Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2015"

Público brumadense aplaude Projeto 'Cantos e Encantos' apresentado pelas escolas municipais

29 Dez 2015 - 18h00


Público brumadense aplaude Projeto 'Cantos e Encantos' apresentado pelas escolas municipais
Foto: Divulgação

Nos últimos dias 19 e 20, o projeto Cantos e Encantos foi realizado por alunos das escolas municipais na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. No local, o público presente pode assistir uma grande apresentação, que contou com alunos das escolas municipais Armida Azevedo, Ayrton Viana, CMEAS, Clarice Morais, Idalina Azevedo, Maria Iranilde Lôbo,  Maria Sônia Profª Sá Teles, Roberto Santos, Santa Rita, Scheilla Barreto e Zilda Neves. O evento, organizado pela Prefeitura de Brumado, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, foi apresentado pelos locutores Iago Santana e Osmarlene Moura. Diversas artistas também participaram das apresentações, assim como o grupo de teatro Galpão das Artes, que encenou o musical da Turma da Mônica. O Monólogo “Meu Encontro com Papai Noel”, apresentado pela aluna Lara Letícia, fez o público se emocionar e aplaudir de pé essa noite mágica.

Paraíba: Cirurgia de Alzheimer freia evolução do mal e recupera memória

29 Dez 2015 - 17h30


Paraíba: Cirurgia de Alzheimer freia evolução do mal e recupera memória

Pela primeira vez, na Paraíba, foi realizada a ‘estimulação cerebral profunda’ em paciente com mal de Alzheimer. A cirurgia é capaz de frear a evolução da doença e recuperar as funções da memória quando o problema está em estágio inicial. A intervenção aconteceu no dia 11 de dezembro, no Hospital Napoleão Laureano, em um paciente de 77 anos. Estima-se que, no Brasil, há 1 milhão e 200 mil pessoas com Alzheimer. Segundo o neurocirurgião Rodrigo Marmo, que realizou a cirurgia, a melhora da função da memória é comprovada e tem se mostrado em ressonâncias realizadas nos pacientes um ano depois da operação. É possível prevenir o mal de Alzheimer em alguns casos. O neurocirurgião explicou que existe o fator genético, que influencia e não é modificável, e há os modificáveis. Pacientes que têm um grau de escolaridade maior, que têm mais leitura, que trabalham mais a mente de alguma forma, até com palavra cruzada, têm menos Alzheimer dos que os pacientes com baixa escolaridade. “Essa é a principal forma de prevenir, além de ter hábitos de vida saudáveis, como praticar atividade física, ter um bom relacionamento familiar, com os colegas, participar de grupos de igrejas, encontros de casais. Isso tudo retarda a evolução do Alzheimer, comprovadamente”, disse o médico. As informações são do Correio da Paraíba.

Brumado: Escola Leonel Rosendo promove Projeto Literário 'Vivenciando Desafios na Leitura e na Escrita'

29 Dez 2015 - 17h00


Brumado: Escola Leonel Rosendo promove Projeto Literário 'Vivenciando Desafios na Leitura e na Escrita'
Foto: Divulgação

Localizada no distrito de Samambaia, a Escola Municipal Leonel Rosendo da Silva promoveu pela segunda vez o Projeto Literário “Vivenciando Desafios na Leitura e na Escrita”. O objetivo da iniciativa é sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos nas salas de aula, na leitura e na escrita, bem como melhorar a metodologia no que diz respeito ao trabalho com os gêneros textuais e despertar nas crianças o gosto pela leitura, além de curiosidade por autores diversos. Assim, no último dia 22, a escola foi palco de apresentações teatrais, musicais e exposições de estandes. Além disso, durante todo ano letivo, a escola trabalhou com os educandos vários gêneros textuais, como fábulas, contos, lendas folclóricas, poesias, adivinhas, parlendas, e trava-línguas.

Brumado: Assassino confesso, Mateus Silva muda depoimento e diz que matou vigilante por engano

29 Dez 2015 - 16h30


Brumado: Assassino confesso, Mateus Silva muda depoimento e diz que matou vigilante por engano
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o delegado Leonardo Rabelo disse que Mateus Silva Porto, de 20 anos, o homem acusado de matar o vigilante da Câmara de Vereadores de Brumado, Mabsan Silva de Aquino, o Mabinho, mudou o depoimento e garantiu que cometeu o crime por engano. Mateus prestou um novo depoimento na tarde desta terça-feira (30) e mudou a versão dos fatos. Segundo o acusado, ele atirou no vigilante pensando que o mesmo era um traficante conhecido na cidade, que o teria ameaçado de morte. A princípio, o acusado havia dito que matou o vigilante porque descobriu que ele estaria se envolvendo com sua companheira. 

Brumado: Prefeitura realizará I Encontro de Reisados no dia 09 janeiro de 2016

29 Dez 2015 - 16h00


Brumado: Prefeitura realizará I Encontro de Reisados no dia 09 janeiro de 2016
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Introduzido no Brasil pelos portugueses no período colonial, o Reisado é uma festa popular que ainda é realizada em muitas cidades brasileiras nos dias de hoje. A festa consiste em festejos realizados por grupos que cantam os chamados ternos entre o Natal e o Dia dos Reis Magos, ou Dia de Reis (6 de janeiro), muitas vezes acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Em geral, as festas acontecem na rua, como procissões. Em Brumado, o I Encontro de Reisados vai acontecer no dia 09 de janeiro de 2016, às 19h, na Praça Zeca Leite. No local, onze ternos de Reis de várias localidades do município vão se apresentar para a população. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Cultura Esporte Lazer e Turismo (Secult) e da Secretaria de Educação (Semec).

Prazo para renovação de matrículas da rede estadual de ensino termina na quarta (30)

29 Dez 2015 - 15h30


Prazo para renovação de matrículas da rede estadual de ensino termina na quarta (30)
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prazo para renovação da matrícula dos alunos da rede estadual de ensino termina na quarta-feira (30). Segundo cronograma da Secretaria de Educação do Estado, aqueles que irão continuar em suas respectivas escolas podem renovar a vaga online ou presencialmente. Pais, responsáveis legais e alunos com mais de 16 anos estão autorizados a fazer a renovação, que pode ser realizada na internet, pelo site www.educacao.ba.gov.br/matricula, e na escola. No endereço eletrônico é necessário utilizar o código apresentado na Carta de Renovação de Matrícula. Caso haja pendência de documentação, o usuário será avisado. O aluno pode, ainda, manifestar intenção de mudar de turno.

Escola de Brumado se destaca no Prêmio Inovação e Criatividade lançado pelo MEC

29 Dez 2015 - 15h00


Escola de Brumado se destaca no Prêmio Inovação e Criatividade lançado pelo MEC
A escola fica localizada na Vila Presidente Vargas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em setembro, o Ministério de Educação lançou o edital Prêmio Inovação e Criatividade com o objetivo de identificar e conhecer iniciativas inovadoras a fim de saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao MEC, 682 propostas foram apresentadas por organizações não governamentais, escolas públicas e particulares. As mesmas passaram por criteriosa avaliação, sendo selecionadas 178 propostas educacionais brasileiras, entre as quais a proposta apresentada pelo Centro Municipal de Educação Professora Maria Sônia Meira e Professora Sá Teles, localizado na Vila Presidente Vargas, em Brumado. O centro de ensino mostrou que também faz a diferença, garantindo uma educação de qualidade na perspectiva da aprendizagem e do desenvolvimento integral de todos os educandos. A iniciativa busca criar as bases para uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando as escolas e organizações a colocarem em prática concepções de educação que rompam com o padrão tradicional. A Secretaria Municipal de Educação parabenizou a equipe diretiva e os professores do centro pelo excelente trabalho e em especial ao diretor e professor André Azevedo pela iniciativa em inscrever os projetos da escola.

Vivo ficou sem sinal por mais de três horas em Brumado e em municípios do sudoeste baiano

29 Dez 2015 - 14h30


Vivo ficou sem sinal por mais de três horas em Brumado e em municípios do sudoeste baiano

Desde às 11h da manhã desta terça-feira (29), os usuários da operadora Vivo em Brumado ficaram sem poder efetuar ligações, acessar a internet e enviar torpedos devido à falta de sinal. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a pane também afetou diversos municípios da região sudoeste da Bahia. O problema é comum na cidade, onde também costumam ser registradas falhas na rede e outras dificuldades relacionadas à operadora de telefonia móvel. A Vivo ainda não se pronunciou sobre o caso. A insatisfação dos usuários com os constantes problemas da operadora só aumenta. Por volta das 13h40 o sinal da operadora foi normalizado.

Brumado: Polícia prende acusado de matar vigilante da câmara de vereadores

29 Dez 2015 - 13h35


Brumado: Polícia prende acusado de matar vigilante da câmara de vereadores
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em ação conjunta entre a polícia civil e a Cipe/Sudoeste, em menos de 48 horas foi preso na manhã desta terça-feira (29), no Bairro Olhos D’água, em Brumado, Mateus Silva Porto, de 20 anos, vulgo Corrozin. O mesmo é apontado como autor do disparo de arma de fogo que matou no último domingo (27) o vigilante da Câmara de Vereadores, Mabsan Silva de Aquino, o Mabinho. Segundo informações da polícia, o acusado estava escondido na casa da companheira fazendo uso de entorpecentes. Segundo apurou o site Brumado Notícias, no momento da abordagem, ele tentou fugir, mas se feriu nos cacos de vidro no muro da casa. Corrozin foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico e, em seguida, foi apresentado na delegacia. A polícia informou que o acusado confessou ter cometido o crime por motivo passional, pois havia descoberto o envolvimento do vigilante com sua companheira. Com o detido foi apresentado também um revólver calibre 38 municiado, que teria sido o mesmo utilizado no dia do crime. O atirador teria renovado o cartucho de munição. Investigadores da polícia civil apontam que, além do homicídio, Corrozin também é suspeito de praticar assaltos a mão armada, principalmente roubo de celulares na cidade. Suspeita-se ainda que o mesmo tem envolvimento com o tráfico de drogas.

Brumado: Chuva do umbu não cai e fruto não produz como esperado

29 Dez 2015 - 12h00


Brumado: Chuva do umbu não cai e fruto não produz como esperado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Todos os anos as chuvas de novembro, bem conhecidas como “chuvas do umbu” na região, caem no município de Brumado. No entanto, neste ano de 2015 o cenário foi bem diferente. Por várias vezes a chuva até ameaçou cair no município, mas logo as nuvens se espalhavam e a precipitação não acontecia. Os serviços de meteorologia também apontaram por diversas vezes a possibilidade de chuva, mas todas as previsões foram frustradas. No máximo os brumadenses que conviveram com o mês mais quente do ano, com sensação térmica de 40°C, tiveram de se contentar com algumas pancadas rápidas de chuva, acompanhadas de relâmpagos e trovões na sede do município. A situação se repetiu durante este mês de dezembro e com isso a tão esperada safra do umbu não produziu como nos anos anteriores. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a queda na produção do fruto foi sentida na feira livre, onde, além de escasso, o umbu que apareceu foi pequeno, com pouca polpa e azedo. O preço também subiu acima do normal: R$ 2,00 o litro. Para muitos que visitaram o município no período e que esperavam regressar para suas moradias com o fruto na bagagem, só restou o lamento.

Brumado terá curso preparatório para o concurso do INSS

29 Dez 2015 - 11h30


Brumado terá curso preparatório para o concurso do INSS

Em Brumado estão abertas as inscrições para o curso preparatório para o concurso do INSS. São três tipos de curso: Legislação Previdenciária, Serviço Social para concursos e Intensivão de exercícios, oferecidos pelo professor Valdir. O curso de Legislação Previdenciária inclui todo o conteúdo de Legislação Previdenciária de acordo com o edital - são 50 horas, com aulas noturnas 4 vezes por semana. O investimento é de R$ 250,00. O curso de Serviço Social inclui conhecimentos específicos para o cargo de Analista do Seguro Social - são 30 horas com aulas aos sábados no turno matutino. O investimento é de R$ 200,00. Já o Intensivão de exercícios inclui a resolução de questões da banca CESPE - são 10 horas, com aulas aos sábados no turno vespertino. O investimento é de R$ 50,00. Na compra dos dois primeiros cursos, faça grátis o Intensivão de exercícios. Aulas em sala climatizada no centro de Brumado. Faça já sua inscrição! Maiores informações pelo telefone: (77) 99905-6792 ou pelo e-mail cursodoprofessorvaldir@gmail.com.

Contas da União registram em novembro pior déficit da história

29 Dez 2015 - 11h00


Contas da União registram em novembro pior déficit da história
Foto: Reprodução

De acordo com o Governo Central - Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central -, o Brasil teve em novembro o maior déficit primário da história. As contas da União ficaram negativas em R$ 21,278 bilhões no mês passado, pior resultado para todos os meses desde o início da série histórica, em 1997. Anteriormente, o recorde mensal havia sido registrado em setembro de 2014, quando houve déficit de R$ 20,4 bilhões. De janeiro a novembro, o déficit primário está em R$ 54,330 bilhões, também o pior da história para o período. O resultado parcial supera o déficit de R$ 17,243 bilhões registrado para todo o ano de 2014, que foi o primeiro resultado anual negativo na história das contas do Governo Central. A Previdência Social responde pela maior parte do déficit de novembro, com resultado negativo de R$ 14,797 bilhões. O Tesouro Nacional ficou negativo em R$ 6,433 bilhões e o Banco Central teve déficit de R$ 47,42 milhões. No acumulado do ano, a Previdência também registra o maior resultado negativo: está deficitária em R$ 91,361 bilhões de janeiro a novembro.

Habeas corpus pode ser usado contra Lei Maria da Penha, diz STJ

29 Dez 2015 - 10h30


Habeas corpus pode ser usado contra Lei Maria da Penha, diz STJ
Foto: Reprodução

De acordo com entendimento dos ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o habeas corpus pode ser usado para anular medidas de proteção à mulher previstas na Lei Maria da Penha. Os ministros julgaram o recurso da defesa de um homem acusado perante a Justiça de Alagoas de ameaçar a companheira. Ele não concorda com as medidas determinadas pelo Juizado de Violência Doméstica de Maceió, como manter distância mínima de 500 metros da mulher. Em caso de descumprimento, pode ser preso preventivamente. Passados quase dois anos da imposição das medidas de proteção, o Ministério Público ainda não ofereceu denúncia contra o suposto agressor. Inconformado com a decisão de primeiro grau, sob a alegação que as medidas ferem seu "direito de ir e vir", o homem recorreu ao Tribunal de Justiça de Alagoas, utilizando o habeas corpus. O Tribunal, no entanto, não analisou o pedido por entender que o habeas corpus não é o instrumento legal adequado. A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, representante do acusado, recorreu então ao Superior Tribunal de Justiça, sob a alegação de que a Lei Maria da Penha não prevê qualquer recurso contra decisões judiciais que impõem medidas protetivas. No julgamento, os ministros reconheceram que o habeas corpus pode ser utilizado nesses casos e determinaram que o Tribunal de Justiça de Alagoas analise a questão.

Apae de Brumado deseja a todos os colaboradores e amigos um 2016 de muita solidariedade

29 Dez 2015 - 10h00


Apae de Brumado deseja a todos os colaboradores e amigos um 2016 de muita solidariedade
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda celebrando a conquista da tão sonhada praça de recreação, a direção e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brumado se reuniu para agradecer mais uma vez ao empresário Cézar Paulo, que destinou os recursos para a obra. “Esse equipamento será um divisor de águas nesta unidade”, comentou a colaboradora Elza Silva. Já a diretora da entidade, Dorinalva Aragão, além dos agradecimentos ao empresário, convocou outras empresas a colaborarem para a boa manutenção da Apae em 2016. A diretora fez um retrospecto das ações deste ano relatando algumas grandes e boas conquistas, como o muro construído pelo Rotary Clube e as doações dos pais e amigos dos associados. “Seria bom se todos os dias fossem Natal, assim as pessoas e empresas seriam constantemente generosas e colaboradoras, não apenas com a Apae, mas com as famílias mais carentes, com os albergues e até nos laços de família. As pessoas passam o ano todo esperando o Natal e festa de ano novo para mostrarem a natureza da confraternização, da amizade e do amor, mas nosso voto é de que esse espírito humano seja vivido todos os dias em todos os momentos. Que em 2016 sejamos mais solidários, fraternos e amigos”, desejou a diretora, sendo apoiada pelo colaborador Cézar Paulo. “Essa praça foi o nosso primeiro passo para mudar o aspecto dessa unidade e dá mais qualidade de vida e aprendizado aos assistidos daqui. Temos projetos e metas a serem alcançados no próximo ano e esperamos poder continuar colaborando com essa tão conceituada instituição. Em nome da nossa empresa eu agradeço a todos da Apae pela atenção e desejo a toda comunidade brumadense um 2016 de muitas conquistas e vitórias que venham a colaborar com o nosso desenvolvimento social. Que Deus abençoe a todos”, disse Cézar Paulo.