Brumado Notícias

Brumado Notícias

Reforma trabalhista avança após briga em comissão do Senado

24 Mai 2017 - 11h30


Reforma trabalhista avança após briga em comissão do Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), anunciou na terça-feira (23) ter considerado lido o parecer de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista. No relatório, o tucano sugere a aprovação do projeto. A decisão de Jereissati foi tomada mesmo sem a efetiva leitura do texto. De acordo com o G1, após Ferraço apresentar o parecer, houve bate-boca entre parlamentares da base aliada do governo e da oposição. A confusão fez com que a sessão fosse suspensa por cerca de uma hora. Com a decisão do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, o relatório de Ricardo Ferraço poderá ser votado na próxima na terça (30). Antes de ir ao plenário do Senado, contudo, a proposta ainda terá de ser analisada pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Jovem é capturado por vítima ao tentar roubar moto em Livramento de Nossa Senhora

24 Mai 2017 - 11h00


Jovem é capturado por vítima ao tentar roubar moto em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante uma tentativa de roubo de moto registrada na terça-feira (23), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, o indivíduo Pedro William dos Santos foi capturado por populares e preso pela Polícia Militar. O crime ocorreu no centro da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima teria reagido ao assalto e entrado em luta corporal com o indivíduo, sendo auxiliado por populares que passavam pelo local. A PM encaminhou o suspeito para a delegacia e o mesmo encontra-se à disposição da justiça. O jovem já teria passagem pela polícia.

Aécio Neves diz ser 'vítima de armação' e que não 'fez dinheiro' com política

24 Mai 2017 - 10h30


Aécio Neves diz ser 'vítima de armação' e que não 'fez dinheiro' com política
Foto: Reprodução/Facebook

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou um vídeo, por meio da assessoria de imprensa, no qual diz que é “vítima de uma armação” e que não ganhou dinheiro com a carreira política. Esta foi a primeira declaração de Aécio após a divulgação da delação premiada de executivos do Grupo JBS.  “Essa armação me tornou, hoje, alvo de acusações e de suspeitas e levou a medidas injustificáveis, como a prisão de meus familiares, que não cometeram nenhum ato ilícito”, afirmou. No vídeo, Aécio justifica parte da delação. “Há cerca de dois meses, eu pedi à minha irmã, Andrea, que procurasse o senhor Joesley e oferecesse a ele a compra de um apartamento onde minha mãe vive há mais de 30 anos, herança de seu ex-marido e que havia sido colocado à venda. Com parte desses recursos eu poderia pagar a minha defesa em inquéritos que, tenho certeza, serão arquivados. E fiz isso porque não tinha dinheiro. Não fiz dinheiro na vida pública”, disse. O tucano também afirmou no vídeo que cometeu três erros. Um deles, segundo Aécio, foi permitir que sua irmã se encontrasse com um “cidadão cujo caráter, agora, todo o Brasil conhece”. Outro erro foi ter dito palavrões em conversas particulares gravadas pelo delator, e o terceiro erro foi ter se deixado “enganar numa trama montada por um criminoso”.

Homem é encontrado morto em quintal de residência no município de Rio de Contas

24 Mai 2017 - 10h00


Homem é encontrado morto em quintal de residência no município de Rio de Contas
Foto: Reprodução/Facebook

Um homem identificado como Mateus Araújo foi encontrado morto no quintal de sua residência, localizada no Bairro Olaria, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo apurou o site Brumado Notícias, populares suspeitam que o mesmo tenha se enforcado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e realizou os procedimentos de praxe no local e a Polícia Militar registrou a ocorrência. Logo após o levantamento cadavérico, o corpo foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Deputada Ivana Bastos apresenta projeto que proíbe a retenção de veículo por dívida do IPVA

24 Mai 2017 - 09h30


Deputada Ivana Bastos apresenta projeto que proíbe a retenção de veículo por dívida do IPVA
Foto: Camila Queiroz

Um projeto de lei que proíbe o recolhimento, retenção ou apreensão de veículo pela identificação de dívida do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi apresentado pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “O não pagamento do imposto, até as datas limites fixadas, sujeita o infrator exclusivamente às penalidades estabelecidas em lei, como multas, atualização monetária e acréscimos moratórios, bem como a lavratura do competente auto de infração, por servidor do Estado com Poder de Polícia, a ser realizada no local onde se verificou o débito”, afirmou a parlamentar. No texto, Bastos destacou ainda que o projeto é uma medida de combate a uma ilegalidade. “A situação descrita no corpo do projeto e que ora buscamos normatizar seria o que se configura como conduta arbitrária e ilegal, por meio da apreensão de veículos com o intuito coercitivo de cobrança do tributo. Se utilizarmos da comparação, seria a mesma situação se o Estado expulsasse os proprietários de uma residência por atraso no IPTU, ou ainda, de forma ainda mais esdrúxula, seria como o recolhimento do veículo pelo não pagamento de multa, que também é um tributo”, justificou a deputada. 

Adolescente leva 40 facadas de ex-companheiro e está em estado grave em Guanambi

24 Mai 2017 - 09h00


Adolescente leva 40 facadas de ex-companheiro e está em estado grave em Guanambi
Foto: Reprodução/Farol da Cidade

Uma adolescente de 16 anos levou 40 facadas do ex-companheiro. O crime aconteceu na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Letícia Ferreira da Costa Silva saiu de sua residência no Bairro Monte Azul para ir ao salão de beleza quando foi surpreendida por Leanderson Rodrigues Carvalho. De acordo com o Farol da Cidade, a vítima foi socorrida pelo Samu 192 com múltiplas lesões e encaminhada até a emergência do Hospital Regional de Guanambi. Ela permanece internada na unidade em estado grave. O suspeito está foragido. Leanderson já foi preso por violência domiciliar. 

Caetité realiza primeira reunião com os grupos de montaria para o 2 de Julho

24 Mai 2017 - 08h30


Caetité realiza primeira reunião com os grupos de montaria para o 2 de Julho
Foto: Thayná Lima

A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais de Caetité e, todos os anos, uma das importantes etapas da preparação para o evento é a discussão de vários tópicos com os representantes do grupos de montaria que abrilhantam os festejos cívicos. No último dia 18, no auditório municipal, os representantes dos grupos se reuniram com a Secretária de Educação, Iamara Junqueira, e com representantes da Secretaria de Cultura, tendo por pauta a organização dos grupos nos desfiles, o campeonato de equinos e os ensaios. Além dos grupos de montaria, o representante da Adab, Roberto Leônidas, esteve no encontro para realçar a participação do governo estadual no que diz respeito à saúde dos animais. A programação ficou assim definida: no dia 4 de junho, primeiro ensaio, sob a responsabilidade do grupo América, auxiliado pelo Valeu Boi; no dia 11 de junho, grupo Bruto será o responsável, secundado pelo Cavalo de Fogo; no dia 18, o ensaio ficará ao cargo da Prefeitura Municipal, ocasião em que ocorrerá o Levante do Mastro; dia 25 de junho, último ensaio, será do grupo Rancho de Palha a direção, auxiliado pelo grupo da Palmeira. A temática paralela da data comemorativa da Independência da Bahia foi definida como sendo “Respeito à liberdade, apreço à tolerância”.  

Brumado: Videoconferência debate arbitramento de fiança com delegados e escrivães da polícia civil

24 Mai 2017 - 08h00


Brumado: Videoconferência debate arbitramento de fiança com delegados e escrivães da polícia civil
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Delegados e escrivães lotados na 20ª Coordenadoria de Policia do Interior (Coorpin) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (23), em uma sala de videoconferências do CEEP, em Brumado, onde foi debatido o tema “Arbitramento de Fiança”. O evento foi promovido para todas as coordenadorias regionais e os participantes puderam conferir a atualização dos procedimentos a serem adotados de acordo com as especificações da corporação.   

Novo ato contra o presidente Michel Temer será realizado hoje (24) em Brumado

24 Mai 2017 - 07h00


Novo ato contra o presidente Michel Temer será realizado hoje (24) em Brumado

Com as denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB), um grande movimento toma conta do país pedindo eleições diretas para presidente, seja através da cassação da chapa Dilma/Temer que está sub judice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja por um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) também aguardando julgamento no Congresso. Em Brumado o ato “Temer Jamais! Diretas Já!” está marcado para às 17h30, nesta quarta-feira (24), em Frente à Igreja Matriz e é um movimento sem vínculos partidários, organizado pela Frente Sindical, Movimento Renovação, Levante Popular da Juventude e Modera. “Neste momento é necessário unirmos todos por um objetivo comum e moral que é a retirada de um corrupto da cadeira de presidente e o retorno da democracia que sem o povo não existe: eleições diretas já para a escolha de um presidente legítimo”, disse um dos organizadores. Há um movimento interno para que Temer renuncie e se faça uma eleição indireta, o presidente sendo eleito pelos próprios políticos do Congresso que também não possuem moral em sua maioria, pois são investigados ou estão em listas como financiados por atos de corrupção. “A saída que poderá tirar o Brasil deste impasse é pela via democrática, através do voto popular”, afirmou o organizador do ato. 

Brumado: Comandante geral da policia militar visita instalações da 34ª CIPM

24 Mai 2017 - 00h00


Brumado: Comandante geral da policia militar visita instalações da 34ª CIPM
Foto: Reprodução/Facebook

A caminho da cidade de Caetité, onde palestrou para oficiais e soldados da 94ª CIPM em atendimento ao projeto “O comandante vai até você", o Coronel Anselmo Brandão, comandante geral da Policia Militar da Bahia, fez uma rápida escala no município de Brumado. Na cidade, ele visitou o quartel da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sendo recepcionado pelo Major Jocevã Oliveira, demais oficiais e soldados da companhia brumadense. O coronel publicou as fotos do encontro em sua página pessoal no Facebook. Nas imagens, ele aparece cumprimentando parte da tropa, supervisionando as instalações e conversando com o comandante local. Ainda não se sabe o teor do encontro entre os comandantes, mas a expectativa é de que com a visita do comando geral alguns anseios da companhia possam ser atendidos para a melhoria da prestação dos serviços em prol da segurança pública da microrregião de Brumado, que responde por mais 11 municípios.  

Motorista do transporte escolar morre após colisão entre van e retroescavadeira em Brumado

23 Mai 2017 - 21h40


Motorista do transporte escolar morre após colisão entre van e retroescavadeira em Brumado
Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um motorista do transporte escolar acabou falecendo na noite desta terça-feira (23) após colidir a van em que dirigia com uma retroescavadeira, na comunidade de Morrinhos, nas proximidades do Distrito de Cristalândia, em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o motorista identificado como Zacarias, estava sozinho na van. A pouca luminosidade no local pode ter influenciado para ocasionar a colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chegou a ser acionado, mas devido a gravidade a vítima morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) está realizando a perícia. O corpo de Zacarias foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Livramento: Pirâmide Lounge Bar promete ser a melhor casa noturna no sudoeste baiano

23 Mai 2017 - 18h30


Livramento: Pirâmide Lounge Bar promete ser a melhor casa noturna no sudoeste baiano

Diferente de qualquer empreendimento encontrado na região, o Pirâmide Lounge Bar é uma casa noturna que promete ser o melhor espaço de entretenimento da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, atraindo pessoas de todo lugar. O local, que está em processo de construção, pretende ser um espaço moderno e aconchegante, com decoração sofisticada. O Pirâmide Lounge Bar será palco de baladas, shows e eventos, como festas de casamento, aniversários e qualquer tipo de celebração. O projeto carrega o nome dos jovens empresários Ney Eventos e Murilo de Atalídio, que possuem visão ampla quando se trata de inovação e qualidade. Eles garantem à população que as noites de Livramento nunca mais serão as mesmas e a novidade irá conquistar a todos. O espaço contará com bar, sushi bar, salão, palco, iluminação e sonorização de altíssima qualidade. Em breve o local será inaugurado.

Creas divulga campanha de combate à violência contra crianças durante o Brumadense de Futebol

23 Mai 2017 - 18h00


Creas divulga campanha de combate à violência contra crianças durante o Brumadense de Futebol
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Assistentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier compareceram ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso, no último domingo (21), durante os jogos do Campeonato Brumadense de Futebol, para distribuir panfletos da campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes. A campanha é promovida pelo governo federal em parceria com os governos estaduais e conta com o apoio das secretarias de desenvolvimento social de cada município para difundir o disque 100 e fomentar a importância da proteção e respeito às crianças e adolescentes. A panfletagem foi realizada entre os torcedores ainda na entrada do estádio e recebeu o apoio da Liga Brumadense de Futebol e dos clubes Espanhol e Feirense, que disputavam a partida do dia. A Liga ainda se comprometeu a difundir a campanha entre os demais clubes no decorrer da competição.

Obra de saneamento de responsabilidade da Embasa é realizada pela prefeitura de Caculé

23 Mai 2017 - 17h30


Obra de saneamento de responsabilidade da Embasa é realizada pela prefeitura de Caculé
Foto: Divulgação

Apesar da crise econômica que atinge o país, a Prefeitura Municipal de Caculé realizou, com recursos próprios, obra de responsabilidade da Embasa. Segundo o Governo Municipal, já haviam sido feitas várias solicitações e visitas a estatal, mas nada foi resolvido pela empresa. A obra de manilhamento, que vai da Rua Novo Mundo até a Praça Antônio Coutinho, foi finalizada na última semana e resolveu alagamentos constantes que vinham ocorrendo na localidade, gerando problemas para os moradores e para usuários do trecho. Outros problemas, como a distribuição de água para alguns bairros da cidade, também vem sendo negligenciados pela empresa. O setor jurídico da prefeitura será acionado para que os recursos usados nas obras sejam ressarcidos aos cofres municipais.

Brumado realiza II Seminário de Acidentes de Trânsito

23 Mai 2017 - 17h00


Brumado realiza II Seminário de Acidentes de Trânsito
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O II Seminário de Acidentes de Trânsito de Brumado reuniu várias autoridades do segmento no auditório da Prefeitura Municipal, na noite de segunda-feira (22). Organizado pelas Coordenações de Educação no Trânsito, Controle Viário e Estatísticas, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o seminário teve um formato de reunião com o objetivo de discutir a realidade do trânsito no município e promover um debate para possíveis soluções e conscientização da população. Cada autoridade presente colaborou com a discussão discorrendo sobre o cenário do trânsito hoje, chamando a atenção para o respeito às leis e à vida. A iniciativa fez parte do movimento Maio Amarelo.

Idoso morre ao cair de ônibus na zona rural de Candiba

23 Mai 2017 - 16h30


Idoso morre ao cair de ônibus na zona rural de Candiba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite do último sábado (20), um homem de 82 anos morreu após cair de um ônibus na zona rural de Candiba, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Arthur Campos Gonçalves do Nascimento descia do veículo quando escorregou e caiu. Ele sofreu uma forte pancada na cabeça, sendo socorrido às pressas para o Hospital Regional de Guanambi. A vítima chegou a ser internada, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu na noite do mesmo dia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde passou por necropsia.

Em Brasília, prefeito de Brumado debate Plano de Mobilidade e sistema de esgotamento sanitário

23 Mai 2017 - 16h00


Em Brasília, prefeito de Brumado debate Plano de Mobilidade e sistema de esgotamento sanitário
Foto: Divulgação/PMB

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se reuniu com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, na sede do Ministério das Cidades, para buscar orientações técnicas e recursos financeiros para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Brumado. Na reunião, foram discutidos mecanismos de financiamento, participação popular, sustentabilidade, acessibilidade, segurança, entre outros pontos importantes. O Plano de Mobilidade contribui para construção de uma mobilidade sustentável, com foco no equilíbrio entre ações econômicas, ecológicas e sociais. A Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana se colocou à disposição para auxiliar o Município na construção do planejamento local de mobilidade urbana. O prefeito aproveitou a oportunidade e também se reuniu com o secretário substituto de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Olavo de Andrade Lima Neto, para viabilizar questões pertinentes à construção do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O gestor considerou as duas reuniões bastante produtivas.

PF cumpre mandados contra ex-governadores do Distrito Federal

23 Mai 2017 - 15h30


PF cumpre mandados contra ex-governadores do Distrito Federal
Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Panatenaico, que investiga uma organização criminosa suspeita de desviar até 900 milhões de reais em recursos das obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, para a Copa do Mundo de 2014, informou a PF em comunicado. Entre os alvos de operação estão, segundo a PF, agentes públicos e ex-agentes públicos, construtoras e operadores das propinas ao longo de três gestões do governo do Distrito Federal. São alvos de mandados de prisão como parte da operação os ex-governadores do DF Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR) e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), que atualmente é assessor especial do presidente Michel Temer (PMDB). Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, os três já foram presos. Orçadas inicialmente em 600 milhões de reais, as obras de reforma no estádio de Brasília para o Mundial custaram 1,575 bilhão de reais, fazendo da arena a mais cara da Copa do Mundo de 2014, de acordo com a PF. Em razão da obra de o Mané Garrincha ter sido realizada sem prévios estudos de viabilidade econômica, a Terracap, companhia estatal do DF com 49% de participação da União, encontra-se em estado de iminente insolvência. O nome da operação diz respeito ao Stadium Panatenaico, “sede dos jogos panatenaicos, competições realizadas na Grécia Antiga que foram anteriores aos jogos olímpicos”, segundo a Polícia Federal. As informações são da Veja.

Brumado: Fãs vão à Câmara de Vereadores dar o último adeus ao Maluco do Veneno

23 Mai 2017 - 15h00


Brumado: Fãs vão à Câmara de Vereadores dar o último adeus ao Maluco do Veneno
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Familiares, amigos e fãs compareceram à Câmara de Vereadores de Brumado, nesta terça-feira (23), pra prestar as últimas homenagens e dar o último adeus ao radialista Sinval José de Souza, o Maluco do Veneno. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Durante a madrugada, o corpo do radialista foi velado na comunidade Tanque Novo, no município de Malhada de Pedras, onde ele vivia com a companheira, a quem chamava carinhosamente de Gauchinha. Nas primeiras horas da manhã, o corpo chegou à câmara brumadense. No local, milhares de pessoas, dentre elas autoridades políticas, radialistas e membros da imprensa regional, além de inúmeros comerciantes, estavam presentes. O sepultamento está marcado para acontecer a partir de 14h, na comunidade de Umburanas, região do Distrito de Cristalândia, onde o radialista nasceu e viveu a sua infância e juventude, no mesmo cemitério em que se encontram seus pais. Prefeitura, Câmara e a direção da Rádio Alternativa FM de Brumado emitiram nota de pesar pelo falecimento do folclórico e matuto radialista.

Sefaz notifica contribuintes para cobrança de Dívida Ativa Municipal em Brumado

23 Mai 2017 - 14h30

Atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por intermédio do Departamento de Tributos, está notificando os contribuintes que têm Dívida Ativa Municipal para efetuarem o seu pagamento. Após o recebimento da cobrança, o contribuinte deve comparecer, no prazo de 05 (cinco) dias, ao Departamento de Tributos para fins de quitação dos débitos fiscais, sob pena de Execução Judicial da dívida. A notificação de cobrança está sendo entregue pelos fiscais da área nos endereços dos contribuintes em débito com o Município.

Greve de zelador quase interrompe rodada do final de semana do Campeonato Brumadense de Futebol

23 Mai 2017 - 14h00


Greve de zelador quase interrompe rodada do final de semana do Campeonato Brumadense de Futebol
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O zelador do Estádio Municipal Gilberto Cardoso, Josezito Moreira de Almeida, o Alemão, fez uma greve isolada e não demarcou o gramado do campo, o que quase interrompeu a realização dos jogos do Campeonato Brumadense de Futebol no último final de semana. Dirigente dos clubes e da própria Liga Brumadense de Futebol (LBF), bem como atletas e torcedores, foram tomados de surpresa com a nota escrita à mão e fixada pelo próprio zelador no muro ao lado portão de entrada do estádio, onde ele explicou os motivos de não ter demarcado o gramado. Nos jogos do sábado (20), um colaborador da LBF realizou a pintura das áreas e linhas de fundo e, com o consentimento dos clubes, o trio de arbitragem realizou as partidas. Já no domingo (21) foi concluída a demarcação geral e as partidas foram realizadas normalmente. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alemão relatou que, desde o início do campeonato, a LBF não vem honrando o pagamento dos seus serviços extras nos finais de semana, os quais incluem a demarcação do campo. 

