Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

23/Mar/2017 - 00h00

Brumado: Prefeito diz que fatores externos estão atrapalhando a inauguração da UTI

Brumado: Prefeito diz que fatores externos estão atrapalhando a inauguração da UTI Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A população de Brumado e dos demais municípios que compõem a microrregião aguardam a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Magalhães Neto. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) justificou que fatores externos contrários à vontade da administração estão atrapalhando a inauguração. O gestor disse que vem buscando meios de instalar a unidade com toda a estrutura funcional que permita o atendimento de excelência ao público, sem passar por falhas na operacionalidade como vem ocorrendo em outras cidades do estado. Além disso, relatou que, mesmo após a licitação concluída, só na última semana o governo liberou a verba para aquisição do restante dos equipamentos para serem instalados na unidade. O prefeito também esclareceu ao site Brumado Notícias que foi feita uma licitação para aquisição de um novo gerador, mais potente, para atender a demanda de funcionamento do hospital e da UTI, contudo, a administração não ficou satisfeita com a empresa que venceu a licitação. Segundo o gestor, a mesma possui um histórico negativo na prestação de serviços ao município. Por precaução, o pregão foi anulado e outro deverá ser aberto sem a presença da empresa reprovada. 

Brumado: Prefeito diz que fatores externos estão atrapalhando a inauguração da UTI Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Outro fator para demora na inauguração da UTI é o atraso dos prefeitos da região em confirmarem a adesão ao Consórcio Regional de Saúde - mesmo após 17 das 20 câmaras municipais terem aprovado e dado aval aos respectivos prefeitos de fazerem parte do bloco regional. Nossa reportagem apurou que os gestores dos municípios convidados a formarem o consórcio de saúde estão questionando o fato de o governo estadual não assumir a despesa total de manutenção, levando em consideração que os 20 leitos não serão exclusivos da região, mas de todo o estado. “É justo que indaguem, pois os 21 municípios estarão pagando por um equipamento que irá favorecer todos os 417 municípios do estado. Ou seja, os atendimentos na UTI de Brumado passarão pela regulação estadual. A conta das despesas realmente não pode ficar só com a minoria, devendo ser rateada a todos os municípios. Ou então o estado assume a conta, já que será um equipamento a favor da saúde do estado”, argumentou o prefeito. Esta semana, o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) e o secretário de saúde e chefe de gabinete, Cláudio Feres, se reunirão na Secretaria Estadual de Saúde com os demais prefeitos e secretários municipais a fim de debaterem a concretização do consórcio regional de saúde e a implantação e manutenção da UTI.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo