Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2016"

Gerente de funerária de Barra da Estiva é baleado em tentativa de roubo de moto em Brumado

31 Out 2016 - 15h40


Gerente de funerária de Barra da Estiva é baleado em tentativa de roubo de moto em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem de cerca de 30 anos de idade deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na tarde desta segunda-feira (31), com um projétil de arma de fogo alojado no pescoço. O site Brumado Notícias apurou que o rapaz é gerente de uma funerária na cidade de Barra da Estiva e estava em Brumado visitando familiares. A vítima e uma prima trafegavam de motocicleta nas proximidades do Bairro Apertado do Morro, quando dois meliantes os abordaram. Armado, um dos criminosos apontou a arma para o pescoço da vítima e, antes mesmo de anunciar o assalto, disparou. 

Gerente de funerária de Barra da Estiva é baleado em tentativa de roubo de moto em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Sem perceber que estava baleado meu primo acelerou a moto, mas acabamos caindo. Os marginais ainda vieram atrás e tentaram matar ele, mas eu saltei na frente e gritei. Aí eles saíram correndo”, relatou a mulher. Ela contou ainda que, mesmo baleado e perdendo muito sangue, o primo conseguiu pilotar até o hospital. A polícia militar compareceu à unidade de saúde e fez o levantamento das informações. A polícia acredita que os bandidos planejavam roubar a motocicleta. A vítima teve de ser entubada. A equipe médica do hospital informou que o seu estado de saúde é delicado e o jovem precisará ser transferido para a cidade de Vitória da Conquista.

FG realiza vestibular de Medicina para turma 2017

31 Out 2016 - 15h30


FG realiza vestibular de Medicina para turma 2017
Foto: Divulgação

A Faculdade Guanambi realizará entre os dias 29 e 30 de outubro o vestibular de Medicina para a turma 2017. Centenas de candidatos concorreram a uma vaga. No domingo (29), os candidatos fizeram provas de língua portuguesa, língua estrangeira, matemática/ lógica e redação. Já no domingo (30), foram realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. O gabarito oficial será publicado ainda nesta segunda-feira (31), no site www.faculdadeguanambi.edu.br, e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 18 de novembro. Para os aprovados em primeira chamada, as matrículas ocorrerão de 21 a 26 de novembro de 2016.

Piloto de Maetinga adapta moto para rodar sobre a água

31 Out 2016 - 15h00


Piloto de Maetinga adapta moto para rodar sobre a água
Foto: Reprodução/Youtube

O piloto Luciano Barros, da pequena cidade de Maetinga, no sudoeste baiano, está ganhando fama nacional por causa de uma invenção. O jovem transformou seu sonho de pilotar sobre as águas em realidade com um projeto que aos olhos dos conterrâneos mais parecia uma invenção maluca do “Professor Pardal”, apelido que ganhou na comunidade. O piloto adaptou o que pode ser chamado de nadadeira ou esqui em sua motocicleta e, dessa forma, conseguiu atravessar o leito do rio que abastece a cidade. A invenção ganhou destaque nas redes sociais e o vídeo tem muitas visualizações no Youtube. O piloto já pensa em fazer melhorias no protótipo e até patentear o projeto.

Ex-candidato a vereador é preso com carro roubado em Ibicoara

31 Out 2016 - 14h30


Ex-candidato a vereador é preso com carro roubado em Ibicoara
Foto: Divulgação

Um ex-candidato a vereador pela cidade de Ibicoara, no sudoeste baiano, foi preso na tarde do último domingo (17) com um carro roubado. Sandro dos Santos Santana, 29 anos, concorreu pelo PTC, mas obteve apenas 53 anos. Ele foi detido por uma guarnição da Cipe Chapada no povoado de Cascavel com um veículo modelo Hyundai I30, 2011/2012 2.0 com teto solar e câmbio automático. Segundo a polícia, Sandro de Vadome, como é conhecido, foi apresentado à Delegacia de Ibicoara.

Dentista brumadense é homenageado pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia

31 Out 2016 - 14h00


Dentista brumadense é homenageado pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia
Foto: Divulgação

O Cirurgião Dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Alex Gomes Fernandes, recebeu no dia 28 de outubro, em Salvador, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Estadual, a mais alta honraria da Odontologia Baiana fornecida pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia. O órgão oferece a medalha aos indivíduos que tenham prestado relevantes serviços à Classe Odontológica Baiana. O Presidente do CRO-BA, Antônio Falcão, disse que Alex Fernandes foi escolhido por unanimidade pela comissão responsável. O evento, que aconteceu no Auditório da Associação Brasileira de Odontologia, contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Odontologia, Associação Brasileira de Odontologia, Sindicato dos Odontologistas do Estado da Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), cirurgiões dentistas, familiares, convidados, além de políticos e outras autoridades. Em seu discurso de agradecimento, Fernandes reforçou sua disposição de continuar defendendo o bom exercício da Odontologia e a valorização da profissão e aproveitou para reforçar aos presentes a qualidade da Odontologia praticada no interior do Estado. Ele dedicou a medalha aos colegas do interior, especialmente de Brumado e Vitória da Conquista, cidades onde exerce sua atividade profissional.

Abstenção e nulos mostram distanciamento entre eleitor e políticos

31 Out 2016 - 13h30


Abstenção e nulos mostram distanciamento entre eleitor e políticos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse que os altos índices de abstenção e de votos nulos registrados representam uma “espécie de distanciamento entre o eleitor e os políticos”. Em todo o país, 25,8 milhões de eleitores (78,45%) compareceram às urnas, de um total de 32,9 milhões que estavam aptos a votar. Ou seja, cerca de 7 milhões não votaram, levando a uma abstenção de 21,55% neste segundo turno. Para o presidente do TSE, os índices não devem ser desprezados, mas também devem levar em conta imprecisões do cadastro eleitoral, como pessoas que mudam de endereço e não fazem a atualização de seus dados. “Percebe-se que alguma coisa ocorre no que diz respeito a esse estranhamento ou a esse distanciamento entre o eleitor e os políticos que eventualmente o representam. Alguma coisa traduz a ausência ou também na opção pelo voto nulo, especialmente no segundo turno”, disse o ministro.

Prefeito de Brumado cancela CET de servidores públicos

31 Out 2016 - 13h00


Prefeito de Brumado cancela CET de servidores públicos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), cancelou a gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os servidores públicos que eram contemplados. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Município e divulgada na última quinta-feira (27), a partir de amanhã, 1º de novembro, os beneficiários já não terão mais a gratificação. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o gestor, que não se candidatou à reeleição, está fazendo reajustes na máquina administrativa para entregar o município com as contas em dia.

Apenas uma capital brasileira será governada por uma mulher

31 Out 2016 - 12h30


Apenas uma capital brasileira será governada por uma mulher
Foto: Reprodução

Apenas uma das 57 cidades que tiveram segundo turno neste domingo (30) elegeu uma mulher para a prefeitura. As candidatas eram minoria nas disputas nesta etapa do pleito, com apenas seis representantes. Dessas, apenas Raquel Lyra (PSDB) teve êxito nas urnas neste domingo, em Caruaru (PE). Ela venceu o peemedebista Tony Gel e será a primeira mulher a governar o município pernambucano. De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil, apenas 5,3% dos 114 políticos que concorreram ao segundo turno eram mulheres. As capitais Florianópolis e Campo Grande, que também tinham mulheres na disputa, viram Gean Loureiro (PMDB) e Marquinhos Trad (PSD) derrotarem, respectivamente, Angela Amin (PP) e Rose Modesto (PSDB). No primeiro turno, Teresa Surita (PMDB) foi a única candidata vitoriosa em uma capital, na roraimense Boa Vista. Em Canoas (RS), o candidato Busato (PTB) conseguiu virar a disputa em 2 de outubro e venceu Beth Colombo (PRB). Os eleitores da mineira Juiz de Fora preferiram colocar na prefeitura Bruno Siqueira, que concorria com a petista Margarida Salomão. Já em Guarujá (SP), o candidato Valter Suman (PSB) derrotou Haifa Madi (PPS) por uma margem pequena de votos: a diferença entre os dois foi 2.600 eleitores.

BA-148: Motociclista bate de frente com ônibus e morre na hora entre Rio de Contas e Jussiape

31 Out 2016 - 12h00


BA-148: Motociclista bate de frente com ônibus e morre na hora entre Rio de Contas e Jussiape
Foto: Carlos Silva

Um motociclista de 49 anos morreu após colidir com um ônibus da empresa Viação Novo Horizonte por volta de 9h de domingo (30), na BA-148, entre Rio de Contas e Jussiape. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Manoel Luiz da Silva bateu de frente com o ônibus, que viajava de Salvador com destino a Rio de Contas. Devido ao impacto, o motociclista foi projetado contra o coletivo e morreu na hora. Ainda não se sabe as causas do acidente, mas as primeiras informações dão conta de que um dos condutores teria feito uma ultrapassagem indevida. A polícia militar esteve no local para controlar o tráfego até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e peritos do Instituto Médico Legal de Brumado. A rodovia possui trechos sinuosos, exigindo atenção redobrada por parte dos motoristas.

Álcool com energético tem o mesmo efeito que cocaína, aponta estudo

31 Out 2016 - 11h30


Álcool com energético tem o mesmo efeito que cocaína, aponta estudo
Foto: Reprodução/Pixabay

Uma mistura que é feita com frequência na balada pode colocar a saúde das pessoas em risco. Cientistas da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, apontaram que a mistura da vodca com o energético altera a massa encefálica do cérebro, tendo efeitos muito parecidos com os da cocaína. Os testes, que foram realizados com cérebros de ratos adolescentes, apontaram que o centro de recompensas do cérebro é alterado quando a mistura é ingerida e que os jovens sentem mais dificuldades em lidar com as substâncias prazerosas. Os cérebros ainda apresentaram a proteína ΔFosB em grande quantidade, semelhante ao que ocorre de quem utiliza cocaína ou morfina. Os ratos, quando adultos, se tornaram resistentes à sensação de prazer da cocaína. “Tudo indica que as duas substâncias misturadas causam mudanças de comportamento e na neuroquímica do cérebro. Há claramente efeitos em tomar essa mistura que não existiriam quando se toma o álcool ou o energético separadamente”, disse Richard van Rijn, um dos autores do estudo.

Advogado brumadense receberá título de cidadão soteropolitano em novembro

31 Out 2016 - 11h00


Advogado brumadense receberá título de cidadão soteropolitano em novembro
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O conceituado advogado criminalista da cidade de Brumado, José Maurício Coqueiro Vasconcelos, receberá no próximo dia 24 de novembro, às 19h, o título de Cidadão Honorário de Salvador. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal soteropolitana pelo vereador Waldir Pires (PT), ex-governador da Bahia. A embaixadora de Cuba no Brasil, Laura Ivet Pujol, estará presente no ato de solenidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Vasconcelos fez um convite a todos os amigos para comparecerem ao evento. “Impossibilitado de convidar pessoalmente todos os amigos e amigas que hauri nesta vida, o faço por este canal. Convido toda a gente que amo e quero bem”, disse o advogado, emocionado.

Base de Temer vai comandar 81% do eleitorado do país

31 Out 2016 - 10h30


Base de Temer vai comandar 81% do eleitorado do país
Foto: Evaristo Sá/AFP

Os partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e hoje formam a base do governo de Michel Temer (PMDB) vão comandar 81% do eleitorado do País. O resultado consolida uma ampla base municipal formada pelas legendas com assento na Esplanada e, ao mesmo tempo, revela a ampliação do espaço dos partidos nanicos. Dos 57 municípios onde houve segundo turno, siglas aliadas ao governo elegeram 46 prefeitos — sendo 12 em capitais. Ao todo, contando o resultado do primeiro turno, foram 4.446 eleitos. A conta inclui PMDB, PSDB, PSD, PP, PSB, PR, DEM, PTB, PPS, PRB e PV. A exemplo do primeiro turno, o maior vitorioso ontem foi o PSDB, que levou cinco das oito capitais em que disputava. Destaque para Porto Alegre, onde a legenda terá o comando da prefeitura pela primeira vez. O partido, porém, perdeu em Belo Horizonte, quarto maior colégio eleitoral do País e crucial para os planos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de viabilizar seu nome para a disputa presidencial de 2018. O PMDB venceu metade das seis capitais em que disputava. Em Florianópolis, a vitória de Gean Loureiro sobre Ângela Amin (PP) foi por pouco mais de mil votos. Também levou em Goiânia, com Iris Rezende, e Cuiabá, com Emanuel Pinheiro. As outras vitórias vieram de partidos menores que também fazem parte da base aliada, como o PRB, que venceu no Rio, o PSD, eleito em Campo Grande, e PPS, que administrará a capital capixaba, Vitória. As informações são da Veja.

Polícia prende arrombadores em Caculé

31 Out 2016 - 10h00


Polícia prende arrombadores em Caculé
Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Na madrugada da última sexta-feira (28), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Caculé, no sudoeste baiano, prenderam em flagrante dois arrombadores. A guarnição teve um grande trabalho para deter os elementos, pois na fuga eles invadiram várias residências, sendo encontrados dentro de uma caixa d’água, em cima de uma laje. Irakitan Brito Lima, de 31 anos, que tem inúmeras passagens pela polícia, e um menor de 15 anos foram presos em flagrante. Com eles, foram encontradas oito facas, oito munições calibre 22 e uma quantia de dinheiro, que havia sido furtada em uma residência. Irakitan foi conduzido e apresentado na delegacia, ficando à disposição da autoridade competente. Já o menor foi entregue ao Conselho Tutelar. Um terceiro elemento fugiu e possivelmente está muito ferido. A polícia continua as buscas para prendê-lo.

PSDB supera PT e PMDB e vai governar 34,4 mi de eleitores

31 Out 2016 - 09h30


PSDB supera PT e PMDB e vai governar 34,4 mi de eleitores

O PSDB vai governar 34,4 milhões de eleitores a partir de 2017, segundo levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A soma equivale a 24% do total do eleitorado, de 144 milhões. Em seguida aparecem o PMDB, com 20,6 milhões, o PSB, com 11,8 milhões, e o PSD, com 9,72 milhões de eleitores. Juntos, os quatro partidos governarão 53% do eleitorado brasileiro. De acordo com o G1, em comparação com a eleição de 2012, houve avanço do PSDB que, naquela eleição, aparecia em terceiro lugar em número de eleitores, atrás do PT e PMDB. O PT passou de 27 milhões para 4,36 milhões de eleitores. O PMDB continua na segunda posição, com um total de 20,6 milhões. Já em número de habitantes, que é maior que o de eleitores, o PSDB governará 48,3 milhões de pessoas, seguido do PMDB, com 28,7 milhões, PSB, com 16,5 milhões e PSD, com 13,4 milhões. O PT governará 6 milhões de pessoas. O partido sai como o grande derrotado nas urnas

Unidades básicas de saúde de Brumado encerram o Outubro Rosa e dão início ao Novembro Azul

31 Out 2016 - 09h00


Unidades básicas de saúde de Brumado encerram o Outubro Rosa e dão início ao Novembro Azul
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As unidades básicas de saúde do município de Brumado promoveram suas campanhas em alusão ao Outubro Rosa. Todas as unidades se empenharam em convocar mulheres e homens das comunidades assistidas para participarem das mobilizações de prevenção contra o câncer de mama, maior causador de mortes entre mulheres no mundo inteiro. Como em todos os anos, houve uma participação grande das comunidades, que aderiram ao movimento e participaram ativamente das atividades de conscientização. Concluídos os trabalhos, as unidades já estão se mobilizando para iniciar a campanha Novembro Azul, de combate e prevenção ao câncer de próstata, maior vilão entre os homens. O cirurgião dentista que atua na UBS Ivaneide dos Santos Teixeira, no Bairro Olhos D’água, Jônio Nader, fez um apelo para que os homens façam os exames relacionados à doença. “Embora já exista uma aceitação popular, ainda há resistência quanto ao exame de toque por parte de muitos homens. Também observamos que a cada ano aumenta o número de homens que deixa de lado esse preconceito e adere às campanhas e melhor se conscientiza e passa a fazer o acompanhamento periódico. Novembro Azul já está às portas e esperamos que todos participem ativamente de nossas campanhas que tem por objetivo salvar vidas”, pontuou.