Greve de zelador quase interrompe rodada do final de semana do Campeonato Brumadense de Futebol
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O zelador esclareceu que é prestador de serviços da prefeitura e recebe o salário mensal para trabalhar de segunda a sexta-feira, ficando o excedente do final de semana por conta da LBF. O diretor de esportes do município, Jobson Cruz, conseguiu agendar uma conversa entre o zelador e a secretária municipal de esportes, Acácia Gondim, que aconteceu nesta segunda-feira (22), porém, segundo o diretor, a secretaria pediu ao zelador o prazo até a próxima quarta-feira (24) para resolver o impasse. Nossa reportagem também ouviu alguns dirigentes da LBF e os mesmos disseram que, embora a liga seja solidária ao zelador, sem o apoio da prefeitura para a realização do campeonato e com o pouco público nos jogos, a renda tem sido repartida para a arbitragem e para própria manutenção do campo. “Se tivéssemos recebendo a prometida ajuda da prefeitura para a realização do campeonato, não estaríamos com esse problema em cobrir essa despesa do final de semana do zelador. Sem o apoio, a renda da bilheteria não está sendo suficiente para cobrir essa despesa”, pontuaram os diretores da LBF.

STF só julgará suspensão do inquérito de Michel Temer após perícia dos áudios

23 Mai 2017 - 13h30


STF só julgará suspensão do inquérito de Michel Temer após perícia dos áudios
Foto: STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, determinou na segunda (22) que o plenário da corte vai julgar o pedido da defesa do presidente Michel Temer apenas depois que a perícia no áudio entregue por Joesley Batista for finalizada.  A medida de condicionar o encaminhamento da questão  foi um pedido do ministro Edison Fachin, relator da Lava Jato. A Polícia Federal já recebeu os áudios da delação premiada firmada pela JBS para analisar se houve corte ou edição nas gravações, porém disse que não há prazo para conclusão da perícia. Nos áudios, Temer e Josley conversam e o presidente dá aval para comprar o silêncio do deputado cassado, preso, Eduardo Cunha.

Sebrae: Brumado, Guanambi e Conquista vão receber palestra de ex-executivo da Netshoes

23 Mai 2017 - 13h00


Sebrae: Brumado, Guanambi e Conquista vão receber palestra de ex-executivo da Netshoes

Empresários de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista terão a oportunidade de participar de uma palestra com o executivo Renato Mendes, um dos palestrantes mais requisitados em convenções sobre vendas. Na palestra, ele vai compartilhar experiências na construção da Netshoes, uma das maiores empresas de e-commerce de produtos esportivos do mundo. O evento é gratuito e será realizado nos municípios entre os dias 30 de maio de 1º de junho. Em Brumado, o evento acontece no dia 31 de maio, no Auditório do Semac, às 19h. Em Guanambi, acontece no dia 30 de maio, no Clube de Campo Guanambi, às 19h. Por fim, em Vitória da Conquista, será no dia 1º de junho, no Auditório do Cemae, às 19h.

Esmeralda gigante de 360 kg é encontrada em mina na Bahia

23 Mai 2017 - 12h30


Esmeralda gigante de 360 kg é encontrada em mina na Bahia
Foto: Reprodução/ TV São Francisco

Uma esmeralda gigante, que pesa 360 kg e tem 1,3 metros de altura, foi encontrada há 25 dias na Mina da Carnaíba, no município de Pindobaçu, norte do estado. A região é conhecida pela exploração do mineral. Esta é a segunda pedra de grande porte encontrada na região. A primeira, achada em 2001, tinha 20 kg a mais e foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão. A pedra foi localizada a 200 metros de profundidade pela Cooperativa Mineral da Bahia, que tem autorização para explorar a área, e vendida a um minerador da região. Por motivos de segurança, o dono da pedra bruta não quis dar entrevista e nem informou quanto pagou pela esmeralda. O advogado dele, Márcio Jandir, disse que o cliente já providenciou documentação para legalizar a propriedade da pedra adquirida por ele.  “Nós já fizemos toda a emissão do certificado de origem, exigência do DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral]. O documento já foi emitido. Hoje o proprietário da pedra está autorizado a transitar com ela em território nacional e, obviamente, ele almeja fazer exposições com a pedra e apresentar em museus e bibliotecas", disse o advogado. De acordo com o G1, a esmeralda Bahia, encontrada em 2001, foi levada para os Estados Unidos ilegalmente e, durante vários anos, foi motivo de uma disputa judicial entre o governo brasileiro e o americano. Até que, em 2015, foi decidido que a pedra ficaria nos Estados Unidos.