Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2013"

Palmas de Monte Alto: Presos roubam arma e motocicleta e fogem da delegacia

31 Out 2013 - 08h53


Palmas de Monte Alto: Presos roubam arma e motocicleta e fogem da delegacia
Os detentos abriram a cela foram até a sala do delegado e pegaram a chave de uma motocicleta, um capacete, e um revólver calibre 32 com cinco cartuchos intactos.

Dois presos fugiram da delegacia de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, na noite da última quarta-feira (30). Dione Moreira Cardoso, 21 anos, estava preso há 1 ano e 9 meses e faltava apenas um mês para ser liberado. Já Maurício Silva Rodrigues, 27 anos, estava preso há 25 dias, preso em flagrante por furto. Dione é considerado pela polícia como o maior ladrão da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os detentos estavam trabalhando em uma obra para construção de novas celas no complexo da polícia quando, ao deixarem o expediente, levaram para a carceragem uma lebanca - ferramenta de escavação. Com o equipamento, os detentos abriram a cela, foram até a sala do delegado e pegaram a chave de uma motocicleta que estava apreendida no pátio da delegacia, um capacete, e um revólver calibre 32 com cinco cartuchos intactos. Em seguida, a dupla de criminosos fugiu. A falta de estrutura da carceragem, que tem paredes feitas de adobão há mais de cem anos, deixa os moradores da cidade em estado de alerta, já que fugas têm se tornado uma constante na unidade prisional.

Caetité: Marquinho Viana participa de Encontro do PR e leva aliados ao ministro César Borges

30 Out 2013 - 21h00

No último sábado, 26, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou do encontro do Partido da República - PR, em Caetité, no sudoeste baiano. Viana aproveitou a oportunidade para reunir seus aliados políticos com o ministro dos Transportes César Borges (PR), que também participou do encontro. Do município de Tanhaçu, o parlamentar levou o vereador e presidente da Câmara Municipal Tõe Brito, e o vereador Miguel de Deca, os quais conversaram com Borges sobre as reivindicações das comunidades localizadas próximas à Ferrovia de Integração Oeste Leste no município. Também foram acompanhados pelo deputado o ex-presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, Alex, e o empresário João Filho, do município de Caculé. Outra companhia de Viana foi a ex-prefeita e presidente do PR em Barra da Estiva, Lúcia. De acordo com a ex-gestora, o encontro serviu para estreitar os laços de amizade com o ministro e para integrar os membros da sigla.


Fotos: Divulgação

Brumado: Contas do ex-candidato a vereador Luiz Martins são rejeitas pelo TRE-BA

30 Out 2013 - 19h30


Brumado: Contas do ex-candidato a vereador Luiz Martins são rejeitas pelo TRE-BA
A Corte baiana acompanhou a decisão da rejeição das contas proferida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As contas da campanha de 2012 do ex-candidato a vereador Luiz Carlos da Silva Martins (PSD) foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quarta-feira (30). Foram dois votos de relatores do processo favoráveis a Luiz Martins e quatro contra. A rejeição aconteceu porque o juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, apontou diversas irregularidades nas contas. Martins recorreu da decisão de Guimarães, mas a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) emitiu um parecer pelo desprovimento do Recurso Eleitoral impetrado por ele. A relatora do caso, a juíza Maria do Socorro Barreto Santiago, em seu parecer opinativo durante a sessão do TRE-BA, foi favorável ao brumadense, mas a maioria do plenário não acompanhou o seu voto.

Bolsa Família completa dez anos beneficiando quase oito mil famílias em Brumado

30 Out 2013 - 19h00


Bolsa Família completa dez anos beneficiando quase oito mil famílias em Brumado
O programa foi criado em 2003 pelo ex-presidente Lula como forma de unificar os diversos programas sociais surgidos em governos anteriores.

No dia 20 de outubro de 2003, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) criou o Programa Bolsa Família, como forma de unificar os diversos programas sociais surgidos em governos anteriores. Em 10 anos, o programa conseguiu inovar e promover transferência direta condicionada de renda à população brasileira. E em Brumado o Bolsa Família vem sendo desenvolvido de uma forma que realmente auxilia às famílias brumadenses – atualmente existem 12.552 famílias inscritas, sendo que 7.867 famílias são beneficiadas, representando uma cobertura 107,63% da estimativa de famílias pobres. Para se tornar beneficiário do programa, é preciso se inscrever no Cadastro Único, que no município pode ser feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, no Cras e na Casa do Bolsa Família. A coordenadora do programa em Brumado, Gilsilene Gomes, lembra que para se manter no Bolsa Família o cadastro deve ser atualizado anualmente nesses mesmos lugares citados.

Brumado: Prefeito adia falar sobre a criação da secretaria de Esporte

30 Out 2013 - 18h35


Brumado: Prefeito adia falar sobre a criação da secretaria de Esporte
Aguiberto disse que estava muito ocupado e não quis comentar sobre o assunto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante campanha eleitoral e até depois de ser empossado como gestor de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) comentou diversas vezes sobre a desvinculação da pasta de esportes da secretaria de Educação. Em todas as afirmativas Dias garantia que essa desvinculação aconteceria ainda no primeiro semestre de 2013, mas estamos chegando ao penúltimo mês do ano e isso não aconteceu. Esse assuntou voltou à tona nesta semana após atritos entre o presidente da Liga Brumadense de Futebol, Emanuel Araújo Lima e a secretária de Educação, Acácia Gondim. Araújo cobrou do prefeito o cumprimento da promessa de campanha quanto à desvinculação das pastas. Na manhã esta quarta-feira (30), o site Brumado Notícias tentou entrevistar o prefeito para esclarecer a situação, mas ele disse que não poderia atender a nossa reportagem no momento. Nossa reportagem só conseguiu falar com o prefeito à tarde e de forma rápida na recepção da prefeitura. Aguiberto, com tom de poucos amigos, preferiu adiar seu comentário sobre o assunto. “Amanhã poderemos falar sobre isso, hoje eu estou muito ocupado”, argumentou o gestor, se retirando em seguida.

Brumado fará o natal da reciclagem

30 Out 2013 - 18h23


Brumado fará o natal da reciclagem
As árvores de natal preparadas com garrafas pet vão servir para enfeitar Praça da Igreja Matriz, a Praça Coronel Zeca Leite e a Praça Saldino Lopes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cidade de Brumado já começa a se preparar para o natal, que terá como tema este ano a reciclagem. De início estão sendo preparadas três arvores de natal com garrafas pet – cada uma terá de 7 metros de altura.  As árvores vão servir para enfeitar Praça da Igreja Matriz, a Praça Coronel Zeca Leite e a Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas. Na tarde desta quarta-feira (30) a reportagem do site Brumado Notícias esteve na Vila Presidente Vargas e acompanhou parte dos trabalhos de montagem para a ornamentação natalina, que está sendo produzido pelos professores, alunos e pais de alunos da Escola Sá Teles, sob a coordenação do diretor André Luiz. “Será uma ornamentação como a Vila nunca teve e ao mesmo tempo será uma ornamentação educativa, de conscientização ecológica. Vamos unir a educação ao natal e ao bem estar do meio ambiente”, comentou o diretor.  André Luiz aposta no sucesso da campanha, que contará também com o apoio da Associação de Moradores da localidade. A expectativa é que as ornamentações comecem a ser instaladas nos primeiros dias de dezembro. 

Brumado: Copa do Mundo poderá ser acompanhada em sinal digital

30 Out 2013 - 18h13


Brumado: Copa do Mundo poderá ser acompanhada em sinal digital
O setor de telecomunicações da prefeitura já está mantendo contato com a TV Sudoeste para a implantação do sinal digital na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os brumadenses que não possuem parabólicas em suas casas, além de ter imagens ruins da maioria dos canais de TV, ainda tiveram que ficar sem o sinal de duas emissoras nos últimos dias, a Band e a Rede TV. Para esclarecer a situação, o site Brumado Notícias entrevistou o diretor do setor de Telecomunicações e Informática da prefeitura local, Milton Caires. De acordo com ele, o problema aconteceu por causa das constantes quedas de energia ocorridas na cidade, as quais provocaram danos aos equipamentos de retransmissão das emissoras. “Os equipamentos já passaram por manutenção e os canais devem voltar ao ar até a próxima sexta-feira (01)”, garantiu. Caires disse ainda que, além da sede, a região do distrito de Ubiraçaba também voltará a receber o sinal normal da Rede Globo e do SBT. Mas a novidade que deve realmente empolgar os brumadenses é a implantação do sinal digital da TV Sudoeste, emissora afiliada à Rede Globo. “Entrei em contanto com o núcleo de engenheira da emissora e fui informado de que antes da copa de 2014 o sinal digital estará disponível no sudoeste baiano, proporcionando melhor qualidade de imagem durante o maior evento do futebol mundial”, anunciou Caires.

Brumado: Escolas com laboratórios de informática sem funcionamento

30 Out 2013 - 18h03


Brumado: Escolas com laboratórios de informática sem funcionamento
Na Vila Presidente Vargas que nem o laboratório e nem o telecentro estão em funcionamento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias/Arquivo).

Em 2012, durante o mandato do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, as escolas municipais de Brumado passaram por amplas reformas e receberam laboratórios de informática, com aproximadamente 15 computadores em cada. Na mesma época, também foi inaugurado o Tele Centro na Vila Presidente Vargas. Todas essas melhorias fazem pacote do projeto de inclusão digital nas escolas. No entanto, o site Brumado Notícias apurou nesta quarta-feira (30) que nem os laboratório e nem o Tele Centro estão funcionando. Os diretores das unidades escolares não permitiram que nossa equipe de reportagem fizesse fotos das salas de inclusão digital e também não se dispuseram a falar sobre o assunto. A mesma negativa foi dada pela secretária de Educação do município, Acácia Gondim, que ainda na recepção da Prefeitura se negou a esclarecer o questionamento. “Hoje eu não tenho nada a declarar, nem eu nem o prefeito, nós não temos nada a declarar para vocês”, declarou a secretária, virando as costas para a nossa equipe. Em seguida chegou o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que também preferiu não gravar entrevista, mas garantiu que há algumas pessoas passando pelo exame de psicotécnico para assumir as aulas nos laboratórios.

Belo Campo: Idoso morre carbonizado após sua casa ser incendiada

30 Out 2013 - 16h00


Belo Campo: Idoso morre carbonizado após sua casa ser incendiada
João Novais Prado, de 80 anos, estava sozinho, quando a casa pegou fogo.

João Novais Prado, de 80 anos, estava sozinho em sua casa, na Rua Lauro Flores, em Belo Campo, no sudoeste baiano, quando morreu durante um incêndio no local. Era por volta de 01h30 da madrugada desta quarta-feira (30) quando a polícia local foi acionada sobre a ocorrência. Segundo os vizinhos, João, morava sozinho. O corpo do idoso foi carbonizado e a suspeita é que tenha acontecido um vazamento de gás. A hipótese de ter sido algo criminoso ainda não está descartada, pois os vizinhos disseram aos policiais que ouviram barulhos na residência e quando foram verificar o que aconteceu, o quarto de João já estava pegando fogo. O corpo de João Novais foi levado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

Brumado: TV Sudoeste entrevista jovem que queria ficar preso para se livrar das drogas

30 Out 2013 - 15h40


Brumado: TV Sudoeste entrevista jovem que queria ficar preso para se livrar das drogas
A matéria com Wallas Pereira teve como foco servir de exemplos para outros jovens que estão na mesma situação. (Foto: Divulgação).

A emocionante história de Wallas Pereira, o jovem que pediu para ser preso com o objetivo de se livrar das drogas, virou tema para uma matéria na TV Sudoeste, afiliada da Rede Globo. Na manhã desta quarta-feira (30), a equipe de reportagem da TV visitou Wallas em Brumado e o entrevistou. A repórter, o jovem contou ter ido à delegacia porque não suportava mais a vida de escravo que vivia por causa das drogas. Com mais de 15 dias internado no Centro de Recuperação Metanóia, entidade mantida pela Igreja Missões do Evangelho Pleno, Wallas já demonstrou mudança em seu comportamento e agradeceu o apoio de todos nessa luta por ficar livre de entorpecentes. A matéria da TV, que tem como foco servir de exemplos para outros jovens na mesma situação, deve ir ao ar no telejornal da noite de hoje, ou em algum dos telejornais de amanhã – BATV ou Bahia Meio Dia, dia 31.

Fiol: Comissão Especial da AL-BA vai realizar audiência pública em Brumado

30 Out 2013 - 15h21


Fiol: Comissão Especial da AL-BA vai realizar audiência pública em Brumado
Deputados da Comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa da Bahia também vão visitar o canteiro de obras no município.

No próximo dia 07 será realizada mais uma Audiência Pública sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) em Brumado, com tema Críticas, sugestões e compensações sociais. O evento será promovido pela Comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e acontecerá na Câmara Municipal de Brumado, a partir das 14 horas. De acordo com a presidente da Comissão, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), é preciso, além de apoiar a obra, ouvir as críticas e sugestões da população sobre a ferrovia. “Não temos dúvida que a ferrovia vem para transformar de maneira significativa a economia e o comércio do nosso estado. Mas, além de apoiar esta grande obra, é preciso ouvir a população, coletar as críticas e sugestões, para que a ferrovia chegue trazendo benefícios reais para as comunidades que estão vivenciando a sua chegada. Precisamos garantir que os baianos vão ter mais do que só o barulho do trem”, defendeu a deputada. Para a audiência é esperada a participação de um representante da empresa Valec Engenharia, que responsável pela obra no lote 4, em Brumado. Ainda antes do encontro, às 11 horas, Ivana Bastos irá visitar o canteiro de obras no município, acompanhada de outros deputados.

Brumado: Sesau encerra Outubro Rosa com sucesso e já lança campanha Novembro Azul

30 Out 2013 - 11h00


Brumado: Sesau encerra Outubro Rosa com sucesso e já lança campanha Novembro Azul
O ponto de partida da campanha Novembro Azul no município será a iluminação na cor azul da fachada da prefeitura a partir da próxima sexta-feira (1º).

Mais de 980 consultas resultaram em agendamentos para realização de mamografias durante o Outubro Rosa, em Brumado, que aderiu pela primeira vez à campanha de prevenção contra o câncer de mama. Os resultados da conscientização foram bastante comemorados pela Secretaria de Saúde (Sesau). Segundo dados da Central de Marcação, a procura por atendimento mais que dobrou durante o mês de campanha no município comparado ao mês de agosto, quando foram feitos 368 atendimentos nas clínicas que fazem mamografia na cidade. Com o sucesso da campanha, a Sesau já começou a pensar na campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens no combate ao câncer de próstata. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, disse que ficou satisfeito com os resultados obtidos com a campanha. “Ficamos satisfeitos com o empenho de todo o corpo da saúde municipal em se envolver na campanha Outubro Rosa. Também estamos felizes pelos resultados obtidos, pois houve o dobro de adesão à campanha. Agora teremos um desafio maior pela frente, que é o de conscientizar os homens a quebrarem a barreira do preconceito e aderirem ao Novembro Azul. Esperamos que ao final da campanha possamos ter números de atendimento tão positivos”, afirmou Feres. O secretário relembrou que, mesmo com o encerramento da campanha Outubro Rosa, a realização da mamografia continua à disposição na rede pública de saúde e as mulheres devem se prevenir o ano inteiro. Feres adiantou que o ponto de partida da campanha Novembro Azul no município será a iluminação na cor azul da fachada da prefeitura a partir da próxima sexta-feira (1º) e em outros logradouros da cidade.

Palmas de Monte Alto: Ivana Bastos visita Mercado Municipal

30 Out 2013 - 10h30


Palmas de Monte Alto: Ivana Bastos visita Mercado Municipal
Deputada reforçou compromisso com o seu grupo político em trabalhar em prol da cidade. (Foto: Divulgação).

Ao lado do ex-prefeito Manoel Rubens, de vereadores e demais lideranças, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no município de Palmas de Monte Alto no último sábado (26). A comitiva visitou a feira livre local e o Mercado Municipal Aurelino Rodrigues Porto. Depois, a deputada foi recebida pelo ex-prefeito em sua casa. Para Bastos, a visita foi uma oportunidade de rever amigos e reforçar o compromisso com o grupo político do município. “Palmas de Monte Alto sempre esteve presente na minha luta. Sei da força do nosso grupo e do líder Manoel Rubens”, ressaltou a deputada. Ivana Bastos também destacou a aprovação de todas as oito contas do ex-prefeito, elogiando o seu caráter e integridade. “Manoel Rubens saiu da prefeitura pela porta da frente e reconhecido por todos. Essas aprovações certificam que o trabalho foi feito com seriedade”, considerou Ivana.

Jaques Wagner vai inaugurar obras em Malhada de Pedras

30 Out 2013 - 10h00


Jaques Wagner vai inaugurar obras em Malhada de Pedras
O petista estará na cidade no dia 08 de novembro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 08 de novembro, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), estará no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, onde irá inaugurar obras realizadas pelo estado em parceria com a prefeitura da cidade. Na Praça Monsenhor Antônio Fagundes, Wagner participará da cerimônia de inauguração da própria praça e da Adutora de Cristalândia. O chefe do executivo estadual estará ao lado do prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará. A construção da adutora totalizou investimentos superiores a R$ 2 milhões. A adutora tem 25 km de extensão e atende a mais de nove mil pessoas.

Brumado: 34ª CIPM apreende dez motocicletas durante Operação Muzuá

30 Out 2013 - 09h45


Brumado: 34ª CIPM apreende dez motocicletas durante Operação Muzuá
Os veículos estão no pátio da sede da PM aguardando a regularização dos documentos frente à 18ª Ciretran. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) intensificou a realização de blitz durante o último final de semana por conta da Operação Muzuá. Em apenas dois dias, a polícia apreendeu dez motocicletas que estavam com a documentação irregular. Os veículos ainda se encontram no pátio da companhia aguardando a regularização dos documentos frente à 18ª Ciretran. Segundo dados fornecidos ao site Brumado Notícias pelo Tenente Francisco, oficial que coordenou as guarnições, foram realizadas centenas de abordagens em pontos estratégicos de grande fluxo na cidade. A operação terá continuidade, pois, de acordo com o Tenente, a mesma visa um trabalho de prevenção no combate à violência, ao tráfico de drogas e orientação educativa aos condutores.