Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2014"

Como se manter livre das cáries?

28 Out 2014 - 12h30


Como se manter livre das cáries?
Foto: Reprodução

A saúde bucal tem relação direta com a saúde geral. Por isso, más condições de higiene bucal podem causar doenças na boca, que, por sua vez, podem levar a enfermidades ou agravá-las. Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Complemente a escovação passando o fio dental entre todos os dentes. Segundo especialistas, manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições, também contribui para a manutenção do sorriso. No caso de quem usa aparelho ortodôntico, é necessário preocupar-se ainda mais com a limpeza dos dentes e da gengiva, utilizando flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos. Também é importante ir ao dentista regularmente.

Brumado: Sem iluminação, nova ponte do São Félix vira local favorito para roubo de moto

28 Out 2014 - 12h00


Brumado: Sem iluminação, nova ponte do São Félix vira local favorito para roubo de moto
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

São muitos os registros de roubo de motocicleta em Brumado. Segundo estatística levantada pelo núcleo de inteligência da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os marginais estão agindo com mais veemência na nova ponte que liga o Bairro São Félix ao centro da cidade. As obras da ponte já foram concluídas, mas ainda faltam a iluminação e o restante da pavimentação em seu entorno. O fluxo de pedestres e motocicletas é grande no local. À noite, a escuridão torna a travessia da ponte atrativo para os marginais. Com isso, muitos roubos de motocicletas são registrados na localidade nesse período. “Os marginais ficam em grupo escondidos na cabeceira da ponte e, logo que percebem a aproximação da moto, eles bloqueiam a passagem e realizam o assalto”, disse uma vítima ao site Brumado Notícias. A polícia tem intensificado as rondas no local a fim de inibir a ação dos meliantes. “Mesmo que tenhamos aumentado as rondas, os bandidos sempre conseguem pegar uma vítima entre um intervalo e outro da passagem das viaturas. Então, aconselhamos os populares a não fazerem uso dessa ponte por enquanto, até que a mesma esteja devidamente iluminada”, alertou um soldado.

Vitória da Conquista: Mulher sobrevive após marido cravar faca na cabeça durante briga

28 Out 2014 - 11h30


Vitória da Conquista: Mulher sobrevive após marido cravar faca na cabeça durante briga
Foto: Frarlei Barros/Blitz Conquista

A mulher que sobreviveu após o marido ter tentado matá-la com uma facada na cabeça está consciente, internada em um hospital da cidade de Vitória da Conquista, onde o crime aconteceu. Segundo a unidade médica, a vítima foi operada, está lúcida, mas ainda não pode receber alta. Por enquanto, ela está sendo observada e ainda se recupera de duas facadas nas costas e uma na cabeça sofridas na noite de domingo (26). O marido da vítima, apontado como autor do atentado, está detido no Presídio Advogado Nilton Gonçalves. De acordo com a polícia, o casal teria se envolvido em uma briga em que o suspeito acusou a vítima de traição. Eles estavam juntos há 11 anos. Após o crime, o suspeito foi espancado pelos vizinhos e encaminhado para a 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. As informações são do G1.

Brumado: Prefeito e deputado eleito rebatem denúncias de jogo de interesses durante as eleições

28 Out 2014 - 11h00


Brumado: Prefeito e  deputado eleito rebatem denúncias de jogo de interesses durante as eleições
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Recentemente, o empresário Gilson Dias, presidente do Partido Verde (PV) em Brumado, que disputou uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no primeiro turno das últimas eleições, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que faltou apoio dos vereadores e do gestor local para que a cidade pudesse eleger um legítimo representante. Na ocasião, Gilson destacou que houve um jogo de interesses pessoais por parte dos parlamentares e do administrador local, que teria provocado a fragmentação dos votos na cidade. As declarações não foram bem recebidas pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e nem pelo deputado estadual eleito, Vítor Bonfim (PDT). “O lugar de chorar é lá no pé do caboclo. Já estamos acostumados com choro dos derrotados. As queixas e críticas que venho recebendo são respondidas com muito trabalho e assim vou mostrar que mereço a confiança do povo desta terra. Tudo não passa de discursos vazios, mas vamos superar tudo”, ressaltou Bonfim. O prefeito justificou que nenhum dos candidatos da cidade conseguiu reunir condições para serem eleitos e ele não poderia deixar o município sem um representante na casa legislativa do estado ou na câmara dos deputados, em Brasília. Aguiberto ainda enfatizou que seu primo, Gilson Dias, não possui condições de ser um representante de Brumado. “Não poderia ser irresponsável ao ponto de votar em um candidato que não tinha nenhuma condição eleitoral. Meu interesse é em Brumado e na nossa população. Votei e apoiei um candidato que tinha perspectiva de eleição. A Manelão, por exemplo, faltaram condições políticas fora de Brumado, pois ele conseguiu a melhor votação dentro do seu território, mas captou apenas dois mil votos fora. Quando tivermos em Brumado candidatos reunindo essas condições, o apoiaremos. No momento, não podemos ficar sem um deputado estadual ou federal. Ele [Gilson Dias] foi bastante infeliz em suas declarações e não tem condições, nem eleitoral e nem as demais, para ser um representante de Brumado”, concluiu o prefeito.

Chuva de vento provoca blecautes em Brumado, Jussiape e Rio de Contas

28 Out 2014 - 10h30


Chuva de vento provoca blecautes em Brumado, Jussiape e Rio de Contas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva de vento que ocorreu no final da tarde da última segunda-feira (27) provocou blecautes em várias cidades entre a microrregião de Brumado e parte da Chapada Diamantina. O gestor do escritório regional da Coelba, Jadir Bastita, informou ao site Brumado Notícias que os ventos fortes romperam alguns isolamentos nas subestações, o que acabou molhando as linhas de rede e provocando as quedas de energia. Na cidade de Jussiape, ocorreu um rápido apagão geral, assim como em alguns bairros da cidade de Rio de contas. Já em Brumado, um dos lugares mais afetados foi o Bairro Olhos D’água, onde o apagão começou junto com a ventania. No local, a energia só foi restabelecida por volta das 23h. Parte do Bairro Mercado também ficou às escuras no período da noite. Segundo o gestor da fornecedora de energia, os casos mais complicados foram registrados nas comunidades rurais, onde galhos de árvores acabaram cortando muitos fios e, por isso, o restabelecimento da energia nessas localidades ainda está em andamento.

Eleição presidencial de 2014 foi a mais acirrada após ditadura

28 Out 2014 - 10h00


Eleição presidencial de 2014 foi a mais acirrada após ditadura
Foto: Reprodução

Com 51,64% contra 48,36% do candidato Aécio Neves (PSDB), a presidenta Dilma Rousseff (PT) foi reeleita ontem (26). A vitória da petista foi a disputa mais acirrada para a escolha do chefe do Executivo desde 1989. À época, em primeiro turno, Fernando Collor (PRN) somou 28,52% contra 16,08% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No segundo turno, Collor foi eleito com 53,03% dos votos contra 46,96% de Lula. Neste ano, Dilma somou 41,59% dos votos contra 33,55% do tucano. Nas eleições de 1994, a decisão ocorreu ainda em primeiro turno, com Fernando Henrique Cardoso (PSDB) vencendo Lula por 55,22%, contra 39,97% do petista. O mesmo se repetiu quatro anos depois, na reeleição de FHC em primeiro turno, em 1998 - na ocasião, FHC somou 53,06% dos votos, enquanto o petista conquistou 31,71% da preferência. Já em 2002, a disputa foi para segundo turno entre José Serra (PSDB) e Lula (PT). Em primeiro turno, o petista somou 46,44% do eleitorado, contra 23,19% do tucano. Em segundo turno, Lula venceu com 61,27% da preferência, contra 38,72% de Serra. Em 2006, a disputa foi entre Geraldo Alckim (PSDB) e Lula (PT), que buscava a reeleição, também em dois turnos. No primeiro, o petista ficou na frente com 48,60% dos votos, contra 41,63% do tucano. Em segundo turno, Lula se reelegeu com 60,82% dos votos, contra 39,17% de Alckmin. Em 2010, primeira eleição presidencial disputada por Dilma Rousseff, precisou ser decidida em dois turnos. No primeiro, Dilma somou 46,91% dos votos válidos, contra 32,61% de José Serra (PSDB). Já na segunda etapa da disputa, Dilma garantiu a eleição com 56,05% da disputa, contra 43,95% de Serra.

Suzane Richthofen se casa com a ex de Elize Matsunaga na prisão

28 Out 2014 - 09h30


Suzane Richthofen se casa com a ex de Elize Matsunaga na prisão
Suzane foi presa em 2002 por participar da morte dos pais. (Foto: Agência Estado).

Condenada por participar da morte dos pais em 2002 e presa há 12 anos, Suzane von Richthofen, 30 anos, se casou, no mês passado, com Sandra Regina, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro de uma empresária em São Paulo. Na penitenciária de Tremembé, o casal passou a desfrutar de regalias dentro da prisão. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Sandra teria acabado de sair de um relacionamento com Elise Matsunaga, presa por matar e esquartejar o marido, Marcos Matsunaga, em 2012. 

Suzane Richthofen se casa com a ex de Elize Matsunaga na prisão
Elize Matsunaga foi presa em 2012 após matar e esquartejar o marido. (Foto: Reprodução).

Após assinar um documento, Suzane trocou a ala das evangélicas, onde vivia, e passou a habitar a cela das presas casadas, onde divide espaço com mais oito casais. Pessoas ligadas a Elize e Sandra disseram que as duas estavam juntas desde o início do ano e que o relacionamento acabou justamente por causa de Suzane. As três trabalhavam na fábrica de uniformes da prisão, onde Suzane é chefe. O triângulo amoroso acabou rompendo a amizade entre elas.

Jovens sofrem tentativa de homicídio em Brumado

28 Out 2014 - 09h00


Jovens sofrem tentativa de homicídio em Brumado
Foto:Reprodução/WhatsApp

Dois jovens sofreram tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (27), enquanto trafegavam de moto pela Rua Osvaldo Cruz, também conhecido como beco da datilografia, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Noticias que os jovens foram interceptados por dois elementos armados, que efetuaram disparos e atingiram uma das vítimas nas costas. Os atiradores fugiram em seguida, mas teriam dito ao rapaz que o ocorrido foi apenas um aviso. A polícia realizou buscas na região, mas os criminosos não foram capturados. O rapaz baleado foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto e, apesar da gravidade do ferimento, não corre risco.

Vigilância de Ituaçu intensifica ações de combate ao Calazar

28 Out 2014 - 08h30


Vigilância de Ituaçu intensifica ações de combate ao Calazar
Foto: Jornal Tribuna do Sertão

Em parceria com a 19ª Dires e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica de Ituaçu, no sudoeste da Bahia, está mapeando a cidade com o objetivo de identificar, capturar e classificar as espécies existentes da Leishmaniose, mais conhecida como Calazar. De acordo com o Jornal Tribuna do Sertão, o mapeamento identificará as áreas mais suscetíveis à evolução da doença e ajudará no seu controle eficaz. No início do ano, o setor já havia realizado um mutirão envolvendo agentes comunitários de saúde e de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros visando conscientizar a população sobre a gravidade da doença. Agora, em outubro, representantes da 19ª Dires estiveram no município para capacitar os profissionais da área. O município, assim como outras cidades circunvizinhas, é afetado pela doença, que é endêmica.

Rio do Antônio: Criança é internada com suspeita de meningite no hospital de Brumado

28 Out 2014 - 08h00


Rio do Antônio: Criança é internada com suspeita de meningite no hospital de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um bebê de um ano de vida, natural do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, está internado no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, desde a última sexta-feira (25) com suspeita de meningite. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o menino está em isolamento passando por uma bateria de exames a fim de a equipe médica chegar a um diagnóstico mais preciso do seu quadro clínico. Por enquanto, a principal suspeita é de que a criança esteja com meningite. A nossa reportagem apurou que o bebê poderá ser transferido para a cidade de Vitória da Conquista.

Brumado: Mãe e filha ficam na mira de revólver e têm moto roubada e recuperada na mesma noite

27 Out 2014 - 20h00


Brumado: Mãe e filha ficam na mira de revólver e têm moto roubada e recuperada na mesma noite
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mãe e filha passaram momentos de terror na noite do último domingo (26), quando trafegavam em uma motocicleta na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca. No local, elas foram abordadas por quatro menores; dois deles estavam armados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os criminosos ameaçaram as vítimas, mantendo as armas apontadas na direção da cabeça das mesmas e exigindo a moto. Após roubar o veículo, eles fugiram. Cerca de duas horas depois do ocorrido, uma guarnição do pelotão especial encontrou a moto em uma casa abandonada no Loteamento Malhada Branca. Além da moto, a guarnição encontrou na residência uma espingarda artesanal, que pode ter sido fabricada na mesma localidade. A polícia não encontrou os autores do roubo. A moto e a arma utilizada no crime foram levadas até a delegacia.

SUS vai distribuir remédio para autismo em 2015

27 Out 2014 - 19h30


SUS vai distribuir remédio para autismo em 2015

A partir de 2015, o Sistema Único de Saúde vai oferecer medicamento para o autismo. Conhecido como Resperidona, o remédio auxiliará na diminuição dos principais sintomas do autismo, como as crises de irritação, agressividade e agitação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem autismo. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento deve beneficiar cerca de 19 mil brasileiros por ano, já não são todas as pessoas com autismo que precisam do remédio.

Brumado: Morre o empresário e ex-candidato a prefeito de Dom Basílio, Zé Bonfim

27 Out 2014 - 18h40


Brumado: Morre o empresário e ex-candidato a prefeito de Dom Basílio, Zé Bonfim

O empresário José Caires do Bonfim, 74 anos, proprietário da empresa EPCL, que presta serviços de manutenção de rede e eletrificação para a Coelba na região de Brumado, Guanambi e Bom Jesus da Lapa, morreu no início da noite desta segunda-feira (27), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que, no início da tarde, ao chegar à empresa, ele sentiu fortes dores no peito, sendo socorrido por um dos filhos. O empresário foi levado às pressas à unidade hospitalar, onde teve duas paradas cardíacas. Apesar das tentativas da equipe médica para reanimá-lo, Zé Bonfim não resistiu e faleceu às 18h15. Bonfim também era ligado à política, sendo candidato à prefeitura de Dom Basílio no ano de 2012. Na época, ele não conseguiu se eleger. Familiares do empresário ainda estão no hospital. O corpo será sepultado na cidade de Dom Basílio.

Brumado: Por conta do feriado dos servidores, sessão da Câmara é adiada para quarta-feira (29)

27 Out 2014 - 18h00


Brumado: Por conta do feriado dos servidores, sessão da Câmara é adiada para quarta-feira (29)
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente acontece nas noites de segunda-feira, esta semana será realizada na próxima quarta-feira (29) por conta do feriado do dia do servidor público, antecipado para esta segunda-feira (27) no município. Diante da mudança, os projetos e indicações serão debatidos no meio da semana.

Brumado: CEML realiza XIV Feira de Ciências, Arte e Cultura

27 Out 2014 - 17h30


Brumado: CEML realiza XIV Feira de Ciências, Arte e Cultura
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem compareceu à Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, na noite da última sexta-feira (24) pode conferir de perto as apresentações que marcaram a abertura da XIV Feira de Ciências, Arte e Cultura, promovida pelo Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML). Este ano, o tema “Ideias que mudaram o mundo” conduziu a Feira. O anfiteatro da praça ficou repleto de espectadores, que se encantaram com as encenações elaboradas pelo corpo docente e alunos da escola. Vários momentos da história do homem foram representados com um show de cores, coreografias e musicas. As atividades do evento continuaram durante o sábado (25), no prédio do CEML, onde foram montados stands com exposição de pesquisas feito pelas equipes da escola.