Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Jun/2013 - 15h55

Brumado: Mina de água potável é desativada por conta do descaso público

Brumado: Mina de água potável é desativada por conta do descaso público Embora haja água no manancial, pneus velhos e muito lixo cobrem o que um dia já foi a salvação de muitos munícipes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Brumado Notícias registrou nessa segunda-feira (03) a situação da mina de água potável localizada no Bairro Olhos D’Água, em Brumado. Há anos, a mina foi esquecida e nenhuma ação do município foi tomada para restaurá-la. Durante o período mais crítico da seca que atinge a cidade, a mina foi um amparo para o bairro e demais adjacências. Ao longo da administração do ex-prefeito Geraldo Azevedo, o então gestor construiu uma cobertura no local e uma caixa de distribuição para preservar a área e para que houvesse maior controle na distribuição do líquido. No entanto, nas administrações posteriores, a mina foi abandonada. Para se ter uma ideia, durante a gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos houve um desvio de uma rede de esgoto que passou a jorrar próximo ao manancial e provocou grande infestação de coliformes fecais na nascente. Após o episódio, a água foi considerada inapropriada para o consumo humano e a mina foi interditada. O local foi, então, se deteriorando com o passar dos anos. Hoje, ainda há uma placa da prefeitura datada de 1995 com a escritura “Proteção de Manancial Potável”. Embora haja água no manancial, pneus velhos e muito lixo cobrem o que um dia já foi a salvação de muitos munícipes. A nossa reportagem falou com o secretário de Recursos Hídricos Federico Neves e o mesmo declarou que a atual administração irá realizar um levantamento sobre o caso.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo