Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2016
9 em cada 10 pessoas no globo respiram ar poluído, diz OMS Foto: Rui Noronha/Getty Images

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado nesta terça-feira (27), advertiu que ao menos 92% dos habitantes do planeta vivem em locais onde a qualidade do ar não se enquadra nos padrões fixados pela organização. A OMS estima que, a cada ano, cerca de 3 milhões de mortes estão relacionadas à exposição de agentes contaminantes no ar. No relatório, baseado em dados vindos de mais de 3.000 locais rurais e urbanos, o órgão conclui que 9 entre 10 pessoas no mundo vivem onde os níveis da qualidade do ar não correspondem ao padrão em relação a partículas finas em suspensão, de menos de 2,5 micrômetros. De acordo com dados da organização em 2012, cerca de 6,5 milhões de mortes em todo o mundo, equivalentes a 11,6% do total, estiveram ligadas à contaminação do ar. O órgão detectou que os níveis de contaminação são especialmente elevados no Mediterrâneo oriental, no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental. De acordo com a Veja, as mortes são provocadas especialmente por doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão, segundo a ONU.

Homens armados impendem oposição de fazer campanha eleitoral na zona rural de Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite do último domingo (25), um grupo de políticos que faz oposição ao atual prefeito e candidato à reeleição, Sérgio Maia (PSD), foi ameaçado e expulso da zona rural de Aracatu, no sudoeste baiano, onde estava fazendo campanha. Os indivíduos armados que expulsaram o grupo do local estariam, segundo populares, a mando do chefe da Guarda Municipal de Aracatu. Com medo, os candidatos foram embora. Mesmo assim, o vereador Flores Barbosa (PR) foi seguido pelos indivíduos até a sua residência, onde um deles teria colocado uma arma em sua cabeça. A polícia foi acionada e, ao fugirem, um dos indivíduos caiu da moto e foi preso. O caso foi registrado na delegacia de Brumado e está sendo investigado. Os outros envolvidos já foram identificados.

Banco Central piora inflação para 2016 e aposta em melhora para 2017 Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O Banco Central espera uma inflação mais longe do teto da meta em 2016, ao mesmo tempo em que aposta que ela fique abaixo do centro do objetivo do ano seguinte. A aposta é que o IPCA, índice oficial do país, feche este ano em 7,3%, ante uma previsão de 6,9% três meses antes. De acordo com a Veja, a meta a ser perseguida pelo BC em 2016 é de 4,5%, podendo chegar a 6,5%, se considerada a margem de tolerância de 2 pontos percentuais. O número esperado pelo órgão público ultrapassa o estimado por economistas consultados pelo Boletim Focus desta semana, de 7,25%. Em relação a 2017, a estimativa é que ela fique abaixo do centro da meta e feche o período em 4,4%. O objetivo a ser perseguido pelo BC no ano que vem também é de 4,5%, mas com tolerância de 1,5 ponto percentual. Na última previsão, de junho, o BC projetava 4,7%, enquanto no Focus desta semana, os economistas do mercado indicam que será de 5,07%.

Brumado: CEB paralisa atividades por falta de condições de funcionamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em carta aberta à comunidade, gestores e funcionários terceirizados do Colégio Estadual de Brumado informam que a instituição paralisou as atividades desde a última segunda-feira (26) por falta de condições de funcionamento. A situação se deve à paralisação dos funcionários terceirizados (porteiro, merendeiras, cozinheiras, serventes e recepcionistas), que estão sem receber salários e vales-alimentação por 2 meses (julho e agosto). Além disso, os funcionários também foram prejudicados pelas empresas anteriores (Contrate, Sandes e Basetec), ficando sem receber alguns meses de salário, vales alimentação e alguns direitos trabalhistas. Segundo o documento, no momento, as carteiras de trabalho ainda não foram assinadas pela empresa atual, a LC Empreendimentos, que ainda não efetivou os contratos de trabalho, não realizou quaisquer pagamentos e ainda está ameaçando os funcionários paralisados, conforme documento que circula em e-mail dirigido aos gestores escolares. Os gestores pedem a compreensão e sensibilidade de todos, no sentido de apoiar as reivindicações dos funcionários.

Hoje é dia de São Cosme e São Damião

O Dia de São Cosme e São Damião, celebrado nesta terça-feira (27), é bastante comemorado na Bahia, com os tradicionais “carurus”. Em algumas festas, grupos de sete crianças são formados nas casas para comer o tradicional prato da culinária baiana. O que poucos sabem é que comer a iguaria na data tem origem africana e os homenageados, na verdade, não são somente os santos católicos. A tradição do caruru de Cosme e Damião chegou ao Brasil durante o período da escravidão. A origem vem do candomblé e a homenagem é para as divindades (orixás) gêmeas, conhecidas como Ibejis. A relação com São Come e São Damião, que também eram irmãos gêmeos, veio através do sincretismo religioso, ocorrido durante o período de escravidão dos negros africanos no Brasil. Na época, os escravos eram proibidos de professar a sua própria religião. Então, para poderem fazer suas adorações, eles adaptavam as suas divindades (orixás) com os santos da Igreja Católica para não sofrerem retaliações.

Eleições 2016: Coligações representam para suspender divulgação de pesquisas em Brumado Foto: Reprodução/TRE-BA

A coligação “Brumado Acima de Tudo”, do candidato Eduardo Vasconcelos (PSB), ingressou na Justiça Eleitoral com uma ação com pedido de tutela antecipada, que visa suspender a divulgação de uma pesquisa encomendada pela empresa LM Sudoeste Comunicação Ltda-ME, o Jornal do Sudoeste. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-09318/2016 e será divulgado na quinta-feira (29). Também foi pedida a aplicação de multa. 

Eleições 2016: Coligações representam para suspender divulgação de pesquisas em Brumado Foto: Reprodução/TRE-BA

Já a coligação “Pra Cuidar de Brumado”, do candidato Alessandro Lôbo (PRB), impetrou uma representação contra uma pesquisa solicitada pela empresa Brumado Urgente Ltda-ME, que está com o registro BA-00710/2016, com data de divulgação para o sábado (01). No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já constam os registros das ações no Fórum Eleitoral de Brumado. Os processos já estão sendo analisados pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães.

Eleições 2016: Propaganda eleitoral gratuita termina na quinta (29) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Termina na próxima quinta-feira (29) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para reuniões públicas, comício e a utilização de aparelhagens de sonorização fixa, entre às 8h até a meia-noite, com exceção do comício de encerramento da campanha que poderá ser prorrogado por mais duas horas. Termina, ainda, o prazo para a realização de debate no rádio e na televisão. A partir da próxima quinta-feira, o juiz poderá expedir salvo conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

'Montei uma quadrilha para tirar 36 milhões da miséria', diz Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não aceitava as ofensas de “um menino procurador” que o acusa de formar “uma quadrilha”. Em um comício em apoio à candidatura de Jandira Feghali (PCdoB) à prefeitura do Rio, ele pediu desculpas ao público por fazer um desabafo no final do seu discurso de 37 minutos e disse que estava “indignado” com o procurador da República Deltan Dallagnol. “Não posso aceitar as ofensas de um menino procurador que diz que formei uma quadrilha. Montei uma quadrilha, sim, para tirar 36 milhões de pessoas da miséria. Uma quadrilha que criou 22 milhões de empregos formais, colocou milhões de pessoas na classe média”, afirmou. De acordo com a Folha de S. Paulo, o ex-presidente contou que sente “um ódio acumulado” dos procuradores contra ele e disse que “o único mérito que eles têm é que são concursados”. O ex-presidente disse que estava com “a consciência tranquila, apesar da devassa” na sua vida e de seus familiares.

Brumado: Novo CD de Fann Estourado terá participações da Vingadora e Trio da Huanna

O cantor brumadense Fann Estourado está em estúdio finalizando a gravação do seu novo CD. Muito mais maduro artisticamente, o “Baixinho dos Paredões” está empolgado, pois as primeiras impressões deste novo ciclo do seu trabalho são as melhores possíveis. A previsão de lançamento é para o início do mês de outubro, quando o público poderá apreciar os novos sucessos de Fan Estourado. O CD contará com participações de Luizinho, do Trio da Huanna, e de Tays Reis, da Banda Vingadora, que fez questão de participar das gravações. Aguarde que está chegando a hora dos novos sucessos do verão com Fann Estourado.

Insatisfeita, senadora Lídice da Mata pode deixar o PSB e migrar para o PSOL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de quase 20 anos no Partido Socialista Brasileiro (PSB), a senadora Lídice da Mata está avaliando deixar o PSB nos próximos meses e ingressar em outra legenda. O destino da senadora ainda não está definido, mas há grande possibilidade de ingressar no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). De acordo com o Varela Notícias, a possível saída de Lídice do PSB vem sendo ventilada nos bastidores da política baiana desde que a ex-prefeita de Salvador se colocou contra o seu partido durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Presidente da legenda na Bahia, Lídice deixou claro seu descontentamento quando se colocou contra a nota divulgada pela Executiva Nacional do PSB, orientando o partido a apoiar o impedimento de Dilma. A assessoria de imprensa da senadora negou a informação.

Deputado assina compromisso de verba para sede própria da guarda civil municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último sábado (24), o deputado federal Erivelton Santana (PEN) se reuniu com a Guarda Civil Municipal de Brumado. Na ocasião foi assinado o compromisso de destinação de emenda parlamentar, na ordem de R$ 100 mil, para a construção da sede própria da companhia. No entanto, por conta do período eleitoral, o termo só terá sua publicação oficializada no dia 10 de outubro, no gabinete do parlamentar. Agradecidos, os guardas municipais apontaram que o auxílio do deputado será de grande valia e um avanço para que a categoria conquiste sua regulamentação em prol da promoção da segurança pública no município.  

Soneca de mais de 1 h pode aumentar risco de diabetes, diz estudo Foto: Reprodução

Os benefícios para a saúde da soneca depois do almoço são regularmente destacados, mas essa prática pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, se durar mais de uma hora. A informação é de um estudo japonês recebido com reservas por especialistas independentes. As pessoas que fazem sestas diárias de mais de 60 minutos de duração apresentam "um risco significativamente mais alto de diabetes do tipo 2", observaram quatro cientistas da Universidade de Tóquio, sem demonstrar, porém, uma relação de causa e efeito. Calcula-se que esse risco suplementar seja de 45%, segundo o estudo, que foi apresentado este mês em um congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), na Alemanha. Esses resultados devem ser considerados com precaução, porque não se pode excluir que a frequência crescente dos casos de diabetes esteja ligada a outras causas, advertiram vários especialistas que não participaram do estudo.

A partir desta terça-feira (27), nenhum eleitor pode ser preso

A partir desta terça-feira (27), nenhum eleitor brasileiro pode ser preso, conforme a legislação eleitoral. Quem for pego em flagrante cometendo crimes, porém, pode sim ser detido. A regra vale até 48 horas após a votação do próximo domingo (2). Ou seja, fica em vigor até às 17h da próxima terça-feira (4). Também poderão ser presos os eleitores que forem alvo de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Eleições 2016: Nova lei prevê desempenho mínimo nas urnas para candidato a vereador

Uma mudança nos artigos 108 e 109 do Código Eleitoral aprovada pelo Congresso na reforma eleitoral do ano passado, e que será aplicada pela primeira vez na eleição deste ano, estipulou uma espécie de “nota de corte”, diferente em cada cidade, para um candidato a vereador se eleger. Pela nova regra, os candidatos a vereador necessitarão obter, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral, que é calculado dividindo-se o número de votos válidos da eleição (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. Isso está fazendo com que, na campanha deste ano, partidos peçam aos seus eleitores para que abandonem a prática do voto de legenda (aquele em que o eleitor vota só no partido e não especificamente em um candidato). Com a mudança introduzida pela reforma eleitoral do ano passado, o voto na legenda contribui para o quociente partidário, mas não ajuda os candidatos a vereador, individualmente. A mudança na lei também tira força dos chamados “puxadores” de voto, candidatos que, sozinhos, têm grande votação e acabam garantindo ao partido (ou coligação) outras vagas além da sua própria.

Guanambi aparece em lista do MEC que relaciona cidades que receberão cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (27) a lista das cidades e respectivas instituições de ensino superior privadas, selecionadas para a oferta de cursos de medicina referente ao programa Mais Médicos. A publicação foi feita no Diário Oficial da União. A cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, aparece na seleção, juntamente com mais 36 cidades. A expectativa do MEC é de que sejam ofertadas pelos menos 2.460 vagas para formação de médicos. Agora, as mantenedoras de instituições de ensino selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

PT tinha ‘conta-corrente’ com a Odebrecht, diz PF Foto: Vagner Rosário/Veja

O Partido dos Trabalhadores mantinha uma “verdadeira conta-corrente” com a Odebrecht, por meio da qual eram pagas propinas a integrantes da legenda, informou nesta segunda-feira a Polícia Federal durante coletiva de imprensa concedida após a prisão do ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma Antônio Palocci.  Segundo a PF, Palocci – identificado como “Italiano” nas planilhas da empreiteira – recebeu um total de 128 milhões de reais em ropinas. Parte do dinheiro ficou com o partido. As investigações mostram a atuação intensa e reiterada de Palocci com a Odebrecht, envolvendo contratos e medidas legislativas tomadas para privilegiar a empreiteira em obras públicas. Segundo os procuradores, essa atuação se firmava com pagamentos de propinas que eram destinadas aos PT. O ex-ministro Palocci recebeu os valores através dessa conta desde 2006 até novembro de 2013. De acordo com a Veja, a ex-funcionária Maria Lucia Tavares, segundo os investigadores, foi a “única a quebrar o silêncio que impera dentro  da empresa” e revelou documentos que elucidaram fases passadas da investigação. O delegado da Polícia Federal, Filipe Hille Pace, afirmou que Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci tiveram mais de 30 encontros no período em que ele era ministro e até mesmo depois de deixar o cargo. Os encontros se davam na casa de Palocci ou no escritório do ex-ministro. Segundo a PF, Palocci desempenhava um papel mais importante que o ex-ministro José Dirceu.

Brumado: Serginho Pinheiro prepara garotada do Campo Seco para a 13ª Maratoninha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 12 de outubro será realizada a 13ª Maratoninha em Brumado. Promovido pelo projeto Criança Feliz e idealizado pelo atleta Jessé Silveira, o evento tem por objetivo despertar nas crianças o interesse pelo atletismo. Nos 13 anos de realização do projeto, a garotada da comunidade do Campo Seco é quem mais tem se destacado e conseguido títulos na competição. O treinador e maratonista Sérgio Pinheiro tem uma extensa ficha de conquistas, inclusive em competições nacionais. O maratonista busca recursos para instalar uma escola de atletismo na comunidade, mas tem esbarrado nas dificuldades financeiras e falta de apoio do poder público e da iniciativa privada. Em contrapartida, ele conta com o apoio e empolgação dos pais e dos atletas mirins, que não medem esforços para treinar nas estradas vicinais da comunidade. “Aqui os meninos treinam até correndo atrás de calango, mas o que vale é o espírito esportivo. Depois das olimpíadas, a motivação da garotada cresceu ainda mais, todo mundo quer ser o Bolt do Campo Seco. Nossa equipe vai com tudo para a Maratoninha, mas o prêmio maior está sendo a motivação pelo esporte e pela educação. Isso tem sido recompensador para mim como treinador e mais ainda para os pais que estão vendo a dedicação e boas notas dos filhos”, disse o maratonista ao site Brumado Notícias.

Após cerca de oito meses, chove na região oeste Foto: Reprodução/TV Bahia

Depois de quase 8 meses sem chuva, uma frente fria refrescou o clima quente no oeste da Bahia na segunda-feira (26). De acordo com o Climatempo, nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 4 milímetros em Barreiras. O município de Correntina, também na região oeste, foi onde teve um maior volume de chuva, 10 milímetros. Também choveu na cidade de Riachão das Neves, onde a previsão do tempo para esta segunda é de temperatura mínima de 23º C e máxima de 33º C. De acordo com o Climatempo, a frente fria ocorre por conta de um corredor de umidade e deve permanecer no oeste da Bahia, com probabilidade de chuva forte até quarta-feira (28). Também há previsão de chuvas no sul e sudoeste do estado nos próximos dias. Só não há previsão de chuva para o extremo norte do estado. 

Cresce em Brumado o movimento anti-chapinha com o grupo 'Meu cabelo me empodera' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de mulheres brumadenses estão aceitando cada vez mais a naturalidades dos fios e abrindo mão das chapinhas e dos produtos químicos que prometem alisamento. A motivação veio após o surgimento do grupo “Meu Cabelo Me Empodera”, iniciado nas redes sociais. O movimento cresceu com as primeiras participantes, que resolveram assumir os cachos e os cabelos crespos, e ganhou ainda mais notoriedade e adeptas com o desfile em praça pública durante o 7 de setembro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Duda Santana, fundadora do grupo, declarou que a ideia surgiu após sua filha pequena comentar que se sentia diferente e inferior às demais colegas de escola, que tinham os cabelos lisos. “Após minha filhar ver várias mulheres assumirem seus cabelos, ela entendeu a diversidade e hoje não quer mais saber de chapinhas. Até diz que ama seus cachinhos”, disse. O grupo conta com mais de 180 adeptas e a cada semana aparecem novas pessoas dispostas a aderir ao movimento, que tem sido denominado de anti-chapinha. “A mulher é bonita com seu cabelo natural. Também é um ato de liberdade diante dessa indústria da moda que busca ditar regras quanto a como devemos nos vestir e nos produzir. No meu cabelo mando eu, pois meu cabelo me empodera”, pontuou Santana. 

Debate entre candidatos será preponderante para os indecisos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os quatro candidatos a prefeito de Brumado estarão frente a frente no debate promovido pela Rádio Comunitária Nova Vida FM, agendado para a próxima quinta-feira (29), às 10h, último dia de campanha eleitoral. Na ocasião, os postulantes ao executivo municipal terão a oportunidade de angariar os votos dos eleitores indecisos. Todos os candidatos confirmaram presença no programa que acontecerá no período matutino e terá duas horas de duração. Os representantes das coligações já se reuniram com a direção da emissora, a qual apresentou todo o formato e regras do debate. A expectativa é de que o debate promova a oportunidade de o eleitoral local ter melhor condições de avaliar os candidatos e suas propostas, através dos embates que envolverão suas teses e ideologias, além dos programas de governo para atender os principais pilares da sociedade.

Última semana de campanha eleitoral promete esquentar as disputas em Brumado

Este período de campanha eleitoral está sendo considerado um dos mais tranquilos da história das eleições municipais em Brumado. Houve uma queda acentuada na poluição sonora que muito incomodava os eleitorais nas eleições anteriores. Este ano, os gastos de campanha foram tabelados pela justiça eleitoral e foram impostas limitações às propagandas volantes. Além disso, os partidos concordaram em não realizar as famosas carreatas. Os candidatos foram mais prudentes e preferiram reservar os fundos para serem gastos na reta final de campanha. Sendo assim, se espera que esta semana as campanhas sejam intensificadas na cidade. Na agenda dos candidatos também ficou acordado perante à Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral (MPE) que cada coligação terá um dia exclusivo de campanha na sede do município e na Vila Presidente Vargas. Os trabalhos começam nesta terça-feira (27) com a coligação dos candidatos Emanoel Araújo Lima, o Manelão, e o Pastor Clóvis Flagra. Na será a vez da coligação encabeçada por Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira. Na quinta-feira (29), o dia de encerramento de campanha será com a coligação dos candidatos Alessandro Lôbo e Carlinho Moura. Todas as coligações se programaram para realizar caminhadas e comícios no centro comercial. Porém, foi aberto um precedente para a chapa encabeçada por Genivaldo Azevedo e Fabiano Bonfim, que não fará campanha envolvendo aglomerações. Eles optaram pelo contato corpo a corpo com o eleitorado e, portanto, foi liberado aos candidatos fazerem a campanha todos os dias até o dia 29. A intenção maior das coligações é captar o voto dos indecisos, que parece ter aumentado significativamente, pois, com os escândalos da política nacional, muitos eleitores preferiram deixar para decidir na reta final a quem direcionar seus votos. 

 'Operação Lava Título': Mais de 200 não poderão votar em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz da 63ª Zona Eleitoral em Caetité, José Eduardo das Neves Brito, cancelou nesta segunda-feira (26) mais de 200 títulos de eleitores do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Em maio deste ano, a justiça eleitoral instaurou a ‘Operação Lava Título’ que teve o objetivo de investigar denúncias de desvio de eleitores do município de Brumado. Na ocasião, vereadores da capital do minério disseram na sessão da Câmara Municipal que eleitores do distrito de Ubiraçaba estariam sendo assediados para realizar a mudança em troca de favorecimentos eleitorais. Segundo apurou o site Brumado Notícias, em sua decisão o magistrado narrou a quantidade de transferências eleitorais fraudulentas, assim como de inscrições igualmente fraudulentas, enfatizando que a permanência delas, no pleito que se realizará em 02 de outubro próximo, seria determinante, no resultado, ainda mais quando se sabe que na eleição anterior, disputadas entre os mesmos candidatos de agora, na eleição majoritária, a diferença entre o eleito e o segundo colocado foi de apenas 78 votos. “Com a suspensão que ora determino, todos os eleitores relacionados, não poderão votar nas eleições deste ano devendo o Cartório diligenciar no sentido de promover anotação das respectivas folhas de votação, escrevendo-se em cada uma delas a frase: suspenso por ordem judicial, podendo o Cartório adotar outro procedimento contando que evidencie a suspensão que desta decisão ordena”, sentenciou.  O juiz ainda determinou o envio dos autos para a Delegacia de Polícia de Lagoa Real para a abertura de inquéritos pelos crimes cometidos. Na cidade, o atual prefeito Francisco Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, tenta a reeleição, contra Pedro Cardoso Castro (PMDB), ambos foram adversários em 2012.

Retorno da chuva minimiza o calor em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A temperatura subiu bastante em Brumado nos últimos dias. No final de semana, os termômetros chegaram a registrar picos, com sensação térmica perto dos 39°C. Porém, desde a noite do último domingo (25), os brumadenses já sentiam a presença da chuva, o que deixou o ar mais úmido e fresco. Em alguns bairros da cidade chegou a garoar. Nesta segunda-feira (26), o céu amanheceu encoberto de nuvens e, no período da tarde, caiu uma chuva fina no centro comercial e em alguns bairros periféricos. A estação meteorológica Clima Tempo aponta que ocorrerão pancadas de chuva nesta terça-feira (27) e na quarta-feira (28), com previsão de acúmulo de 38 mm. A temperatura varia entre a mínima de 21°C e a máxima de 29°C. O que melhorou bastante foi a umidade do ar, que na última semana apenas 40%. Esta semana já se inicia com a umidade relativa do ar em 92%, o que aumentam as chances de chuva no município.  

Um homem morreu e outro ficou ferido no domingo (25) em uma caminhada eleitoral no município de Iguaí, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o evento ocorria no distrito de Altamira. O homem morto, que ainda não foi identificado, morava na cidade da cidade de Barra do Choça e não estava com documentos pessoais no momento do crime. O outro homem foi baleado de raspão no ombro, socorrido para o Hospital Manoel Martins, recebeu alta e passa bem. Segundo a polícia, não há relação entre as duas vítimas. De acordo com o G1, a polícia ainda não tem informações sobre a autoria e motivação do crime.

Arquivo