Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2014
fechar

Brumado amanheceu parcialmente limpa após o dia de eleição Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A maioria das ruas de Brumado estava limpa nesta segunda-feira (27), após o dia de votação do segundo turno das eleições municipais, com exceção da Rua Dr. Guilherme Dias, onde se encontra o Colégio Estadual de Brumado, maior colégio eleitoral do município. 5 mil eleitores votaram no local. Além da via, as ruas no entorno da Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, endereço do Colégio Roberto Santos, também ficaram entre as mais sujas. Nas duas localidades, os garis tiveram mais trabalho, tendo em vista a quantidade de material de campanha jogado nas vias. “Foi menos do que no primeiro turno, mas não deixou de estar poluindo”, comentou um gari ao site Brumado Notícias.

Ibicoara: Secretário de Transportes tem prisão decretada

O secretário municipal de transportes de Ibicoara, Gercílio Ribeiro Santos, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz eleitoral da Comarca de Barra da Estiva, Egildo Lima. O secretário é acusado por crime de desacato, previsto no Artiggo 330 do Código Penal por desobedecer a ordem legal de funcionário público. A pena para esse tipo de crime é detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. O município é administrado pelo prefeito Arnaldo Pires (PSL). Até o momento o chefe do executivo municipal e o secretário não se pronunciaram sobre o caso.

Senado vota amanhã obrigatoriedade da guarda compartilhada Foto: Reprodução

Na próxima terça-feira (28), o plenário do Senado debaterá o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 117/2013, que regula a guarda compartilhada de filhos de casais separados. A proposta já passou pelas Comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça. Segundo o projeto, caso os pais não cheguem a um acordo quanto à guarda do filho, a opção de compartilhamento dessa responsabilidade será obrigatória. A regra só não será adotada quando o pai ou a mãe, mesmo apto a exercer o poder familiar, declarar ao juiz que não deseja a guarda compartilhada do filho. A proposta também fixa multa para o estabelecimento que se negar a dar informações a qualquer um dos genitores sobre os filhos, entre eles a escola.

Eleitor tem 60 dias para levar justificativa de ausência de voto a cartórios eleitorais Foto: Reprodução

O eleitor que não votou no último domingo (26) tem 60 dias para levar o Requerimento de Justificativa Eleitoral a qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, via postal, ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. A falta de justificativa pode levar o eleitor a ficar impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos e obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo. Para quem não justificou o voto no primeiro turno, mas votou no segundo, deve levar o requerimento acompanhado de documento que comprove as razões da ausência até o dia 4 de dezembro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão aceitos passagens ou atestado médico.

Brumado: IFBA divulga listas das inscrições homologadas do Processo Seletivo 2015

As listas das inscrições homologadas para o processo seletivo de alunos nas modalidades Médio Integrado, Médio Subsequente, Médio Subsequente - Enem, Superior - Enem e Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram divulgadas pelo IFBA. Os candidatos que não tiveram a inscrição homologada têm até o dia 30 deste mês para recorrer, inclusive, concorrentes às vagas reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais. Para isso, basta dirigir-se ao campus para o qual se inscreveu e abrir um requerimento. A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h30. Os locais da prova serão divulgados a partir de 26 de novembro. Acesse www.portal.ifba.edu.br e confira as listas.

Na Bahia, Aécio supera Dilma em apenas cinco cidades Foto: Reprodução

Em apenas cinco cidades baianas, o candidato Aécio Neves (PSDB) ganhou da presidente Dilma Rousseff (PT) neste segundo turno das eleições. No primeiro turno, o tucano só havia superado a petista em Buerarema, sul do estado - na cidade, ele conseguiu crescimento de 67% para 69% em relação ao último turno. Até mesmo nas cidades do sudoeste baiano em que os petistas Guilherme Menezes (Vitória da Conquista) e José Carlos Moura (Itapetinga) se elegeram em 2012, a presidente não conseguiu ultrapassar Aécio. Em Conquista, Dilma recebeu 49,41% contra 50,59% do tucano. Já em Itapetinga, Aécio ganhou da presidente por 55,14% a 44,86%. Em Luís Eduardo Magalhães, a presidente recebeu apenas 45,31% dos sufrágios na cidade. Aécio conseguiu a maioria no município, com 54,68%. O tucano ganhou de 51,95% por 48,05% em Eunápolis. Em todo o estado, a presidente recebeu 70,16% contra 29,84% do candidato do PSDB. Dilma teve ampla vantagem também na capital (67,28% por 35,35%) e em Feira de Santana (66,73% por 33,27%). As informações são do Bahia Notícias.

De capacete aberto, jovem de Guajeru cai com a moto, sofre edema e morre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com apenas 24 anos, o jovem Adeilton Pereira de Souza, residente na comunidade Olaria, em Guajeru, no sudoeste baiano, morreu na noite do último domingo (26). O site Brumado Notícias apurou junto à familiares que Adeilton trafegava de moto por uma estrada vicinal a caminho da casa da namorada, quando perdeu o controle da direção em uma banca de terra e caiu. Com o capacete aberto, o jovem bateu com a cabeça no chão e sofreu um edema cerebral. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e liberado na manhã desta segunda-feira (27). A nossa reportagem ouviu populares da região de Guajeru e os mesmos afirmaram que é comum acidentes de moto na localidade. Nesses casos, a principal causa de mortes é o uso incorreto do capacete. O corpo de Adailton está sendo velado na casa da família, na comunidade Olaria, e será sepultado no final da tarde no cemitério local.

Márcio Moreira e Vítor Bonfim reafirmam compromissos em prol de Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado, o deputado estadual eleito Vítor Bonfim (PDT) acompanhou a apuração do 2º turno das eleições, que reelegeu a presidente Dilma Rousseff (PT). Após um encontro com o vereador Márcio Moreira (PSB), ambos reafirmaram a parceria de trabalhar em prol do progresso e desenvolvimento da capital do minério. Moreira e Bonfim ainda ressaltaram que os trabalhos que serão realizados terão o indiscutível apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). “Votei na presidente Dilma nesse segundo turno em busca de uma Brumado, uma Bahia e um Brasil cada vez melhor. Agora conclamo a todos que não apoiaram a petista para nos unirmos em nome de nossa cidade para que juntos possamos trazer mais benefícios para a capital do minério”, ressaltou Márcio.

Posse presidencial e de nova equipe de governo ocorre em 1º de janeiro de 2015 Foto: Reprodução

A data oficial para posse de Dilma Rousseff (PT) é dia 1º de janeiro de 2015. A cerimônia tem início no Congresso Nacional. Porém, apesar de o Brasil ser um país laico, os últimos empossados têm optado por iniciar os compromissos com uma missa na Catedral de Brasília. De lá, seguem para a sede do poder legislativo, em carro aberto, sob a escolta de Dragões da Independência. O decreto determina que o vice-presidente esteja à esquerda do presidente eleito e, na frente, o chefe do Gabinete Militar e o Chefe do Gabinete Civil. No Congresso Nacional acontece a cerimônia chamada de Compromisso Constitucional. Os eleitos serão recebidos pelos Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso Nacional os declara empossados. O Hino Nacional é executado e, em seguida, a presidenta eleita faz o primeiro discurso à nação. Estarão presentes os integrantes dos antigos ministérios, bem como os chefes do Gabinete Militar, Civil, Serviço Nacional de Informações e Estado-Maior das Forças Armadas, assim como os futuros ocupantes desses cargos no governo que se inicia. As informações são da Agência Brasil.

Dilma Rousseff destaca união e reforma política em primeiro discurso após vitória Foto: EFE

Em seu primeiro discurso após a reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) falou em união e reforma. Em Brasília, Dilma negou que o país esteja dividido e pediu paz entre todos. “Conclamo, sem exceção, todas as brasileiras e brasileiros a nos unirmos em favor de nossa pátria, de nosso país, do nosso povo. Não creio que essas eleições tenham dividido o país. Entendo que elas tenham mobilizado ideias e emoções, às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca por um futuro melhor para o Brasil”, disse. Durante o pronunciamento, Rousseff afirmou que entendeu que a sociedade exige mudanças. “Algumas palavras e temas dominaram essa campanha. A palavra mais repetida, mais falada, foi mudança. O tema mais amplamente convocado foi reforma. Sei que estou sendo reconduzida para ser a presidenta que irá fazer as grandes mudanças que a sociedade precisa”, disse, reiterando que a primeira reforma que ela buscará será a política. Dilma disse que vai procurar o Congresso Nacional para conversar, assim como movimentos da sociedade civil. Ela voltou a insistir na necessidade de um plebiscito para “dar força e legitimar” a reforma.

Sites recebem denúncias de preconceitos contra nordestinos na web Foto: Reprodução

Após o resultado das eleições presidenciais e a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), as mensagens de ódio e preconceito contra nordestinos se intensificaram nas redes sociais. No Nordeste, a presidente obteve uma votação bastante expressiva. A página do Tumblr Esses Nordestinos passou a reunir postagens discriminatórias nas redes sociais, que poderão ser usadas como prova em uma eventual ação criminal. Os criadores do site criaram uma campanha contra as publicações preconceituosas. De acordo com a Agência Brasil, a página recebe cópia das postagens e apresenta dicas de como fazer a denúncia diretamente ao Ministério Público Federal (MPF). Para denunciar diretamente ao MPF, clique aqui. Caso a pessoa não queira se identificar ao fazer a denúncia, é possível utilizar o site da OnG SafernetBrasil, que trabalha pela defesa dos direitos humanos. Em parceria com o próprio MPF, o site www.denuncie.org.br recebe, de forma anônima, denúncias de discriminação, preconceito ou incitação ao crime na web e os encaminha aos órgãos públicos competentes. Casos de punição semelhantes foram registrados ao final das eleições de 2010.

Brumado: Direção do PCdoB comemora reeleição de Dilma Rousseff

A direção municipal do PCdoB, os vereadores Édio Pereira, Agno Meira e a militância partidária ainda estão comemorando a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições. Para o vereador Édio Pereira, a vitória foi gigantesca. “Vencemos um sistema financeiro que sabotou o Brasil por meses a fio, vencemos um império da comunicação que vem nos massacrando por vários anos e Dilma venceu sem ter o apoio dos jornais, das televisões, dos bancos e das grandes empresas”, destacou ele. Segundo Pereira, o momento é de comemoração, mas depois é preciso se preparar para implementar as mudanças que a sociedade exige. “Foi uma grande vitória, foi uma vitória do Brasil”, reiterou o vereador.

Brumado: Aguiberto comemora vitória de Dilma e se destaca como grande líder político da cidade Foto: Divulgação

Após a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) comemorou a reeleição da candidata e confirmou a sua posição de maior líder político da cidade. Em Brumado, Dilma obteve uma votação expressiva. Ela conquistou 25.214 votos (70,34%) contra 10.633 votos (29,66) de Aécio Neves (PSDB). Ao lado do presidente do PT local, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, do vereador José Ribeiro Neves (PT), e de outras lideranças petistas, o prefeito comemorou a vitória em uma festa na Praça Coronel Zeca Leite, onde a população se juntou para celebrar a decisão.

Brumado: Feriado do servidor público é antecipado para amanhã (27)

De acordo com a Portaria 161, de 31 de janeiro de 2014, que estabelece o Calendário de Compensação dos Feriados e dos Pontos Facultativos no expediente da Prefeitura Municipal de Brumado, o feriado do dia do servidor público, comemorado no próximo dia 28, foi antecipado para amanhã (27). A portaria estabelece a dispensa do trabalho nos dias de segunda-feira e sexta-feira, quando o feriado coincidir na terça-feira ou na quinta-feira. Segundo a mudança, não haverá expediente para o Funcionalismo Público Municipal na próxima segunda-feira, 27 de outubro.

Aécio diz que parabenizou Dilma pela vitória e que sai da campanha com 'missão cumprida' Foto: Divulgação

Ao som de "Aécio guerreiro, orgulho brasileiro", o candidato Aécio Neves (PSDB), derrotado na eleição deste domingo por Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República, agradeceu os quase 51 milhões de votos que recebeu que o "permitiram voltar a sonhar com a construção de um novo projeto"​. "Cumprimentei agora a pouco a presidente reeleita e desejei sucesso em seu próximo mandato", contou. Segundo o tucano, a prioridade agora deve ser unir o Brasil em um projeto que "dignifique" os brasileiros. Emocionado, Aécio agradeceu, ainda, os membros do partido e seu candidato a vice-presidente, Aloysio Nunes (PSDB) e disse sair da campanha com o sentimento de "missão cumprida". "Saio desta campanha mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, com sentimento de que cumprimos nosso papel", defendeu. Presente durante o discurso feito em Belo Horizonte (MG), o senador eleito por São Paulo, José Serra, confessou estar "triste" com o resultado. "Lógico [que estou triste]! Em São Paulo ele mostrou estar à frente... Aliás, teve uma votação extraordinária, mas infelizmente na média não deu", afirmou.

Dilma Rousseff é reeleita com 51,5% dos votos; Aécio recebe 48,5% Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,5% dos votos. Até agora foram 98% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da votação apertada, o candidato Aécio Neves (PSDB) não conseguiu superar a petista e recebeu 48,5% do apoio do eleitorado. A reeleição de Dilma coloca o PT com a expectativa de 16 anos seguidos no comando da Presidência. A petista já estava na liderança da disputa, no primeiro turno, quando Aécio conquistou a segunda posição. Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar, após assumir a chapa com a morte do então candidato Eduardo Campos (PSB).

Brumado: Dilma vence Aécio no 2º turno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A presidente Dilma Rousseff (PT) venceu o tucano Aécio Neves em Brumado com mais de 70% dos votos válidos. Com 100% das urnas apuradas, a petista obteve 25.214 votos – 70,34%, contra 10.633 sufrágios – 29,66% de Aécio. Apoiada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), Dilma conquistou maioria absoluta dos votos. Já o Aécio foi apoiado na cidade no 2º turno pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e lideranças políticas de oposição ao projeto petista no Brasil. 

Eleições 2014: Ex-prefeito de Brumado vota na companhia da família Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Candidato a vice-governador no primeiro turno das eleições, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), votou por volta do meio dia desse domingo (26), na Biblioteca Jarbas Passarinho. O ex-prefeito chegou ao local de votação acompanhado da esposa, Meiry Vasconcelos, que vota em uma sala ao lado do marido e do herdeiro, Eduardo Filho. Apoiando o candidato Aécio Neves (PSDB), o ex-gestor declarou ao site Brumado Notícias que o dia de eleição “é um momento de grande importância para a democracia brasileira, pois temos a oportunidade de fazer a alternância de poder. A democracia sem a alternância do poder leva a uma deterioração”. Eduardo disparou em seguida contra o governo petista, que, segundo ele, não atendeu as expectativas da nação. “O partido que aí está frustrou a nação; nos últimos doze anos a educação piorou. Nos últimos três anos, a Bahia não atingiu a nota do IDEB e este ano o país não atingiu a meta estabelecida pelo próprio governo. Já passamos da hora da alternância”, destacou ele.

Eleições 2014: Votação segue tranquila em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O domingo de eleição está tranquilo em Brumado. Com a escolha de apenas um candidato, os munícipes não estão precisando ficar muito tempo nos locais de votação. Outro diferencial em comparação ao primeiro turno é visto nas ruas, que estão bem menos sujas. A sede do município de Brumado soma 43 mil eleitores, mas a 90ª Zona Eleitoral agrega ainda as cidades de Aracatu e Malhada de Pedras, que contabilizam juntos mais de 60 mil eleitores. Até o final da manhã, não houve registro de defeito nas urnas eletrônicas e os mais de 800 mesários e os mais de 200 voluntários não estão tendo muito trabalho nas sessões de votação. A expectativa da coordenação do Fórum Eleitoral da cidade é de que o resultado final da apuração na cidade seja divulgado antes das 19h.

Aguiberto vota acompanhado de Vitor Bonfim e Fredinho Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Principal articulador da campanha de Dilma Rousseff (PT) no município, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) votou na manhã deste domingo (26) acompanhado pelo presidente do PT local, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, e também pelo deputado estadual eleito, Vítor Bonfim (PDT). A presença de Fredinho ao lado de Aguiberto mostra que o gestor está afinado com a direção da sigla, a qual poderá ter participação mais ativa no governo municipal. Confiante, Aguiberto disse que Dilma representa um futuro ainda melhor para Brumado. “Tenho muita confiança na vitória de Dilma, pois acredito que o povo saberá reconhecer o governo democrático e participativo que fez com que o Brasil retomasse o seu rumo de grandeza”.

Esporte: Jogador brumadense se destaca em jogo do Campeonato Brasileiro Foto: Globo Esporte

O técnico do Coritiba Marquinhos Santos não terá o lateral-direito Norberto para a próxima partida do Brasileiro. O jogador tomou o terceiro cartão amarelo no empate em 1 a 1 com o Grêmio, na noite deste sábado, no Couto Pereira. Sem ele, as opções de Marquinhos são a volta de Reginaldo e Ivan para o jogo contra o Corinthians, no próximo sábado (01). Norberto foi um dos melhores jogadores do Coritiba em campo neste sábado e quase abriu o placar no início da partida, quando recebeu a bola pela direita e mandou um chutão cheio de veneno para bela defesa de Marcelo Grohe. Norberto ainda sofreu um corte na cabeça ainda no primeiro tempo, precisou ser atendido na etapa complementar, mas ficou no jogo até o seu final. O técnico Marquinhos Santos terá uma semana para definir o substituto do lateral. As informações são do Globo Esporte.

Aécio Neves vota em Belo Horizonte acompanhado da mulher Foto: Reprodução/GloboNews

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, votou neste domingo (26) às 10h30 - horário de Brasília - em escola do bairro de Lourdes, na região central de Belo Horizonte. O presidenciável compareceu ao local acompanhado da mulher. Aécio cumprimentou eleitores e mesários na sala de votação e posou para fotos fazendo um “45” com as mãos e sinalizando um “V”, de “vitória”. Ele levou menos de 10 segundos para votar. Aécio deverá passar o dia na capital mineira para acompanhar a apuração dos votos. O presidenciável vota na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Estadual Central. O colégio é o mesmo onde sua adversária, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, estudou em sua juventude, quando morava na capital mineira. As informações são do G1.

Dilma ganha chimarrão de presente ao votar em escola de Porto Alegre Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

A presidente Dilma Rousseff (PT) ganhou um chimarrão de presente ao votar na escola estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre, na manhã deste domingo (26). Acompanhada pelo governador gaúcho, Tarso Genro (PT), Dilma foi saudada por apoiadores ao chegar ao local, onde votou às 8h45. 

Dilma ganha chimarrão de presente ao votar em escola de Porto Alegre Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

A presidente, que passou a noite na capital gaúcha, ficou 7 minutos na seção eleitoral e não falou com a imprensa, pois já havia dado, antes da votação, rápida entrevista coletiva no hotel onde ficou hospedada. Aos jornalistas, a presidente disse que a campanha com Aécio Neves (PSDB) teve “momentos lamentáveis”. As informações são da Folha de S. Paulo.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Sol e calor devem predominar neste domingo (26) de eleição em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste domingo (26) de eleição, em Brumado, o tempo continuará quente. Segundo o Instituto Clima Tempo, deve haver sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva podem ser registradas à tarde e à noite. A temperatura mínima é de 19°C e a máxima é de 31°C.

Arquivo