Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2015
fechar

Prefeito de Brumado e secretário de saúde participam de evento para combater a dengue Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, estão participando com o governador Rui Costa (PT), o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, e mais de 100 representantes de municípios da Bahia de um encontro para debater ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O ato foi realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta quinta-feira (17). O objetivo do encontro é a conscientização das prefeituras com relação à importância de se adotar medidas efetivas para conter a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças. 

Prefeito de Brumado e secretário de saúde participam de evento para combater a dengue Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ideia da Sesab é reunir secretários municipais e técnicos de saúde para estabelecer as estratégias e disseminar as ações que o Governo do Estado já vem desenvolvendo, divididas em três frentes: o combate ao mosquito, o atendimento às pessoas que estão com as doenças e outras consequências dessas enfermidades, e a promoção do desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa. Além disso, as prefeituras ainda contam com incentivos financeiros a serem aplicados no combate ao vetor e em campanhas publicitárias. Aos municípios é recomendado que estruturem e reforcem as equipes de combate, mobilizem as comunidades, as secretarias e intensifiquem ações em espaços públicos. O acesso da população à saúde e acompanhamento, em especial às gestantes e recém-nascidos, é fundamental.

Marcelo Nilo faz balanço da AL-BA e fala sobre seu futuro político Foto: Sandra Travassos

Na última quarta-feira (16), em almoço de final de ano com jornalistas, o presidente Marcelo Nilo (PDT) apresentou o balanço anual dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia e falou sobre seu futuro político. Nilo declarou que, em seus 25 anos de Casa, nunca viu a AL-BA funcionar tão bem como nesse ano. “As comissões, a atuação aguerrida das bancadas de oposição e governo e todas as atividades funcionaram a todo vapor”, citou. No total, foram 231 sessões realizadas, entre 126 ordinárias, 20 extraordinárias, 82 especiais, uma solene e duas preparatórias. Sobre ser presidente da Assembleia pelo sexto mandato, Marcelo Nilo afirmou que existe sim essa possibilidade. “Se eu sentir que é importante para os deputados da bancada do governo e da oposição, se vocês da imprensa não forem contra ou se eu não conseguir viabilizar minha candidatura ao Senado, é possível sim”. O presidente disse ainda que tem quatro possíveis destinos. “Ou eu me aposento, ou tento uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, ou me candidato a deputado federal, mas isso se não conseguir me viabilizar minha primeira opção que é me candidatar a senador na chapa de Rui Costa”, explicou. Segundo Nilo, seu futuro político depende ainda da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a sua desfiliação do PDT, que deve sair na próxima semana. A tendência é que o chefe do legislativo baiano entre mesmo para o PSD, já que tem o aval do presidente do partido na Bahia, o senador Otto Alencar.

Bahia: Polícia Civil paralisa atividades durante três dias; movimento teve início ontem (16)

Na última quarta-feira (16), a polícia civil deu início a uma paralisação de 72 horas na Bahia. O objetivo da mobilização, que vai até a sexta-feira (18), é reivindicar reestruturação salarial, com igualdade entre os cargos do órgão, a reforma e construção de unidades policiais civis, a diminuição do percentual de mensalidade do Planserv para os agregados dos associados, além da nomeação e designação dos policiais civis do concurso de 1997 e 2013. Em novembro, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc) já havia decretado paralisação de 24 horas. Naquela ocasião, a categoria reivindicava a equiparação de salários entre todas as carreiras da polícia civil e a publicação do decreto que regulamenta as promoções.

Livramento de Nossa Senhora: Dupla é presa na BA-152 com 5 kg de maconha Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação conjunta entre equipes do serviço de inteligência da delegacia de Livramento de Nossa Senhora, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos. Caio Vinicius Cruz Morais, de 25 anos, de Paramirim, e Tales Silva Najar, de 19 anos, de Santo André (SP), estavam com 5 kg de maconha. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, a dupla foi abordada na BA-152 e o entorpecente foi encontrado no interior do veículo em que estavam. Ambos têm passagem pela polícia: Caio já respondeu por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e Tales já respondeu a procedimento de ato infracional por tráfico de drogas, quando menor. A apreensão ocorreu nesta quinta-feira (17).

