mais atingidos pelos efeitos da baixa umidade do ar. De acordo com a estação digital do Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade registra nesta quarta-feira (25) temperatura de 33ºC com umidade relativa do ar em apenas 30%. A previsão da estação meteorológica é de que o tempo continue quente e seco até o próximo sábado (28), quando a temperatura sobe para 34ºC.  

Brumado: Hospital Magalhães Neto dobra capacidade de subestação de energia

25 Set 2013 - 16h25


Brumado: Hospital Magalhães Neto dobra capacidade de subestação de energia
Para a ativação da UTI e da UTI neonatal, a prefeitura está realizando a substituição do gerador de 150 KVA para outro com capacidade de 300 KVA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, será ampliado. A obra prevê a construção de um novo centro cirúrgico, uma ala para UTI e outra para uma UTI neonatal. Em razão da ampliação, a prefeitura está realizando a substituição do gerador de 150 KVA para outro com capacidade de 300 KVA. O equipamento já começou a ser instalado e deve entrar em operação antes de as novas unidades serem inauguradas.

Brumado: Facebook ajuda mãe a encontrar filho que havia fugido de casa

25 Set 2013 - 15h18


Brumado: Facebook ajuda mãe a encontrar filho que havia fugido de casa
Os adolescentes foram encontrados caminhado pela BR-030 nas proximidades do Aeroporto da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois adolescentes de aproximadamente 13 anos fugiram de casa na manhã desta quarta-feira (25), em Brumado. Uma das mães percebeu que havia algo de errado quando recebeu uma ligação da escola, onde os garotos deveriam estar, perguntando sobre o aluno que não havia comparecido a aula. Assustada, a mãe foi até a escola e apurou com os colegas do filho que ele e outro aluno haviam premeditado a fuga. A mãe então publicou a foto do filho em sua página no Facebook na tentativa de encontrá-lo. A iniciativa deu resultado, pois, por volta das 13h, uma mulher que retornava para sua casa na comunidade da Formosa, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, viu os dois garotos andando pela BR-030. Ao acessar a rede social, a mulher reconheceu um dos meninos. Ela voltou à pista e levou os dois garotos para sua residência, onde os alimentou e ligou para a família, que foi buscá-los. Já em casa, os garotos não quiseram falar sobre o motivo da fuga. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os pais aproveitaram para agradecer aos amigos que compartilharam o apelo através do Facebook.

Dom Basílio: Vice-prefeito assume o comando da cidade por dez dias

25 Set 2013 - 15h00


Dom Basílio: Vice-prefeito assume o comando da cidade por dez dias
João Dias Pereira assumiu o comando da cidade nesta quarta-feira (25). (Foto: Sindservdb).

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Marilton Matias (PSD), foi hospitalizado na Clínica Santa Clara, em Vitória da Conquista, para retirada de um nódulo na língua. Durante o período de dez dias de licença médica do gestor, o vice-prefeito João Dias Pereira (PMDB), mais conhecido domo Careca, assumiu nesta quarta-feira (25) o cargo de prefeito do município. Dias afirmou na sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores que mantém o compromisso com a população e que o trabalho na cidade seguirá forte. O prefeito já foi operado e está internado em tratamento. Não foi divulgado quando ele receberá alta médica.

Brumado: Palestra de planejamento familiar no Cras Yolanda Pires

25 Set 2013 - 14h30


Brumado: Palestra de planejamento familiar no Cras Yolanda Pires
A palestrante Jozelma Cristiana Amorim Souza Pereira, alou sobre o tema, que é assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263, de 1996. (Foto: Divulgação).

Localizado na Vila Presidente Vargas, em Brumado, o CRAS Yolanda Pires realizou nesta quarta-feira (25) uma palestra sobre planejamento familiar. A palestrante Jozelma Cristiana Amorim Souza Pereira, mais conhecida como Têta, falou sobre o tema, que é assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263, de 1996, ressaltando que o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Segundo Jozelma, além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) repassados durante a palestra aos presentes, os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial entre os anos de 1972 e 1994. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos. No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007, incluindo oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.