Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2016
fechar

Brumado: Lançado projeto 'Passos que Salvam' em combate ao câncer infanto-juvenil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em um encontro realizado no auditório da prefeitura de Brumado, na noite da última terça-feira, foi lançada a campanha “Passos Que Salvam”, que visa prevenir e combater o câncer infanto-juvenil. O evento ganhou notoriedade para os brumadenses que se emocionaram com a recente trajetória do garoto Luiz Eduardo Santos Silva, o Dudu, de 4 anos, que faleceu no mês de agosto, após lutar por dois anos contra um câncer. No período do tratamento, foi criada uma corrente intitulada “Unidos Por Edu”, que mobilizou os munícipes nas redes sociais. Diante do ocorrido, a campanha “Passos Que Salvam”, que já está em atividade no município de Livramento de Nossa Senhora, despertou a atenção do público local. Idealizador da campanha e fundador da Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), o farmacêutico Eduardo Tadeu Silva, que atua há 15 anos no Hospital do Câncer, na cidade de Barretos, foi o palestrante da noite e enalteceu a iniciativa. 

Brumado: Lançado projeto 'Passos que Salvam' em combate ao câncer infanto-juvenil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atualmente o projeto Passos Que Salvam tem se espalhado por várias cidade da região, como Livramento de Nossa Senhora, Brumado, Paramirim, Caturama e Érico Cardoso. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o orador conclamou a sociedade brumadense a abraçar a causa. “Convoco a população de Brumado em geral a participar nessa campanha que visa salvar vidas. Nos últimos tempos, estão cada vez mais comuns as ocorrências de casos de câncer no público infanto-juvenil, que é de 0 a 19 anos de idade. Nossa luta para termos mais investimentos no campo da saúde para a prevenção é para que o paciente não sofra com os efeitos mortíferos do estágio avançado da patologia. Sei que com a participação de todos teremos uma campanha mais unificada e forte”, disse citologista. 

Guido Mantega é preso em São Paulo em nova fase da Operação Lava Jato Foto: Abr

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso temporariamente em São Paulo na nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta quinta-feira (22). A prisão temporária é válida por cinco dias, renovável pelo mesmo prazo. Inicialmente, a PF tentou cumprir mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro, mas não o encontrou. Mantega estava no Hospital Albert Einstein, onde acompanhava a esposa, que passava por uma cirurgia – seu filho menor de idade estava sozinho e não poderia acompanhar o procedimento. Mantega foi ministro dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e  Dilma Rousseff. As equipes então decidiram se dirigir à unidade médica. Esta é a 34ª etapa da operação, batizada de Arquivo X. São 33 mandados de busca e apreensão, 8 prisão temporária e 8 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal. 

Jovem é detida ao tentar transportar droga de Salvador para Brumado Foto: Divulgação/PM

Moradora da Vila Presidente Vargas, em Brumado, a jovem Luane Santos Silva, de 21 anos, foi detida na noite da última terça-feira (20) por policiais do módulo rodoviário de Salvador. A prisão aconteceu quando a jovem tentava embarcar com drogas para a cidade de Brumado. Na bagagem da acusada foram encontrados cinco tabletes de maconha prensada, pesando ao todo cinco quilos. A polícia ainda apreendeu uma pequena quantia em dinheiro e o aparelho celular da brumadense, que foi encaminhada à delegacia onde foi lavrada a ocorrência de flagrante por associação ao tráfico de drogas.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Advogado brumadense concorre à vaga de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quinze advogados vão concorrer à vaga de juiz efetivo no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) destinada à categoria, em uma das mais concorridas disputas já registradas. O brumadense José Maurício Vasconcelos Coqueiro concorre ao cargo de juiz efetivo. A quantidade de candidatos motivou comentários maliciosos da parte de desembargadores antigos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), onde será montada a lista tríplice com o nome dos mais votados para a escolha do presidente Michel Temer (PMDB). O novo juiz deve atuar nas eleições estaduais de 2018.

Brumado: 34ª CIPM abre procedimento para apurar briga de policial com garçom em restaurante

Imagens do circuito de segurança de um restaurante localizado na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, registradas na noite do último domingo (18), mostram o momento em que um policial à paisana briga com um garçom dentro do estabelecimento. O vídeo vazou na internet e tem circulado nas redes sociais. As imagens mostram que, logo após o garçom aplicar um golpe de arte marcial que jogou o policial no chão, o militar fez menção de sacar a arma presa na bermuda. Nesse momento, policiais do batalhão de guarda que estavam no município para realizar a transferência de presos para a capital entraram em ação e contiveram os ânimos do soldado. Os dois foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento. No local, foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência. Por telefone ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira declarou que o policial disse em sua defesa que se sentiu ofendido e constrangido pelo fato de o garçom ter gritado cobrando o consumo, quando ele ainda estava indo ao carro buscar a carteira para quitar a conta. Segundo o Major, a companhia e a corporação irão abrir uma sindicância interna para apurar os fatos e o policial militar deverá ser punido diante do ocorrido.

Brumado: Técnicos Administrativos do Ifba aderem à paralisação nacional na quinta-feira (22) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, técnicos administrativos do Ifba decidiram paralisar as atividades nesta quinta-feira (22). A decisão foi confirmada após o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) protocolar, na última segunda-feira (19), um ofício para a reitoria do instituto e diretores dos Campi, informando sobre o estado de mobilização/paralisação. A pauta do movimento é contra o PLP 257/16, a PEC 241 e o Projeto de Lei Escola Sem Partido. A categoria irá discutir a pauta da mobilização em assembleia agendada para quinta-feira (22), às 8h30, no próprio campus. Os servidores informam ainda que o setor responsável pelas inscrições do Processo Seletivo 2017 não terá o funcionamento comprometido. 

Câncer: como os novos remédios têm mudado a história da doença

O câncer não é uma doença única. Ele decorre de uma coletânea de doenças com características e evolução similares. Mesmo tumores que surgem e crescem no mesmo órgão, em pacientes diferentes, podem apresentar características muito diferentes. Estas diferenças explicam porque pacientes que aparentemente têm a mesma doença apresentam a sua evolução e respondem aos tratamentos de maneira distinta. Os primeiros medicamentos contra o câncer eram basicamente venenos. Foi testemunhado na última década um crescimento exponencial no nosso conhecimento sobre o processo de formação dos tumores, e hoje já conseguimos identificar diversas alterações moleculares no DNA, que são responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento de tumores específicos. O próximo passo é o de desenvolver medicamentos que atuam e bloqueiam estas alterações. Este tratamento molecular é mais interessante, e traz grandes promessas. Alguns poucos tumores já são completamente controlados com esta estratégia, e lentamente novos alvos são identificados e atacados. O próximo passo será o desenvolvimento da biópsia líquida. O câncer libera células e DNA na circulação, e novas tecnologias estão permitindo que este material seja coletado através de um simples exame de sangue ou de urina.

Guarda Municipal firma parceria com o Ifba em Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado, representantes da Guarda Civil Municipal se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) com o Diretor Geral do Ifba, Acimarnery Freitas. Durante o encontro, foi firmada uma parceria entre a Guarda Municipal e o instituto para realização da ronda escolar. A ronda, que é realizada pela instituição desde o final do mês de agosto, atua como instrumento de acompanhamento do cotidiano e de situações extraordinárias da comunidade escolar e tem como objetivo, além de prevenir atos ilícitos, oferecer suporte ao município no que se refere à melhor segurança para professores, alunos e funcionários das escolas e institutos de educação.

Um a cada três brasileiros culpa a vítima de estupro Foto: Reprodução/Veja

Um a cada três brasileiros culpa as mulheres vítimas de estupro pela violência sofrida. Foi o que mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mesmo entre as mulheres, 30% concordam com a frase “A mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. O índice de concordância com a frase que relaciona uso de roupas provocativas com estupro sobe entre moradores de cidades de até 50.000 habitantes (37%), pessoas apenas com o ensino fundamental completo (41%) e com mais de 60 anos (44%), segundo o instituto. Entre as pessoas com até 34 anos, a taxa cai para 23% e com ensino superior a queda é ainda maior, 16%. A pesquisa também perguntou quem acredita na afirmação “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas” – o que reitera a ideia de controle do comportamento e do corpo da mulher. Ao todo, 37% concordam com a frase. Entre as mulheres, o índice de concordância é de 32% e, entre homens, é de 42%. 

Brumado: Alunos do CEEP celebram dia da árvore com distribuição e plantio de mudas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta quarta-feira (21) é celebrado o dia da árvore e, em alusão à data, professores e alunos do 4º ano do curso técnico em meio ambiente do CEEP realizaram a distribuição e plantio de mudas no entorno do prédio escolar. Os alunos ainda entregaram folhetos explicativos no intuito de conscientizar a população quanto à importância das árvores para a comunidade e para o meio ambiente. Em entrevista ao site Brumado Notícias, as professoras Iacy Santos, Urcinária Froes e Nivia Carvalho disseram que Brumado é uma cidade arborizada, porém há ainda muitos munícipes que cometem crimes ambientais, como a poda e mutilação irregular de árvores. Apesar disso, as educadoras concordam que, na sua maioria, a população brumadense é amante da natureza e respeita as árvores. “Gostamos de árvores, isso não se discute. O brumadense, embora urbano, gosta do convívio com a natureza a sua volta, porém há ainda alguns que resistem e acabam prejudicando o meio ambiente. Isso é o que procuramos combater com ações como essas que estamos promovendo hoje”, explicou Iacy Santos. 

Brumado: 'Continuo firme, na luta e na labuta, ainda sou candidato', diz Manelão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o empresário e radialista Emanoel Araújo Lima, o Manelão, candidato a prefeito do município de Brumado pelo PMDB, declarou que continua no pleito e aguarda o julgamento do ministro Antônio Herman de Vasconcelos Benjamim, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quanto ao seu registro de candidatura. “Continuo sob judice, pois a decisão deve sair no dia 30 deste mês. Até lá, continuo firme, na luta e na labuta. Continuo candidato, pois ainda não foi dada a decisão final da justiça”, disse o radialista. Ontem (20), o TSE publicou uma decisão liminar que manteve os direitos políticos do candidato cassados.

Catador de recicláveis encontra US$ 1,4 mil no lixo e devolve ao dono Foto: Reprodução/TV Globo

O catador de material reciclável João Rodrigues Cerqueira devolveu nesta terça-feira (20) US$ 1,4 mil encontrados em um lixo no Distrito Federal. O montante havia sido descartado por engano por uma criança, que não sabia que o dinheiro estava dentro de um papel que encontrou enrolado no console do carro. As notas foram compradas por Bruno Temístocles na última sexta-feira (16) para serem usadas em uma viagem à Europa. Quando percebeu a perda da quantia, o fonoaudiólogo chegou a encontrar o caminhão responsável pela coleta e ir à cooperativa, mas não encontrou o pacote. João Cerqueira relatou ao G1 que ficou mais atento ao trabalho depois que soube que uma pessoa procurava dinheiro perdido. Na manhã desta terça ele encontrou o montante. “Na hora que ele [o catador] me ligou falando que tinha encontrado, nossa, eu fiquei muito feliz assim”, relatou Temístocles. Cerqueira mora com a esposa e a filha de dez meses, e embora passe por dificuldades, o catador disse que não cogitou ficar com os dólares. “Esse dinheiro dava pra pagar minhas contas, arrumar meu barraco, mas uma vez Deus vai abençoar”, declarou.

Eleições 2016: Brumado tem a terceira pesquisa eleitoral registrada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A empresa LM Sudoeste Comunicação Ltda/Jornal do Sudoeste, registrou uma nova pesquisa para sondagem das intenções de voto para o cargo de prefeito em Brumado. Com o registro de número BA-07345/2016, o certame trará uma nova sondagem na capital do minério. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o pedido de registro foi realizado nesta quarta-feira (21) e a divulgação está prevista para a próxima terça-feira (27). Serão entrevistadas 400 pessoas na sede e zona rural da cidade. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sondagem terá início hoje (21).  Até o momento, nenhuma pesquisa foi divulgada.

Contas da Câmara de Abaíra são rejeitadas pelo TCM

Em sessão realizada na última terça-feira (20), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votou pela rejeição das contas da Câmara Municipal de Abaíra, de responsabilidade de Aliomar Souza Pina, relativas ao exercício de 2015. O motivo é a reincidência no pagamento a maior de subsídios aos vereadores, nos meses de janeiro a setembro, no montante total de R$ 29.520,00. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou a restituição aos cofres municipais da quantia paga indevidamente, com recursos pessoais, e imputou a multa de R$ 2 mil ao gestor. Em sua defesa, o presidente do legislativo alegou que a diferença a maior se refere a ajustes visando recompor perdas inflacionárias do período de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014, mas não apresentou qualquer documento comprobatório para descaracterizar a irregularidade. Ainda cabe recurso da decisão.

Santa Maria da Vitória: Advogado é preso acusado de estuprar e manter crianças em cárcere privado

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, um advogado foi preso acusado de estupro de vulnerável em Santa Maria da Vitória, na região oeste da Bahia. Uma operação conjunta que envolveu agentes da Polícia Civil da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), das cidades de Côcos, Coribe e Santa Maria da Vitória, resultou na prisão de Luiz Wagner Rodrigues. De acordo com o Lapa Oeste, ele é suspeito de ter estuprado duas crianças e as mantido em cárcere privado. Os agentes revistaram o escritório e a residência do acusado, que está acompanhado por um representante da OAB-BA. O advogado foi apresentado na delegacia e conduzido a um lugar reservado, na carceragem de Santa Maria da Vitória.

Compre a sua Amarok CD Higline na Brumauto

Na concessionária Brumauto está valendo a pena adquirir a Amarok CD Higline. O veículo possui: Motor 180 CV, Motor Biturbo, Câmbio Automático 8 marchas, Chassi Duplo U, 4X4 4 Motion Permanente, Farol Bi Xenon, Sensor de Estacionamento Dianteiro e Traseiro, ar-condicionado Dualzone, regulagem elétrica de altura dos faróis, sensor de chuva, e maior espaço interno da categoria.  Na concorrência, além de mais caro, o veículo não possui todas essas vantagens. São mais de R$ 23 mil de diferença no preço da Amarok CD Higline. Passe agora mesmo na Brumauto e confira em detalhes. A concessionária fica localizada na Av. Centenário, 893. O número é (77) 3441-5000.

Fusca é incendiado por dois homens em uma motocicleta em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um fusca foi incendiado por duas pessoas que estavam em uma motocicleta. O veículo estava estacionado na Rua Micheline Pires Rodrigues, em Barra da Estiva, no sudoeste baiano. O fusca pertence ao vigilante Esdras Pereira Silva, de 28 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima disse que uma testemunha viu quando os elementos jogaram pedras e, em seguida, atearam fogo no veículo. A polícia trabalha com a suspeita de que o crime tenha relação com questões políticas, uma vez que o vigilante é oposição ao grupo que comanda o município a mais de 12 anos.

Luciano Ribeiro cobra soluções para problemas recorrentes do Estado Foto: Giselle Quintão

Na última terça-feira (20), em seu discurso na Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) apelou para a sensibilidade do governador Rui Costa (PT) com relação a questões esquecidas, especialmente, no interior do Estado, tais como segurança e serviços públicos. “Não é novidade a prioridade dada à capital pelo governador. E com isso o interior tem sofrido e gritado por socorro. As cidades pequenas, antes tão tranquilas e pacíficas, agora vivem um clima assustador. Estão esquecidas pelo governo do Estado e tem sofrido as consequências da ausência de segurança”, disse o deputado, clamando por uma reversão urgente. Outro tema levantado por Ribeiro foi referente à prestação dos serviços públicos estatais, que deixam a desejar. “O governo do Estado não vem cumprindo seus contratos, a exemplo das viaturas policiais que não são de propriedade do Estado e suas locações estão sem pagamento. Falta compromisso com a gestão fiscal e com a segurança pública”. Outro exemplo de desserviço citado pelo deputado foi com relação à Embasa, que no município de Caculé tem deixado de abastecer as residências, mesmo tendo água nos açudes.

Brumado está entre municípios brasileiros no mapa de risco de desastres naturais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há cerca de um ano, o município de Brumado recebeu uma base do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). O município entrou para o mapa de risco de ocorrência de desastres naturais após as chuvas que causaram enchentes no Rio do Antônio, em 2013. Na época, várias famílias ribeirinhas foram desabrigadas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a seca que assola a região também é um indício para a ocorrência de algum tipo de desastre. A base de monitoramento foi instalada ao lado da Usina de Beneficiamento de Umbu, na comunidade do Campo Seco, acerca de 3 km da BR-030. O sistema foi criado a partir de decreto presidencial, em julho de 2011, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Brumado está entre municípios brasileiros no mapa de risco de desastres naturais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 A finalidade é prevenir e alertar para salvar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica. A base de monitoramento, que funciona com placa de energia solar, envia os dados via satélite para a base nacional em Brasília, que conta com uma equipe especializada que acompanha 24 horas por dia as áreas de risco de 957 municípios classificados como vulneráveis. Entre outras competências, envia os alertas de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil.

Eleições 2016: Dona de casa é a ocupação de 15% das candidatas brasileiras

A ocupação mais comum entre as candidatas nas eleições deste ano é a de dona de casa, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das mais de 156 mil mulheres concorrendo a cargos eletivos em 2016, 23,9 mil se declaram como donas de casa nos registros do tribunal, o que representa 15,3% do total.  De acordo com o G1, a segunda ocupação mais comum é a de servidora pública municipal, com 6,7% do total de candidatas. Ela é seguida pelas ocupações de agricultora (4,9%), professora de ensino fundamental (4,7%), comerciante (4,6%) e aposentada (3,4%). Quase 30 mil candidatas – ou 19,1% – não determinam suas ocupações nos registros do TSE, constando apenas como “outros”. Entre os mais de 490 mil candidatos, a profissão mais comum é a de agricultor – 7% do total. Logo depois aparecem os servidores públicos municipais e os comerciantes.

Rio de Contas: Encontrado um dos corpos de vítima de naufrágio em barragem Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O corpo de Ana Júlia Ferreira Cruz, de 25 anos, vítima de um naufrágio ocorrido no último sábado (17), na Barragem Luís Vieira, no Açude do Brumado, na cidade de Rio de Contas, foi encontrado no início da madrugada desta quarta-feira (21). A equipe de bombeiros que está no local fez a remoção do corpo da água e o mesmo foi recolhido por peritos da Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Na manhã de hoje, com o apoio de pescadores e populares, os bombeiros retomaram as buscas no intuito de encontrar os corpos das outras vítimas, identificadas como Robson Silva Nascimento e Cláudio Márcio Ramos.

Petrobras deve reduzir valor da gasolina este ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Petrobras deve anunciar até o fim do ano uma redução no preço da gasolina. Segundo apurou João Borges, editor de economia da Globo News, a redução do preço está em estudo na companhia. A intenção é anunciar a medida junto com uma nova política de preços para os combustíveis, cujo critério será o alinhamento do preço praticado no Brasil com os do mercado internacional. Atualmente, a gasolina comercializada no Brasil está até 30% mais cara que na média dos preços no exterior, de acordo com cálculos de economistas que acompanham esse mercado. O último aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias foi anunciado em setembro do ano passado: 6% para a gasolina e 4% para o diesel. Desde então, a Petrobras vem obtendo elevada margem de lucro com a venda de combustíveis, permitindo à empresa recuperar parte das perdas que teve no período em que o governo a obrigou a manter os preços artificialmente represados.

Sérgio Moro aceita denúncia, e Lula vira réu mais uma vez na Lava Jato Foto: Reprodução

O juiz federal Sérgio Moro aceitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira (20) e o tornou réu na Operação Lava Jato pela segunda vez. Também tornaram-se réus Marisa Letícia, mulher de Lula; Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS; Paulo Gordilho, arquiteto; Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula; Agenor Franklin Magalhães, ex-executivo da OAS; Fábio Hori Yonamine, ex-presidente da OAS Investimentos; e Roberto Moreira Ferreira, ligado à OAS. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi apresentada na semana passada e aponta irregularidades no caso do tríplex no Guarujá e no armazenamento de bens pessoais. Segundo a acusação, a OAS beneficiou Lula com esses serviços no valor de R$ 3,7 milhões como forma de propina, em troca de contratos com a Petrobras. Em julho, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia do MPF que acusava Lula de obstrução da Justiça por comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

Sono é responsável por 30% das mortes no trânsito

O tráfego intenso e a vida corrida de quem mora em grandes metrópoles são fatores que intensificam as chances de acontecer acidentes de trânsito. Ainda mais quando o motorista conduz o veículo com sono.  A sensação de cansaço interfere nos estímulos do corpo e o faz ficar mais lento, por isso, quanto mais sonolento, menos o condutor conseguirá agir a tempo para desviar de uma batida ou corrigir a direção do seu veículo. De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 30% das mortes em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. É preciso estar atento aos sinais que o organismo dá de que o corpo está sonolento e cansado, como os bocejos frequentes e dificuldades para manter os olhos abertos. Além disso, o estresse é um dos fatores que mais refletem na qualidade do sono e que pode trazer prejuízos. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), dormir mal pode reduzir a concentração do condutor no trânsito em até 50%.

Arquivo