Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

14/Fev/2017 - 13h00

Brumado aparece em lista de cidades baianas que não conseguem colocar UPAs em funcionamento

Brumado aparece em lista de cidades baianas que não conseguem colocar UPAs em funcionamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado aparece em lista de cidades baianas que não conseguem colocar Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em funcionamento. Na Bahia, no total, existem 165 UPAs abertas, mas sem funcionar. Por conta disso, o Ministério da Saúde flexibilizou as regras e, segundo portaria publicada no início deste ano, foi permitido que as unidades sejam abertas com um médico por turno - anteriormente, era necessário ter dois médicos em cada período. Baixo valor de custeio federal, falta de equipamentos e dificuldades com recursos humanos estão entre os problemas apontados pelos gestores para o não funcionamento das unidades. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) alega demora na finalização das obras e insegurança dos gestores em iniciar o funcionamento da UPA. Além disso, o estado diz que faltam recursos municipais para complementar o valor gasto com as unidades. Em nota, a secretaria ressaltou que a redução do número mínimo exigido de médicos nas unidades também vai levar à redução do custeio federal e explica que a estrutura das UPAs envolve não só folha de pagamento de pessoal, mas também contrato de manutenção de equipamentos e predial, rede de gases, insumos e medicamentos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo