Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/Fev/2017 - 00h00

Brumado está sem a vacina contra a febre amarela; cidade não faz parte da área de risco

Brumado está sem a vacina contra a febre amarela; cidade não faz parte da área de risco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aumentou significativamente a procura pela vacina contra a febre amarela no município de Brumado, tanto que as cerca de 1200 doses que estavam disponíveis na Vigilância Epidemiológica e na sede da antiga 19ª Dires esgotaram em menos de trinta dias após o surto da doença no estado de Minas Gerais. Com a grande procura, as unidades básicas de saúde fixaram informativos esclarecendo que a vacina está esgotada. O site Brumado Notícias apurou junto à coordenação de vacinas que a maior procura é de adultos que perderam as carteiras de vacinação e querem atualizar as doses. Nossa reportagem foi informada no setor que Brumado encontra-se fora do mapa de risco da doença, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, mesmo havendo uma intensa rota comercial com o estado mineiro. 

Brumado está sem a vacina contra a febre amarela; cidade não faz parte da área de risco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda segundo o setor de vacinação, o município deve receber mais um lote da vacina na próxima semana. No entanto, a coordenadora Valéria Araújo ressaltou que, como a cidade não faz parte da zona de risco, também não haverá campanha contra a febre amarela no município. Araújo explicou que no momento o público prioritário é composto por crianças com até 9 anos de idade e pessoas que irão viajar para as regiões de risco. Recentemente, o Ministério da Saúde promoveu uma campanha publicitária para informar a população brasileira sobre o público alvo. No informe é descrito que, após dez anos da primeira dose, as pessoas que moram em áreas de riscos devem tomar a segunda dose da vacina. Caso não more em área de risco e nem tem intenção de viajar para a mesma, não é necessário tomar a vacina.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo