Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2016"

EPCL está contratando pessoas com deficiência em Brumado

31 Out 2016 - 08h30


EPCL está contratando pessoas com deficiência em Brumado

A EPCL - Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda está recebendo currículos de Pessoas Portadoras de Deficiências, conforme previsto na lei 8.213/1991. Os interessados deverão deixar currículo identificado com a sigla PCD na portaria da empresa ou através do site www.epcl.com.br, no campo Trabalhe Conosco. A EPCL fica localizada na Av. Centenário, 1420, no Bairro Novo Brumado.

Previsão de corte de 47% no orçamento pode provocar evasão no Ifba de Brumado

31 Out 2016 - 08h00


Previsão de corte de 47% no orçamento pode provocar evasão no Ifba de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a direção do Instituto Federal da Bahia (Ifba)prevê dificuldades e até uma possível evasão de alunos a partir do próximo ano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o diretor Acirmanei Freitas declarou que, com o congelamento dos investimentos nas áreas da saúde e educação, o campus brumadense deixará de receber 47% do repasse, o que provocará uma queda dos atuais R$ 2,5 milhões para R$ 1,3 milhões. Nesse sentido, há uma grande preocupação referente a uma verba específica para os estudantes. Isso porque, com o corte, os alunos que moram em outros municípios terão de bancar as despesas com aluguel, alimentação e transporte. 

Previsão de corte de 47% no orçamento pode provocar evasão no Ifba de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A situação pode causar uma evasão em massa de vários alunos. Na opinião do diretor, o governo federal terá de recuar com a proposta da PEC 241 a fim de não causar essa evasão de alunos não apenas do campus universitário como também dos campi das escolas técnicas. O diretor expôs ainda que com a redução dos repasses o setor administrativo do campus terá muita dificuldade para cumprir os vencimentos, honrando os pagamentos, funcionários e manutenção. Outra implicação apontada pelo diretor é com os laboratórios para complemento didático prático, o que poderá comprometer a formação acadêmica dos alunos.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

31 Out 2016 - 07h30


Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Herzem Gusmão é o novo prefeito de Vitória da Conquista

31 Out 2016 - 07h00


Herzem Gusmão é o novo prefeito de Vitória da Conquista
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em segundo turno, Herzem Gusmão (PMDB) superou Zé Raimundo (PT) e foi eleito novo prefeito de Vitória da Conquista neste domingo (30). O pleito foi decidido com cerca de 90,96% das urnas apuradas, indicando 57,86% dos votos válidos para Herzem e 42,14% para Zé Raimundo. No primeiro turno, Herzem já havia liderado a eleição, com 47,82% dos votos válidos, contra 31,60 de Zé Raimundo. Ao longo de toda apuração, o radialista de 68 anos  manteve vantagem de aproximadamente 15% sobre o adversário. Eleito deputado estadual suplente em 2014, ele é pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e também se formou em Direito em Minas Gerais. Vitória da Conquista foi a única cidade baiana em que o prefeito foi definido no segundo turno. Herzem vai substituir Guilherme Menezes (PT) na administrção do município a partir do próximo ano.

Brumado 40°C com previsão de chuva para a semana; Sesau alerta contra a dengue e a zika

31 Out 2016 - 00h00


Brumado 40°C com previsão de chuva para a semana; Sesau alerta contra a dengue e a zika
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado registrou a temperatura de 35°C na última sexta-feira (28), mas a sensação térmica era de 40°C. A semana se encerrou com a temperatura em alta na capital do minério, porém os serviços de meteorologia apontam que o forte calor, aliado a umidade relativa do ar em 77%, deixou o céu parcialmente nublado no domingo (30), podendo provocar chuva a partir desta segunda-feira (31). Com o forte calor, a secretaria municipal de saúde reforça a recomendação de ingerir bastante líquido para manter o corpo bem hidratado. A vigilância epidemiológica chama a atenção para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estar encubado em larva, podendo proliferar com a chuva. Pensando nisso é necessário a população vigiar os reservatórios de água e não deixar recipientes acumulando água nas varandas e quintais.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

30 Out 2016 - 10h00


Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Gravidez tardia pode elevar risco de câncer de mama em gestante

30 Out 2016 - 09h30


Gravidez tardia pode elevar risco de câncer de mama em gestante
Foto: Reuters

A incidência do câncer de mama gestacional é “baixa” mas, nos últimos anos, especialistas no tema observaram um aumento no número de casos associados "provavelmente" ao atraso na idade para a ter a primeira gravidez, ou seja, passando dos 30 anos. Esse é o resultado de um estudo do Grupo Espanhol de Pesquisa em Câncer de Mama (Geicam), apresentado este mês no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica em Copenhague, na Dinamarca, que conclui ainda que a metade dos casos de câncer de mama gestacional - em grávidas ou no ano seguinte à gravidez - é do tipo basal, o mais agressivo e difícil de tratar. De acordo com os pesquisadores, esta análise - que teve a participação de 70 pacientes - ajuda a aprofundar as investigações sobre as possíveis causas que levam a gravidez nestas mulheres a se tornar uma condição biológica propícia para o desenvolvimento destes tumores. O trabalho se centra na identificação de perfis de expressão genética associados especificamente ao câncer de mama gestacional, já que, para os pesquisadores, o aumento do conhecimento biológico e molecular desta patologia tem um grande interesse. Em declarações à Agência Efe, o principal pesquisador do estudo, o oncologista Juan de la Haba, explica que qualquer tecido humano é formado por células que alcançam amadurecimento e é então que seu DNA fica “muito mais seguro e resistente” a danos que pode ocasionar o surgimento de um câncer.

Multas ficam até 244% mais caras na terça-feira

30 Out 2016 - 09h00


Multas ficam até 244% mais caras na terça-feira
Foto: Renato Cerqueira/Futura Press

Punições mais severas a motoristas infratores começam a ser aplicadas na próxima terça-feira em todo o Brasil. As multas sofreram reajustes que variam de 52% a 244%. Alguns dos maiores penalizados serão aqueles que forem flagrados usando aparelhos celulares ou dirigindo sob efeito de álcool. As alterações são as maiores desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. De acordo com o Estadão, a multa por falar ou usar aplicativos de celular mais do que triplica: passa de 85,13 reais para 293,47, reclassificada de média para gravíssima. Para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro a penalização aumenta de 1.915,40 reais para 2.934,70. Outra mudança é no tempo mínimo de suspensão do direito de dirigir, quando o condutor atinge 20 pontos na CNH, que aumenta de um para seis meses. Além disso, haverá mais rigidez com aqueles que usarem irregularmente vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos em estacionamentos, até privados. A multa passa de grave a gravíssima, de 127,69 reais para 293,47. Embora os reajustes venham em período de crise econômica, o argumento do governo foi o período de 19 anos sem aumento das multas. A Lei 13.281/2016 foi sancionada por Dilma Rousseff (PT) em maio deste ano, dias antes de seu afastamento da Presidência. Alguns itens previstos, como um sistema eletrônico para substituir notificações pelos Correios, ainda devem demorar a ser implementados.

A vida dos presos da Lava Jato no complexo penal de Curitiba

30 Out 2016 - 08h30


A vida dos presos da Lava Jato no complexo penal de Curitiba
Foto: Jefferson Coppola/Veja

A revista Veja desta semana mostra detalhes da rotina dos “clientes especiais” do Complexo Médico-Penal do Paraná, na região metropolitana de Curitiba. Inventado por um carcereiro, o apelido diz respeito aos onze presos da Operação Lava Jato detidos ali. A vida em Pinhais, como em qualquer cadeia, é dura, mas o complexo é limpo e sóbrio. O ex-todo-poderoso-ministro José Dirceu, o ex-presidente da Câmara André Vargas e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto são considerados os mais adaptados ao cárcere. Debilitado por um câncer, o amigo íntimo do ex-presidente Lula José Carlos Bumlai recebe cuidados especiais, enquanto o ex-assessor de Antônio Palocci, Branislav Kontic, passa por tratamento psiquiátrico depois de tentar suicídio na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Filhos de Eduardo Cunha são investigados na Lava Jato

30 Out 2016 - 08h00


Filhos de Eduardo Cunha são investigados na Lava Jato
Foto: Reprodução

Preso no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem mais uma preocupação. As investigações contra ele passaram a atingir agora mais um de seus filhos: Felipe Dytz da Cunha. De acordo com o jornal O Globo, o Ministério Público Federal (MPF) apura se ele e a irmã, Danielle Dytz da Cunha, ambos filhos do primeiro casamento do peemedebistas, também praticaram crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema criminosos envolvendo o pai. A força-tarefa de Curitiba descobriu que a GDAV, empresa em nome de Felipe e Danielle, recebeu R$ 1 milhão da Gol Linhas Aéreas entre 2012 e 2015, com intermédio da agência Almap Publicidade e Comunicações. No mesmo período, empresas ligadas ao grupo Gol Linhas Aéreas, deram mais de R$ 2 milhões às empresas Jesus.com e C3 Atividades de Internet, que estão em nome de Cunha, Danielle e Cláudia Cruz, atual esposa do ex-deputado. Cruz já é ré na Lava Jato por suspeita de lavagem de dinheiro. Já Danielle está sendo investigada por uso de um cartão de crédito vinculado a uma das trusts de Cunha. A informação de que a força-tarefa descobriu movimentações financeiras suspeitas nas contas dos filhos deixou Cunha alarmado na prisão, segundo a publicação. A avaliação do ex-deputado é de que será difícil convencer a Justiça de que Danielle e Felipe não tinham conhecimento do uso fraudulento de suas empresas. Os dois não foram localizados pela reportagem para comentar as investigações.

Guajeru: História do garoto Ryan é contada no programa 'Encontro' de Fátima Bernardes

29 Out 2016 - 10h00


Guajeru: História do garoto Ryan é contada no programa 'Encontro' de Fátima Bernardes

Na edição da última sexta-feira (28) do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão, os telespectadores de todo o país puderam conhecer a história do garoto Ryan, morador do município de Guajeru, que, após perder parte dos dentinhos teve seu “sorriso” de volta, após ação da dentista Amanda Mattos. O programa abordou o tema O poder da gentiliza dando destaque a ações de pessoas comuns que com seus gestos promovem o bem estar de outras pessoas, assim como o Ryan. 

Guajeru: História do garoto Ryan é contada no programa 'Encontro' de Fátima Bernardes
Foto: Juliana Hippert/Gshow

Devidos a problemas bucais, quando tinha aproximadamente 03 anos de idade, o garoto havia perdido grande parte de sua dentição e sonhava em ter os dentes como os coleguinhas da escola. Em um ato de gentileza, a dentista, que tomou conhecimento do problema em uma ação de Saúde Bucal na Escolha, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se prontificou a realizar o sonho do Ryan e assumiu todo o custo do tratamento, devolvendo assim o sorrio encantador e comovente que ele possui.

Pit bull que sofria maus-tratos é resgatado após decisão judicial em Feira de Santana

29 Out 2016 - 09h30


Pit bull que sofria maus-tratos é resgatado após decisão judicial em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Um pit bull que sofria maus-tratos foi resgatado na quinta-feira (27), em Feira de Santana, após uma decisão da Justiça que autorizou a retirada do animal da casa do dono, no conjunto Feira X, por meio de um mandado de busca e apreensão. A denúncia dos maus-tratos foi recebida há 10 dias pela Comissão da Defesa dos Animais da OAB de Feira de Santana, que esteve no local para verificar a situação, mas foi impedida de entrar na casa pelo dono do cachorro. A comissão conseguiu na Justiça o mandado de busca e apreensão, que foi cumprido por dois oficiais de justiça e três advogados, com apoio da Polícia Militar e do Centro de Zoonoses. De acordo com o G1, o cachorro foi retirado da casa, debilitado e com uma pata machucada, e levado imediatamente para um veterinário. O dono vai responder a processo na Justiça e o cachorro já foi adotado por outra pessoa.

Papagaio denuncia traição de marido com empregada

29 Out 2016 - 09h00


Papagaio denuncia traição de marido com empregada
Foto: Reprodução

Um homem que estava traindo a esposa com a empregada doméstica foi dedurado por seu próprio papagaio. O caso inusitado aconteceu na província de Hawalli, no Kuwait. A esposa já estava suspeitando do marido e a desconfiança ficou evidente depois que ela começou a escutar o papagaio reproduzindo frases de amor. A esposa chegou à conclusão de que o marido estava traindo ela e sua empregada era a amante, pois era a única que ficava em casa com ele enquanto ela ia trabalhar. Segundo o 'iG', a polícia foi chamada e a esposa relatou toda a história, afirmando que queria abrir um processo judicial contra o traidor e levaria a ave como testemunha para o tribunal. No Kuwait, assim como em outros países do Oriente Médio, o adultério é crime e passível de prisão.

STF decide que poder público poderá cortar salários de servidores em greve

29 Out 2016 - 08h00


STF decide que poder público poderá cortar salários de servidores em greve
Foto: STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o poder público deve cortar os salários dos servidores em greve. Por 6 votos a 4, os ministros consideraram que o corte de ponto e que desconto nos salários referentes aos dias de paralisação devem ser feitos. O corte só não poderá ser realizado em casos em que a greve for provocada por conduta ilegal do órgão público, como, por exemplo, o atraso no pagamento dos salários. Os ministros ainda abriram a possibilidade de haver acordo para reposição do pagamento se houver negociação para compensação das horas paradas. A maioria da Corte considera que a medida representa um desestímulo às paralisações e não fere o direito à greve, que é garantido pela Constituição.