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21/Fev/2017 - 09h00

Obras da Fiol ficam R$ 2 bilhões mais caras e só devem ser entregues em 2019

Obras da Fiol ficam R$ 2 bilhões mais caras e só devem ser entregues em 2019 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelo menos oito grandes obras de infraestrutura consideradas prioritárias e sob responsabilidade de empresas investigadas pela operação Lava-Jato serão entregues até uma década depois do prazo original e com despesas muito acima da previsão inicial. Segundo o jornal O Globo, anunciadas em sua maior parte em um cenário econômico favorável, elas somavam custos de R$ 66,1 bilhões. Hoje, alcançam R$ 173 bilhões - R$ 106,9 bilhões além do planejado. Na Bahia, um das obras atingidas é a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), que teve as obras divididas pelo cartel da Petrobras, assim como a extensão sul da Ferrovia Norte-Sul. A obra no estado baiano é executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/Serveng. A extensão Sul da Norte-Sul e a Fiol foram licitadas por R$ 6,9 bilhões, mas o custo chega hoje a R$ 11,5 bilhões. Licitada em 2010, a extensão sul da Norte-Sul ficaria pronta em 2012. A expectativa é que as obras sejam concluídas no fim do ano. O atraso da Fiol é maior: o prazo de conclusão saltou de 2012 para 2019.

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