Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2014
fechar

Brumado: Testado o sistema de irrigação e lançadas as sementes do gramado do estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Começou nesta quinta-feira (23) o plantio da grama no Estádio Gilberto Cardoso, em Brumado. Especialista em gramados com passagem pela Europa, o técnico em plantio, Gilmar Gomes, declarou ao site Brumado Notícias que a grama que está sendo plantada no campo é de origem americana, especial para receber grandes impactos sem ser danificada - a mesma que ele utilizou em diversos campos de golfe e de futebol no continente europeu e também por todo o estado da Bahia. Com mais de 20 anos de profissão, Gilmar disse que a estrutura do novo estádio é uma das melhores do porte que ele já viu em todo o estado. Segundo ele, o gramado plantado se compara ao gramado da Arena Fonte Nova, em Salvador. 

Brumado: Testado o sistema de irrigação e lançadas as sementes do gramado do estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O encarregado da empreiteira responsável pela obra, Jair Leite, esclareceu que de início seriam plantados tapetes de grama no campo, mas os mesmos não teriam a mesma firmeza e tempo de vida útil, por isso, se optou pela plantação do gramado com melhor qualidade. Além da plantação do gramado, também foi testado o sistema de drenagem e de irrigação no local, considerado pelo técnico em plantio como entre os mais modernos e eficientes adotados nos estádios dos grandes centros.

IFBA: Projeto de Extensão E-LIXO busca dar nova utilidade a equipamentos eletrônicos em Brumado

Em Brumado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) deu início ao Projeto de Extensão E-LIXO, cujo objetivo é desenvolver ações de coleta, recondicionamento e descarte de resíduos materiais eletrônicos, principalmente na área de informática. Além de colaborar com a preservação do meio ambiente, tendo em vista o aumento significativo no descarte incorreto desse tipo de material, o projeto tem cunho social. Isso porque os equipamentos doados serão repassados para pessoas carentes, instituições e projetos sociais. Os bolsistas do Projeto E-lixo - estudantes do curso Técnico de Informática - atuam na manutenção e recondicionamento dos equipamentos que serão doados. Os mesmos estão sendo coletados na Rua Teixeira de Freitas, 18, Centro (próximo à Farmácia Popular), das 14h ás 18h, de segunda-feira à sexta-feira. O projeto conta com o apoio da Madeireira Real.

Tipo raro de câncer pode ser confundido com osteoporose

Um tipo raro de câncer no sangue, o Mieloma Múltiplo, tem sintomas parecidos com a osteoporose e, por isso, pode ser confundido com a doença. O Mieloma Múltiplo causa dores intensas na coluna ou nos membros, e um primeiro diagnóstico pode se dar por meio de um raio x ou exame de sangue. O médico hematologista da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, Ângelo Maiolino, ressaltou a importância de identificar precocemente a doença e lamentou que, no Brasil, esse diagnóstico geralmente aconteça tardiamente. Segundo ele, o Mieloma causa um processo destrutivo do osso de forma bastante agressiva, o que provoca uma dor muito mais intensa do que a verificada na osteoporose, chegando a causar fraturas de membros. Além disso, a doença também provoca o surgimento de anemia. O aparecimento de uma dor persistente nos ossos, a qual não cessa com os medicamentos habituais, segundo o especialista, deve levar o paciente a procurar um médico. O Mieloma é mais frequente em pessoas com mais de 70 anos.

TSE nega recurso de Marizete Pereira e processo de cassação contra Aguiberto Lima Dias será extinto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um recurso interposto pela candidata petista derrotada nas eleições de 2012, Marizete Pereira, e seu vice, Marlúcio Abreu (PP), foi desprovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O acórdão foi publicado na última quarta-feira (22), no Diário da Justiça Eleitoral. A petista buscava em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) cassar o mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e de sua vice, Cristina Gondim (PSDB), por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio durante o pleito municipal. O relator do processo, ministro João Otávio de Noronha, votou pelo desprovimento do recurso, sendo seguido por unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral. Com a decisão, o prefeito de Brumado está com seu mandato, que foi outorgado pelo voto popular, assegurado até dia 31 de dezembro de 2016.

Daniel Almeida agradece votos de brumadenses e visita obras conquistadas com suas emendas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Recepcionado pelo vereador Édio Pereira (PCdoB), pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e correligionários, o deputado federal reeleito Daniel Almeida (PCdoB) visitou a cidade de Brumado nesta quarta-feira (23). Na oportunidade, o parlamentar concedeu entrevista a um programa de rádio local e, em seguida, visitou obras realizadas com recursos oriundos de emendas parlamentares de sua autoria, como a praça de estacionamento no entorno da loja da Cesta do Povo e a reforma do Estádio Gilberto Cardoso. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto agradeceu e falou da importância das obras apontando o deputado como “mais um aliado de Brumado”. 

Daniel Almeida agradece votos de brumadenses e visita obras conquistadas com suas emendas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Daniel não é parceiro do prefeito é parceiro de Brumado, pois essas obras têm um significado de extrema relevância para a nossa cidade, as quais beneficiam toda nossa população e também quem nos visita”, disse o prefeito, apoiado pelo vereador Édio, que endossou as palavras do gestor. Já Almeida ressaltou a importância da diplomacia com o administrador para que haja a conquista dos recursos. “Embora caminhemos em rumos diferentes em nossa militância política, isso não foi um empecilho para unirmos ideias e ideais em prol do bem comum. Só tenho que agradecer ao prefeito Aguiberto por nos ter apoiado nesse projeto e agradeço também ao povo de Brumado pela expressiva votação aqui na cidade. Reafirmo que continuarei buscando emendas e recursos em prol dessa cidade”, pontuou o deputado, que aprovou as obras conquistadas.

Show em tributo à cantora Marisa Monte será realizado em Brumado

No dia 22 de novembro, será realizado em Brumado um show em tributo à cantora Marisa Monte. No clube AABB, às 20h, a Banda Cenário Único, a cantora Moni Viana e convidados interpretarão as músicas de maior sucesso da artista. Para assistir o show, é necessário adquirir uma mesa para quatro pessoas, que ficará em lugar de destaque no evento e custa R$ 100. As mesas são limitadas! Caso tenha interesse, entre em contato com a produção do evento através do telefone (77) 9992-2367. A Banda Cenário Único é formada por músicos conhecidos na região, selecionados pelo produtor musical Amarílio Lima e pelo produtor cultural Paulo Esdras.

Pesquisa Sensus aponta Aécio com 9 pontos à frente de Dilma Foto: Reprodução

Pesquisa Sensus que será divulgada nesta sexta-feira (24) pela revista IstoÉ mostra, ao contrário das pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem (23), liderança do candidato tucano Aécio Neves, com 54,6% das intenções de votos nos últimos dias do segundo turno da eleição presidencial. Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, aparece com 45,4%. O Sensus foi o único instituto a apontar, na véspera do 1º turno, que Aécio passaria ao 2º turno, e não Marina Silva (PSB). A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda está indeciso. Se for considerado o número total de votos, Aécio tem 48,1% e Dilma, 40%. O Sensus foi o único instituto de pesquisa a acertar o resultado do primeiro turno, que levou o candidato do PSDB à disputa do próximo domingo (26). A margem de erro da pesquisa Sensus é de 2,2 pontos percentuais. O Sensus ouviu 2.000 eleitores em 136 municípios, entre terça e esta sexta-feira (24). O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral como BR-01166/2014. As informções são do Diário do Poder.

Termina hoje propaganda eleitoral no rádio e na TV

A dois dias do segundo turno das eleições, termina nesta sexta-feira (24) a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. Também é a data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates. Nesse último caso, a transmissão não deve ultrapassar a meia-noite. É nesta sexta-feira o último dia para que os presidentes das mesas comuniquem à Justiça Eleitoral que não receberam o material destinado à votação de domingo (26). Carro de alto-falante ou amplificadores de som para divulgação de propaganda está permitido até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e às 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos podem ser feitas também até às 22h. No segundo turno das eleições, neste domingo (26), cerca de 143 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República e governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local. Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h (de Brasília). Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação. As informações são da Agência Brasil.

Datafolha: Dilma Rousseff abre seis pontos de vantagem sobre Aécio Neves Foto: Reprodução

Divulgada hoje (23), pesquisa Datafolha mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez à frente do senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial fora da margem de erro. Segundo a pesquisa, Dilma tem 53% das intenções de votos válidos, enquanto Aécio tem 47%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em votos totais, Dilma alcança 48%, Aécio atinge 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar. Por encomenda da Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23). O nível de confiança do levantamento é 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-1162/2014.

Pesquisa Ibope: Dilma tem 54% e Aécio 46% dos votos válidos Foto: Reprodução

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem em relação a Aécio Neves (PSDB). Ela chegou a 54% dos votos válidos contra 46% do tucano. Ao se considerar brancos, nulos e indecisos, a petista tem 49% contra 41% de seu concorrente. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostrou crescimento de Dilma em relação ao último levantamento do instituto, quando Aécio tinha 51% dos votos válidos. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) aumentou 0,49% na terceira semana de outubro. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), a taxa manteve a mesma variação registrada na segunda apuração do mês - cinco das oito classes de despesas apresentaram taxas maiores do que as verificadas na última divulgação. As despesas com vestuário apresentaram a maior elevação com variação de 0,2%, passando de 0,6% para 0,8%; em seguida, o item calçados masculinos (de 0,58% para 1,25%); os preços do grupo educação, leitura e recreação (de 0,04% para 0,19%). Pesou mais no bolso do consumidor, o custo das salas de espetáculo (de 0,28% para 1,43%). Também estão em alta os preços relacionados a saúde e cuidados pessoais (de 0,53% para 0,59%). Registraram desaceleração, por outro lado, os grupos alimentação (de 0,65% para 0,57%), transportes (de 0,38% para 0,28%) e comunicação (de 0,67% para 0,61%). Já o automóvel usado, que se encontra em deflação, caiu ainda mais (de -0,20% para -0,50%). Na área de telecomunições, os pacotes de telefonia fixa e internet também ficaram mais baratos (de 0,86% para 0,18%).

IBGE: Taxa de desemprego fica em 4,9% em setembro deste ano Foto: Reprodução

Medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), a taxa de desemprego atingiu 4,9% em setembro deste ano. Comparativamente à taxa de setembro do ano passado (5,4%) houve queda de 0,5 pontos percentual. A pesquisa foi divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice também é inferior ao registrado em agosto deste ano (5%). Apesar disso, o IBGE considera a variação estatisticamente significativa. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas do país. Segundo o IBGE, o contingente de desempregados ficou em 1,2 milhão de pessoas em setembro deste ano, significando estabilidade em relação a agosto deste ano e queda de 10,9% na comparação com setembro do ano passado. Já a população ocupada ficou em 23,1 milhões de pessoas, o que significa que, apesar da queda da taxa de desemprego, não houve geração de postos de trabalho tanto na comparação com agosto deste ano quanto em relação a setembro do ano passado.

Seleção Brasileira: Dunga anuncia convocados para amistosos em novembro Foto: Divulgação

Em anúncio realizado na manhã de hoje (23), o técnico Dunga divulgou a lista de convocados para os jogos contra a Turquia e a Áustria em novembro. Para não desfalcar times brasileiros, que terão rodada importante do Brasileirão e da Copa do Brasil nos dias dos amistosos, apenas jogadores que atuam na Europa foram convocados. A principal novidade da lista é a volta de Thiago Silva ao grupo. O jogador está se recuperando de lesão. O jogo contra a Turquia será em Istambul, no dia 12 de novembro. Já a partida contra a Áustria será no dia 18 de novembro, em Viena. Confira a relação:

GOLEIROS

Rafael Cabral - Napoli

Neto - Fiorentina

Diego Alves - Valencia

ZAGUEIROS

David Luiz - PSG

Marquinhos - PSG

Thiago Silva - PSG

Miranda - Atlético de Madrid

LATERAIS

Mario Fernandes - CSKA Moscou

Alex Sandro - Porto

Filipe Luís - Chelsea

Danilo - Porto

MEIAS e ATACANTES

Luiz Gustavo - Wolfsburg

Rômulo - Spartak Moscou

Fernandinho - Manchester City

Casemiro - Porto

Oscar - Chelsea

Firmino - Hoffenheim

Willian - Chelsea

Neymar - Barcelona

Philippe Coutinho - Liverpool

Lucas - PSG

Luiz Adriano - Shaktar Donetsk

Douglas Costa - Shaktar Donetsk

CONTINUE LENDO
Fredinho comemora apoio de Manelão à candidatura de Dilma e exalta votação do candidato Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Presidente do Partido dos Trabalhadores de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, e o empresário Emanoel Araújo Lima (PSB), popular Manelão, se encontraram hoje para celebrar o apoio do mesmo à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Para Fredinho, a adesão de Manelão nessa reta final de campanha anima a militância. “O apoio de Manelão nos anima porque, com a votação surpreendente que teve, o que acredito que seja um reflexo de seu carisma pessoal, certamente dará mais musculatura para a campanha de Dilma”, destacou Fredinho. Com 8.930 votos em Brumado, Manelão foi o candidato a deputado estadual mais votado no município. Ele justificou sua adesão à candidatura da petista. “Eu refleti bastante desde que acabou o primeiro turno, conversei com os colaboradores que tive em minha campanha e cheguei à conclusão de que o melhor voto neste momento é em Dilma. No primeiro turno tivemos a candidatura de Marina Silva, mas agora com este embate entre PT e PSDB, mesmo com as críticas que tenho às gestões do PT, não tem como não reconhecer os avanços para o Nordeste e para a população mais carente”, concluiu Manelão. 

Vitória da Conquista: Ufba completa oito anos desde que começou suas atividades Foto: Divulgação

Em Vitória da Conquista, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está completando nesta quinta-feira (23) oito anos desde que começou suas atividades em sala de aula. Embora a universidade tenha sido criada em julho de 2005, o processo de ensino-aprendizagem entre aluno e professor foi iniciado somente em 2006, quando foram oferecidos os três primeiros cursos de graduação: Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Em 2009, mais três cursos de graduação foram criados: Ciências Biológicas e Biotecnologia. Em 2010, o curso de Psicologia passou a fazer parte da grade da universidade. Com a chegada do curso de Medicina no segundo semestre de 2015, a UFBA-Conquista passará a oferecer sete cursos de graduação. De acordo com a Direção da universidade, há, ainda, a possibilidade, de implantação de um mestrado interdisciplinar em saúde e de um doutorado em Biociências.  

Perseguição sobre trilhos e troca de tiros entre polícia e traficantes em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ocorrência registrada na tarde desta quinta-feira (23), em Brumado, fez lembrar cenas dos filmes de ação. Segundo relato da polícia ao site Brumado Notícias, dois elementos em uma motocicleta fugiram ao avistar uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Ao perceberem a ação, os soldados começaram a perseguir os elementos, que pegaram uma contramão próximo à Igreja Matriz e tentaram se livrar da viatura correndo por cima dos trilhos da linha férrea que corta a cidade. Houve troca de tiros e os mesmos puderam ser ouvidos à distancia por populares. 

Perseguição sobre trilhos e troca de tiros entre polícia e traficantes em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os suspeitos caíram com a moto próximo ao prédio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Machucado, um dos elementos foi capturado; já o comparsa conseguiu fugir levando uma mochila. A nossa reportagem apurou junto à polícia que os homens são traficantes da cidade de Livramento de Nossa Senhora, que vieram ao município buscar drogas para serem distribuídas na cidade vizinha. A polícia ainda está na região do ocorrido fazendo buscas no intuito de capturar o outro suspeito e a mochila com as drogas.

Lagoa Real: Obra no entorno da lagoa promete transformar o local em cartão postal da cidade Foto: Maria Nunes/Tribuna do Sertão

Uma obra de urbanização e revitalização está sendo realizado no entorno da lagoa localizada na cidade de Lagoa Real, no sudoeste baiano. A obra é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). Orçado em R$ 500 mil, o projeto inclui a implantação de sistema de iluminação, calçadão e equipamentos de ginástica. No entorno da lagoa ainda será construída uma quadra poliesportiva coberta, avaliada em R$ 200 mil. 

