Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2016"

Ação conjunta entre a polícia, MP e Justiça reduz homicídios em Itapetinga

29 Nov 2016 - 16h30


Ação conjunta entre a polícia, MP e Justiça reduz homicídios em Itapetinga
Foto: Reprodução

A queda nos casos de homicídios na cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano, é resultado das atuações sincronizadas das Polícias Militar, Civil e Técnica, com o acompanhamento do Ministério Público (MP) e aval da Justiça. Entre janeiro e novembro deste ano (até o dia 28) foram registrados 12 casos, enquanto no mesmo período de 2015 ocorreram 24. Entre os dias 28 de outubro e 28 de novembro, nenhuma morte violenta foi registrada, completando um mês sem registro da prática criminosa. A responsável pela 21ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Itapetinga), Rosilene Moreira, disse que a transferência dos traficantes de drogas e homicidas custodiados na cidade para os presídios de Jequié e Serrinha também foram fundamentais para o alcance do resultado. Em outubro, os policiais da região ganharam um prêmio por Desempenho Policial pela redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais na comparação do primeiro semestre de 2016 com o do ano anterior. O comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (Itapetinga), Major Edmário Araújo, destacou como ações que colaboraram para os bons números os patrulhamentos ostensivos nos locais com maior incidência de crimes.

Câmara de Ituaçu retira de pauta projeto de reajuste salarial após recomendação do MP

29 Nov 2016 - 16h00


Câmara de Ituaçu retira de pauta projeto de reajuste salarial após recomendação do MP
Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje

Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ituaçu, no sudoeste baiano, retirou de pauta o Projeto de Lei que prevê o reajuste do salário do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Segundo o presidente do legislativo, a intenção é discutir uma saída para o impasse com o MP, tendo em vista que a lei que prevê a remuneração dos agentes políticos só vale até o próximo dia 31 de dezembro. Na recomendação, o órgão destacou o cenário de crise econômica enfrentado pelo país como sendo uma das razões para não votar o aumento. Em caso de não atendimento da recomendação, o MP ajuizaria Ação Direta de Inconstitucionalidade, bem como instauraria procedimento para apurar as responsabilidades pessoais de cada um dos envolvidos.

Facas e celulares são achados em celas e 10 presos são transferidos em Barreiras

29 Nov 2016 - 15h30


Facas e celulares são achados em celas e 10 presos são transferidos em Barreiras
Foto: Blog do Sigi Vilares

Após uma revista realizada na segunda-feira (28), no Complexo Policial de Barreiras, no oeste baiano, celulares, carregadores e facas foram encontrados pela polícia. Segundo informações da delegacia, dez presos foram transferidos para presídios em Serrinha e Salvador. Ainda de acordo com a polícia, revistas nas celas acontecem periodicamente no complexo de Barreiras. De acordo com o G1, atualmente, o local conta com quatro celas e abriga 90 homens, mas a capacidade é de apenas 28 presos. Os equipamentos encontrados serão investigados e destruídos pela polícia.

Guarda Municipal é preso em flagrante por tráfico de drogas em Barra da Estiva

29 Nov 2016 - 15h00


Guarda Municipal é preso em flagrante por tráfico de drogas em Barra da Estiva
Foto: Divulgação/PM

Na segunda-feira (28), um guarda municipal foi preso por associação com o tráfico de drogas na cidade de Barra de Estiva, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, guarnições da Rondesp realizavam rondas nas ruas da cidade quando encontrou o guarda municipal em atitude suspeita. Após revista em sua casa, grande quantidade de drogas e outros materiais foram encontrados. O suspeito e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Barra da Estiva, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante. O servidor público municipal deve responder pelo crime de tráfico de drogas.

Atlético Nacional solicita que título da Sul-Americana seja entregue a Chapecoense

29 Nov 2016 - 14h30


Atlético Nacional solicita que título da Sul-Americana seja entregue a Chapecoense

Agora é oficial. Depois de atletas do Atlético Nacional solicitarem que o título da Copa Sul-Americana seja entregue a Chapecoense, foi a vez do próprio clube colombiano se manifestar oficialmente sobre o caso. “Além de estarmos preocupados com a parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional pede para a Conmebol que o título da Sul-Americana seja entregue a Chapecoense por conta de sua perda e homenagens as vítimas do fatal acidente que enluta nosso esporte. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense Campeã da Copa Sul-Americana”.

Caetité ganhará novo complexo policial para serviços da Polícia Civil

29 Nov 2016 - 14h00


Caetité ganhará novo complexo policial para serviços da Polícia Civil

A cidade de Caetité ganhará um novo complexo policial que atenderá os serviços da Polícia Civil. As obras de construção do prédio já foram iniciadas pela empresa contratada. Os serviços são executados com recursos do Governo da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública. O prédio construído com tecnologia pré-moldada terá estacionamento, cantina, área para banho de sol, duas amplas celas para detentos provisórios e área administrativa e de investigação. A previsão é que o prédio esteja pronto em 90 dias. O complexo policial fica localizado no Bairro Prisco Viana (antiga Escola Agrícola).

Mãe vai ao MP por vaga em UTI a filho com sangramento no cérebro em Vitória da Conquista

29 Nov 2016 - 13h30


Mãe vai ao MP por vaga em UTI a filho com sangramento no cérebro em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma mãe recorreu ao Ministério Público para tentar conseguir uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica para o filho de 6 anos, internado com sangramento no cérebro em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.  De acordo com a família, Noan Rocha Moreira precisa fazer um exame para diagnosticar a causa do problema, mas o procedimento não é realizado no Hospital Geral de Conquista, onde o menino está desde a última quinta-feira (24). A mãe conta que o menino sentiu uma forte dor de cabeça em casa e que o médico disse que há suspeita de aneurisma. No relatório, o médico que atendeu Noan destaca que o menino precisa ser levado para uma UTI pediátrica por causa do risco de complicações neurológicas e respiratórias. Ela conta que procurou o Ministério Público para tentar uma medida judicial, para que o filho consiga a vaga na UTI de algum hospital onde possa ser feito o exame para diagnosticar a doença. De acordo com o G1, o Hospital Geral de Vitória da Conquista informou que desde que o menino deu entrada na unidade médica, na quinta-feira (24), o nome dele foi incluído no sistema da Central de Regulação solicitando a transferência para alguma unidade que tenha UTI pediátrica. O hospital divulgou ainda que o pedido para a transferência é renovado todos os dias. A Central Estadual de Regulação informou que está em busca de um leito de UTI pediátrica, para que a transferência possa ser efetivada.

Estudante de Malhada de Pedras é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

29 Nov 2016 - 13h00


Estudante de Malhada de Pedras é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa
Foto: Nova Esperança

A infância simples do avô materno em uma fazenda do interior baiano é o enredo do texto “Sobre galhos, correntes e vagões” que levou o estudante Nicolas Souza, de 12 anos, de Malhada de Pedras, à final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Memórias Literárias. O estudante cursa o 7º ano do ensino fundamental, no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB). Até chegar à final, o texto de Nicolas passou por quatro etapas: a escolar, a municipal, a estadual e a regional. Ele foi orientado pela professora de língua portuguesa, Karine Oliveira. Dos 13 mil alunos de todo o país que se inscreveram na categoria Memórias Literárias, 125 chegaram à semifinal, que foi realizada em Fortaleza, no último fim de semana. Lá foram escolhidos 38 estudantes que vão estar na final, em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro. Na final, além de medalhas, os 20 alunos vencedores e seus professores vão receber notebook e impressora como premiação. As escolas desses alunos também serão premiadas com computadores, livros e outros prêmios.

Prazo para pagar 1ª parcela do 13º salário termina amanhã

29 Nov 2016 - 12h30


Prazo para pagar 1ª parcela do 13º salário termina amanhã
Foto: Reprodução/Globo News

Termina na quarta-feira (30) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da 1ª parcela do 13º salário. A 2ª parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro, prevê a legislação. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a 1ª parcela agora (pois já receberam), apenas a 2ª. A 1ª parte representa metade do salário que o funcionário ganha. A 1ª parcela tem como base a última remuneração do empregado. Já a 2ª usa como referência o mês de dezembro. Em caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ter sido feito até o dia 30. De acordo com o G1, o pagamento do 13° salário deve injetar R$ 196,7 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O número de pessoas com direito ao benefício soma 84 milhões, dos quais 58,9% (49,5 milhões de pessoas) são empregados formais, sendo destes 2,5% empregados domésticos (2 milhões) e 39,9% (33,6 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

Brumado conquista Selo Unicef Edição 2013-2016

29 Nov 2016 - 12h00


Brumado conquista Selo Unicef Edição 2013-2016

O Selo Unicef Município Aprovado tem reconhecimento internacional e certifica a qualidade e a eficiência do trabalho realizado pelas prefeituras em atenção à garantia dos direitos da infância e adolescência. Pela segunda vez, o município de Brumado conseguiu conquistar a certificação do Selo Unicef, sendo criteriosamente avaliado nos eixos de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Na última edição, 2009-2012, o município não conseguiu alcançar a pontuação prevista na metodologia para a conquista da certificação. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) agradeceu a todos os envolvidos nesse processo pelo trabalho realizado. Segundo ele, o certificado é a confirmação de que o município está no caminho certo, desenvolvendo ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. O certificado será entregue no dia 09 de dezembro, em Salvador.

Desemprego fica em 11,8% por desistência na procura de vaga

29 Nov 2016 - 11h30

A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em 11,8% pela terceira vez seguida no trimestre até outubro, mas o resultado poderia ter sido pior caso o número de pessoas que desistiram de procurar uma colocação não tivesse aumentado no período, impactando a estatística. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad)  divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de desempregados chegou ao novo recorde de 12,042 milhões de pessoas nos três meses até outubro, 32,7% maior sobre 2015. De acordo com a Veja, nos três meses até setembro, eram 12,022 milhões de pessoas sem emprego. “A situação é muito mais grave do que aparentemente os números mostram, porque a população ocupada continua caindo. As pessoas estão em sua maioria desistindo de procurar trabalho dada a dificuldade apresentada pelo mercado em gerar vagas”, disse o coordenador da pesquisa no IBGE, Cimar Azeredo.

Brumado: SEAV inaugura sede própria e pede apoio para conclusão de condomínio à saúde

29 Nov 2016 - 11h00


Brumado: SEAV inaugura sede própria e pede apoio para conclusão de condomínio à saúde
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 18 de novembro foi inaugurada a sede própria da Sociedade Espírita Albino Viana (SEAV) em Brumado. O complexo, que contará com um condomínio de apoio a pessoas enfermas em tratamento contra o câncer e outras patologias, fica localizado na Avenida Idália de Souza Ribeiro, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Na ocasião da inauguração houve palestras da professora Evanilda Mascarenhas e da advogada e presidente da Casa de Oração Tereza D’Ávila, Sônia Dória. Médium e idealizador da obra, Ricardo Barbosa disse em entrevista ao site Brumado Notícias que todo o projeto está sendo realizado com o apoio e doações da sociedade e de empresários locais. Para ele, o maior desafio está sendo a conclusão do Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula, que contará com todo aparato para receber pessoas enfermas que não conseguem alojamentos adequados na cidade. 

Brumado: SEAV inaugura sede própria e pede apoio para conclusão de condomínio à saúde
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para tanto, o empreendimento já adquiriu vários aparelhos que auxiliam no acompanhamento do tratamento fora do leito hospitalar. A proposta do condomínio é também oferecer alas exclusivas para pacientes diagnosticados com câncer que estejam de passagem pelo município. “Será uma espécie de albergue da saúde, onde as pessoas que passarem por tratamento em nossa cidade e não encontrarem alojamento adequado enquanto aguardam o atendimento hospitalar poderão pernoitar por aqui”, explicou Barbosa, que solicita mais apoio da sociedade brumadense para conclusão da obra em andamento. As doações podem ser feitas através da conta: agência: 0947 e conta: 1165-0 (OP 03) - Caixa Econômica Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo número (77) 99958-3833.

Pastor usava fiéis de igreja para fraudar financiamentos, diz PF

29 Nov 2016 - 10h30


Pastor usava fiéis de igreja para fraudar financiamentos, diz PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (29) uma operação contra um esquema de fraudes no financiamento de veículos. O pastor de uma igreja, ex-funcionário do Banco do Brasil, é suspeito de usar fiéis para efetivar a fraude, que pode chegar a R$ 3 milhões. São cumpridos oito mandados de condução coercitiva e 10 de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha e Alvorada, na Região Metropolitana da capital. Veículos foram apreendidos, e o dinheiro da conta corrente dos investigados foi bloqueado. A investigação conduzida por meio da Operação Fides apontou o envolvimento de funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil no esquema, no qual veículos eram avaliados com valores acima do praticado no mercado para a concessão de financiamentos. Contadores e técnicos em contabilidade elaboravam documentos falsos para a comprovação de renda dos clientes. A diferença entre o valor do veículo financiado e o valor de mercado ficava com os fraudadores, conforme divulgou a PF. Duas lojas de veículos, uma localizada em Porto Alegre, e outra em Alvorada, na Região Metropolitana, participavam do esquema criminoso. Entre os investigados estava um ex-funcionário do Banco do Brasil, que também é pastor, e que foi demitido por conta da fraude. Ele é suspeito de cooptar fiéis da igreja dele para participarem da fraude. De acordo com o G1, ele movimentava dinheiro das revendas de veículos para as contas da igreja, que seria usada para lavagem de dinheiro. Conforme a polícia, os suspeitos também usavam documentos falsos para realização de empréstimos pessoais, obtenção de cartões de crédito e cheque especial.

Prefeito eleito de Macaúbas considera consórcio como divisor de águas na saúde regional

29 Nov 2016 - 10h00


Prefeito eleito de Macaúbas considera consórcio como divisor de águas na saúde regional
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a crise que afeta as administrações públicas municipais, o prefeito eleito do município de Macaúbas, Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que aposta na proposta do consórcio regional de saúde como uma alternativa para oferecer melhores condições de atendimento na microrregião de Brumado. Macaúbas e mais 20 municípios carecem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, muitas vezes, em situações de urgências e emergências, tem início uma árdua busca por vagas em leitos hospitalares em cidades mais distantes, como Guanambi, Vitória da Conquista, Itapetinga e até municípios do extremo sul do estado. O futuro prefeito macaubense disse ainda que o consórcio regional irá propor um crescimento acentuado da oferta de saúde nos municípios da microrregião, que, segundo ele, deverão buscar mais investimentos nas unidades básicas de saúde e desafogar o sistema emergencial nos hospitais. Do ponto de vista do prefeito, o consórcio será um divisor de águas na saúde regional. “Estamos caminhado para termos nossa UTI regional, mas não poderemos tirar a atenção das nossas unidades básicas em nossos municípios. Vejo que poderemos galgar grandes avanços em nossos municípios para ofertar melhores atendimentos aos nossos conterrâneos. Esse consórcio mudará para melhor a estrutura da saúde em nossa região”, destacou o futuro gestor.

Estudantes começam a renovar matrícula para o ano letivo de 2017 nas escolas estaduais em Brumado

29 Nov 2016 - 09h30


Estudantes começam a renovar matrícula para o ano letivo de 2017 nas escolas estaduais em Brumado
Foto: Emerson Santos

Muitos estudantes da rede estadual aproveitaram o primeiro dia de renovação de matrícula, na segunda-feira (28), para confirmar suas vagas para 2017 nas escolas estaduais onde estão regularmente matriculados. O prazo para a renovação segue até o dia 30 de dezembro. Se perder o prazo da renovação, o aluno pode perder a vaga na escola onde estuda, ficando na expectativa de fazer a matrícula em outra escola da rede estadual em janeiro e de acordo com a disponibilidade de vaga. O processo de renovação da matrícula é muito simples. Os pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos podem optar por fazer a matrícula pela internet. Para tanto, é preciso acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula) e digitar o código impresso na carta de renovação, que o aluno recebe na escola. Esta carta deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. A outra opção é renovar a matrícula presencialmente nas secretarias escolares. É importante também observar se há alguma pendência de documentação junto à secretaria escolar para a atualização dos dados do estudante. Este deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos.