Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2014
fechar

CNT/MDA: Dilma 45,5% e Aécio 44,5% Foto: Reprodução

Divulgada hoje (20), pesquisa CNT/MDA mostra novo empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que disputam o segundo turno das eleições. A petista aparece um pouco à frente do tucano, com 45,5%. Já Aécio possui 44,5% das intenções de voto. 5,7% dos entrevistados optaram pelo voto nulo ou em branco e 4,5% não souberam responder. Considerados apenas os votos válidos, Dilma aparece com 50,5% e Aécio com 49,5%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades de Federação, entre os dias 18 e 19 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01139/2014.

Brumado: Tentativa de homicídio é registrada no Bairro Parque Alvorada Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma tentativa de homicídio foi registrada no Bairro Parque Alvorada, em Brumado, no último sábado (18). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima, identificada como Jairo, conhecido como Perninha, foi baleada por dois elementos que passaram no local em uma motocicleta. Testemunhas acionaram o Samu 192, que prestou os primeiros socorros e encaminhou o homem ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HPMN). Os autores do crime estão sendo procurados pela polícia, que investiga a motivação da tentativa de homicídio.

Confira as fotos do Show de Henrique e Juliano em Brumado Foto: Deik Souza/Brumado Notícias

O Brumado Indoor 2014 aconteceu no último sábado (18) no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano arrastou uma multidão e fez o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia se apresentaram no evento. (Veja Fotos).

Brumado: Escola Zilda Neves promoveu desfile da primavera Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com fanfarra, roupas coloridas, faixas e cartazes com frases alertando sobre a conscientização e a preservação do meio ambiente, professores e alunos da Escola Municipal Professora Zilda Neves promoveram o desfile da primavera no final da tarde da última sexta-feira (17), no cento comercial, em Brumado. Os alunos se divertiram falando de assunto sério e mandando o recado para os adultos. Boa parte das alegorias foi produzida com material reciclado, entre as quais a bandeira do Brasil, elaborada em garrafa pet. 

Brumado: Escola Zilda Neves promoveu desfile da primavera Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os alunos do jardim de infância deram um show à parte com muita descontração. Para o corpo docente da escola, o desfile na estação das flores é favorável ao tema proposto de preservação da natureza. “A ideia é não se cansar de tocar na teclar e agir em prol do nosso planeta, a nossa moradia”, comentou uma professora ao Brumado Notícias.

Brumado: Escola Zilda Neves promoveu desfile da primavera Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brasil é o país com mais carros blindados do mundo Foto: Reprodução

No Brasil, em pouco mais de dez anos, a frota de veículos com proteção balística quintuplicou - em 2013, a alta foi de 21%. O país possui a maior frota de blindados do mundo - o posto foi tomado do México. Atualmente, há mais de 120 mil carros blindados nas mãos de civis, segundo a Abrablin, associação que reúne uma de cada quatro blindadoras do país. O Grupo Avallon, que reúne blindadora, lojas de novos e usados, locadora de blindados e oficina especializada nesse tipo de carro, está investindo R$ 15 milhões na construção de uma fábrica em Cotia, na grande São Paulo, que ficará pronta em meados de 2015. Outra empresa que está investindo na ampliação da oferta é a Eurobike, grupo especializado em venda de veículos Premium, que no início do ano inaugurou uma divisão de blindagem. O investimento para a ampliação é de R$ 3 milhões.

Papa Paulo VI é beatificado no Vaticano

No último domingo (19), o papa Paulo VI foi beatificado no Vaticano - ele foi o 13º pontífice beatificado pela Igreja Católica. Aprovado em 10 de maio pelo papa Francisco, o processo de beatificação teve início no dia 11 de maio de 1993. No começo da década de 1990, Paulo VI teria curado um feto diagnosticado com graves problemas cerebrais na Califórnia, nos Estados Unidos. Os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos considerarem válido o milagre atribuído ao papa e o processo de beatificação teve início. Na sua intervenção, o papa Francisco destacou Paulo VI como um homem que conduziu a Igreja com sabedoria e visão de futuro. Giovanni Montini, que escolheu o nome de Paulo para mostrar a sua missão de propagação da mensagem de Cristo, tornou-se papa no dia 21 de junho de 1963, tendo sido o primeiro líder da Igreja Católica a viajar pelos cinco continentes e o primeiro a conversar com o líder da Igreja Anglicana e com os dirigentes das diversas igrejas ortodoxas orientais.

Conquista: Ministro da Saúde ministrará palestra sobre o Mais Médicos na UFBA Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (22), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, irá promover uma palestra sobre o programa “Mais Médicos”, a qual será ministrada pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro. O encontro acontecerá no Auditório do Prédio Administrativo da universidade, às 9h30. Durante a palestra, o ministro vai anunciar, formalmente, a chegada do curso de Medicina no Campus Anísio Teixeira. Estarão presentes na ocasião o novo Reitor da UFBA, João Carlos Salles, o diretor do campus da UFBA em Vitória da Conquista, Orlando Caires, políticos locais, autoridades, representantes da sociedade civil e a comunidade acadêmica.

Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 20 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose. Neste ano, o tema da campanha internacional é “Ame os ossos”, cujo foco é combater o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino. A doença se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos, afetando principalmente os mais velhos. Essa é uma iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF em inglês), que conta com o apoio de diversas instituições. Segundo a fundação, um terço de todas as fraturas de quadril no mundo ocorre em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura, o que significa duas vezes mais que a de mulheres. Isso ocorre mesmo com uma proporção de incidência de casos em mulheres superior à dos homens - um em cada três casos, a partir dos 50 anos. Entre o sexo masculino, a proporção é de um homem em cada cinco casos. O relatório do IOF mostra ainda que, de 1950 a 2050, o número de homens com 60 anos ou mais - o grupo etário de maior risco de osteoporose - deve aumentar dez vezes. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos, o risco de osteoporose em homens é 27%, enquanto o de câncer de próstata é 11%. O tratamento consiste basicamente em ingestão de cálcio, vitamina D e outros remédios de combate à doença.

Livramento de Nossa Senhora: Ex-funcionário público é encontrado morto com golpes de faca Foto: Reprodução/Facebook

Na noite do último domingo (19), um homem foi morto com golpes de faca na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A polícia está investigando quem seria o autor do crime que vitimou Edilson Kadson Souza Borges. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o homem, que era ex-funcionário da prefeitura municipal, havia se envolvido em uma discussão antes do homicídio. O corpo de Edilson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Este é o segundo homicídio registrado na cidade em 2014.

Bahia: Horário de verão muda atendimento em bancos e outros serviços Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar de a Bahia não ter aderido ao horário de verão que começou às 0h deste domingo (19), o funcionamento de alguns serviços mudam no estado. No interior, os bancos vão antecipar o horário de funcionamento em uma hora, abrindo das 9h às 14h. Nas lotéricas, as apostas só serão aceitas até 18h. Quem fizer concurso ou prova nacional deve seguir o horário de Brasília. Os voos que saem e chegam aos aeroportos baianos são antecipados em uma hora. Os passageiros devem procurar se informar junto às empresas aéreas caso existam dúvidas com relação à programação.

Candidatos evitam baixaria e discutem propostas em penúltimo debate Foto: Reprodução/Record

No penúltimo debate entre presidenciáveis antes do fim do segundo turno, realizado pela Rede Record na noite deste domingo (19), os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), evitaram a "baixaria" que marcou os dois primeiros debates e se concentraram na discussão de propostas e nos casos de corrupção envolvendo a Petrobras. A expectativa em relação aos ataques que Dilma e Aécio poderiam fazer um ao outro era grande, sobretudo depois do debate da última quinta-feira (16), realizado pelo UOL, SBT e Jovem Pan. Na ocasião, os dois trocaram ofensas pessoais e citaram supostos casos de nepotismo envolvendo parentes de ambos. No debate deste domingo, o tom foi bem menos agressivo e o encontro foi marcado por uma vasta apresentação de dados estatísticos sobre inflação, crescimento econômico e criminalidade. O primeiro bloco do debate, o mais longo, com quatro perguntas para cada lado, foi marcado pela discussão de três temas: segurança pública, economia e corrupção na Petrobras. O segundo e terceiro blocos foram marcados por questionamentos sobre o Bolsa-Família, o papel dos bancos públicos na economia e obras inacabadas.

Vitória perde para o Cruzeiro no Barradão Foto: Futura Press

A 'má fase' do líder acabou. Após duas derrotas no Brasileirão, o Cruzeiro se reabilitou no Brasileirão e, para infelicidade do Vitória, foi diante do rubro-negro baiano. Na noite deste domingo (19), apesar da excelente atuação do goleiro Wilson, o time baiano não foi páreo para raposa e perdeu por 1 a 0. Apesar do resultado negativo, o rubro-negro baiano segue fora da zona do rebaixamento. Todos os times que iniciaram a rodada no Z4, incluindo o Bahia, não venceram e isso favoreceu ao Vitória.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Fafá de Belém acusa prefeito de Vitória da Conquista de cancelar show após apoio a Aécio Foto: Reprodução

A cantora Fafá de Belém declarou apoio ao candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), e isso parece estar causando transtornos à cantora. Em sua conta oficial do Instagram, Fafá relatou que, após aparecer no programa eleitoral pedindo votos para o tucano, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), cancelou a apresentação que faria na cidade no dia 22 de dezembro. “Essa eh a DEMOCRACIA sob o olhar de alguns!!! Pode cancelar, Sr Prefeito mas MINHA VOZ VC NAO PODE CALAR!!! AECIO 45 !”, escreveu a artista. O show faria parte da programação do Natal da cidade. Ao Blog do Anderson, a prefeitura informou que “a cantora Fafá de Belém não estava contratada para nenhum show pela Prefeitura”.

Prefeito de Brumado e secretário de saúde parabenizam médicos pela passagem do seu dia

Neste dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, uma das mais nobres profissões. Diante de uma data tão representativa, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, felicitam a todos os médicos que atuam na cidade e que exercem a profissão com comprometimento e humanidade. “Parabéns, médicos e médicas de Brumado, vocês merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão pelo grande trabalho que desenvolvem todos os dias”, destacaram.

Policia militar de Caculé recupera moto roubada Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Na noite da última sexta-feira (17), a polícia militar de Caculé recuperou mais uma moto roubada na cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a guarnição suspeitou da atitude de um homem, que circulava com uma moto Honda CG Fan, ano 2007, placa HDU-5798. Ao buscar maiores informações sobre o veículo, os policiais descobriram que o mesmo havia sido furtado no estado de Minas Gerais. Condutor e motocicleta foram apresentados na delegacia local, onde estão à disposição da justiça.

Istoé/Sensus mostra vantagem de 13% de Aécio sobre Dilma no segundo turno Foto: Reprodução

Os dados da pesquisa Istoé/Sensus, divulgados nesta sexta-feira (17), mostram uma diferença de cerca de 13% entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Segundo o levantamento, o tucano aparece com 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidente Dilma. A diferença de 12,8% representa, aproximadamente, 19,5 milhões de votos. O certame mostrou ainda que a presidente é conhecida por 94,4% dos 2.000 entrevistados, enquanto Aécio é de 93,3%. “Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. O levantamento aconteceu em 24 estados e está registrado sob nº BR-01094/2014. Apesar de divulgado pela Istoé, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o próprio Sensus aparece como contratante da pesquisa.

Brumado: Mulher tem perna fraturada em acidente na Avenida Centenário Foto: Iago Santana

Um grave acidente aconteceu na Avenida Centenário, em Brumado, na noite desta sexta-feira (17). Segundo informações apuradas pelo site Brumado Notícias, um mulher de nome Valdira foi atropelada por um motociclista, que até o momento não foi identificado pela polícia. Testemunhas relataram que a mulher se preparava para atravessar a via, pois um veículo havia parado para ela passar, quando o motociclista não parou e a atropelou. A vítima foi encaminhada pelo Samu 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto com algumas escoriações pelo corpo e uma fratura em uma das pernas. A polícia está investigando o caso.

Evento cultural de capoeira será realizado em Brumado

Entre os dias 24 e 26 de novembro, será realizado no CTL do Bairro Baraúnas, em Brumado, o XII Batizado de Capoeira e Troca de Cordões - VI Encontro de Culturas de Matriz Africana. O evento conta com uma vasta programação, que inclui oficina de capoeira adulto e infantil, caminhada e roda de capoeira, show musical, e apresentações folclóricas. No dia 26, encerramento do evento, acontece o batizado e troca de cordões às 11h10. Toda a comunidade está convidada a participar deste grande evento cultural.

Eleições 2014: Eduardo Vasconcelos transmite pessoalmente seu apoio a Aécio Neves em Salvador Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), fez questão de ir a Salvador levar pessoalmente seu apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB). Durante um encontro com os correligionários na capital baiana, o candidato tucano declarou que, caso eleito, colocará em ação o projeto Nordeste Forte, através do qual finalizará todas as obras em andamento na região e ainda buscará melhorias para a educação. Aécio ainda falou em reforçar a segurança e as políticas públicas no intuito de diminuir as ocorrências de homicídios em um prazo de oito anos na região. Eduardo compareceu ao encontro ao lado da ex-candidata ao senado, Eliana Calmon (PSB). Ele informou ao site Brumado Notícias que teve oportunidade de falar com Aécio sobre sua terra natal, retratada por ele como a terra da Magnesita. Segundo Vasconcelos, o presidenciável se recordou, pois o município é interligado ao estado de Minas Gerais por conta do minério, que é extraído na Serra das Éguas e beneficiado em território mineiro. “Voltei para Brumado com a certeza de que com Aécio na presidência o Brasil tomará um rumo certo”, pontuou Vasconcelos.

Brumado: “Só nós temos racionamento de água”, reclama moradores do Maria de Lourdes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores do Loteamento Maria de Lourdes, em Brumado, estão insatisfeitos com a Embasa por conta da recorrente falta de água na localidade. Segundo relataram ao site Brumado Notícias, muitas vezes, a água só cai na torneira de oito em oito dias e no período da madrugada. Para os moradores pode estar ocorrendo um erro na manobra de distribuição de água ou falta de atenção com a necessidade do bairro. “Recebemos e pagamos os nossos talões assim como em qualquer outro bairro da cidade, por isso não entendemos porque recebemos a água racionada”, alegaram os moradores, cobrando providências da Embasa.

Brumado: Pax Nacional adere à campanha Outubro Rosa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A funerária Pax Nacional de Brumado abraçou a causa e aderiu à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres acima de 40 nos de idade a fazerem o autoexame e os periódicos de prevenção ao câncer de mama. A empresa fixou um grande adesivo do laço símbolo da campanha na vitrine da funerária com o intuito de chamar a atenção não apenas das mulheres, mas também dos maridos, namorados, parentes e companheiros em geral para somarem forças na luta contra a doença, uma das principais causas de morte feminina na atualidade. Além disso, os funcionários da empresa também estão exibindo os laços nos uniformes de trabalho. Para a gerência, a ação já está gerando resultados, vez que os munícipes estão sendo informados da campanha.

No 1º encontro oficial, Aécio diz que acatará sugestões de Marina Foto: Marcos Fernandes

O candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves e a postulante derrotada no primeiro turno Marina Silva (PSB) se encontraram pela primeira vez, na manhã desta sexta-feira (17), após o anúncio de aliança no segundo turno. Eles se reuniram para uma conversa em São Paulo. Em discurso dirigido aos jornalistas, o candidato do PSDB disse sua aliança com Marina é baseada em três aspectos centrais, que são “o respeito à democracia, consolidação e institucionalização das políticas sociais e desenvolvimento sustentável”. "Este é um momento histórico da vida nacional. Estamos construindo uma aliança em favor do Brasil, da transformação real da vida daqueles que menos têm. Todo esse esforço foi coroado pelo gesto de generosidade de uma mulher que o Brasil respeita e admira. Marina não apoia um candidato, ela apoia um projeto de Brasil, dela e de todos os brasileiros", declarou o presidenciável. Já Marina Silva afirmou ter repassado ao tucano seu lema durante o primeiro turno. "Não vale tudo para ganhar a eleição. Eu dizia que preferia perder ganhando do que ganhar perdendo. Neste momento eu reitero, você haverá de ganhar ganhando", disse. Marina também comentou que a mudança de penteado de coque para cabelo solto, no evento, foi causada para prevenir a piora na gripe. "Estive gripada esses dias e vocês sabem que uma pessoa gripada não pode prender o cabelo molhado, e por isso fiz assim", disse Marina. "Está muito bonita", sentenciou Aécio.

Parque de Exposição está ficando pronto para receber Henrique e Juliano em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

É grande a expectativa dos brumadenses para o show dos sertanejos Henrique e Juliano, que acontecerá neste sábado (18), no Parque de Exposições Santa Inês, durante a realização do Brumado Indoor 2014. O site Brumado Notícias acompanhou parte dos trabalhos de montagem da estrutura para a festa nesta sexta-feira (17), a qual contará com palco, camarote e área de alimentação. O evento promete bater recorde de público no município, pois é grande a procura por ingressos.

Cometa Siding Spring deve raspar em Marte neste domingo (19) Foto: Siding Spring/Nasa

Astrônomos de todo o mundo terão um dia agitado no próximo domingo (19). O cometa Siding Spring passará "raspando" a 140 mil quilômetros do planeta Marte. A distância é menos da metade daquela que existe entre a Terra e a Lua. Mesmo que o fenômeno aconteça bem longe daqui, satélites, telescópios, sondas e, principalmente, os robôs que andam sobre o planeta vermelho conseguirão captar detalhes dessa passagem e vão ajudar os astrônomos nas pesquisas espaciais. De acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa, a aproximação máxima do cometa deve ocorrer por volta das 15h27 no dia 19 de outubro. A Nasa teve uma preocupação especial com o acontecimento. Devido à proximidade do cometa, o mesmo pode levantar poeira e emitir gases capazes de danificar os robôs (Curiosity e Opportunity) que estão no solo de Marte. Por isso, a agência realocou os equipamentos para o outro lado do planeta. As informações são da Agência Brasil.

Arquivo