Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2016
 Comissão de Ética abre processo contra Geddel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Comissão de Ética da Presidência da República abriu por unanimidade, na segunda-feira (21), procedimento investigativo para apurar se o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), violou a legislação no caso que resultou na demissão do agora ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.  Indicado ao cargo pelo próprio Geddel, o conselheiro José Saraiva recuou do pedido de vista que havia solicitado pela manhã e apresentou voto pela instauração de inquérito. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo na edição do último sábado, Calero afirmou que Geddel o pressionou em mais de uma ocasião para liberar uma obra embargada em Salvador, onde o peemedebista tem um apartamento. 

Brumado: Complexo da 20ª Coorpin deve receber rampa para avaliação de veículos apreendidos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma área localizada nos fundos da custódia, no complexo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, no município de Brumado, está sendo preparada para receber uma rampa, estilo lava jato, a fim de facilitar os trabalhos dos peritos na aferição dos veículos apreendidos que chegam ao pátio da delegacia. A expectativa é de que o equipamento esteja pronto ainda no primeiro trimestre do próximo ano. O projeto ainda está passando pelos trâmites burocráticos.  

Delegado Leonardo Rabelo será homenageado com Título de Cidadão Brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que concede título de cidadão brumadense ao Delegado a Regional Leonardo Rabelo. De autoria do vereador Castilho Viana (PSB), o projeto reconhece os relevantes serviços prestados pelo delegado no município ao longo de cinco anos. Leonardo Fabiani Rabelo Silva, Delegado Coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), coordena 21 municípios de sua circunscrição. Apesar do pouco efetivo, o trabalho do delegado à frente da companhia refletiu em baixa na criminalidade e em inúmeras operações policiais que culminaram com a prisão de criminosos.

Rio verte sobre a barragem de Jussiape e deve aumentar volume na barragem de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O volume do Rio das Contas deve subir na Barragem de Cristalândia, em Brumado. Isso porque, com as fortes chuvas da última semana na cidade de Jussiape, o rio verteu sobre a barragem local e a correnteza segue seu curso, devendo deverá chegar no distrito brumadense nos próximos dias. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o nível da barragem de Cristalândia reduziu cinco metros de sua capacidade total e, no momento, o barramento está com cerca de 11 milhões de metros cúbicos de água. As chuvas que caíram em Brumado não foram fortes o suficiente para alterar o volume na cabeceira da barragem, porém já se tem informações de que formou muitas aguadas nas comunidades rurais - as mais favorecidas com as precipitações foram os povoados na região da Pompeia, à margem da BA-262. Segundo dados da equipe de monitoramento da Embasa, o pluviômetro captou no geral 100 mm de chuva na sede do município, nos últimos dias, com expectativa de mais chuva para o próximo final de semana.

Vitória da Conquista completa uma semana sem registro de homicídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Núcleo de Tóxicos e Entorpecentes, criado em fevereiro deste ano e vinculado à Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista, tem mostrado resultados positivos. A maioria dos casos de homicídio registrada no município está relacionada ao tráfico de drogas e, diante da atuação da unidade policial, não há registro desse tipo de delito na cidade desde o último dia 14. Foram seis dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Desde o início de 2016, ações das polícias Civil e Militar, com o apoio do Ministério Público e da Justiça, já apreenderam mais de 12 toneladas de drogas e tiraram de circulação aproximadamente 100 armas de fogo. Segundo o titular da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Vitória da Conquista), delegado Cléber Rocha Andrade, a polícia está mapeando as quadrilhas que atuam no município e na região. O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Ricardo Brito, por sua vez, afirmou que os números na região ainda não são os ideais, porém as polícias estão trabalhando integradas para garantir mais segurança para a população conquistense, garantindo índices melhores no segundo semestre deste ano.