Brumado: Sistema de abastecimento de água é entregue na região de Arrecife Foto: Divulgação

Fruto do mandato do vereador Édio Pereira (PCdoB), o sistema de abastecimento de água que atenderá 58 famílias na região de Arrecife, em Brumado, foi entregue aos moradores das comunidades de Cabaceira, Boa Vista e Estrema no último domingo (13). A obra foi realizada pelo governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Rural e Ambiental da Bahia (CERB). Na solenidade de entrega do sistema, diversas autoridades estiveram presentes, entre as quais o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Frederico Neves, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Gilberto Lima Dias, representantes da Associação Comunitária, moradores da região e, claro, o vereador Édio Pereira. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre a sua alegria com mais essa conquista e agradeceu ao governo do estado pela viabilização dessa importante obra para as comunidades. O prefeito também se pronunciou na solenidade, assumindo o compromisso de fazer a manutenção do sistema de abastecimento.

Brumado: Vereador chama Major de mentiroso e o desafia a provar que tentou retirar veículos irregulares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Insatisfeito com as declarações do Major Jocevã Oliveira, que o denunciou por tentativa de retirada de veículos irregulares da sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, voltou a fazer uso da palavra durante a sessão extra da Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta quinta-feira (17), rebatendo as acusações do comandante. “Eu nuca fui até a companhia seja para bater papo ou para fazer o que o major insinuou. Tenho noção do que é legal e ilegal. A melhor defesa para justificar um ato é atacar e ele está usando desse artifício. Não tenho nada contra ele, apenas quero que ele trabalhe pela nossa cidade como foi designado”, afirmou o vereador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Santinho disse que o Major mentiu em suas declarações. “Ou ele ouviu alguém dizer isso ou então criou, porque eu nunca usei desse método. Ele faltou com a verdade e fez uma acusação leviana”, assegurou o parlamentar. 

Brumado: Vereador chama Major de mentiroso e o desafia a provar que tentou retirar veículos irregulares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seguida, o vereador pediu que o Major prove a denúncia. “Nunca tirei e nunca pedi a polícia militar, nem a civil ou no Detran onde trabalhei nenhum veículo irregular para ninguém. Não peço para retirar veículos irregulares e não peço para tirar preso de cadeia, pois penso que tudo deve rezar pela cartilha da lei. Quero que ele prove que eu fui lá pedir para retirar moto ou qualquer veículo irregular. Eu não minto, e reforço que nunca fiz e jamais farei tal coisa”, reiterou Santinho, se explicando sobre a situação. “Compareci à 34ª CIPM duas vezes nessa gestão dele porque um conhecido foi pego numa blitz sem a habilitação e a moto foi retida. O proprietário compareceu três vezes na companhia para retirada e não conseguiu e a lei cita que se aparecer alguém com a habilitação pode retirar o veículo. Então eu fui lá com minha habilitação e consegui retirar a moto. Esse fato ocorreu em duas ocasiões com pessoas diferentes. Mas as motocicletas não estavam irregulares. Nunca pedi tal coisa e jamais pedirei”, reforçou. Por fim, o parlamentar citou que parte da tropa está insatisfeita com a gestão do comandante. “O que eu ouvi quanto à insatisfação com o comando partiu dos próprios policiais e não foram poucos. A insatisfação da tropa com o comando dele é generalizada”, disparou o vereador, dizendo que está à disposição caso a câmara queira fazer uma apuração mais profunda dos fatos.

Justiça manda liberar WhatsApp em todo o país

O desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou na tarde desta quinta-feira (17) o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. Serão expedidos ofícios aos provedores com a determinação. De acordo com o Uol, o TJ-SP informou que a decisão do desembargador foi em resposta a "diversos recursos" que pediam o desbloqueio, mas não disse quais eram os autores das ações. A Oi confirmou que entrou com recurso. “Não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa [em fornecer informações à Justiça]”, declarou o magistrado, que propôs “a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”. O julgamento do mérito será analisado pela 11ª Câmara Criminal. Como o TJ-SP entra em recesso na próxima segunda-feira (21) e retorna em 7 de janeiro, a análise fica para o ano que vem, sem data definida.  O aplicativo de troca de mensagens foi bloqueado à 0h desta quinta por decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ainda segundo o TJ-SP, a decisão em primeira instância foi tomada em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. O pedido era de suspensão por 48 horas. Muitos internautas já relatam que conseguem mandar e receber mensagens. Mas, oficialmente, as operadoras móveis ainda estavam recebendo os ofícios e liberando aos poucos. Segundo o SindiTelebrasil, sindicato que representa as empresas, o uso do aplicativo deve normalizar-se até o final da tarde. O bloqueio era pelo endereço do WhatsApp na rede mundial de internet, impedindo o acesso a brasileiros. Por isso, não era possível usar o aplicativo nem pelas conexões móveis nem pelo Wi-Fi.

Brumado: Bandidos roubam motos para extorsão com conivência das vítimas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tem se tornado comum em Brumado vítimas comparecem à delegacia para registrar queixa de roubos ou furtos de motocicletas e dias depois conseguirem recuperar o veículo após negociarem o resgate com os bandidos. A prática vem despertando preocupação nos delegados e investigadores da polícia civil. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Cláudio Marques apontou o grande risco que os cidadãos estão correndo ao aceitarem ser extorquidos por marginais. “Posso dizer que na ansiedade de ter de volta o veículo o cidadão acaba alimentado a criminalidade e dando incentivo para que eles continuem fazendo novas vítimas. O pior é que não sabemos como os bandidos estão utilizando esse dinheiro ou como estão se equipando”, argumentou o delegado. Segundo ele, além de uma negociação de risco, as vítimas se tornam coniventes com os marginais na medida em que aceitam a imposição dos mesmos e não procuram a polícia para denunciar o crime. Para o delegado, o método dos bandidos se torna eficaz e rentável uma vez que conta com a colaboração direta das vítimas. “É mais lucrativo para o bandido pedir o resgate ao proprietário do que levar a moto roubada para um desmanche. Dessa forma o dinheiro chega mais rápido e eles logo se livram do produto de roubo que poderia incriminá-los”, explicou a autoridade policial. O delegado declarou ainda que o caso não parece ter ramificação com o tráfico de drogas, mas acredita que um grupo ou quadrilha possa estar por trás das ações. “Não podemos dizer que são organizados ou especializados, pois se trata de uma ação simples, mas objetiva e com resultados, principalmente pela aceitação da vítima. Por isso volto a frisar que, pagando o resgate, as vítimas acabam alimentando esse tipo de crime e abrindo precedentes para que os marginais continuem atuando e fazendo novas vítimas”, pontuou o delegado. Marques alertou as pessoas a procurarem a polícia para denunciarem caso sejam vítimas de tal situação. Segundo o levantamento do núcleo de inteligência da polícia civil, as vítimas chegam a pagar entre R$ 400 e R$ 1.200 pelo resgate de acordo com o ano, modelo e potência da moto roubada. Com isso, estima-se que os bandidos podem estar lucrando em torno de R$ 8 mil por mês com a prática criminosa.

A4 Veículos deseja boas festas a todos

Já no clima de final de ano, a A4 Veículos deseja a todos os brumadenses e a população de toda região um feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. Que 2016 seja um ano ainda melhor, pois não existe período difícil que não possa ser superado para quem acredita na força do trabalho. No ano vindouro, a A4 Veículos está preparando muitas novidades e promete trazer para o mercado automobilístico novos modelos e marcas que vão surpreender e tirar o fôlego dos apaixonados por carros. A A4 Veículos fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, bem no centro de Brumado. É a A4 Veículos fazendo do seu Natal muito mais que um bom negócio. O telefone é (77) 3441-4555.

Imbassahy, deputado federal baiano, vai liderar bancada tucana na Câmara em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir do dia 2 de fevereiro de 2016, o deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) vai comandar a bancada tucana na Câmara dos Deputados. Por 28 a 23 votos, ele foi eleito o novo líder do PSDB na Câmara, substituindo o deputado Carlos Sampaio (SP). Imbassahy está em seu segundo mandato como deputado federal e já foi líder da legenda em 2014. Neste ano, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, Imbassahy foi 1º vice-presidente. Ele é atualmente o 1º secretário do PSDB nacional e foi prefeito de Salvador por dois mandatos.

Procuradoria Geral da República pede afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara Foto: Sérgio Lima

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou na quarta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de afastamento cautelar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de deputado federal e de presidente da Câmara. Para ele, a saída é necessária para preservar as investigações contra o parlamentar. Segundo a Procuradoria, os documentos apreendidos nas buscas realizadas pela Operação Lava Jato nas casas e nos escritórios do parlamentar reforçaram as provas que já haviam sido reunidas pelos procuradores da República. O pedido foi encaminhado ao ministro Teori Zavascki, relator do processo da Lava Jato no Supremo. A Zavascki caberá acolher, rejeitar ou passar a decisão para o plenário da corte. O último dia de trabalho do Supremo neste ano é na próxima sexta (18). A partir de sábado (19), a corte entrará em recesso. Se não houver decisão até sexta, o STF só decidirá sobre Cunha no ano que vem.

Mark Zuckerberg critica bloqueio ao WhatsApp e diz que trabalha para reverter a decisão Foto: Reprodução

O presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, criticou através da rede social o bloqueio ao aplicativo WhatsApp no Brasil e disse que está trabalhando para reverter a situação. O empresário ainda convocou os brasileiros a se posicionarem contra a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz”, escreveu Zuckerberg. Em outubro do ano passado, o Facebook comprou o WhatsApp por US$ 22 bilhões. “Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo”, finalizou o americano. A determinação contra o aplicativo de troca de mensagens partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, que ordenou as operadoras de telefonia a bloquearem o WhatsApp por 48 horas.

Brumado: Sesoc parabeniza contemplados com a casa própria nos Brisas III e IV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o ato de assinatura dos contratos de habitação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Brumado (Sesoc) e o núcleo de habitação parabenizam as 356 famílias brumadenses contempladas com novas moradias nos residenciais Brisas III e IV. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a secretária Thames Narvais lamentou o fato de a secretaria não poder atender a todas as famílias cadastradas no programa, mas afirmou que a prefeitura buscará parcerias com os governos estadual e federal para aquisição de novas unidades ou até novas modalidades para que sejam quitados os débitos habitacionais no município. 

Brumado: Sesoc parabeniza contemplados com a casa própria nos Brisas III e IV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretária aproveitou a ocasião para desejar felicitações aos brumadenses contemplados com as novas moradias. “Que o próximo ano seja realmente de significativas mudanças na vida dessas famílias e que Deus dê saúde e paz a todos”, disse Thames. Mesmo com a assinatura dos contratos, a data para entrega das casas, que seria no dia 18, foi adiada e a secretaria aguarda respostas da equipe do governo Rui Costa para comunicar a nova data da solenidade.

WhatsApp está bloqueado em todo o Brasil Foto: Reprodução

A princípio, a determinação judicial sobre o bloqueio do WhatsApp, que ficou conhecida na quarta-feira (16), iria suspender apenas a troca de mensagens nas redes 3G e 4G, porém o bloqueio afeta também os usuários que estavam conectados por meio da rede Wi-Fi. A intimação cita a Vivo, TIM, Claro e Oi, além da Sercomtel e Algar Telecom. Havia o entendimento de que estas empresas suspenderiam o uso aplicativo pelo prazo de 48 horas somente nas redes de telefonia celular, com o Wi-Fi preservado. As mesmas empresas são donas da banda larga utilizada pela maioria dos brasileiros. Por exemplo, a Vivo detém o Speedy; a Oi tem Oi Velox; a TIM oferece o Live TIM. Com isso, o relato de internautas confirma que as operadoras cumprem a decisão judicial em todas as frentes: na rede celular e na rede cabeada, de onde vem o sinal para o Wi-Fi.

Emagreça de maneira rápida e saudável com o método 5 S na Clínica Luiza Feres

Quer emagrecer rápido, mas de maneira saudável e com resultados duradouros? O método 5 S consiste na reprogramação do hipotálamo, responsável pela sensação de saciedade. Baseado 100% em fisiologia, o tratamento dura 3 meses e possui três fases: eliminação, manutenção e reeducação. Em todas as fases o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e um grupo de apoio. É um tratamento completo e que será trabalhado de forma personalizada. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

 

Combustíveis fecham o ano como vilões da economia em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ano de recesso na economia nacional trouxe consigo um efeito colateral muito ruim para os consumidores em todo o Brasil. Em Brumado, os munícipes concordam que os efeitos negativos foram sentidos especialmente no preço dos combustíveis, dentre os quais a gasolina e o GLP, o gás de cozinha. Fazendo um comparativo com o mesmo período de 2014, o site Brumado Notícias observou que os brumadenses pagavam no final do ano passado R$ 2,699 pelo litro da gasolina. Já este ano os condutores estão tendo que desembolsar R$ 3,889 pelo litro do combustível. 

Combustíveis fecham o ano como vilões da economia em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por sua vez, o gás de cozinha teve um aumento ainda mais significativo, pois pulou de R$ 35 no final do ano passado para R$ 55 neste final de 2015 - um aumento de R$ 20. A alta nos combustíveis gerou um efeito cascata que está sendo sentido também nos produtos e serviços, a exemplo de uma simples corrida de moto, que custava R$ 2,50 e subiu para R$ 3,00. Os munícipes reclamam que o índice inflacionário dos produtos e serviços não foi o mesmo praticado nas negociações salariais dos trabalhadores, o que fez a balança da economia do lar se desequilibrar. “Acredito que nunca tínhamos visto na história da nossa economia local tantos veículos expostos para venda, pois por conta da alta na gasolina muitos proprietários preferiram ficar a pé. Foi uma avalanche negativa sem poder imediato de reação e com previsões ainda mais desanimadoras para o ano que vem”, comentou um empresário local.

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por dois dias

As operadoras de telefonia celular receberam nesta quarta-feira (16) notificação para bloquear o funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil pelo período de 48 horas. A Sindtelebrasil, representante das teles, informou que vai cumprir a determinação a partir das 0h de quinta-feira (16). De acordo com o jornal Correio, a decisão é da Justiça de São Paulo, imposta sob pena de multa através de medida cautelar. O autor da ação está mantido sob sigilo e, por isso, o motivo do bloqueio ainda não é conhecido. Em fevereiro, um caso parecido foi registrado no Piauí, quando a Justiça determinou o bloqueio do aplicativo. Na ocasião, o objetivo era forçar a empresa a colaborar com investigações da polícia do estado em casos de pedofilia - mensagens com fotos e vídeos eram trocados pelo app. A decisão acabou sendo suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Natal terá Lua Cheia pela primeira vez desde 1977 Foto: AFP

O Natal terá uma noite de Lua Cheia pela primeira vez 38 anos. A última vez que a data coincidiu com a fase lunar foi em 1977. A coincidência, segundo a agência espacial Nasa, só deve ser replicada novamente em 2034. O pico da Lua Cheia no dia de Natal será às 9h11 pelo horário de Brasília. A ocorrência da Lua Cheia em dezembro, última do ano, é chamada de Lua Cheia Fria. Isso porque, no hemisfério norte, ela marca o início do inverno na região. Em comunicado divulgado a imprensa, um cientista da Nasa falou sobre a ocorrência dela no Natal deste ano.  “Quando nós olhamos para a Lua numa ocasião dessas, vale lembrar que a Lua é mais do que um corpo celeste vizinho. A história geológica da Lua e da Terra são intimamente ligadas, de modo que a Terra seria um planeta totalmente diferente sem a Lua”, escreveu o cientista John Keller.  

TSE nega recurso contra investigação das contas da presidente Dilma Rousseff Foto: Reprodução/Wikipédia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta terça-feira (15) um recurso proposto pela defesa da presidente Dilma Rousseff (PT), contra decisão de investigar a prestação de contas da campanha de 2014. A decisão foi unânime e não houve discussão no plenário. Em agosto, o ministro Gilmar Mendes, que é relator das contas da petista no Tribunal, pediu a investigação de suposta prática de atos ilícitos na campanha que reelegeu Dilma em 2014 em despacho encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF). O recurso proposto pela defesa de Dilma alegava que a Corte Eleitoral já havia aprovado com ressalvas as contas da petista em 2014. Os advogados argumentam que a decisão do plenário do Tribunal já havia 'transitado em julgado' - quando não há mais possibilidade de recurso da deliberação - em abril. Portanto, não poderia ter ocorrido uma nova decisão em agosto. No despacho de agosto, Gilmar Mendes apontou existência de “potencial relevância criminal” na campanha petista. A PF instaurou inquérito em 16 de outubro para fazer as investigações determinadas pelo ministro. As informações são do Estadão.

Brumado: Castilho Viana se reúne com moradores e membros da Associação de Itaquaraí Foto: Marcos Porto

Na última semana, o vereador Castilho Viana (PSB) se reuniu com moradores e membros da associação de Itaquaraí a fim de ouvir pessoalmente as reivindicações da comunidade. Na oportunidade, o parlamentar anotou as queixas dos moradores e garantiu que intermediará junto ao poder executivo para que os problemas da comunidade sejam resolvidos o quanto antes. A população de Itaquaraí espera pelo retorno das obras da praça da igreja, que foi objeto da indicação do vereador Castilho Viana através de emenda parlamentar. Diante das cobranças feitas pela associação, o vereador disse que vai encaminhar os pedidos ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), dentre os quais a ampliação e iluminação do cemitério, a iluminação da quadra do Ginásio Clemente Gomes, a reforma do mercado local e a continuidade do calçamento da sede do distrito.

Liberdade de imprensa: Juiz nega ação de ex-presidente Lula contra jornalistas do 'Globo' Foto: Reprodução/Revista Veja

O juiz Mauro Nicolau Junior, da 48ª Vara Cível do Rio, julgou improcedente ação movida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra os jornalistas Ascânio Seleme, Cleide Carvalho e Germano Oliveira, do jornal O Globo. Nas reportagens intituladas “Youssef deu dinheiro à firma ligada à obra de prédio de Lula” e “Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra no prédio de Lula”, de agosto, os jornalistas afirmaram que o ex-presidente seria dono de um apartamento no Guarujá, litoral de São Paulo, em um prédio da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). Na ação, a defesa de Lula argumentou que sua mulher, Marisa Letícia, detém uma cota do empreendimento. Alegando danos morais, os advogados do ex-presidente pediram indenização não inferior a R$ 22,5 mil de cada jornalista, a quem atribuíam “ato ilícito”. Ao julgar improcedente a ação e condenar o ex-presidente ao pagamento das custas processuais, taxa judiciária e honorários advocatícios, o juiz Mauro Nicolau Junior ponderou sobre os princípios da liberdade de expressão. A defesa de Lula vai recorrer da decisão. As informações são do site Amo Direito.

Legislativo brumadense realiza Moção de Pesar a família do Pastor Jason Rodrigues Foto: Arquivo Pessoal

O Pastor Jason Rodrigues faleceu na última terça-feira (15) vítima de Leishmaniose Visceral, mais conhecida como Calazar. Diante do ocorrido, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) vai encaminhar aos familiares do líder religioso Moção de Pesar e Solidariedade. Natural da comunidade do Espinheiro, zona rural de Brumado, o Pastor era bastante conhecido na região, de onde saiu para seguir sua predestinação religiosa. Atualmente, pregava na Assembleia de Deus, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Em novembro deste ano apresentou problemas de saúde, que foram se agravando.

Deputado Luciano Ribeiro relata projeto que regulariza o transporte de vans e ônibus na Bahia Foto: Giselle Quintão

O Projeto de Lei do Refis, de relatoria do deputado Luciano Ribeiro (DEM), propõe a redução em até 80% o valor das multas aplicadas a condutores de vans e ônibus no Estado da Bahia - o porcentual vale para os veículos cobertos por Termo de Permissão ou Contrato de Concessão - clandestinos terão redução de 30%. O projeto vai viabilizar a regularização do sistema transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em todo o estado a partir da quitação das dívidas. A proposição foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em seu parecer, Ribeiro acolheu 2 emendas apresentadas pela bancada da oposição, uma que ampliava o prazo de alcance das multas de 31 de julho para 31 de dezembro de 2015 e a outra que ampliou o prazo para pagamento das respectivas multas de 90 para 120 dias. “Com a aprovação desta Lei, os condutores, além de quitarem seus débitos, terão viabilizada a regularização do seu transporte”, salientou o deputado. O projeto é resultante de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e diversas associações do setor. A lei entra em vigor na data de sua publicação, mas seus efeitos serão retroativos a janeiro de 2015, para que os débitos possam ser beneficiados pelo programa Concilia Bahia.

Campeão baiano de futsal pelo Vitória, brumadense visita terra natal e fala sobre projetos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O brumadense Almir de Souza Morais Neto, atleta de futsal que há três anos defende as cores do Vitória/BA, esteve de passagem por sua terra natal após a conquista do Campeonato Baiano de Futsal 2015. “Foi um jogo memorável e conseguimos vencer a equipe considerada como melhor do ano no estado, que foi a LEM Vento em Popa. Foi uma conquista honrosa”, disse o jovem jogador em entrevista ao site Brumado Notícias. Almir não fez parte do primeiro ciclo de treinos com a equipe por estar contundido. No entanto, revelou que, depois de conquistar três títulos em solo baiano, o grupo está focado nas competições nacionais, como a Taça Brasil e a Liga Nacional de Futsal.

Campeão baiano de futsal pelo Vitória, brumadense visita terra natal e fala sobre projetos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atleta aproveitou para rever parentes e amigos e desejou prosperidade aos atletas e ao esporte brumadense no próximo ano. “Brumado é tricampeão baiano de futsal e aquela geração vencedora deixou um legado gigantesco na capital. Por lá, os amantes do esporte consideram nosso município como o berço do futsal. Por isso que sempre me inspiro naquele grupo vencedor e espero que nosso município possa voltar ao topo do futsal em nosso estado”, disse Almir.

Arquivo