Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2014"

Deputado propõe separação de São Paulo e ex-secretário fala em construção de muro

31 Out 2014 - 12h00


Deputado propõe separação de São Paulo e ex-secretário fala em construção de muro
Foto: Reprodução

O deputado estadual paulista, Coronel Telhada (PSDB), ainda não se conformou com a reeleição de Dilma Rousseff (PT). O parlamentar desabafou em sua página pessoal no Facebook alegando que serão “mais quatro anos de corrupção e de desgoverno para o Brasil”. “Parabéns aos que votaram em Branco e Nulo, vocês condenaram o Brasil com a sua omissão e covardia”, escreveu ele. Na publicação, o parlamentar defendeu uma possível separação do estado de São Paulo do resto do país. Já o ex-secretário nacional de Justiça, o advogado Romeu Tuma Júnior, propôs a construção de um muro que divida o país em dois. “Vamos respeitar os eleitores do PT e mandar a Dilma só para eles”, escreveu, postando uma imagem que mostra o mapa do Brasil dividido por uma linha vermelha horizontal. Na fotografia, aparecem de um lado as regiões Norte e Nordeste e do outro os demais estados do país e o Distrito Federal.

Câmara de Guanambi empossa Joel do Suruá após cassação do vereador Latinha

31 Out 2014 - 11h30


Câmara de Guanambi empossa Joel do Suruá após cassação do vereador Latinha
Foto: Reprodução

Em sessão legislativa da próxima segunda-feira (03), o suplente de vereador Joel do Suruá, que obteve 389 votos nas eleições 2012 e ficou na suplência, deve ser empossado. Suruá assumirá a vaga do vereador José Carlos Lélis Costa, mais conhecido como Latinha, que perdeu o mandato por infidelidade partidária. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a decisão já foi oficialmente comunicada. Latinha se desfiliou do PCdoB e se filiou ao PSB para concorrer a uma vaga na Câmara de Deputados nas eleições deste ano. O parlamentar não conseguiu se eleger para o cargo e acabou tendo o mandato de vereador cassado. Latinha ainda tentou recorrer, mas teve a sua liminar indeferida.

Brumado: IFBA abre mais de 1400 vagas em minicursos e palestras na SECITEC

31 Out 2014 - 11h00


Brumado: IFBA abre mais de 1400 vagas em minicursos e palestras na SECITEC

A Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) é realizada em todo o país desde 2004 com o objetivo de estimular o debate e realizar atividades envolvendo a divulgação científica e tecnológica, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo. Em 2013, foram contabilizadas no próprio site do evento mais de 28 mil atividades; um recorde de ações e também de participação, com o envolvimento de 911 instituições espalhadas por 722 cidades brasileiras. Neste ano, a edição do evento abordará o tema: “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Em Brumado, o IFBA realizará a III Semana de Ciência e Tecnologia. São esperados cerca de 300 alunos do Ensino Tecnológico, Profissionalizante e do Ensino Superior de diversas instituições da cidade. No campus, a SECITEC será realizada entre 1º e 06 de novembro e contará com uma programação bastante abrangente, com palestras e minicursos que atendem às diversas áreas do conhecimento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da instituição. Segundo a comissão organizadora, são mais de 1400 vagas gratuitas entre minicursos e palestras em diversas áreas.

Bahia começa a adotar nono dígito em número de celular no próximo ano

31 Out 2014 - 10h30


Bahia começa a adotar nono dígito em número de celular no próximo ano
Foto: Reprodução

Após os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mais cinco unidades da Federação adotarão o nono dígito nos números de celulares a partir do próximo domingo (2). Todas as linhas móveis do Pará (DDDs 91, 93 e 94), Amazonas (DDDs 92 e 97), Roraima (DDD 95), Amapá (DDD 96) e Maranhão (DDDs 98 e 99) acrescentarão o algarismo "9" antes nos números atuais. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá um período de transição até o dia 11 de novembro, durante o qual as chamadas realizadas com oito dígitos ainda serão completadas. Depois desse prazo, os clientes que não discarem o nono dígito receberão mensagens de orientação até o dia 9 de fevereiro de 2015. Após essa fase, nenhuma chamada com oito dígitos será completada nessas regiões. Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte adotarão o nono dígito em 31 de maio de 2015. Minas Gerais, Bahia e Sergipe farão a mudança em 11 de outubro do próximo ano. Já as Unidades da Federação restantes da Região Norte e as todas as localizadas no Centro-Oeste e Sul devem fazer a migração até o fim de 2016.

Beneficiários do Bolsa Família não devem votar, defende deputado paulista

31 Out 2014 - 10h00


Beneficiários do Bolsa Família não devem votar, defende deputado paulista
Foto: Reprodução

O deputado estadual Aldo Demarchi (DEM) causou polêmica ao defender que os beneficiários de programas sociais sejam proibidos de votar. Para Demarchi, eles só poderiam ter o direito de voto garantido após deixar de receber os recursos de programas como o Bolsa Família. De acordo com o Jornal Cidade, o parlamentar paulista defende a suspensão do título de eleitor de todos os aptos a votar e que estejam inclusos no Cadastramento Único do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Para o deputado, os beneficiários votaram na presidente Dilma Rousseff (PT) por medo de perder os benefícios. “O que ficou claro no resultado dessa eleição é que onde tem trabalho, onde existe o trabalhador, aquele que levanta de manhã, que trabalha e gera a riqueza desse país, que é São Paulo, o registro, a fotografia da mudança foi clara. Onde foi que nós perdemos? Onde a dependência do Bolsa Família das pessoas que não querem trabalho, que não veem o progresso dentro de sua carreira. Nós perdemos ali”, avaliou, considerando o Bolsa Família como um processo de compra de voto.

Brumado: Caminhão derruba poste na Avenida João Paulo I

31 Out 2014 - 09h30


Brumado: Caminhão derruba poste na Avenida João Paulo I
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão transportando vasilhames de água e telhas realizava uma manobra na Avenida João Paulo I quando colidiu contra um poste na noite da última quinta-feira (30), em Brumado. O poste de iluminação caiu atingindo uma placa de outdoor. A polícia esteve no local registrando a ocorrência. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ninguém se feriu no acidente.

Confira o que aconteceu na sessão da Câmara de Brumado nesta semana

31 Out 2014 - 09h00


Confira o que aconteceu na sessão da Câmara de Brumado nesta semana
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão desta segunda- feira (29) foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva (PSL) que cumprimentou a todos e solicitou que a secretária, vereadora Heliane Vasconcelos (PCdoB) realizasse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. Dando continuidade à sessão o presidente acatou a solicitação de um minuto de silêncio em razão do falecimento de pessoas ocorrido na semana. Logo a seguir a secretária fez a leitura do material constante do pequeno e do grande expediente. Quando constaram:

Mais de 74 mil casos de corrupção foram julgados este ano

31 Out 2014 - 08h30


Mais de 74 mil casos de corrupção foram julgados este ano

A justiça federal e as instâncias estaduais julgaram, de janeiro a julho de 2014, 74.186 processos relativos a corrupção. Segundo avaliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os juízes cumpriram uma das metas definidas pelo próprio CNJ para o Judiciário brasileiro. A expectativa é que até o final do ano os tribunais identifiquem e julguem as ações de improbidade administrativa e as ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública. No caso da Justiça Federal foram cumpridas 100% das metas relacionadas aos 8.057 processos ajuizados em 2012, e 75,83% dos processos cujas ações foram distribuídas até 2011. No âmbito da Justiça Estadual, foram alcançadas 35,77% das metas de combate à corrupção, com o julgamento de 50.655 processos envolvendo improbidade administrativa e crimes contra a administração pública. Dos processos que tramitam na Justiça Federal, 13.114 envolvem crimes contra a administração pública, e 2.360 o crime de improbidade administrativa.

Brumado: Revoltados, moradores bloqueiam rua e incendeiam troncos exigindo pavimentação

31 Out 2014 - 07h00


Brumado: Revoltados, moradores bloqueiam rua e incendeiam troncos exigindo pavimentação
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após uma máquina retroescavadeira ter terminado de escavar um córrego para escoar a água da chuva que estava empossada na Rua Israel Alves de Oliveira, uma criança que retornava da escola acabou caindo na vala, que não havia sido sinalizada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, revoltados, os moradores da localidade bloquearam a via com pedras e troncos e fizeram uma barricada de fogo para protestar e cobrar providências da prefeitura. A manifestação gerou tensão, vez que muitos condutores tentaram furar o bloqueio para passar pela via. 

Brumado: Revoltados, moradores bloqueiam rua e incendeiam troncos exigindo pavimentação
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia militar compareceu ao local para conter os ânimos dos manifestantes. “Nosso protesto aqui é exatamente para pavimentar a rua e melhorar a trafegabilidade, pois antes de nós a própria prefeitura bloqueou a rua não estruturando a mesma, o que sempre provoca alagamentos nos dias de chuva. Hoje começaram os trabalhos já no final da tarde e os mesmos não foram concluídos. Uma criança escorregou na lama e caiu no buraco. Não fechamos a rua para brigar com ninguém, ao contrário, estamos lutando por melhorias que irão favorecer a todos que utilizam esse trecho”, disseram os manifestantes.

Policia investiga exposição de imagens e vídeos íntimos de adolescentes brumadenses no whatsapp

30 Out 2014 - 19h50


Policia investiga exposição de imagens e vídeos íntimos de adolescentes brumadenses no whatsapp
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O whatsapp, aplicativo para smartphones, tem gerado problemas para muitos adolescentes em Brumado, pois os jovens expõem gravações de vídeos e fotos sensuais que acabam se espalhando na internet. Na última quarta-feira (29), a polícia civil começou a apurar o caso de uma menor de 17 anos que aparece em um vídeo durante uma relação sexual. O acusado de publicar as imagens foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. O mesmo poderá sofrer sanções da justiça. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, há muitas ocorrências da mesma natureza na cidade, porém, nem todos chegam à delegacia, pois algumas jovens temem ser ainda mais expostas. A preocupação de psicólogos e da própria polícia é quanto à difamação sofrida pelas vítimas, que podem tentar se matar em casos mais extremos. Em Brumado, há uma mobilização da Vara da Infância e da Juventude, juntamente com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, na tentativa de conscientizar os jovens para não divulgar vídeos ou fotos íntimas na internet ou através de aplicativos. “Na maioria dos casos a não aceitação do fim do relacionamento ou descoberta de uma possível traição tornam-se trampolim para a parte que se sente prejudicada promover a publicação das imagens. A nossa boa tecnologia também trás consigo consequências negativas a depender de como é usada. Vale ressaltar a quem receber tais imagens, principalmente envolvendo menores, que caso repassem também podem ser indiciados por crime de difamação e propagação imprópria da intimidade alheia”, disse um investigador a nossa reportagem.

Dólar tem queda e fecha próximo de R$ 2,41

30 Out 2014 - 19h00


Dólar tem queda e fecha próximo de R$ 2,41

Um dia depois de o Banco Central (BC) aumentar os juros básicos da economia, o dólar teve o maior recuo em mais de um ano. O dólar comercial caiu 2,45% na sessão de hoje (30), fechando em R$ 2,408 para venda. A cotação alcançou o menor valor desde o dia 14, quando tinha encerrado em R$ 2,401. A queda de 2,45% é a maior registrada para um dia desde setembro do ano passado. Apenas nos últimos três dias, a divisa acumula recuo de R$ 0,12 (4,56%). A cotação passou a acumular queda de 1,64% no mês. A alta da moeda norte-americana caiu para 2,14% em 2014. Nos últimos meses, as tensões associadas ao cenário internacional e às eleições presidenciais fizeram o dólar disparar. No exterior, o Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, reduziu os estímulos monetários à maior economia do planeta, fazendo o dólar disparar em todo o mundo. As informações são da Agência Brasil.

Ar-condicionado automotivo é com a Refri-car

30 Out 2014 - 18h30


Ar-condicionado automotivo é com a Refri-car

Desde 1998, a Refri-car atua no mercado brumadense no ramo de ar-condicionado automotivo. Uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalha na empresa instalando kits, desenvolvendo projetos, confeccionando peças em sistemas especiais, alterando aparelhos com defeitos de fabricação, recuperando compressores, retíficas, peças e componentes, higienização completa do aparelho, recargas de gás refrigerantes ecológico com cadastro e certificado autorizado pelo Ibama, soldas especiais em todas as ligas, e detecção de vazamentos. Além disso, a Refri-car possui um amplo estoque de peças e uma oficina equipada para receber qualquer tipo de veículo. Visando melhor atender o cliente, a empresa também trabalha com uma oficina móvel equipada para atendimentos em trechos de obras e empresas de mineração. A Refri-car promete garantia completa no serviço realizado. Conheça a empresa, que fica localizada na Avenida Centenário, 1310, ou ligue (77) 3441-7378, (77) 9997-8491, e (77) 8849-7274.

Moradores estão insatisfeitos com ruas alagadas em Brumado

30 Out 2014 - 17h30


Moradores estão insatisfeitos com ruas alagadas em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva que caiu durante esta semana em Brumado foi suficiente para expor o grande problema de infraestrutura em várias vias públicas da cidade. Em alguns locais, velhos buracos, como nos Bairros Olhos D’água e Malhada Branca, reapareceram. Já a Rua Israel Alves de Oliveira, que interliga o Bairro Santa Tereza ao Monsenhor Fagundes e ao Olhos D’água, que deveria facilitar o acesso a vários órgãos públicos, como fórum, delegacia, hospital e OAB, acaba sendo o trecho mais evitado pelos munícipes, pois no local são formados grandes poças de água no meio da via. O site Brumado Notícias registrou na tarde desta quinta-feira (30) uma retroescavadeira fazendo um córrego para escoamento da água empossada no local. 

Moradores estão insatisfeitos com ruas alagadas em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nossa reportagem apurou que o setor de infraestrutura vai nivelar a via no intuito de espalhar cascalho na mesma para minimizar a situação, vez que os moradores pedem a pavimentação da via. Ainda há no local uma placa do ministério das cidades apontado a disponibilização de verbas para pavimentação de vias na localidade no valor de R$ 573.106,29. Outra placa informava a contrapartida da prefeitura, mas a mesma foi retirada. “É só chover que nós ficamos ilhados, pois ficamos impossibilitados de retirar nossos carros da garagem. E toda vez se faz o mesmo escoamento. Não queremos esse cala boca que a prefeitura faz para nos tapear, queremos a pavimentação da rua ou então vamos fazer protestos”, reivindicou um comerciante, morador da localidade.

Bahia: Ano de 2015 terá 13 feriados que podem ser prolongados

30 Out 2014 - 17h00


Bahia: Ano de 2015 terá 13 feriados que podem ser prolongados

No próximo ano, o estado da Bahia terá 13 feriados prolongados (conhecidos como feriadões) - apenas duas das 16 folgas previstas irão cair no domingo (Páscoa e Proclamação da República). Já o São João cai em uma quarta-feira (24 de junho). O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro da Confraternização Universal (onde, na Bahia, também se comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes), irá cair na quinta-feira, o que pode ser transformado em um feriadão. O mesmo acontece com o corpus Christi (4 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho). Já na sexta-feira, irão cair os feriados Sexta-feira da Paixão (3 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro). Também podem ser tornar um feriado prolongado por caírem na segunda-feira as folgas de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida ou Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).  Os feriados de Tiradentes (21 de abril) e Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro) cairão na terça-feira no próximo ano. Também entram na conta os feriados de Carnaval e Quarta-feira de cinzas (17 e 18 de fevereiro).