Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2013"

Tanhaçu: Audiência pública debateu o Projeto Serra Escura

01 Dez 2013 - 10h01


Tanhaçu: Audiência pública debateu o Projeto Serra Escura
A obra está orçada em R$ 9 milhões vai gerar 50 empregos diretos. (Foto: Divulgação).

Uma Audiência Pública para tratar do Projeto Serra Escura de lavra e beneficiamento de quartzo industrial, da Minas Stones Mineração Ltda., primeira indústria mineral a se instalar no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, foi realizada na última quinta-feira (28). O prefeito João Francisco Santos (PT), o presidente da Câmara de Vereadores, parlamentares, secretariado municipal, presidentes de associações, autoridades e lideranças da sociedade civil organizada participaram do encontro, que foi presidido pela representante do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), diretora-geral Hosana Gaspar. Durante a audiência, a Minas Stones enfatizou o propósito de implantar uma mineração moderna e sustentável, dentro dos mais avançados padrões internacionais de tecnologia limpa, com inclusão social e geração de emprego e renda. 

Tanhaçu: Audiência pública debateu o Projeto Serra Escura
O evento que foi realizado no Ginásio de Esportes na cidade na última quinta-feira (28) contou com a participação popular. (Foto: Divulgação).

As contribuições apresentadas foram devidamente registradas para que sejam levadas em consideração pelo Inema no licenciamento ambiental do empreendimento. A primeira etapa da licença já foi efetivada e será marcada outra audiência para completar a segunda etapa e ser liberada a licença definitiva para que a Minas Stones inicie a implantação do Projeto que vai durar em torno de 10 meses para iniciar suas operações de exploração do Minério. A obra está orçada em R$ 9 milhões.  Além disso, está prevista a geração de 50 empregos diretos. A comunidade também participou de forma marcante do encontro.


Fotos: Divulgação

Brumauto e Moto Estrada: Parceiros do esporte no circuito Off Road

01 Dez 2013 - 09h50


Brumauto e Moto Estrada: Parceiros do esporte no circuito Off Road
A concessionária Volkswagen montou um stand e apresentou a população o novo Golf e o Jetta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No intuito de incentivar e promover a prática esportiva em Brumado, a concessionária Moto Estrada Suzuki e a Volkswagen Brumauto colaboraram com o circuito Off Road de corrida de trilha e de rua realizado na tarde de sábado (30) no município. A Brumauto montou um stand na Praça Coronel Zeca Leite, ponto de concentração da prova, onde expôs o novo Golf e o Jetta. Já a Moto Estrada cedeu tendas que serviram de apoio para distribuição de água, frutas, picolés e outros suprimentos aos competidores. A participação e incentivo das empresas serviu de motivação para os organizadores e atletas, proporcionando mais impulso à realização do evento. “Todos os esportes precisam do apoio, tanto público como privado, e aqui em Brumado tivemos essa satisfação de receber esse apoio da Brumauto e da Moto Estrada. Além do apoio financeiro, as empresas nos deram apoio em logística, o que serve de exemplo para outras empresas e empresários”, disseram os organizadores do evento ao site Brumado Notícias.

Corrida Off Road marcou o sábado (30) em Brumado

01 Dez 2013 - 09h30


Corrida Off Road marcou o sábado (30) em Brumado
A primeira edição da prova contou com um trecho de 6,08 km passando por asfalto, paralelepípedos e terra. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em um trecho de 6,08 km passando por asfalto, paralelepípedos e terra, os 103 atletas de diversos município da região sudoeste da Bahia participaram da Primeira Corrida Off Road realizada em Brumado no final da tarde do último sábado (30). Os professores de educação física André Luiz Azevedo, Cinthia Guimarães e André Caíres organizaram o evento contando com o apoio do município e do comércio local. Corredores profissionais que se preparam para grandes corridas como a São Silvestre ditaram o ritmo e completaram a prova em 21 minutos. Serginho Pinheiro foi o brumadense melhor colocado chegando em terceiro lugar, logo atrás de Juscelino Oliveira e Natalino Alves. De Itabuna, Maira Xavier foi a primeira mulher a completar o percurso. Para o professor André Azevedo e demais organizadores, a corrida atingiu seu objetivo, que é promover uma vida mais saudável. “As pessoas estão buscando cada vez mais a melhor qualidade de vida e cuidando melhor da saúde da mente e do corpo, o que é muito bom. Esse evento não foi apenas uma corrida para saber quem é o melhor ou mais rápido, mas sim para promover a prática de esportes e exercícios físicos com o intuito de tirar o cidadão da ociosidade dando a ele o incentivo para cuidar de si mesmo”, disse Azevedo. Ao final da competição, os atletas ainda praticaram aeróbica na Praça Coronel Zeca Leite, onde também ocorreu a concentração, largada e chegada da prova. (Veja Fotos).

Brumado: Capitão da 34ª CIPM apresenta dados sobre a violência contra a mulher

01 Dez 2013 - 09h10


Brumado: Capitão da 34ª CIPM apresenta dados sobre a violência contra a mulher
Os dados foram apresentados por Wagner Rocha durante a campanha de 16 dias de ativismo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na tarde da última sexta-feira (29), o CREAS Chico Xavier promoveu um evento que integra a Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Realizado no auditório do CEEP, o evento contou com a presença de mulheres vítimas da violência doméstica e representantes de vários órgãos ligados à defesa da mulher. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Capitão Wagner Rocha falou sobre dados relativos ao tema. Segundo Rocha, a situação é agravada por conta do silêncio das mulheres, que não denunciam os parceiros. Com o objetivo de mudar esse panorama, o foco da campanha, de acordo com o capitão, é conscientizar as vítimas sobre a importância de informar às autoridades competentes a fim de que as providências devidas sejam tomadas.

Brumado: Capitão da 34ª CIPM apresenta dados sobre a violência contra a mulher
O evento foi realizado pela equipe do CREAS Chico Xavier. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sobre as causas do aumento no número de ocorrências, o capitão afirma que abordar o tema através de campanhas como os 16 Dias de Ativismo tem encorajado mulheres de todo mundo a acionar a polícia e denunciar os companheiros. “As mulheres ainda precisam ser mais ativas, mas já não estão ficando tão caladas”, disse Rocha. A 34 ª CIPM tem 55 casos registrados especificamente de violência contra a mulher entre os anos de 2012 e 2013, o equivalente a uma média de 25 casos por ano. As mulheres que sofrem violência doméstica podem denunciar os abusos através do 180 (telefone específico para esse tipo de denúncia), do 190 (telefone da polícia) ou indo diretamente a uma delegacia.

Fredinho elogia Rui Costa, mas diz que preferia Pinheiro

01 Dez 2013 - 08h00


Fredinho elogia Rui Costa, mas diz que preferia Pinheiro
Para o brumadense, o senador tem experiência, preparo e uma história de militância no partido. (Foto: Divulgação).

Na última sexta-feira (29), em reunião do diretório estadual, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi indicado oficialmente candidato do PT ao governo da Bahia, desbancando nomes como o do secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, o do ex-prefeito de Camaçari, Luís Caetano, e o do senador Walter Pinheiro. Sobre a decisão, o presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, salientou que o partido tinha bons quadros e que foi difícil escolher o candidato. No entanto, o dirigente petista não escondeu a sua preferência pelo senador Walter Pinheiro. “Conheço Pinheiro antes de me filiar ao PT, já Rui Costa fui conhecer a partir da vitória de Wagner. Tenho com Pinheiro uma afinidade política e pessoal sólida, além das qualidades que vejo nele de experiência, de preparo, de uma trajetória dedicada à construção do partido com respeito à militância”, disse. Fredinho avaliou que Rui Costa e Pinheiro possuem perfis diferentes, mas ambos à altura de governar a Bahia. Para ele, Rui Costa é um grande conhecedor da Bahia e sabe como operar a estrutura administrativa do estado. O petista acredita que o chefe da Casa Civil é o grande favorito para as eleições de 2014. “Rui Costa é o nosso candidato e, certamente, o próximo Governador da Bahia. Vou me empenhar na eleição dele com a mesma disposição que tive quando coordenei em Brumado a campanha de reeleição do Governador Jaques Wagner”, concluiu.