Alta no álcool mantém preços da gasolina em Brumado, explicam empresários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em menos de 30 dias, a Petrobras anunciou duas reduções, de R$ 0,05 cada, nos valores do diesel e da gasolina. No entanto, os preços nos postos de combustíveis em Brumado ainda não foram alterados. O site Brumado Notícias percorreu alguns postos e as explicações foram basicamente as mesmas, apontando o álcool como vilão da história. Segundo os empresários, o preço do álcool, que é adicionado em 30% na gasolina, sofreu reajuste que foi passado aos postos, o que provocou a permanência do valor já praticado diante da redução anunciada pela Petrobras. Em um dos estabelecimentos onde antes a placa informativa anunciava que o valor do álcool era de 70% o valor da gasolina agora parece corrigido em 80%. Os empresários disseram ainda que os postos não recebem os combustíveis diretamente da Petrobras, mas de bandeiras que repassam os produtos e seus valores. Assim, segundo eles, pesam também para o consumidor final esses encargos com os fornecedores.

Temer mantém Geddel no cargo, anuncia Planalto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, confirmou nesta que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, permanecerá no cargo. “O Presidente da República faz dois anúncios. Em primeiro lugar, o ministro Geddel Vieira Lima continua à frente da Secretária-Geral da Presidência [Secretaria de Governo]. O presidente Michel Temer ressalta, adicionalmente, que todas as decisões sob responsabilidade do Ministério da Cultura são e serão encaminhadas e tratadas estritamente por critérios técnicos, respeitados todos os marcos legais e preservada a autonomia decisória dos órgãos que o integram, tal como ocorreu no episódio de Salvador”, declarou o porta-voz, em um pronunciamento à imprensa. Geddel está envolvido no episódio que levou o ministro da Cultura, Marcelo Calero, a pedir demissão do cargo, na semana passada. O Palácio do Planalto já anunciou que o deputado Roberto Freire será o novo ministro da pasta.

Semana Nacional da Conciliação tem início no Fórum Duarte Muniz em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com base em recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) deu início a Semana Nacional de Conciliação, através da qual diversos processos são submetidos à conciliação, com o cadastro prévio das partes interessadas. Em Brumado, o Poder Judiciário montou uma programação especial de atendimento durante a Semana Nacional de Conciliação, no Fórum Duarte Muniz. Na manhã desta segunda-feira (21), o local ficou lotado. A conciliação visa promover a pacificação social, a redução da taxa de congestionamento de processos em tramitação e seus reflexos positivos nas estatísticas do TJ-BA, a solução de litígios em curto espaço de tempo, inclusive antecipação de audiências designadas, a celeridade na prestação jurisdicional em prol da sociedade e a aproximação do Judiciário junto à comunidade.

Brumado: Mulher fala de Jesus e bandidos armados desistem de assalto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último sábado (19) dois elementos armados passaram de motocicleta em frente a uma residência onde era realizada uma festa no Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Eles deram uma volta e retornaram anunciando um assalto. No local, segundo testemunhas, uma mulher, que é evangélica, começou a pregar e conseguiu impedir que os bandidos continuassem com a prática criminosa. A dupla fugiu sem levar nada. Muitas pessoas que presenciaram a cena ficaram em choque, já que a mulher estava com celular, relógio, pulseiras de ouro e a chave do veículo nas mãos.

É grande a procura por vagas de empregos temporários no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de currículos já foram entregues em várias lojas do comércio de Brumado neste final de ano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os candidatos estão em busca de vagas de empregos temporários. Para surpresa de alguns comerciantes, os currículos são de pessoas de várias camadas da sociedade, inclusive com boas formações acadêmicas. Para eles, a quantidade de candidatos mostra a realidade atual do desemprego no país, mas ao mesmo tempo serve como estímulo para os funcionários contratados que buscam se manter em seus postos de trabalho. Embora as lojas ainda não tenham começado a contratar, acredita-se que, mesmo de forma reduzida por conta do atual momento de recesso econômico, serão feitas muitas contratações temporárias para atender a demanda das vendas de final de ano. As contratações devem começar a partir do próximo mês.

Após goleada contra o Figueirense, chance de rebaixamento do Vitória diminui Foto: Galáticos Online

Na tarde de domingo (20), o Vitória goleou o Figueirense por 4x0 no Barradão, ganhou fôlego na briga contra o Z-4 e rebaixou o rival catarinense. Com o triunfo, o Vitória abriu três pontos para o Internacional, que joga hoje (21) contra o Corinthians, em Itaquera. O Rubro-Negro, na 16ª posição, tem 42 pontos, enquanto o Colorado, na 17ª colocação, possui 39. O Figueirense é o 18º com 34 pontos e, restando apenas duas partidas para o fim da Série A, não tem como deixar o Z-4. As chances de rebaixamento do Rubro-Negro até o momento são de 16%. O Inter, que segue logo atrás, tem 80% de cair para a Série B no ano que vem. Enquanto os já rebaixados Figueirense, Santa Cruz e América-MG estão com 100% de chance de cair.

Brumadenses esperam 1h30 por substituição de ônibus da Novo Horizonte em Feira de Santana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último sábado (19), mais um caso de descaso da empresa Novo Horizonte com os passageiros veio à tona. Um passageiro que viajava em um ônibus da empresa, que fazia a linha Salvador-Brumado, disse que saiu da capital às 21h30 e parou na cidade de Feira de Santana às 23h30 com o ar-condicionado quebrado. Os passageiros protestaram e um novo ônibus foi solicitado, mas o veículo só chegou 1h30 depois. “É inaceitável o descaso com que a Novo Horizonte trata seus passageiros. Tivemos que esperar 1h30min para seguir viagem, pois o ônibus apresentou problemas no ar-condicionado. Pior são outros problemas, inclusive mecânicos, que acontecem, e a empresa não dá a assistência que deveria”, disse o passageiro, que preferiu não se identificar.

Polícia incinera cerca de 250 kg de drogas em Vitória da Conquista Foto: Blog do Léo Santos

Em Vitória da Conquista, a Polícia Civil incinerou de 250 kg de drogas que haviam sido apreendidas recentemente através da unidade especializada da cidade. A destruição das substâncias entorpecentes ocorreu nesta segunda-feira (21), com a presença do membro do Ministério Público da Promotoria de Justiça Criminal da Comarca.

Cicom de Brumado aguarda visita de governador para inauguração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras da unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) do município de Brumado já estão concluídas aguardando apenas a visita do governador Rui Costa (PT), agendada para a segunda quinzena de dezembro, para serem inauguradas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o prédio recebeu identificação e todos os computadores e mais 3 monitores de TV já foram instalados. O sistema de monitoramento contará com quatro câmaras robôs avançadas, cada uma com captação de imagem em um raio de 2 km, zoom óptico de última geração e excelente resolução. A unidade do Cicom fica anexa ao complexo que agrega a delegacia local, o setor administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML).

Presos matam detento e mandam recado para juízes em Barreiras Foto: Reprodução/Correio

Um detento foi morto no complexo policial de Barreiras, no oeste baiano, no domingo (20). De acordo com a 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o homem pertencia a um grupo rival e foi espancado até a morte. Após o crime, os detentos deixaram recados para os juízes da cidade pedindo para serem soltos e para que a visita seja realizada toda semana. Segundo a Coorpin, os presos recebem visitas de familiares a cada 15 dias. Um funcionário da coordenadoria que não quis se identificar declarou que o local tem capacidade para 28 presos, mas no momento abriga 71. “Queremos nossos direitos e visita toda semana. Solta. Tamos com fome. Solta Fabiano (sic)”, escreveram os presos no bilhete deixado na cela. De acordo com o jornal Correio, o corpo do detendo morto foi encaminhado para o Instituo Médico Legal (IML) e vai passar por perícia antes de ser liberado para o sepultamento. A polícia vai fazer uma varredura nas celas e investigar o caso.

