Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2016
Brumado: Casal é assaltado no Bairro Jardim Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na madrugada do último domingo (25), um casal foi assaltado no Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Eles foram abordados por dois indivíduos armados, que estavam a bordo de uma motocicleta vermelha. Agressivos, um dos criminosos chegou a agredir uma das vítimas com um soco. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os bandidos subtraíram uma bolsa, que continha documentos pessoais, aparelho celular, perfume e uma cartela com vários batons. A dupla fugiu logo após o crime. O caso foi registrado na delegacia local. 

Desligamento será interrompido no Bairro Baraúnas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (29), de 13h às 17h30, no Bairro Baraúnas, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Praça Maria Oliveira, Rua 03, Rua 08 de Agosto, Rua Afrânio Peixoto, Rua Corina Ataíde, Rua Francisco Ribeiro, Rua Hildebrando, Rua José Alvino, Rua da Lagoa, Rua Manoel Joaquim, Rua Marques, Rua Palmas, Rua Porto Velho, Travessa 06 de Agosto, Travessa dos Namoradores e Travessa José Moura. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção. 

Prefeito eleito de Brumado organiza corpo administrativo sem nomenclatura política Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao apresentar sua nova equipe de secretários administrativos, o futuro prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), deixou claro que em seu governo não há espaço para apadrinhamento político ou vaga de empregos ou cargos para pessoas ligadas a política. O posicionamento do gestor significa que serão deixados de fora muitos dos que formaram a chapa e concorreram nas últimas eleições municipais, mas não conseguiram se eleger. Nomes de ex-vereadores já carimbados na cidade estão fora dos planos do administrador para atuar em qualquer repartição durante sua gestão. “Até porque não iria ser leal lembrar de um e deixar outro de fora e a prefeitura não consegue absorver a todos”, justificou o prefeito eleito ao site Brumado Notícias. Para ele, sua função como prefeito é gerir os interesses do município e não garantir emprego para aliados de grupo. “Não fomos eleitos para administrar uma folha de pagamento, mas para administrar os interesses do município. As pessoas que ficam em volta da administração em busca de emprego não terão nossa atenção. Nossa atenção estará voltada para aquelas pessoas que estão lá fora, que não estão conseguindo remédio, que não estão conseguindo um leito hospitalar, vagas na escola, estradas adequadas, são nessas pessoas que estaremos mantendo o nosso foco. Os únicos políticos na administração serão o prefeito e vice-prefeito”, pontuou o chefe do administrativo brumadense. 

Conheça os planos do Sicoob Consórcios em Brumado

Está pensando em adquirir um imóvel ou um carro novo? Então, o Sicoob Consórcios é a sua melhor opção. Em Brumado, a agência trabalha com inúmeras opções, com diferentes valores, taxas de administração e condições de pagamento. Escolha a que melhor atenda as suas preferências e faça agora mesmo o seu consórcio junto o Sicoob. Essa é a chance de realizar o sonho da casa ou do carro próprios. Para saber mais sobre os consórcio, ligue (77) 3441-3635 ou compareça à Agência Sicoob.

Conheça os planos do Sicoob Consórcios em Brumado
Brumado: 20ª Coorpin recebe o reforço de 9 investigadores e 2 delegados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã da última terça-feira (27), a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) recebeu o reforço de 9 novos investigadores - sendo 3 mulheres - e mais 2 delegados. Diante do aumento de servidores, os serviços prestados serão ainda mais dinâmicos e os casos investigados serão elucidados mais rapidamente. A recepção foi feita pelos atuais integrantes da equipe comandada pelo delegado coordenador Dr. Leonardo Rabelo. Dois dos novos agentes irão para as cidades de Ibicoara e Paramirim e o restante ficará em Brumado. 

Agências bancárias abrem até a próxima quinta-feira (29) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em todo país, as agências bancárias estarão abertas para atendimento ao público até a próxima quinta-feira (29). O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2017. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas e carnês com vencimento na data em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado bancário sem cobrança de multas por atraso.  

Brumado: Prefeitura convoca candidatos habilitados em concurso público Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (27), o prefeito convoca os candidatos habilitados para o provimento de vagas, em caráter temporário, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Os candidatos relacionados deverão comparecer até o dia 30 de dezembro, de 8h às 12 e de 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde para apresentar a devida documentação. Na sexta-feira (30), o expediente se e encerra às 14h. 

Lava Jato consegue 120 condenações em quase três anos de investigações

Em quase três anos de trabalho, os procuradores da República que fazem parte da força-tarefa da Operação Lava Jato conseguiram 120 condenações de investigados na primeira instância da Justiça, a maioria condenados mais de uma vez pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Somadas, as penas passam de 1.257 anos de prisão. Os dados fazem parte do levantamento mais recente elaborado pela Procuradoria-Geral da República. Desde março de 2014, quando foi deflagrada a primeira fase da Lava Jato, foram realizadas 79 prisões preventivas, 103 prisões temporárias, 197 conduções coercitivas. Durante o período, foram abertos 1.434 procedimentos de investigação e realizadas 730 buscas e apreensões. Segundo o balanço, 79 investigados assinaram acordos de delação premiada. Os desvios na Petrobras envolveram pagamento de propina de aproximadamente R$ 6,4 milhões a ex-diretores da estatal e demais investigados. 

Técnica de enfermagem derruba preconceitos e se torna primeira taxista de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A técnica de enfermagem Manoela de Oliveira Bastos vem derrubando preconceitos há cinco anos, quando recebeu o incentivo do marido para atuar como taxista em Brumado. Mesmo temerosa diante de um universo dominado por homens na cidade, Manoela aceitou o desafio e nas horas de folga do Hospital Professor Magalhães Neto assume o ponto e atua como taxista. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ela falou que o preconceito vem muitas vezes em piadas que desqualificam as mulheres no volante, mas em seu histórico na profissão nunca se envolveu em acidentes e vem ganhado a preferência do público feminino. O casal Raimundo e Manoela Barbosa também está unido pelo volante. Eles participaram recentemente da capacitação para condução de passageiros promovida pelo Detran-Bahia. “Ela dirige melhor do que eu”, garantiu o marido. Além de Manoela, há outras mulheres em Brumado que atuam no ramo. “Além do batom também sabemos conduzir com destreza um veículo. Mulher no volante é segurança constante”, pontuou a condutora.  

Hemoba volta a receber doações para o banco de sangue em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por conta de problemas técnicos em um equipamento de captação, o Hemoba de Brumado ficou cerca de duas semanas sem poder receber doações de sangue. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a direção da instituição informou que o problema já foi resolvido e os doadores podem comparecer à unidade para alimentar o banco de sangue. “Pedimos desculpas pelos transtornos, mas solicitamos aos doadores que compareçam, pois este final de ano há sempre uma demanda maior de saída de sangue por conta do aumento de acidentes e outros casos que exigem mais reservas em nosso estoque. Solicitamos aos corações solidários que compareçam e nos ajudem a salvar vidas”, disseram, na nota.

Michel Temer afirma não ter energia para um novo mandato Foto: Reprodução

Conduzido ao Palácio do Planalto após o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB) teria dito a pessoas próximas que não teria energia para um eventual segundo mandato. Aos 75 anos e pai de um filho pequeno, Temer quer se dedicar à família. Após ascender à presidência, o peemedebista afirmou, em mais de uma oportunidade, que não pensa em reeleição, porém correligionários ainda mantém desconfiança sobre a possível aposentadoria do cacique em 2018. Além do argumento de se dedicar à família, Temer sugere que quer entrar para a história como o pai das reformas estruturantes, que, segundo ele, só serão reconhecidas depois de o país voltar a crescer.

MP intervém e garante pagamento de salários atrasados dos servidores de Macaúbas Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Quase uma semana depois de ocuparem o prédio da prefeitura de Macaúbas, no sudoeste baiano, reivindicando o pagamento de salários atrasados, servidores públicos municipais decidiram, após mediação do Ministério Público, deixar o prédio na manhã da última sexta-feira (23). O acordo que possibilitou a retomada dos serviços administrativos foi celebrado em um encontro das lideranças da mobilização e representantes do prefeito, mediado pela promotora Verena Aguiar Silveira. O acordo prevê que os salários atrasados sejam pagos até o dia 30 de dezembro, sendo priorizados os com maior tempo de inadimplência e dos servidores que recebem os menores salários. O descumprimento das partes acordadas implicará no pedido à Justiça para sequestro de verbas e na responsabilização do prefeito nos crimes previsto na legislação vigente. Nesta terça-feira (27), representantes dos servidores públicos voltam a se reunir com representantes do governo municipal para acompanhar as providências adotadas para cumprimento do acordo.

Governador da Bahia quer unidade do Aristides Maltez funcionando em Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante assinatura de contrato entre o governo do estado e a Liga Baiana contra o Câncer, para ampliação do atendimento de oncologia, o governador Rui Costa (PT) desafiou a instituição a expandir seus serviços no interior. O chefe do executivo estadual ofereceu a possibilidade de um novo contrato para implantação dos serviços de prestados pelo Hospital Aristides Maltez, mantido pela Liga, no município de Caetité. Segundo Costa, existe na cidade um prédio hospitalar construído e até hoje sem uso, que seria ideal para a implantação. No momento, só parte da construção é utilizada por uma Unidade de Pronto Atendimento.

Aracatu: Jovem morre eletrocutado ao tocar em cerca de arame Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem de 17 anos morreu na última segunda-feira (26), na Fazenda Lagoa do Sertão, zona rural do município de Aracatu, no sudoeste do estado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Adreano Teixeira Correia foi atingido por uma descarga elétrica ao tocar em uma cerca de arame. A cerca havia sido energizada pela própria família para impedir que o gado atravessasse para o outro lado da roça. Adreano acabou tocando na cerca ao tentar atravessá-la e morreu na hora. A Polícia Técnica esteve no local e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado.

Agerba promove reajuste de 8,4% nas tarifas dos ônibus intermunicipais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em publicação no Diário Oficial do Estado, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba) aprovou o reajuste de 8,4% nas tarifas de ônibus intermunicipais. Segundo o órgão, o acréscimo vai levar em conta a quilometragem percorrida pelos veículos e, por conta disso, a cobrança vai variar de um município para outro. O último reajuste nas tarifas foi feito em dezembro do ano passado.

Brumado: Corpo de Ricardo Barbosa está sendo velado no Centro Espírita Albino Viana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O corpo do médium brumadense Ricardo Barbosa está sendo velado no Centro Espírita Albino Viana, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Ricardo veio a óbito na tarde da última segunda-feira (26), após sofrer um ataque cardíaco. A família está recebendo as condolências com corpo presente no local onde o próprio Ricardo, através de intervenções da mediunidade, conseguiu ajudar boa parte da população por meio de tratamentos espirituais. O corpo será sepultado no final da tarde de hoje (27), no Cemitério Jardim Santa Inês, à margem da BA-148.  

Um bebê de dois meses morreu após tomar um mingau no município de Caravelas, localizado na região sul da Bahia. De acordo com o delegado Jorge Nascimento, que investiga o caso, a morte ocorreu no domingo (25), no distrito de Juerana. Segundo o delegado, com base no relato de familiares, o bebê, do sexo masculino, havia terminado de tomar o mingau e teria sido colocado para dormir. A suspeita é de que ele tenha se engasgado com a comida. Ainda de acordo com o delegado, a avó materna da criança foi quem percebeu que o menino estava sem respirar. Conforme a polícia, o bebê não apresentava nenhuma lesão, mas tinha sinais de que morreu engasgado. O caso foi registrado na delegacia de Teixeira de Freitas, onde fica a sede da 8ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin). De acordo com o delegado Jorge Nascimento, exames de necrópsia já foram realizados no menino para saber o real motivo da morte. Segundo o G1, o resultado deve ficar pronto em 30 dias. 

Secretário prevê grandes desafios na infraestrutura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O novo secretário de infraestrutura do município de Brumado, o empreiteiro e mestre de obras Renato Mendonça falou em entrevista ao site Brumado Notícias sobre os grandes desafios em substituir um engenheiro de formação na pasta. Citado como referência na qualidade da prestação de serviços pelo próprio prefeito, que destacou obras de grande relevância para a cidade, como a ampliação do hospital regional e de várias unidades básicas de saúde, além da UTI, o novo secretário chega com projetos para reestruturar a qualidade e ampliação da mobilidade urbana e para atender os anseios da administração em dar suporte de manutenção e estrutura nas vias públicas do município. “Nosso foco será a educação pela infraestrutura, pois também compreendemos que nossa pasta estará muito envolvida no campo da estruturação física da nossa educação e fortalecimento dos demais setores da nossa comunidade em geral”, disse Mendonça. 

PF investiga gráficas contratadas pela chapa Dilma-Temer Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpre mandados na manhã desta terça-feira (27) em gráficas contratadas pela campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer, no âmbito de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ajuizada pelo PSDB para cassação da chapa, que venceu as eleições para a Presidência da República em 2014. Os agentes estão visitando as gráficas após evidências, durante as investigações, de que os serviços contratados não foram prestados. A partir da análise dos documentos concluída neste mês, os peritos encontraram indícios de que os recursos pagos teriam sido “desviados e direcionados ao enriquecimento sem causa de pessoas físicas e jurídicas diversas para benefício próprio”. Na operação desta terça, a PF pretende verificar se as empresas tinham capacidade efetiva para realizar os serviços contratados.

Brumado: Novo secretário anuncia metas para a saúde e renovação na administração do hospital Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua primeira entrevista ao site Brumado Notícias como secretário de saúde do município de Brumado, o médico Joaquim Donato elencou as metas a serem alcançadas pela pasta a partir da nova gestão. O novo secretário declarou que fará mudanças no corpo administrativo do Hospital Professor Magalhães Neto, que deixará o cunho municipal para atender a nível estadual. Por conta do atual recesso e crise, o secretário disse que serão feitas demissões para enxugar a folha. Com a contenção de gastos com pessoal, a ideia é priorizar a oferta de atendimentos no hospital. O novo secretário deposita confiança no Consórcio Regional de Saúde e na instalação da UTI e da Policlínica Regional como um divisor de águas para aumentar a oferta e demanda de atendimentos não apenas de Brumado, mas de toda microrregião.

Brumado: Novo secretário anuncia metas para a saúde e renovação na administração do hospital Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No plano local, o médico ressaltou que dentro da proposta do novo governo municipal de “educar para a saúde” focará a atenção nas unidades básicas de saúde, ponderando que com as Unidades Básicas de Saúde funcionado em sua plenitude, dobrando os atendimentos odontológicos, as comunidades terão assistência prioritária, o que desafogará a emergência hospitalar. “Vamos levar a informação à população, pois cada um é agente de sua própria saúde”, destacou. No campo emergencial, o município irá explorar a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 Horas, já que o hospital estará voltado para as urgências da região. O secretário adiantou que já está estudando com a administração se haverá necessidade de uma nova UPA na cidade. A partir do dia 1º de janeiro, o médico anunciará os novos nomes a compor parte da equipe da nova secretaria, bem como da nova coordenação do hospital.   

Acidentes em rodovias estaduais têm redução no período do natal Foto: Divulgação/PM-BA

O número de acidentes nas rodovias baianas teve redução neste ano de 2016, durante o período do Natal. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registrados 25 acidentes entre os dias 23, 24 e 25 de dezembro. No ano passado, foram 27. Já o número de mortes permaneceu o mesmo, sendo contabilizadas cinco vítimas. A SSP informou que os policiais militares fizeram revistas em 2.488 veículos quatro rodas, em 783 de duas rodas, em 93 transportes coletivos, além de abordar 5.779 pessoas. Foram promovidas 378 autuações por diversos delitos de trânsito e dez carteiras de habilitação apreendidas. Ainda de acordo com a SSP, distribuição de panfletos, blitz educativas, abordagens ostensivas, entre outras ações desempenhadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) garantiram a redução de acidentes nas rodovias baianas. 

Presos pretendiam fugir da cadeia de Brumado durante o Natal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Policiais civis lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) conseguiram interceptar e abortar o que seria mais uma tentativa de fuga da delegacia de Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que em uma revista na última sexta-feira (23) foram encontrados vários celulares em uma das celas, bem como varas artesanais utilizadas para pescar celulares e drogas, arremessados por comparsas no teto da carceragem. O que mais chamou a atenção dos policiais foi ter encontrado parte da cela cerrada e um grande buraco escavado em seu interior. Com a descoberta, os detentos foram removidos para outras celas até que sejam feitos os reparos de manutenção. No momento, a cadeia de Brumado está superlotada, com mais que o dobro de sua capacidade.  

Luto em Brumado: Morre o médium Ricardo Barbosa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O médium Ricardo Barbosa, de 54 anos, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (26), vítima de um ataque cardíaco. O Brumado Notícias apurou juntou familiares que o médium estava em sua residência, localizada no centro da cidade de Brumado, quando sofreu o mau súbito. Ricardo já havia sofrido outros acidentes cardíacos. O médium era muito conhecido na cidade devido as suas intervenções em diversos tratamentos de saúde, física, mental e espiritual via mediunidade. Ele ainda deixou um grande legado, sendo o idealizador do projeto que culminou na sede própria do Centro Espírita Albino Viana e na Casa de Apoio e Condomínio Dr. Nelson Lula Recanto do Amor. A obra tem por objetivo abrigar os enfermos que passam pelo município em busca de tratamento de saúde, principalmente contra o câncer. Nos últimos anos, Ricardo atuou em diversas campanhas para alavancar recursos para a conclusão da obra, que conta com 13 suítes, refeitório, cozinha e ambulatório médico.

Réveillon das Cores 2016 acontece no dia 31 de dezembro no Sítio Novo em Brumado

Neste ano, a virada de ano será comemorada em grande estilo em Brumado com o Réveillon das Cores. O evento acontece no dia 31 de dezembro, no Sítio Novo, com direito a queima de fogos e bebidas e comidas all inclusive. A grade de atrações da festa está sensacional: tem Kartlove, Kleitones, DJ Tony Bala e Banda Flor de Cactus. Os ingressos podem ser adquiridos na La Belle de Jour, no antigo Casa Branca. Não perca essa grande festa de encerramento do ano e garanta já o seu ingresso. O evento terá início a partir de 23h.

Arquivo