Lagoa Real: Obra no entorno da lagoa promete transformar o local em cartão postal da cidade Foto: Maria Nunes/Tribuna do Sertão

O prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, disse que a revitalização do espaço busca oferecer uma área para a prática de lazer. O gestor também falou sobre a limpeza que está sendo realizada na lagoa. “Estamos tirando areia há quatro semanas para fazer a limpeza. Com fé em Deus, este ano vai ser bom de chuva, a lagoa vai encher e vamos poder pensar até mesmo em voltar a ter um criatório de peixes neste local”, afirmou o prefeito em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão.

Açougueiros sofrem com efeito estufa no mercado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os açougueiros instalados no mercado municipal em Brumado estão sentindo mais calor que o restante da população com as altas temperaturas no município, pois a sensação térmica no espaço do mercado de carne é bem elevado. Os técnicos da prefeitura classificaram o açougue municipal de “estufa de carnes”. O site Brumado Notícias esteve no local e apurou que o mesmo é coberto com telhas de aço galvanizado, que retransmite o calor do sol com mais intensidade para o seu interior. Na tentativa de minimizar a situação, os açougueiros instalaram ventiladores nos boxes, mas os mesmos não têm sido suficiente. “Colocamos um termômetro aqui uma vez e chegou a registrar 45°C em apenas 10 minutos”, disse um comerciante. Uma comissão da categoria foi formada a fim de buscar uma solução junto à prefeitura. Por telefone, o secretário de infraestrutura, André Cardoso, informou que o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) se comprometeu a aplicar espuma de poliuretano por cima da telha com uma tinta especial. André apontou que o ideal seria instalar também outra telha termoacústica por cima da camada de poliuretano, mas esclareceu que isso não poderá ser feito, pois a estrutura atual do teto não suportaria o peso. “A espuma no teto resolverá a questão do calor de fora pra dentro, o que minimizará, mas não irá resolver o problema, pois há muitos freezers em funcionamento nos boxes que geram o calor de dentro para fora. É esse calor interno que vamos buscar um meio de solucionar”, esclareceu o secretário.

Érico Cardoso: Homem que tentou matar esposa é preso Foto: Divulgação/Polícia Civil

No município de Érico Cardoso, no sudoeste baiano, a polícia civil prendeu um homem que tentou matar a esposa. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Valdeci Santos Pereira, de 47 anos, foi preso em flagrante com uma arma de fogo. Contra ele já havia sido expedido um mandado de prisão preventiva. O indivíduo tentou matar a esposa em 2013 e, desde então, a ameaçava constantemente. A diligência foi cumprida sob o comando da delegada Maria Helena Tenório Teixeira.

Uesb informa sobre confirmação de inscrições do Vestibular 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) informa que os candidatos que se inscreveram no Vestibular Uesb 2015 até o dia 20 de setembro, precisam confirmar a inscrição acessando o endereço http://vestibular.uesb.br/pages/principal/principal.jsf. Na página, é necessário atualizar os dados a partir do número do boleto. A confirmação da inscrição deve ser feita pelo vestibulando até o dia 28 de outubro. Para mais informações, entre em contato com a Copeve pelo telefone (77) 3261-8604 (Itapetinga); (73) 3528-9695 (Jequié) e (77) 3424-8607 (Vitória da Conquista), ou ainda através do e-mail [email protected]. Quem já realizou a atualização dos dados não precisa efetuar a ação novamente.

Maria da Penha diz que políticas de combate à violência doméstica precisam ser implementadas no país Foto: Reprodução

Participando do painel A Proteção Constitucional da Vulnerabilidade, na 22ª Conferência Nacional dos Advogados, a biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes disse que as políticas públicas para implementar, de fato, a Lei Maria da Penha, de combate à violência contra as mulheres, precisam ser ampliadas para atingir todo o Brasil. Segundo a ativista, somente no ano passado, sete anos depois de sancionada a lei, os equipamentos básicos chegaram a todos os estados. Para ela, a Delegacia da Mulher, o Centro de Referência da Mulher, casas abrigos e os juizados têm de existir para a lei funcionar. Apesar dos avanços, segundo ela, o alcance da lei ainda é insuficiente. "Atualmente, as capitais têm seus equipamentos, mas precisam ampliar, porque um juizado só não dá conta de uma população de 2,5 milhões pessoas. Então, precisamos ampliar a cobertura nos estados e no interior. As cidades vizinhas têm de ter esses equipamentos. Elas necessitam de uma alternativa, porque um ou dois municípios com juizados não conseguem atender à demanda", disse. As informações são da Agência Brasil.

Aécio promete dar continuidade a programas sociais e manter a política de reajuste do salário mínimo Foto: Reprodução

Para o candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), é importante fortalecer a mídia nas regiões do interior. Pensando nisso, ele comprometeu-se com a regionalização dos meios de comunicação. Segundo o candidato, sua candidatura é “a única que tem as condições de fazer o Brasil voltar a crescer, resgatando os investimentos”. Se eleito, Aécio garantiu ainda que manterá a política atual de reajuste do salário mínimo, que prevê ganhos reais acima da inflação com base no Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. “Este ano termina a política atual e eu estou prorrogando até o ano de 2019. Mas, o reajuste real do salário mínimo só vai impactar positivamente na receita daqueles que o recebem no momento em que o país voltar a crescer”, disse. De acordo com sua previsão, porém, o reajuste de 2016 será “zero, porque será o crescimento deste ano”. O candidato prometeu ainda enfrentar a inflação, que, segundo ele, não está sob controle, e garantiu a continuidade dos programas sociais em andamento, em especial o Bolsa Família.

Dilma defende programas sociais e diz que país não pode retroceder Foto: Reprodução

Em ato político realizado na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), destacou os programas sociais de seu governo e disse que a parceria entre o novo governo mineiro, do PT, e o Palácio do Planalto nos próximos quatro anos será fundamental para o desenvolvimento do estado. “Vamos transformar Minas Gerais, trazer para Minas o desenvolvimento, a infraestrutura e os programas sociais. Sabemos que o povo mineiro é aquele povo com garra, que batalha para melhorar a vida da sua família, mas para isso é bom que tenha oportunidades; e nós assumimos o compromisso dessa criação de oportunidades para mineiros e mineiras. Seremos parceiros e faremos o melhor governo em parceria que Minas já viu. O Pimentel no Palácio da Liberdade e eu lá em Brasília”, disse. Na oportunidade, Dilma criticou novamente as propostas de seu adversário, Aécio Neves (PSDB), para a política econômica. Para ela, o país irá retroceder caso o tucano seja eleito. Dilma disse ainda que, em um eventual segundo mandato, pretende manter e avançar em conquistas sociais.

Barra do Choça: Alunos destroem escola na zona rural com golpes de marreta Foto: Divulgação

Localizada na zona rural do município de Barra do Choça, no sudoeste baiano, a Escola Municipal Juliana foi atacada por três adolescentes. Os jovens foram apreendidos por danos materiais. Os adolescentes teriam destruído a unidade com golpes de marreta. Um deles ateou fogo no mesmo local no último dia 11 após receber uma reclamação da diretora. Durante o ataque, a escola teve as janelas, televisores, o quadro da sala de aula e cerâmicas que seriam usadas em uma reforma quebrados. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no quadro, os jovens ainda deixaram escritos artigos do código penal. Por causa da destruição, cerca de 150 alunos está estudando em um local improvisado.

Eduardo Vasconcelos realiza encontro pró-Aécio visando 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contrário ao modo petista de governar, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), que está contra a orientação estadual de seu partido, o qual apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) neste segundo turno, realizou na noite da última quarta-feira (22) uma reunião em prol da candidatura do tucano Aécio Neves. O evento contou com a presença da atual vice-prefeita da cidade, Cristina Gondim (PSDB), do ex-deputado estadual, José Clemente (PSDB), do vereador José Carlos dos Reis (PDT), empresários e lideranças políticas locais. Para muitos, o encontro realizado por Vasconcelos está muito além do apoio dos brumadenses para o candidato tucano, mas sim o início de uma série de atividades que devem ser agendadas para a pré-campanha do ex-gestor visando o retorno ao executivo municipal. Antes de ser eleito pela primeira vez em 2004, Eduardo realizava mensalmente reuniões com aliados políticos para traçar estratégias, tendo êxito no pleito eleitoral daquele ano, sendo reeleito em 2008. Em 2012, o socialista apoiou a eleição do atual prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), mas para muitos analistas políticos não será nenhuma novidade um encontro em campos opostos entre ambos em 2016.

Arquivo