Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2013"

Pindaí: Prefeita interdita Mercado Municipal

31 Out 2013 - 19h30


Pindaí: Prefeita interdita Mercado Municipal
De acordo com Rosane Prado (PSDB) essa ação é para colocar o mercado dentro das normas previstas na legislação. (Foto: Divulgação).

O Mercado Municipal de Pindaí foi interditado pela prefeita Rosane Prado (PSDB) no último dia 23 de outubro. Segundo a portaria 61/2013, o local vai passar por desinsetização, derrubada e recolhimento de entulhos, para que então seja construído um novo Mercado. Para a obra a prefeitura irá formalizar um convênio com a Casa Civil, da Presidência da república. De acordo com a prefeita, essa ação é para colocar o mercado dentro das normas previstas na legislação. “A meta da nossa gestão é buscar recursos para dotar nosso município de um novo mercado, moderno e adequado para uma comercialização digna”, enfatizou Rosane.

Presidente sanciona projeto que dificulta criação de novos partidos

31 Out 2013 - 19h05


Presidente sanciona projeto que dificulta criação de novos partidos
De acordo com o projeto, o acesso ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV ficará restrito para as novas siglas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta quinta-feira (31), a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou uma nova lei que vai prejudicar candidaturas de novos partidos. De acordo com o projeto aprovado, sem vetos, o acesso ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV ficará restrito para as novas siglas. Para calcular o fundo partidário é utilizado o número de parlamentares eleitos pelo partido. Antes da lei, quando um deputado mudava de agremiação, ele levava junto seus votos, fazendo com que o novo partido aumentasse tempo de TV e o fundo partidário – itens vitais para disputar eleições. Com a sanção da presidente, um novo partido não poderá receber os votos de um deputado que acabou de filiar. Enquanto ainda tramitava no Senado, o projeto chegou a ser suspenso pelo ministro do Superior Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sob a acusação de ter como objetivo dificultar que Marina Silva criasse a Rede. Com informações da Folha.

Operação BR-030: TJ-BA concede Habeas Corpus em favor de Saulo Miranda e Ivan Santos

31 Out 2013 - 17h54


Operação BR-030: TJ-BA concede Habeas Corpus em favor de Saulo Miranda e Ivan Santos
O advogado Samuel Milhazes afirmou que acredita na inocência de seus clientes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A desembargadora Nágila Maria Sales Brito, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), deferiu nesta quinta-feira (31) duas liminares sobre o caso de fraude na 18ª Ciretran, uma em favor de Saulo Miranda Silva dos Santos e outra em favor de Ivan da Silva Santos. Ambos foram presos durante a Operação BR-030. O advogado dos dois é Samuel Coelho Milhazes, que entrou com os pedidos de Habeas Corpus na última terça-feira (29). “Ante o exposto, defiro, liminarmente, o pedido de revogação do decreto preventivo, devendo ser expedido o competente alvará de soltura em favor do paciente, se por outro motivo não estiver preso, determinando-se ao MM. Juiz de origem que aplique as medidas cautelares diversas da prisão que julgar mais convenientes ao caso em apreço”, sentenciou a desembargadora nas duas liminares. Ainda hoje o juiz criminal Genivaldo Alves Guimarães, da comarca de Brumado havia negado a revogação da prisão de Saulo. Com a liminar do TJ-BA, os dois devem ser soltos a qualquer momento para responderem ao processo em liberdade.

Clube da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul realiza a festa 'Boteco do Bode'

31 Out 2013 - 17h15


Clube da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul realiza a festa 'Boteco do Bode'
O evento será realizado nesta sexta-feira (01).

Na próxima sexta-feira (01), o Clube da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul vai promover uma grande festa, ‘Boteco do Bode’, com os shows de Evandro Correia e Joab Paiva. Além de atrações musicais, o evento terá incluso no valor do convite a comida: serão mais de 20 opções diferentes de pratos disponíveis ao público. Os convites custam R$ 100,00 e são limitados para até 100 casais. A festa será na Loja Maçônica Manoel Carvalho, a partir das 21 horas. A renda do evento será destinada para compra de enxovais de crianças recém-nascidas, os quais serão entregues para famílias que necessitem desse apoio. Para adquirir convites entre em contato com Wladimir, através do telefone (77) 9948-4755.

Jogos Escolares de Brumado iniciam na próxima quinta-feira (07)

31 Out 2013 - 16h25


Jogos Escolares de Brumado iniciam na próxima quinta-feira (07)
Os jogos serão realizados em duas etapas.

Alunos das escolas públicas e particulares de Brumado vão participar a partir do próximo dia 07 de novembro da V edição dos Jogos Escolares de Brumado – JEB. A abertura oficial dos Jogos acontecerá às 18h30 no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, com a presença de autoridades municipais. Na primeira etapa do JEB, os estudantes irão disputar partidas de baleado, handebol e futsal, na segunda terá também o voleibol. Além de esportes, o evento proporcionará aos atletas uma programação cultural, com apresentação da Fanfarra da Escola Idalina Azevedo Lobo, da Famub - Fanfarra do Município de Brumado, e de alunos da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva. A primeira etapa acontecerá do dia 07 ao dia 09 de novembro, a segunda será nos dias 16 e 17.

Brumado: Tentativa de assalto à mão armada em correspondente da Caixa

31 Out 2013 - 16h00


Brumado: Tentativa de assalto à mão armada em correspondente da Caixa
Assim que os bandidos entraram no local foram logo exigiram que a atendente retirasse dinheiro do cofre. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois homens armados tentaram assaltar um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal no Centro de Brumado no início da tarde desta quarta-feira (31). Assim que os bandidos entraram no local foram logo exigiram que a atendente retirasse dinheiro do cofre. Mesmo em pânico, a atendente conseguiu entrar em uma sala e se trancar. Ao perceber que a moça tinha se trancado os meliantes fugiram sem conseguir concluir o assalto. As imagens do circuito de segurança do ponto comercial mostram um dos homens com um capacete na mão e o comparsa com uma mochila nas costas. A polícia está tentando identificar os bandidos com base nas gravações.

Léo Vasconcelos: “Quem é Zé Carlos dos Reis para dar conselho a alguém”

31 Out 2013 - 15h47


Léo Vasconcelos: “Quem é Zé Carlos dos Reis para dar conselho a alguém”
Para o ex-vereador, o pedetista não tem competência nem para ser líder do prefeito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a última sessão do Legislativo brumadense, ocorrida dia 30, o vereador José Carlos dos Reis (PDT) criticou o deputado federal Arthur Maia (SDD), dizendo que ele não sabe lidar com as questões de Brumado e está mal assessorado. “Se estivesse sendo bem orientado estaria trabalhando pelo povo de Brumado como outros deputados têm trabalhado”, falou Reis, aconselhando o deputado a abrir o olho e buscar obras pra o município. Em resposta às declarações do vereador, Leonardo Vasconcelos (SDD), diretor de biodiversidade do Inema e aliado político do deputado, afirmou em nota enviada ao site Brumado Notícias que quem deve abrir os olhos é o pedetista. “Ele [José Carlos] fala tanto do deputado Arthur Maia e se esquece do que ele apoiou. Aliás, duvido que alguém lembre o nome do deputado que o vereador apoiou na última eleição”, rebateu, dizendo que na época Reis apoiou um candidato e sua esposa, a então vereadora Olindina Reis (PDT), apoiou outro. “No final ninguém sabe quem é o deputado dele”, emendou Vasconcelos. Para o diretor do Inema, o pedetista ‘não tem competência nem para ser líder do prefeito’. “Nem seus colegas de bancada o acompanha nas votações”, completou.

Léo Vasconcelos: “Quem é Zé Carlos dos Reis para dar conselho a alguém”
Léo Vasconcelos disse ainda que não queria polemizar com quem é apagado politicamente e quer limpar seu nome nas costas dos outros. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vasconcelos ainda aproveitou para comentar sobre a situação do seu partido, o Solidariedade. “Falaram tanto que iriam me tomar o partido na calada da noite, como fizeram com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, só que não tomaram e agora [a base aliada do prefeito Aguiberto Lima Dias – SDD] estão com dor de cotovelo. Estou aguardando me tirar, falaram que ia ser essa semana e até então, nada. Onde está o prestígio político do prefeito?”, ironizou. Segundo Léo, enquanto Reis fala para o povo ficar alerta, ele garante que o povo brumadense é sábio. “Em toda eleição, nossa votação aumenta, seja para mim, para Liu [sua esposa], ou para um deputado que apoiamos. Diferente dele [José Carlos], que a cada eleição diminui”, criticou. Ao final de sua resposta ao parlamentar brumadense, o filiado ao SDD disse que não queria polemizar com quem é apagado politicamente e quer limpar seu nome nas costas dos outros. “Brumado sabe quem é este cidadão, que duvido muito se algum brumadense sabe de onde ele veio”, arrematou.

Guanambi: Homem é encontrado morto com três tiros

31 Out 2013 - 14h30


Guanambi: Homem é encontrado morto com três tiros
Segundo a polícia Gilson Santos Novaes, 40 anos, foi morto em outro lugar, vítima de latrocínio - roubo seguido de morte. (Foto: Jornal Tribuna Popular de Guanambi).

Na manhã desta quinta-feira (31), mais um homicídio foi registrado em Guanambi, no sudoeste baiano. Gilson Santos Novaes, 40 anos, foi encontrado morto nas proximidades de um córrego, na Rua Alice Bezerra, no Bairro Vasconcelos. A vítima, que morava na Rua Vieira de Melo, no Bairro Vomitamel, apresentava três perfurações de bala de fogo e ferimentos no rosto. A polícia acredita que os ferimentos na face tenham sido causados porque a vítima foi arrastada e desovada no local. Segundo a polícia técnica, ele provavelmente foi morto em outro lugar, vítima de latrocínio - roubo seguido de morte. Isso porque, segundo as investigações, Gilson teria saído no dia anterior com uma motocicleta a fim de levar almoço para o pai que trabalha na feria livre. A polícia segue trabalhando no caso.

Van de Brumado se envolve em grave acidente em Janúba

31 Out 2013 - 11h30


Van de Brumado se envolve em grave acidente em Janúba
Duas crianças de 4 e 5 anos e um homem morreram no acidente. (Foto: O Tempo).

Duas crianças de 4 e 5 anos e um homem morreram em um grave acidente de carro ocorrido em Janaúba, norte de Minas Gerais, na noite da última quarta-feira (30). De acordo com O Tempo, um dos veículos envolvidos no acidente, uma van com placa de Brumado, foi atingida por um gol com placa de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, após a colisão, o carro de passeio caiu de uma altura de quase quatro metros. As crianças foram arremessadas para fora do veículo e morreram na hora. Já Solange Pereira Alves, 39 anos, Dorgival Luís de Farias, 40 anos, e Genival Luís de Farias, 33 anos, foram encontrados dentro do carro presos às ferragens. As vítimas foram socorridas em estado grave e levadas para um hospital da cidade, mas um dos homens, que ainda não foi identificado, não resistiu aos ferimentos. O motorista da van e os demais passageiros não se feriram. As causas do acidente ainda não foram identificadas, mas a Polícia Militar afirmou que chovia muito no momento da ocorrência. O trecho ficou interditado por cerca de três horas.

Van de Brumado se envolve em grave acidente em Janúba
Três vítimas ficaram presas às ferragens e foram socorridas em estado grave e levadas para um hospital de Janaúba. (Foto: O Tempo).

Brumado: Mulher cai em golpe em saidinha de lotérica e tem prejuízo de R$ 2.500

31 Out 2013 - 11h16


Brumado: Mulher cai em golpe em saidinha de lotérica e tem prejuízo de R$ 2.500
O golpe aconteceu na tarde da última quarta-feira (30) quando a vítima saía de uma casa lotérica na Rua Coronel Tibério Meira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma funcionária pública caiu em um famoso golpe aplicado em Brumado em bancos e casas lotéricas. O golpe aconteceu na tarde da última quarta-feira (30) quando a vítima saía de uma casa lotérica na Rua Coronel Tibério Meira. Em frente ao local, a funcionária pública encontrou com uma mulher que deixou alguns papeis caírem no chão. A vítima ajudou a golpista a recolher o material e, grata, esta teria lhe dado um cupom para retirar um brinde em uma loja da cidade. A golpista convenceu a mulher a ficar com sua bolsa até que esta fosse à loja. Ingênua, a funcionária pública só se deu conta de que havia caído em um golpe quando retornou, pois a mulher já não se encontrava mais no lugar. A bolsa da vítima contendo R$ 2.500 foi roubada. A polícia compareceu ao local, mas não encontrou a golpista, que fugiu levando a bolsa com o dinheiro da vítima.

Brumado: Vereador aconselha deputado Arthur Maia a abrir o olho

31 Out 2013 - 11h00


Brumado: Vereador aconselha deputado Arthur Maia a abrir o olho
José Carlos dos Reis disse que o parlamentar enganou os eleitores com relação à emenda parlamentar para execução de uma obra na Praça João Romão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante a sessão legislativa da última quarta-feira (30), a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e o líder do prefeito na Câmara, vereador José Carlos dos Reis (PDT), discutiram bastante acerca do ingresso do prefeito Aguiberto Lima Dias no Partido da Solidariedade (SDD). Sem citar nomes, a vereadora lembrou que até recentemente um vereador ligado ao gestor teriam feito críticas ao deputado Arthur Maia, atual vice-presidente nacional do SDD. Segundo Liu, ironicamente dois parlamentares e o próprio prefeito agora fazem parte da sigla. Vasconcelos afirmou ainda que Aguiberto teria ligado para o deputado pedindo ao mesmo autorização para entrar no partido e que também teria articulado tomar a liderança da agremiação do ex-vereador Leonardo Vasconcelos (SDD), seu principal desafeto político. José Carlos rebateu as declarações negando as afirmações de que o gestor teria mantido contato com o deputado. Jogando indiretas, Reis declarou que deputados só aparece, no município de quatro em quatros e não apresenta obras para a cidade.

Brumado: Vereador aconselha deputado Arthur Maia a abrir o olho
Aliada de Arthur Maia, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) ressaltou à nossa reportagem que ninguém se preocupa em árvore que não dá fruto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo Reis, Arthur Maia não sabe lidar com as questões do município e está mal assessorado. “Ele não está sabendo lidar com as questões de Brumado e não está sendo bem orientado. Se estivesse sendo bem orientado estaria trabalhando pelo povo de Brumado como outros deputados têm trabalhado”, reforçou Reis. O líder do prefeito na Câmara completou afirmando que o deputado enganou os eleitores do município com relação à emenda parlamentar para execução de uma obra na Praça João Romão. “Chegou um papelzinho aqui enganando os bestas e agradando o povo, mas verba mesmo não entrou; recurso para obra não veio”, reiterou. Por fim, Reis aconselhou o deputado a abrir o olho. “Arthur, abra o olho; abra o olho, Arthur. Vamos trabalhar pelo nosso município, vamos buscar obras pelo nosso município”, encerrou.

Eleitores de seis municípios voltam às urnas para escolher novos prefeitos

31 Out 2013 - 10h44


Eleitores de seis municípios voltam às urnas para escolher novos prefeitos
Em todas as cidades, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido.

