Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2014
fechar

Tratamento revolucionário no combate à gordura chega em Brumado

Acaba de chegar em Brumado a Criolipolise, um tratamento revolucionário no combate a gordura localizada. A promessa é de que com apenas uma sessão é possível reduzir até 30% da gordura. O tratamento é uma novidade no município. A primeira avaliação é gratuita. Marque a sua através do telefone (77) 3441-3298 ou pelo WhatsApp no número (77) 9962-3010. 

Brumado: Evento de Rock será realizado nesta sexta-feira (19)

Em Brumado, a festa “Rock ou Nada?” promete fechar o ano de 2014 em grande estilo, com os grandes clássicos do rock'n'roll nacional e internacional. O evento será realizado na União Recreativa, na próxima sexta-feira (19), às 20h. No local, as três principais bandas da nova geração e grandes promessas do rock brumadense - Conexão Urbana, Krimeia e Zig Zag Ted - vão se apresentar. Em entrevista ao Brumado Notícias, o produtor Paulo Esdras disse que o ano foi significativo para o cenário do rock na cidade, onde surgirão novas bandas no segmento. "Não tenho dúvidas de que as três bandas convidadas para tocarem no evento são as melhores da nova geração na cidade, pois elas conseguem unir o profissionalismo e ao mesmo tempo a espontaneidade que deve fazer parte do universo do Rock´n´Roll", declarou Esdras. O evento conta com o apoio do grupo Abracadabra, Núcleo do Rock Brumadense e Rui Sonorização.

Brumado: Enxurrada faz carro capotar no Loteamento Malhada Branca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A correnteza formada pela forte chuva da madrugada no Loteamento Malhada Branca, em Brumado, acabou arrastando e virando um veículo na localidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os moradores fizeram de tudo para conter a enxurrada, que ameaçava invadir as residências. No momento do acidente, não havia ninguém no interior do veículo.

Casa desaba sobre carro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com as fortes chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (18), em Brumado, uma casa localizada na Praça Doutor Chaga Diniz, ao lado do Mercado Municipal, acabou desabando sobre um carro que trafegava pela via. O acidente aconteceu no início da madrugada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o condutor, um empresário no ramo de carpintaria, sofreu várias escoriações e foi conduzido ao hospital. Além de atingir o carro, a casa também atingiu uma residência vizinha.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
 

Brumado: Esgoto invade residências e expulsa família no bairro Olhos D'água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Duas residências localizadas na Rua Albertino Barreto, o Caminho da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, foram invadidas pelas águas da chuva da madrugada e também pelo esgoto que refluiu pelos ralos dos banheiros. O site Brumado Notícias apurou que a canalização do esgoto despejado no Riacho do Bufão não comportou o volume de água da chuva e acabou retornando para as casas. Os proprietários ficaram revoltados, pois se trata de moradias novas. “Chegamos em casa após um dia intenso de trabalho a fim de descansar e aí recebemos de brinde esse esgoto dentro do nosso banheiro”, contou dona Sônia do Acarajé, proprietária de umas das casas atingidas. 

Brumado: Esgoto invade residências e expulsa família no bairro Olhos D'água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Junto com o marido e a filha, ela teve de abrir um buraco na parede para que a lama, fezes e outros dejetos pudessem sair do interior da residência. Impossibilitada de dormir na casa, a família buscou abrigo no estabelecimento onde comercializa o acarajé. “Vamos acionar a justiça, pois a imobiliária e a prefeitura que liberou o alvará para essa localidade terão de nos indenizar por perdas, prejuízos e danos morais. Esse tipo de equívoco é inaceitável”, concluiu a dona de casa.

Chuva causa deslizamento de terra e provoca acidente na BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Parte de um barranco acabou cedendo e tomou conta da pista de rolamento da BA-148, próximo ao Parque Exposição Santa Tereza, em Brumado, no inicio da madrugada da última quarta-feira (17). Com o deslizamento de terra, a pista ficou escorregadia e o motorista de um caminhão acabou derrapando no local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a carreta só parou ao colidir com uma caçamba. A família do caminhoneiro viajava com ele, mas ninguém se feriu. Assim que o veículo foi retirado no início da manhã, uma equipe de empreiteiros que presta serviços para a prefeitura desobstruiu a pista, retirando parte da terra que atrapalhava o fluxo. A polícia rodoviária estadual alerta os condutores para terem cautela ao trafegarem pelo trecho, pois com as chuvas ainda há ameaça de novos deslizamentos.

Igaporã: Vice-prefeito rompe com prefeita Rosana Cotrim Foto: Divulgação

Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, o vice-prefeito de Igaporã, José Sully (PMDB), anunciou o seu rompimento político com o grupo da prefeita Rosana Cotrim (PR). Suly declarou que a decisão foi tomada tendo em vista os compromissos assumidos e não cumpridos pela gestora. Segundo ele, Cotrim abandonou a cidade, chegando a ficar quinze dias sem comparecer à prefeitura, gerando um “caos administrativo”. Suly denunciou que as decisões estão sendo tomadas por terceiros que não compartilham dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2012, além de não possuírem competência para o bom desempenho das funções públicas. “Por discordar da forma como a prefeita vem agindo e para não ser acusado, amanhã, de omissão, decidi que o melhor a fazer seria romper politicamente com a Administração Municipal”, reiterou ele, afirmando que sua decisão é definitiva. Em sua defesa, a prefeita disse, em nota, que está desapontado com o seu vice. Ela ressaltou, porém, que confia na maturidade política do PMDB e na manutenção da aliança entre os dois grupos políticos. Rosana rebateu as críticas de Suly em relação à sua administração, destacando que, apesar das dificuldades nos dois primeiros anos, a sua equipe conseguiu equilibrar as finanças e oferecer serviços de qualidade para a população.

Ibope: 40% dos brasileiros consideram o governo da presidente Dilma ótimo ou bom Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo pesquisa Ibope divulgada hoje (17), a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff chegou a 40% - o percentual de aprovação reúne os que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro, quando 2.002 pessoas em 142 municípios foram ouvidas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, segundo o Ibope, são 27%. Para 32%, o governo é “regular”. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Espaço para confraternização e eventos é no Recanto MagMax em Brumado

O Recanto MagMax é um espaço para confraternização e realização de aniversários, em Brumado. Amplo e arejado, o local dispõe de churrasqueira, freezer, fogão, mesas, cadeiras e banheiros, além da área de piscinas. O espaço está localizado na Rodovia BA-262, sentido Vitória da Conquista. Para alugar o local, os interessados devem ligar para (77) 9997-4115 ou (77) 9997-0865.

Brumado: Sede da 20ª Coorpin fica sem energia durante a madrugada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um curto circuito no painel de distribuição de energia na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, deixou o local sem energia durante a madrugada desta quarta-feira (17). O site Brumado Notícias apurou que com o problema os computadores do órgão entraram em pane e não foi possível fazer registros de ocorrência no período da manhã. Só com a chegada dos técnicos da empresa que presta serviços de eletrificação para a Coelba é que a energia foi restabelecida no local. A suspeita é de que tenha entrado água no painel, causando o curto circuito nas chaves de distribuição.

Secretaria de Saúde de Brumado realiza capacitação em Triagem Pré-natal Foto: Divulgação

Realizados no município de Brumado, os exames de Triagem Pré-Natal são de extrema importância para uma gestação segura. A Triagem Pré-Natal é um programa que utiliza a tecnologia da análise do sangue seco em papel filtro para identificar doenças no período gestacional. Ele é dividido em duas fases. Na primeira fase, é coletado sangue da mãe nas Unidades de Saúde da Família. A partir daí são realizados oito exames que detectam uma série de doenças, como a toxoplasmose e a sífilis. Na segunda fase, a coleta é feita no 2° trimestre de gestação. As amostras de sangue em papel de filtro são analisadas no Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular - LABIMUNO/UFBA. Em caso de exames alterados, as gestantes são reconvocadas para nova coleta em soro, a fim de realizar a confirmação diagnóstica. Os casos confirmados serão acompanhados por uma equipe médica conforme os protocolos de cada doença. Em cumprimento ao plano de ação da Rede Cegonha, a Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com o Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da UFBA (LABIMUNO), realizou no último dia 11 uma capacitação em Triagem Pré-natal, destinada a enfermeiros e técnicos de enfermagem, com o intuito de diminuir dúvidas e reforçar as orientações.

Brumado: Grupo Arte e Vida apresenta peça Aborrecentes no CEEP

Na próxima sexta-feira (19), o grupo teatral Arte e Vida, da Escola Municipal Professor Roberto Santos, irá se apresentar no CEEP. No local, sob a direção do professor Wallas Rabelo e da diretora Cinzia Aglaê, os alunos vão encenar a nova peça intitulada “Aborrecentes”.  Segundo Rabelo, o espetáculo visa resgatar o gosto da juventude pela arte da dramaturgia, além de discutir valores sociais, culturais e também temas polêmicos, como sexualidade e afetividade. A peça começa às 15h e a entrada é gratuita.

Presos entregam macaco utilizado em fuga na cadeia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para a surpresa dos carcereiros e dos agentes da polícia civil de Brumado, os detentos da cadeia local entregaram na manhã desta quarta-feira (17) o macaco de veículo que havia sido utilizado na fuga ocorrida no início do mês. Quatro presos fugiram durante a fuga. O site Brumado Notícias apurou que o macaco e uma barra de ferro utilizada no manuseio da ferramenta foi entregue após ameaça de se cortar a entrada de alimentos na custódia. Como já estão sem as visitas dos parentes desde o dia da fuga, os custodiados cederam às negociações e entregaram o equipamento. A suspeita da polícia é de que a ferramenta chegou aos presos depois de ser arremessada por comparsas.

Brumado: Unidades dos Brisas 1 e 2 serão entregues nesta quinta (18) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima quinta-feira (18), às 14h, as chaves dos residenciais Brisas 1 e 2 serão entregues aos beneficiários. A diretoria da empresa E2 Engenharia e Empreendimentos Ltda. realizará uma cerimônia para entrega das unidades, que ficam localizadas no Bairro São Jorge. Ontem (16), os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida realizaram um protesto por conta da demora para entrega das chaves, vez que a data para realização do ato já havia sido adiada. Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) disse que a inauguração dos residenciais tinha sido temporariamente suspensa para finalização de ajustes de responsabilidade da Construtora E2.

Tempestade causa estragos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva torrencial acompanhada de ventos, relâmpagos e trovões que caiu em Brumado entre a noite de ontem (16) e a madrugada desta quarta-feira (17) aumentou ainda mais os estragos nas ruas da cidade. O site Brumado Notícias percorreu alguns bairros no período da manhã de hoje e registrou o estado crítico em que se encontram algumas vias. Um dos bairros mais afetados é o Olhos D’água. No local, na Rua Horácio José dos Santos, a erosão carregou a encosta das ruas deixando os veículos impossibilitados de saírem das garagens. Já na Rua Albertino Barreto, o Caminho da Cascalheira, uma enorme cratera tomou conta de parte da via. O local já havia sido afetado com as chuvas do mês de novembro e a prefeitura chegou a aterrar a vala que havia se formado. Porém, com a tempestade da última noite, o buraco voltou a aparecer. Já no Bairro Novo Brumado, mais precisamente na Rua Luiz da Gama, a prefeitura teve de adiantar os trabalhos para recuperação de um trecho da via, que foi carregada com a correnteza junto com parte da galeria de esgoto. A laje que cobria a galeria teve de ser arrancada juntamente com as paredes de contenção que ameaçam cair. 

Tempestade causa estragos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na Travessa Edésio José da Silva, que interliga a Avenida João Paulo I a Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro Parque Alvorada, apareceram verdadeiras piscinas nas portas das residências. Na Rua Alta Leite, que dá acesso à Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza, duas árvores caíram com a força da tempestade. A defesa civil já iniciou uma vistoria na cidade para apresentar um relatório da real situação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Segundo dados do pluviômetro do escritório regional da EBDA, choveu 60 mm na sede do município durante a noite - contabilizando com a noite anterior, chegou a chover 122,9 mm em dois dias. A estação Clima Tempo aponta que a chuva dará uma trégua durante a tarde e a noite de hoje, mas deve retornar com força na quinta-feira (18), aumentando a intensidade até o próximo sábado. 


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
 

Missa de Sétimo dia do brumadense Lim acontece na quinta (18) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empresário e ex-vereador Paulo César Rocha Ribeiro, conhecido como Lim, faleceu na última sexta-feira (12), vítima de um câncer no pâncreas. Aos 57 anos, ele lutava contra a doença há dois anos. A Missa de Sétimo Dia acontece na próxima quinta-feira (18), às 07h, na Igreja Matriz em Brumado. O empresário faleceu em Vitória da Conquista, onde estava internado. 

Árvores caem durante noite de tempestade em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O final da noite de terça-feira e início da madrugada de hoje (17) foram de tempestade em Brumado. A chuva forte, acompanhada de ventos, relâmpagos e trovões, aumentou ainda mais os estragos nas estruturas de várias ruas do município, inclusive provocando queda de energia em alguns bairros. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, muitas residências foram invadidas pelas águas da chuva e até mesmo por esgoto. Na Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza, duas árvores caíram por conta da força da tempestade, bloqueando a via de acesso próximo à unidade da Apae. Uma das árvores chegou a obstruir completamente a via e atingiu um poste de iluminação no local. Uma equipe de limpeza, que presta serviço para a prefeitura, esteve na localidade para desobstruir a via. 

Uneb: Reitor acredita que vestibular tradicional chegue ao fim em três anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em 2011, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Bahia. A universidade foi a primeira instituição estadual a aderir ao sistema. O reitor José Bites de Carvalho prevê que em três anos o vestibular tradicional chegue ao fim no centro de ensino. Segundo Carvalho, 33% das vagas para a seleção de 2015 já estão reservadas para o Sisu. Em 2016, a previsão é de que a reserva chegue a 50%. Em 2017, a atual gestão espera a destinação de 100% para o Sisu. As inscrições no Sisu são feitas por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Mesmo com período chuvoso, prefeito de Macaúbas decreta situação de emergência por conta da seca Foto: Reprodução

As chuvas estão caindo com intensidade neste ano em diversos municípios da Bahia, inclusive em Macaúbas, no sudoeste do estado. Apesar disso, para o prefeito local, José João Pereira (PSB), o volume de chuvas ainda não é suficiente para amenizar a seca que assola a região. Devido a estiagem, o socialista decretou situação de emergência na cidade. Segundo o decreto municipal 155/2014, ocorreu pouca precipitação de chuvas, insuficiente para o abastecimento de água potável na zona rural. O documento destaca que, em decorrência da estiagem durante o mês de janeiro, falta água para o consumo humano e para as culturas em geral e permanece a falta de alimentos e a perspectiva de perda quase que total da safra 2013/2014. Segundo apurou o site Brumado Notícias, em várias regiões da cidade choveu mais de 400 mm, uma média bem considerável e superior a registrada em anos passados. Com a publicação do ato, o gestor municipal, caso passe despercebido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao julgar as contas do executivo no próximo ano, estará dispensado de processos licitatórios, podendo contratar serviços e realizar aquisições sem a burocracia da licitação. Ele poderá se valer do recurso “dispensa de licitação”. O decreto foi publicado em 09 de dezembro de 2014 no Diário Oficial do Município.

Feijoada Entrevip 2015 será realizada dia 25 de janeiro em Brumado

Vem aí a Feijoada Entrevip 2015! O evento será realizado no dia 25 de janeiro, na AABB, às 13h, em Brumado. Durante a festa, o cantor Daniel Vieira, Betão Abadaba e a banda Caso Contrário vão se apresentar e fazer a alegria da galera. No local, o serviço é all inclusive com direito a comida e bebida à vontade. O primeiro lote de ingressos já está à venda. Adquira já o seu nos pontos de vendas credenciados. A quantidade é limitada.

Vacinação contra sarampo e poliomielite é prorrogada até dia 31 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, estados e municípios que não alcançaram a meta de vacinar 95% das crianças contra as doenças têm até o próximo 31 para aumentar a cobertura vacinal. O Objetivo é imunizar e erradicar as doenças no país. Dados do Ministério mostram que cerca de 1,5 milhão de crianças ainda não foram vacinadas contra poliomelite e 1,8 milhão faltam se vacinar contra sarampo. As vacinas estão disponíveis em 35 mil postos de vacinação espalhados pelo país. Durante a campanha, foram vacinadas 11,2 milhões de crianças contra poliomelite, atingindo 88,04% da meta, e 9,1 milhões de crianças receberam a vacina contra sarampo, atingindo 82,9% da cobertura prevista. Crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, incompletos, devem ser vacinadas.

Luciano Ribeiro garante defesa do sudoeste baiano na Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Divulgação

Após ser diplomado deputado estadual, o advogado Luciano Ribeiro (DEM), que obteve 44.957 votos nas eleições 2014, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que defenderá os interesses do sudoeste baiano e dos municípios nos quais recebeu votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). De acordo com Ribeiro, a sua terra natal, Caculé, também terá uma atenção especial de seu mandato parlamentar. 

Luciano Ribeiro garante defesa do sudoeste baiano na Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Divulgação

Ribeiro vai tomar posse na AL-BA no dia 1º de fevereiro de 2015. “O nosso mandato estará a serviço da população baiana. Vamos trabalhar em prol do progresso e desenvolvimento de nosso estado. Faremos o que for melhor para a nossa querida e amada Bahia”, disse Luciano. Familiares, amigos e aliados políticos do deputado eleito prestigiaram o ato de diplomação no Centro de Convenções, em Salvador, na última segunda-feira (15).

Serviços da Justiça Eleitoral de Brumado estarão suspensos entre os dias 19 de dezembro e 7 de janeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em atendimento à Lei Federal 5.010/66, estarão suspensos entre os dias 20 de dezembro de 2014 e 6 de janeiro de 2015 todos os serviços disponibilizados ao público pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em Brumado, a regra também é válida. Entre esses serviços estão inclusos: a justificativa para quem não votou no 2º turno das eleições 2014, alistamento eleitoral, revisão (alteração de dados cadastrais ou local de votação), transferência (mudança de município) e 2ª via do título. Quem tiver pendências com o órgão deverá comparecer ao TRE-BA, cartórios eleitorais, ou postos de atendimento até a próxima sexta-feira (19). Durante o recesso judiciário, o eleitor em situação regular pode obter a certidão de quitação eleitoral através da internet, no site www.tre-ba.jus.br. Também estará disponível ao cidadão, no portal da Justiça Eleitoral na internet, a certidão circunstanciada, documento que certifica a impossibilidade de regularizar a situação do interessado durante o período.

Em parceria com o governo federal, Faculdade de Guanambi vai oferecer cursos do Pronatec em 2015 Foto: Divulgação

Em parceria com o governo federal, a Faculdade de Guanambi (FG) vai oferecer, a partir de 2015, cursos técnicos profissionalizantes com vagas gratuitas de turmas presenciais para pessoas que já concluíram o ensino médio, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino. Criado em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os alunos com as melhores notas no ENEM 2013/2014 têm prioridade no programa. O processo seletivo é realizado pelo MEC, por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC), para todos os alunos que fizeram o ENEM. Os interessados devem estar atentos aos prazos para efetuar a inscrição no site oficial do MEC no link pronatec.mec.gov.br, selecionando o curso desejado e a Instituição (Faculdade Guanambi). Se aprovado no processo seletivo do SISUTEC, o candidato será convocado pelo MEC para entregar a documentação e efetuar sua matrícula na FG. O curso é totalmente gratuito. Para tirar as dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a FG, por meio do endereço eletrônico [email protected], ou pelo telefone (77) 3451-8400.

Arquivo