Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
21/Mar/2017 - 00h00

Abate clandestino ameaça fechamento de matadouro frigorífico de Brumado

Abate clandestino ameaça fechamento de matadouro frigorífico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O abate clandestino de bovinos está ameaçando o fechamento do matadouro frigorífico que atende ao município de Brumado e a microrregião. O site Brumado Notícias apurou que nos últimos anos houve uma queda de cerca de 70% no abate que era realizado no matadouro. Segundo levantamento feito pela nossa reportagem, há criadores de municípios vizinhos que não encaminham mais os animais para abate no frigorífico, que atende todas as normas da Vigilância Sanitária. O levantamento mostra que mais de 60% da população da microrregião está consumindo carne de abate clandestino, sem inspeção sanitária, o que põe em risco a saúde pública. Municípios como Livramento de Nossa Senhora e Paramirim estão sendo abastecidos quase que em sua totalidade por carnes de abate clandestino, uma vez que os criadores têm se recusado a enviar seus animais para o abate em Brumado. Com o aumento do abate clandestino na região, o matadouro frigorífico não tem recebido gado suficiente para atender os custos de manutenção e corre o risco de fechar as portas, pois não tem condições de manter os encargos trabalhistas e operacionais. Atualmente, o frigorífico brumadense mantém cerca de 80 funcionários. 

Abate clandestino ameaça fechamento de matadouro frigorífico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo com a fiscalização atuante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) local e com todo o suporte legal do frigorífico, o abate clandestino em Brumado também aumentou consideravelmente nos últimos meses. Por conta da realidade, a agência iniciou uma campanha de combate às ações clandestinas na região. A campanha deve desencadear várias operações em parceria com a Polícia Militar e Civil, com o Ministério Público e a Vigilância Sanitária Municipal. “A carne de procedência duvidosa, clandestina, pode conter bactérias nocivas que podem causar graves sequelas a quem consome. Esperamos que haja uma colaboração da população em não consumir carnes que não tenham o carimbo de inspeção sanitária”, alertou o veterinário da Adab, Clemente Fernandes Alves.   

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo