Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2014"

Brumado: Distribuidoras apresentam planilhas, contestam cartel e denunciam venda irregular de gás

30 Out 2014 - 15h30


Brumado: Distribuidoras apresentam planilhas, contestam cartel e denunciam venda irregular de gás
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De portas fechadas para a imprensa, representantes das distribuidoras de gás e os vereadores locais estiveram reunidos em audiência na sala da presidência da Câmara, no final da tarde da última quarta-feira (29). Na ocasião, eles debateram os custos do preço do botijão de gás de 13 kg, que é comercializado na cidade por R$ 40. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, houve muita discussão durante a reunião, vez que os comerciantes estavam sendo questionados diante de denúncias sobre a possível formação de um cartel do gás no município. Eles também foram indagados acerca dos valores do botijão na cidade, tendo em vista que em municípios vizinhos os preços estão bem abaixo do praticado em Brumado. Apresentando planilhas de custos, os distribuidores argumentaram que os valores em Brumado estão dentro da margem dos demais municípios de seu porte no estado e apontaram ainda que as empresas carregam uma pesada responsabilidade diante das fiscalizações para não sofrerem sanções, o que inviabilizaria as denúncias de formação de cartel. Mesmo com toda a argumentação dos representantes do gás, o clima continuou tenso. Os comerciantes teriam desafiado o legislativo a fazer comparativos com as demais cidades de pequeno porte da região quanto ao preço do botijão e as responsabilidades fiscais em tais localidades. Para a surpresa dos parlamentares, os próprios comerciantes denunciaram que há vendedores clandestinos de gás em Brumado. Finalizando a reunião, os vereadores convidaram os representantes a utilizarem a tribuna livre da câmara para dar uma resposta à comunidade. Os mesmo pediram um tempo para se reunirem e decidirem quanto ao convite. 

Motorista é agredido e tem caminhão saqueado em Brumado

30 Out 2014 - 15h00


Motorista é agredido e tem caminhão saqueado em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Parte da carga de um caminhão baú de uma empresa distribuidora de alimentos foi saqueada e o motorista agredido na tarde da última segunda-feira (27), na Rua Sabino Lourenço de Carvalho, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou junto à polícia que o motorista estava realizando entregas em um supermercado na localidade, quando dois elementos invadiram o baú do caminhão e começaram a retirar as mercadorias. O condutor gritou exigindo que os saqueadores descessem do caminhão, mas os criminosos o agrediram com pedradas. Uma delas atingiu a cabeça da vítima, provocando sangramento. O motorista conseguiu correr e entrar no caminhão, mas os marginais arremessaram outra pedra, que atingiu e quebrou o para-brisa do veículo. Em seguida, os elementos fugiram levando as mercadorias saqueadas. Com o apoio da polícia militar, a equipe de resgate do Samu 192 prestou os primeiros socorros ao motorista ainda no local. Já recuperado, ele conduziu o caminhão escoltado pela guarnição até a delegacia para ser periciado e deslocou-se ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico. A polícia tenta identificar os autores do crime. 

Aluno de Brumado representará a Bahia em concurso de língua portuguesa

30 Out 2014 - 14h30


Aluno de Brumado representará a Bahia em concurso de língua portuguesa
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Estudante do 8º ano da Escola Municipal Professora Oscarlina Oliveira Silva, o brumadense Vítor Moreira representará a Bahia na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que é um concurso entre alunos de escolas públicas do país realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Vítor já havia se destacado ficando em segundo lugar no II Concurso de Poesias da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB). Na poesia “Nos Meus Tempos de Mocidade”, de sua autoria, ele conta a história de vida de sua mãe. Ela foi escolhida para representar o estado no concurso regional, que será realizado em Maceió. Na próxima semana, Vítor e a professora Isabel Aguiar seguirão para a capital alagoana. “Não imaginava conseguir essa vaga, pois há muitos textos bons. Mas como eu gosto muito da língua portuguesa e gosto muito de ler tive facilidade em escrever, ainda mais se tratando da história da minha mãe. Essa nova etapa será mais difícil, pois terei que entrevistar pessoas desconhecidas, mas vamos conseguir”, disse o estudante ao site Brumado Notícias. Para a diretora da escola, Marileide Coqueiro, o aluno se tornou referência para os demais colegas, que se sentem motivados. “Nossa escola se orgulha do esforço e das conquistas do Vítor. Com fé em Deus ele chegará a Brasília para nos representar, estamos na torcida”, declarou ela. 

Dia 27 de dezembro acontece o Pré-Réveillon do Sítio Novo em Brumado

30 Out 2014 - 14h00


Dia 27 de dezembro acontece o Pré-Réveillon do Sítio Novo em Brumado

Vem aí o Pré-Réveillon do Sítio Novo. A festa acontece no dia 27 de dezembro , às 18h. As bandas Cheiro de Amor, Harmonia da Samba, Max e Léo e Kleytones se apresentarão durante o evento. O primeiro lote de ingressos está sendo vendido por R$ 120. Você já pode adquirir o seu na Tiazinha Distribuidora, Bar do Rey, Praça de Domingão, Beto Bike ou diretamente com comissários. Na festa, a comida e a bebida são free, exceto uísque e energético. A produção do evento recomenda que o público se vista de branco para celebrar a virada de ano. Adquira já o seu passaporte para a felicidade e comemore a chegada do ano novo em grande estilo.

Brumado: Morador denuncia falta de segurança e abandono da Rua Altino Coqueiro

30 Out 2014 - 12h00


Brumado: Morador denuncia falta de segurança e abandono da Rua Altino Coqueiro
Foto: Leitor/Brumado Notícias

Em denúncia encaminhada ao site Brumado Notícias, um morador do Bairro Malhada Branca, em Brumado, relatou que lixo e entulho estão sendo jogados em locais inadequados na localidade, principalmente no fundo da igreja Santa Luzia, na Rua Altino Coqueiro. O morador informou que, segundo a prefeitura, o local será uma área verde. “Sem contar com a escuridão e o perigo na parte da noite”, acrescentou o morador, pedindo o auxílio do poder público para controlar a situação.

Brasil sobe três posições em ranking de melhores países para negócios

30 Out 2014 - 11h30


Brasil sobe três posições em ranking de melhores países para negócios

No ranking de países com melhor ambiente para negócios, elaborado pelo Banco Mundial, o Brasil subiu três posições e está em 120° lugar. Em primeiro lugar na lista de 189 países está Cingapura. Publicado anualmente, o documento mede a facilidade de fazer negócios em diferentes economias, com base na regulamentação envolvendo questões como acesso ao crédito, à energia elétrica, comércio exterior e processo de abertura de negócio. A Colômbia é a economia da região onde é mais fácil fazer negócios. O país, que ficou em 34° lugar no ranking, implementou o maior número de reformas regulatórias desde 2005, totalizando 29. Além da Colômbia, estão na lista das cinco primeiras economias regionais em facilidade de negócios: Peru (35°), México (39°), Chile (41°) e Porto Rico (47°). Outro país da região com ambiente de negócios mais favorável que o brasileiro é o Equador (115°). No entanto, o Brasil está melhor do que Argentina (124°), Bolívia (157°) e Venezuela (182°). Fora da América Latina, o ambiente de negócios do Brasil também supera o da Índia (142°).

PM apresenta moto adulterada que circulava em Brumado

30 Out 2014 - 11h00


PM apresenta moto adulterada que circulava em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quarta-feira (29), uma guarnição da polícia militar da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, conduziu uma motocicleta até a delegacia da cidade. Após buscas no sistema da secretaria de segurança foi constatado que a moto está com a placa e a numeração de chassi adulterados. A abordagem foi realizada na Praça Dr. Chaga Diniz, no Bairro São Félix. A moto possui placa da cidade de Camaçari, porém no sistema a mesma consta como sendo de Itabuna. O condutor também foi conduzido à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos.

Brumado: I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada

30 Out 2014 - 10h30


Brumado: I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em parceria com a secretaria de educação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brumado (COMDICA) promoveu a I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Oscarlina Oliveira Silva com a participação da secretária de educação, Acácia Gondim, Maira Niceia, presidente do COMDICA, Aline Meira, a advogada do CREAS, Fabrícia Pinchemel, secretária de planejamento, Juliana Muniz, conselheira Tutelar, Themis Narvaes, secretária de desenvolvimento social, e a diretora da escola, Marileide Coqueiro. Todas formaram a mesa de apresentações e debates. Maria Niceia explicou ao site Brumado Noticias que o objetivo do evento é garantir a implantação da política e do plano decenal dos direitos humanos da criança e do adolescente a partir do fortalecimento dos conselhos diretores. Para tanto, ela conta com a participação efetiva de crianças e adolescentes nas discussões e definições das políticas públicas. Segundo Niceia, o desafio maior do evento é tornar o público alvo protagonista nos processos de debates. Durante o encontro foi realizada ainda uma atividade com a metodologia de formação de grupos, através da qual cada equipe elaborou e apresentou propostas que visam a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. As propostas escolhidas serão apresentadas durante a VI Conferência Municipal.

Caculé: Distribuição de peixes fortalece a piscicultura familiar em comunidades rurais

30 Out 2014 - 10h00


Caculé: Distribuição de peixes fortalece a piscicultura familiar em comunidades rurais
Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Meio Ambiente (SEMEIA) e em parceria com a Bahia Pesca, o governo de Caculé distribuiu cerca de 50.000 alevinos da espécie Tambaqui e Tilápia para as comunidades de Coelho, Mandacaru, Cercado, Mucambo, Tapera, Marruaz, São Domingos, Tamboril, Apostema, Cristais e Cipó, além da Barragem da Cana. O Secretário Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Meio Ambiente, Irineu Barbosa, disse que o repovoamento das barragens garante a geração de renda e a segurança alimentar dos agricultores, além de beneficiar mais de 200 famílias com alimento nutritivo para consumo próprio.

Morador denuncia livre circulação de animais em praça de Brumado

30 Out 2014 - 09h30


Morador denuncia livre circulação de animais em praça de Brumado
Foto: Leitor/Brumado Notícias

A falta de fiscalização dos órgãos competentes tem resultado na livre circulação de cavalos pelas ruas da cidade de Brumado. Fotos encaminhadas à redação do site Brumado Notícias mostram cavalos pastando na Praça Armindo Azevedo, comendo a grama e bebendo a água da fonte do local. A situação aumenta o risco de acidente, além de deteriorar o bem público. O problema já foi denunciado diversas vezes no site.

Lula admite candidatura para 2018

30 Out 2014 - 09h00


Lula admite candidatura para 2018
Foto: Reprodução

Segundo a Folha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria confirmado a aliados que sairá candidato ao Planalto em 2018. Lula também teria admitido que tentará interferir mais no governo Dilma Rousseff (PT). A declaração do ex-presidente foi feita no domingo (26), depois da vitória de Dilma. Internamente, o PT trataria da candidatura de Lula como algo oficial. Por meio de sua assessoria, Lula fala: “No último domingo, dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a quatro anos é estar vivo”.

Brumado: Moto esquecida é da secretaria de recursos hídricos

30 Out 2014 - 08h30

Em nota encaminhada à redação do site Brumado Notícias, a secretaria de agricultura e recursos hídricos de Brumado informou que a motocicleta encontrada em frente a uma sorveteria pertence ao setor. A nota diz que a moto não foi abandonada, mas esquecida pelo servidor que a estava utilizando. Ele pensou ter guardado a mesma na garagem da prefeitura, quando a deixou do lado de fora. “A moto não sofreu avarias e tudo não passou de um incidente e não um abandono ou descaso com o bem público”, reiterou a nota.

Sinais de rádio e TV já foram restabelecidos em Brumado

30 Out 2014 - 08h00


Sinais de rádio e TV já foram restabelecidos em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os sinais de rádio e TV já foram restabelecidos em Brumado. O município ficou sem os meios de comunicação entre o período da tarde da última terça-feira (28) e a manhã desta quarta-feira (29), após um raio atingir o transformador que alimenta as torre de transmissão na Serra das Éguas. Apenas o sinal da Rede Record ainda não havia sido recuperado até o início da noite.

Saiba o momento exato de colocar o seu filho na escola

30 Out 2014 - 07h30


Saiba o momento exato de colocar o seu filho na escola

Diversos estudos já foram lançados falando sobre qual seria o momento certo de colocar a criança na escola. Segundo os especialistas, evidências revelam que o desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização - da pré-escola à terceira série do ensino fundamental - tem uma relação importante com o resultado posterior na escola. Por isso, o assunto tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e pesquisadores. As pesquisas indicam que uma série de fatores pode indicar que chegou a hora da criança ingressar na escola. Antes de matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico, motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são fisicamente saudáveis, descansadas e bem alimentadas; capazes de comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por outro lado, ainda é levado em conta a prontidão em termos de habilidades escolares, tais como saber contar ou conhecer o alfabeto. Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.