Mais de 53 mil eleitores de seis municípios de quatro Estados voltam às urnas, neste domingo (3), para escolher seus prefeitos e vices. No Paraná, dois municípios realizarão novas eleições: Santa Inês e Inácio Martins. No Rio Grande do Sul, os eleitores dos municípios de Maximiliano de Almeida e Dom Feliciano também vão escolher seus representantes. Em Pernambuco e no Pará apenas os municípios de Água Preta e Palestina do Pará, respectivamente, terão novos pleitos. Em todas essas cidades, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido. De acordo com a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses casos, as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Brumado: Veto do prefeito ao projeto do conselho da juventude é retirado de pauta na câmara

31 Out 2013 - 10h15


Brumado: Veto do prefeito ao projeto do conselho da juventude é retirado de pauta na câmara
O líder do prefeito na Câmara, vereador José Carlos dos Reis (PDT), preferiu retirar o veto de pauta para que o assunto possa ser melhor discutido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nas últimas semanas, a Câmara de Vereadores de Brumado tem debatido o Projeto de Lei nº 023/2013, de autoria do vereador Agno Meira (PCdoB), que prevê a criação do Conselho Municipal da Juventude. Para a surpresa do parlamentar, a Casa Legislativa recebeu do executivo municipal um pedido de veto ao projeto. O mesmo justifica que a cidade já conta com um Conselho dessa natureza formado em 2005. Em meio à discussão que o assunto gerou, a assessoria jurídica da Câmara afirmou que não seria necessário vetar o projeto, pois o mesmo revogaria o Conselho anterior. O líder do prefeito na Câmara, vereador José Carlos dos Reis (PDT), preferiu retirar o veto de pauta para que o assunto possa ser melhor discutido entre o parlamento e o executivo. O vereador Agno Meira considerou a atitude sensata. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Meira fez críticas ao Conselho anterior e reforçou que seu projeto dará mais poder de atuação a juventude local.

Brumado: Veto do prefeito ao projeto do conselho da juventude é retirado de pauta na câmara
O autor do projeto, Agno Meira (PCdoB), fez críticas ao Conselho criado em 2005 e reforçou que seu projeto dará mais poder de atuação a juventude. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Essa nova proposta do Conselho da Juventude está mais pautada, renovadora e democrática, dando mais voz e ouvidos aos anseios da juventude. A lei de 2005 engessa a juventude, pois a maioria dos conselheiros é indicada pelo gestor municipal. Já esse novo projeto de lei faz ao contrário, apontando a indicação de 10 membros, sendo seis escolhidos pela sociedade”, reiterou o parlamentar. Meira disse ainda que na prática o Conselho Municipal da Juventude, criado em 2005, não existe. “O projeto criado em 2005 só anda na gaveta do prefeito, pois ninguém tem conhecimento do Conselho da Juventude em Brumado. Na prática, esse Conselho não existe. Acredito que o prefeito também terá a sensatez de entrar em um entendimento conosco e retirar esse veto por ele proposto”, concluiu o parlamentar.

Brumado: Ex-vice-prefeita é nomeada assessora do secretário de Meio Ambiente da Bahia

31 Out 2013 - 09h54


Brumado: Ex-vice-prefeita é nomeada assessora do secretário de Meio Ambiente da Bahia
Ilka Abreu será responsável por cuidar das demandas das prefeituras do Estado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A ex-vice-prefeita de Brumado, Ilka Nádia Souza Vilasboas Abreu, foi nomeada nesta quinta-feira (31) como assessora técnica do secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler. A nomeação de Ilka já foi publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Abreu será assessora especial do secretário, responsável por cuidar das demandas das prefeituras da Bahia. A ex-vice-prefeita foi nomeada pelo governador Jaques Wagner (PT). 

BR-116: PRF apreende 50 kg de maconha em Encruzilhada

31 Out 2013 - 09h15


BR-116: PRF apreende 50 kg de maconha em Encruzilhada
Uma mulher de 40 anos, natural de Queixada (Ceará), disse que receberia uma determinada quantia para realizar o transporte dos entorpecentes. (Foto: Divulgação/PRF).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 50 kg de maconha na última quarta-feira (30), no município de Encruzilhada, no sudoeste baiano. Os policiais abordaram um veículo que viajava de São Paulo com destino a Fortaleza, no Km 932 da BR-116. No interior do carro, foi encontrada a droga. Uma mulher de 40 anos, natural de Queixada (Ceará), disse que receberia uma determinada quantia para realizar o transporte dos entorpecentes. Juntamente com as substâncias, a acusada foi encaminhada para a delegacia de Polícia Judiciária de Cândido Sales.