Diversos estudos já foram lançados falando sobre qual seria o momento certo de colocar a criança na escola. Segundo os especialistas, evidências revelam que o desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização - da pré-escola à terceira série do ensino fundamental - tem uma relação importante com o resultado posterior na escola. Por isso, o assunto tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e pesquisadores. As pesquisas indicam que uma série de fatores pode indicar que chegou a hora da criança ingressar na escola. Antes de matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico, motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são fisicamente saudáveis, descansadas e bem alimentadas; capazes de comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por outro lado, ainda é levado em conta a prontidão em termos de habilidades escolares, tais como saber contar ou conhecer o alfabeto. Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.