Raio provoca apagão no sistema de comunicações de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um raio que caiu sobre a Serra das Éguas durante uma chuva na tarde da última sexta-feira (18) provocou um apagão na torre do sistema de comunicações do município de Brumado, afetando os sinais de TV, rádio, telefonia móvel e internet. O técnico de manutenção da prefeitura, Milton Caires, esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que a descarga elétrica desarmou e torrou várias canelas desde a região da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água, até o topo da serra, onde estão as antenas de receptação e transmissão. Ainda segundo Caires, a equipe de manutenção da Coelba encontrou dificuldades para chegar ao local, cuja estrada ficou íngreme e escorregadia devido às chuvas. No final da tarde de sábado (19), 24 horas após o incidente, o sinal da TV Digital Globo foi restituído, e ontem (20), as equipes conseguiram recuperar o sinal analógico do SBT e de algumas operadoras de internet sem fio e telefonia móvel. Ainda permanece fora do ar o sinal digital da TV Record e de uma emissora de rádio local. Milton Caires informou que, no caso da TV Record, é aguardada a chegada de alguns equipamentos para realizar a manutenção. A previsão é de que o sinal da emissora seja restabelecido no final da tarde desta terça-feira (22).

Estudantes baianos criam carro ecológico que pesa 90 kg e custa R$ 7 mil Foto: Reprodução/TV Bahia

Estudantes baianos criaram um carro que não emite gases poluentes. O carro ecológico foi montado para participar da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília, no início do mês. O veículo foi construído pelos jovens Robenilson Santos, Carlos Erman e Matheus Moreno, com o auxílio do professor de mecatrônica Edeilson e do coordenador Augusto Araújo. De acordo com o G1, o desafio foi construir um carro ecológico com 90 kg e que cabe uma pessoa de até 1,80 m. São quatro pneus de motocicleta, carroceria em acrílico, volante com comandos elétricos, GPS e nenhuma emissão de poluentes. O veículo custa em torno de R$ 7 mil. A estrutura foi montada para mostrar a capacidade dos estudantes do Senai, da unidade Dendezeiros, em Salvador, mas contou com estudantes de outras unidades, como Feira de Santana.

Magnesita lucra R$ 145 milhões e faz demissões para forçar trabalhadores aceitarem abono salarial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Magnesita Mineração S.A divulgou recentemente o seu balanço do período de janeiro a setembro deste ano, cujo resultado foi um lucro líquido de quase R$ 145 milhões. Os trabalhadores da empresa estão em campanha salarial e, na primeira rodada de negociação, em substituição ao reajuste salarial, a empresa apresentou proposta de um abono de R$ 2 mil. Na última sexta-feira (18), para surpresa de todos, demitiu dez trabalhadores, quando na reunião com o sindicato discursava que a prioridade era a manutenção do nível de emprego. O Sindicato dos Mineradores disse que, desde o ano passado, vem adotando uma postura flexível, inclusive aceitou reajuste para vigorar em fevereiro deste ano e não em outubro de 2015, que é a data base, além de abrir mão do retroativo. Na semana passada, fechou o acordo da participação nos resultados, aceitando reduzir de 1,4 para no máximo 1,2 salários, caso sejam cumpridas as metas estabelecidas entre as partes. Para o sindicato, a empresa tem abusado do excesso de compreensão dos trabalhadores. “Este ano não abriremos mão da reposição da inflação do período, que gira em torno de 9%, bem como da correção do ticket alimentação e de um percentual de aumento real. O mesmo gesto que fizemos ano passado em função das dificuldades, exigiremos que a empresa faça em nosso favor este ano, vez que está tendo lucratividade”, afirmam os diretores do Sindmineradores.

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção de inflação pela segunda vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,84% para 6,80%, de acordo com a pesquisa Focus, divulgada às segundas-feiras pelo BC. Para 2017, a estimativa foi mantida em 4,93%. Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção de inflação pela segunda vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,84% para 6,80%, de acordo com a pesquisa Focus, divulgada às segundas-feiras pelo BC. De acordo com a Agência Brasil, para 2017, a estimativa foi mantida em 4,93%. Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção de inflação pela segunda vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,84% para 6,80%, de acordo com a pesquisa Focus, divulgada às segundas-feiras pelo BC. Para 2017, a estimativa foi mantida em 4,93%. Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção de inflação pela segunda vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,84% para 6,80%, de acordo com a pesquisa Focus, divulgada às segundas-feiras pelo BC. Para 2017, a estimativa foi mantida em 4,93%.

Semana começa com baixa temperatura e previsão de mais chuvas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fez frio na madrugada desta segunda-feira (21), em Brumado. Os termômetros registraram 16°C nas primeiras horas da manhã de hoje. As chuvas que caíram na última semana colaboraram para o resfriamento e diminuição da umidade relativa do ar. O céu continua encoberto com nuvens. A estação meteorológica Clima Tempo prevê que durante a semana o sol aparecerá entre nuvens e haverá névoa nos inícios das manhãs. A previsão também aponta mais chuvas com trovões e relâmpagos no próximo final de semana. No decorrer dos dias, os termômetros variam entre mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Corpo em decomposição é encontrado dentro de poste em Goiânia Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um corpo foi encontrado dentro de um poste de ferro em Goiânia, na noite de domingo (20). O forte odor foi sentido por vizinhos e a polícia foi acionada. Ao chegar ao local, os agentes encontraram o corpo em estado de decomposição. Segundo o delegado responsável pelo caso, o poste, que fica no canteiro central da via, é usado por redes de alta tensão e, como é oco, possui uma abertura embaixo. A suspeita é de que a pessoa tenha morrido há cerca de 15 dias.  O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia e vai passar por perícia. A identificação da vítima só vai ser possível após a realização da necrópsia.  

Guanambi: Polícia prende quadrilha especializada em roubo de carga Foto: Divulgação/PM

Cinco pessoas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha especializada em roubo de carga, que agia em vários estados, foram presas no domingo (20), na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Cerca de doze policiais civis e militares participaram da operação. Com os membros da quadrilha foram encontrados três veículos, três armas de fogo, vários aparelhos bloqueadores de sinal de GPS, uma máscara, cinco aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. De acordo com o Sudoeste Bahia, os suspeitos foram presos em um hotel da cidade no momento em que planejavam mais um roubo de carga. Eles foram identificados e são: Cleson Medeiros de Assis, Cláudio Medeiros de Assis, Anestaldo de Almeida Filho, Nalben Santana Reis e Guilherme Júnior Fernandes da Costa. O grupo foi encaminhado para a delegacia local e está à disposição da Justiça.

Mais preocupados com segurança e a possibilidade de roubos e furtos, os baianos são os que mais gastam, em média, com seguros automotivos no Brasil. Isso é o que mostra um levantamento da Minuto Seguros, que diz ainda que o custo para assegurar o carro é de R$ 753, mais de R$ 100 acima da média nacional. De acordo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em 2015, ocorreram 19.960 roubos e furtos de veículos na Bahia. Neste ano, até março, o número foi 4.942. Com uma frota de 1,65 milhões de automóveis (dados do Denatran), os baianos desembolsaram ao todo R$ 1,24 bilhão com prêmios de seguro entre julho de 2015 e junho de 2016, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ainda segundo a Susep, 70% da frota circulante brasileira não é segurada.

Brumado: Temerosos com as chuvas, moradores alertam para lixo no Riacho do Bufão e Bate Pé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Todo período de chuva, os Riachos do Bufão e Bate Pé acabam transbordando e as águas invadem residências nas proximidades do Bairro Santa Tereza e adjacências, em Brumado. Prevendo novas cheias com as chuvas recentes e as previstas para o mês de janeiro, os populares alertam a prefeitura quanto ao acúmulo de lixo no leito dos riachos e nas manilhas que canalizam os mesmos nos pontilhões. O site Brumado Notícias comprovou e registrou as reclamações dos moradores ribeirinhos nos Bairros Santa Tereza, São José e Feliciano Pereira, onde estão sendo despejados entulhos e todo tipo de lixo no leito dos riachos. Muito mato está bloqueando a passagem da água em algumas manilhas de escoamento na passagem dos pontilhões. Por isso, os populares cobram ações preventivas de limpeza e desobstrução dos canais. “Não queremos mais arrastar lama de dentro de nossa casa e muito menos perder os nossos imóveis. O problema está de volta e estamos alertando com antecedência, para que o poder público providencie o mais breve possível a limpeza desses riachos”, disseram moradores no Bairro Feliciano Pereira.

Arquivo