Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Sem beber água há 6 meses, esteticista baiana faz vaquinha antes de transplante Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma esteticista de Salvador diagnosticada com falência renal e que não bebe água desde fevereiro deste ano iniciou uma vaquinha para realizar dois transplantes em São Paulo. Além do rim, Larissa Medrado, que tem 31 anos e sofre de diabetes há mais de 20, também precisa de um transplante de pâncreas. “Mudou tudo, tive que parar de trabalhar, parar de estudar, parar até mesmo de brincar com meu filho. Alimentação ficou bastante restrita”, contou. Larissa realizou exames que apontaram que os rins da mãe dela são compatíveis. O procedimento será feito em São Paulo, pelo SUS, entretanto ela não tem como arcar com as despesas com viagem, hospedagem, alimentação, cuidador, e medicamentos que ela vai precisar durante a estadia na capital paulista, um período de pelo menos seis meses. A vaquinha postada na internet busca arrecadar R$ 70 mil. Até a terça-feira (18), tinham sido arrecadados cerca de R$ 30 mil. Segundo a irmã de Larissa, que teve a iniciativa da vaquinha, diz que o transplante do pâncreas deve ocorrer cerca de três meses após o dos rins.

Brumado: População é quem vai avaliar onde deve haver verdadeira mudança entre executivo e legislativo, diz prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) enfrenta um pedido de cassação do seu mandato na Câmara de Vereadores de Brumado. Questionado pelo site Achei Sudoeste sobre a situação, o prefeito disse que boa parte da atual legislatura é uma contradição nos próprios termos. “Uma representação legislativa tentar tirar um gestor, sobre todos os pontos bem sucedido... a educação dando show, a saúde atendendo aquilo para o qual existe, a infraestrutura transformando o município em um canteiro de obras. Eles querem o quê? Não posso nem dizer. A população que tire as suas conclusões”, completou. O gestor ainda fez questão de pontuar que todas as pesquisas mostram a satisfação da população com o seu governo. “O povo vai dar o seu recado e, do alto da sua competência, tenho certeza que o povo de Brumado vai dar o tom da música. Espero, sobretudo, a justiça da história. O tempo é o senhor da verdade. Tenho muita tranquilidade”, arrematou. 

Medida que facilita empréstimos na pandemia passa na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) a medida provisória (MP) que obriga os bancos a reduzirem o número de exigências e documentos para conceder ou renovar empréstimos. A medida derruba barreiras nos âmbitos trabalhista, fiscal, eleitoral e tributário enquanto durar o decreto de calamidade pública. A proposta tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito e, com isso, minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. O texto segue, agora, para o Senado. Por se tratar de uma medida provisória, a proposta começou a valer no dia 27 de abril, quando foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro. Para se tornar lei em definitivo, porém, precisa ser aprovada pelo Congresso até a próxima segunda (24). Uma das mudanças, por exemplo, permite que o cidadão maior de 18 anos peça empréstimo mesmo sem apresentar prova de que votou, pagou a multa ou justificou a ausência nas últimas eleições. As instituições financeiras também estão autorizadas, temporariamente, a realizar operações de crédito, com lastro em recursos públicos, a empresas que estejam em débito com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Creas Chico Xavier intensifica campanha Agosto Lilás em combate à violência contra a mulher em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Agosto Lilás é um mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Em Brumado, o Creas Chico Xavier deu início à campanha no ano passado, com diversas palestras nas escolas e entrevistas na mídia. Neste ano, devido à pandemia, o trabalho de conscientização tem sido feito apenas virtualmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Janine Caldeira, coordenadora do centro, disse que ainda é grande o número de subnotificações nesse sentido, especialmente em virtude de questões culturais. O objetivo da campanha, segundo ela, é mostrar para as vítimas que o Creas oferece toda rede de apoio, jurídico e social, para fazer o acompanhamento no processo de denúncia. Para isso, basta ligar para: (77) 3441-4272 ou (77) 99958-5535. “Temos uma equipe para lhe atender. Você pode nos ligar que a gente faz o atendimento. Estamos à disposição. Vamos lhe ouvir e orientar da melhor forma possível”.

Brumado: Com mais tempo em casa, agressores praticam mais violência contra a mulher durante a pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a pandemia, o número de casos de violência contra a mulher aumentou bastante em Brumado. Segundo Janine Caldeira, coordenadora do Creas Chico Xavier, neste ano, até o dia 18 de agosto, foram atendidos 21 casos de violência doméstica. “É um número expressivo que se deve mais por conta da pandemia. Com o isolamento social, as mulheres não saem mais muito de casa. Muitas estão em home office ou não estão trabalhando porque perderam o emprego. Então, existe uma convivência maior dentro de casa”, salientou. Segundo Caldeira, para atender essas mulheres, o Creas possui todo um aparato e rede de apoio, a exemplo de advogados, psicólogos e assistentes sociais, a fim de amparar as vítimas e fazer o seu acompanhamento no processo de registro da ocorrência.  

Secretário esclarece aumento de casos ativos do coronavírus em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após dias de diminuição no número de casos ativos do novo coronavírus em Brumado houve uma nova elevação nesses dados. De acordo com o último boletim epidemiológico, o número de pessoas infectadas no momento é de 67. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que o Laboratório Central, em Salvador, liberou mais de 50 resultados de exames de uma só vez e os números voltaram a subir. Apesar disso, ele frisou que a situação está controlada no município. “Estamos dentro do controle e trabalhando da melhor forma possível para prestar o melhor atendimento à população”, pontuou.  

Brumado: Prefeito credita a secretariado técnico mérito por primeiro lugar em Índice Municipal de Governança Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última atualização do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), Brumado ficou em primeiro lugar, sendo a cidade com a gestão municipal mais bem avaliada entre os municípios que têm de 50 a 100 mil habitantes (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que a colocação é fruto de uma administração técnica. “Temos um secretariado absolutamente técnico, não é indicação política. Tenho engenheiro no lugar de engenheiro, advogado no lugar de advogado e professor no lugar de professor. Com uma equipe técnica, as coisas funcionam como devem ser e não com jeitinho ou qualquer tipo de arranjo”, afirmou. Ainda assim, para ele, não é o ideal, tendo em vista que a empresa pública deveria ter as mesmas prerrogativas da empresa privada.

70 pacientes seguem tratamento contra a Covid-19 em Brumado

Nesta terça-feira, 18 de agosto, o município de Brumado registra 668 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 20,25% do total de 3300 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 7 óbitos, 70 pacientes em tratamento e 591 recuperados. No momento, 74 ainda aguardam resultado laboratorial e 1213 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Cândido Sales: Mãe e 2 filhas morrem com Covid-19 em período de 1 semana Foto: Reprodução/Redes Sociais

Três pessoas da mesma família morreram em uma semana vítimas da Covid-19 em Cândido Sales, sudoeste baiano. As irmãs Claudia Maria e Ana Lilian e a mãe delas, Elita Maria, procuraram atendimento médico, mas não resistiram às complicações da doença. Em nota, a prefeitura de Cândido Sales se solidarizou aos familiares das vítimas. A última a falecer foi Elita Maria de Jesus, de 79 anos. Segundo a TV Bahia, ela saiu de Cândido Sales por conta própria à procura de atendimento e conseguiu ser internada no Hospital das Clínicas. No entanto, o estado de saúde se agravou na madrugada da quinta-feira (13), vindo a falecer na noite de sábado (15). Conforme os familiares, Ana Lílian de Almeida Penha, de idade não informada, tinha câncer e morreu em Cândido Sales no dia 8 de agosto por complicações da Covid-19. A irmã dela, Cláudia Maria de Almeida Santos, sem idade informada, tinha obesidade e era hipertensa. O óbito dela ocorreu no dia 13 de agosto devido ao novo coronavírus. Ainda segundo a reportagem, o marido de dona Elita está internado na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGCV). Não há mais informações sobre o estado de saúde dele.

Contendas do Sincorá: Homem de 43 anos morre afogado enquanto se banhava em rio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 43 anos, identificado como Roberto Lopes da Cruz, morreu afogado em um rio localizado a 37 km da sede do município de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele teria se afogado enquanto se banhava no local, no último sábado (15). O corpo foi localizado por populares. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Estiagem: Vitória da Conquista tem 11 distritos em situação de emergência Foto: Reprodução/TV Bahia

Um decreto municipal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, determinou situação de emergência em 11 distritos da zona rural da cidade, por causa da seca prolongada. As informações são do G1. As localidades sofrem com a estiagem desde 2015. Os distritos são: Bate-Pé, Cabeceira da Jibóia, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha. O documento é válido por 180 dias. Apesar de já ter chovido 83% do esperado para o ano inteiro em Vitória da Conquista, uma média de 600 mm, a chuva está irregular, e esses distritos ainda não tiveram chuva o suficiente para recuperar os efeitos das secas. Entre 2015 a 2019, foram quatro anos com chuvas abaixo da média, só um ano choveu o previsto, mas não foi suficiente para recuperar o solo. De acordo com o decreto, algumas ações serão postas em prática, como distribuição de água potável de carros-pipa, decreto também autoriza a convocação de voluntários e a arrecadação de recursos para lidar com essa época de seca.

Homem com problemas psicológicos quebra vidraças do fórum de Paramirim com pedras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (17), um homem foi detido pela Guarda Municipal de Paramirim, a 129 km de Brumado, após depredar o Fórum Desembargador Arnaldo de Almeida Alcântara. Ele quebrou as vidraças do local com pedras e ainda destruiu equipamentos que estavam no interior da unidade judiciária. Segundo informações da Polícia Civil, o indivíduo tem problemas psicológicos e já realizou ações semelhantes em outras ocasiões. Ele foi conduzido à delegacia para adoção das medidas necessárias.

Agricultores familiares usam a internet para manter atividades na pandemia Foto: Wenderson Araujo/Divulgação

Quem tem uma alimentação saudável, com certeza tem produto da agricultura familiar na mesa. É que ela é responsável por dois terços da produção de frutas, verduras e legumes da horticultura no Brasil. De acordo com o G1, somente nos cultivos de morango e pepino, por exemplo, os agricultores familiares participam em 80%. E na produção de alface, batata-doce, pimentão e couve, em mais de 60%. Nas lavouras de ciclo longo, lideram o cultivo da uva e do maracujá e, nas temporárias, os destaques ficam com a mandioca e o abacaxi. Atualmente, os agricultores familiares representam 67% dos 15 milhões de produtores rurais do país e ocupam 77% das fazendas brasileiras. Apesar disso, participam em apenas um quarto de toda a produção agropecuária nacional, segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seus ramos e identidades são diversos: além da pecuária e da agricultura, atuam como extrativistas e pescadores, e muitos são assentados da reforma agrária ou vivem em comunidades indígenas e quilombolas. A terra onde plantam é, ao mesmo tempo, a sua moradia e a principal fonte de renda e de alimentação.

Igreja Missões do Evangelho Pleno realiza primeiro culto drive in em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) encontrou uma maneira criativa de reunir a comunidade sem desrespeitar as normas de segurança contra o novo coronavírus. O Ministério de Jovens da igreja realizou, no último sábado (15), o primeiro culto drive-in no município, no estacionamento da Praça do Mercado, para comemorar o 11º Agosto Gospel, com tema: Superação. A programação contou com Rodolfo Souza e Banda e pregação com o Bispo Junior Lima. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a pastora Sandra Ribeiro disse que a iniciativa inédita foi bastante exitosa. “Deu tudo certo, seguimos todo um protocolo. Sem aglomeração, cada família no seu carro. Foi muito bom”, salientou. Para a pastora, a ideia do drive-in é uma oportunidade para reunir os fiéis em um momento de louvor e oração. Por isso, segundo ela, novas edições do culto drive in serão realizadas em breve.

Devido ao coronavírus, organização cancela realização da 22ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 22ª edição da Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas foi cancelada em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o idealizador e organizador do evento, Alecarlos Pires, disse que, por segurança, a prova teve de ser suspensa. “Tenho que ter várias liberações, isso não depende só de mim. Por bom senso e respeito ao que está acontecendo, a gente resolveu, infelizmente, cancelar a prova. Tivemos bastante cuidado em tomar essa decisão. É uma questão de saúde”, destacou. Segundo ele, no calendário esportivo de 2021, a corrida deverá ser agendada para o mês de setembro. Em sua última edição, a prova reuniu mais de 300 atletas da cidade e de todo país. Além disso, a Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas faz parte do tradicional calendário esportivo da Bahia, sendo válida para o ranking nacional e baiano. 

PRF apreende quase R$ 1 milhão em carro de luxo em São Paulo Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase R$ 1 milhão em espécie escondidos no fundo falso de um Audi A8 no domingo (16) na Dutra em Pindamonhangaba. O motorista, que não soube explicar a origem do dinheiro, foi detido. A abordagem aconteceu na altura do km-103 da Dutra, no sentido São Paulo. Segundo a PRF, o motorista chamou a atenção dos policiais por dirigir de forma imprudente, com ultrapassagens em alta velocidade pelo acostamento. De acordo com o G1, foi feita abordagem ao veículo, um Audi A8, e o motorista de 47 anos apresentou informações confusas aos policiais, que decidiram fazer uma revista no veículo. No banco de trás, eles encontraram um fundo falso, onde estavam vários pacotes com notas de dinheiro. Ao todo, foram contabilizados R$ 998.580. Aos policiais, ele afirmou que foi contratado para realizar o transporte da quantia da rodoviária do Rio de Janeiro para um shopping em São Paulo. Pelo transporte, receberia a quantia de R$ 2.000,00. Nas buscas no carro, os policiais também encontraram uma munição intacta de fuzil, calibre 7,62 mm. O homem foi preso em flagrante por porte ilegal de munição de uso restrito, e o dinheiro foi apreendido, já que o condutor não apresentou provas da sua procedência lícita. O caso foi encaminhado à Polícia Federal.

Acusado de tráfico de drogas é detido no Bairro Brisas III em Brumado Foto: Divulgação/PM

No último sábado (15), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no Bairro Brisas III, em Brumado, a fim de averiguar uma denúncia de que estaria ocorrendo tráfico de entorpecentes no local. Durante abordagem a um suspeito, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha. Ao receber voz de prisão, o indivíduo se exaltou, sendo necessário reforço da guarnição de motopatrulhamento para que o mesmo fosse contido. Com autorização de sua companheira, foram realizadas buscas no interior da residência, sendo encontrada outra quantidade da mesma substância. Todo material, juntamente com o indivíduo, foi levado para a sede da delegacia. 

Com 5 meses de pandemia, governo anuncia internet para alunos pobres Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que chegou "um pouquinho tarde" o apoio do governo aos estudantes de baixa renda que serão beneficiados em um programa de conectividade durante a pandemia. A iniciativa do MEC, anunciada em julho, vai oferecer acesso gratuito às atividades remotas de universidades e institutos federais para estudantes de baixa renda. As aulas presenciais estão suspensas desde março. “Houve um delay [atraso], foi um pouquinho tarde para tomarmos essa iniciativa. Mas vocês têm que concordar conosco que o percurso administrativo que as coisas públicas possuem, e toda a nossa burocracia interna, ela nos torna um pouco mais lentos, e isso naturalmente foi uma das causas pelas quais a gente demorou um pouquinho mais do que aparentemente seria o razoável para poder oferecer isso que nós vamos oferecer”, afirmou Milton Ribeiro, que completou um mês à frente do cargo neste domingo (16). A declaração foi dada nesta segunda-feira (17) durante uma entrevista à imprensa sobre o detalhamento do programa. De acordo com o MEC, o programa vai atender prioritariamente 400 mil estudantes, que têm renda mensal inferior a meio salário mínimo. O custo será de R$ 24 milhões para oferecer chips pré-pagos ou bônus de internet. Segundo o MEC, das 69 universidades federais, apenas 25 estão com aulas a remotas.

Brumado: Direitos humanos da OAB apoia aborto em criança que foi estuprada pelo tio no Espírito Santo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Espírito Santo, uma menina de 10 anos ganhou na justiça o direito de interromper a gravidez após ter sido estuprada pelo tio. O assunto repercutiu em todo país e dividiu opiniões entre defensores e contrários ao aborto. Um grupo de fanáticos religiosos chegou a fazer uma manifestação em frente ao hospital onde foi realizado o procedimento cirúrgico chamando a criança de assassina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Alan Pitombo, que preside a comissão dos direitos humanos da 21ª Subseção da OAB, em Brumado, se mostrou favorável ao aborto nesse tipo de circunstância. “Tenho acompanhado essa polêmica com bastante preocupação. A polêmica não está em torno da violência que a criança sofria desde os 6 anos de idade, mas sim com o fato do juiz da Vara da Infância e Juventude ter concedido a ela o direito da prática do aborto. Em termos do ordenamento jurídico, não há nenhuma dificuldade nisso”, opinou. Segundo ele, se não bastasse a Constituição Federal e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, há também o Código Penal, que também versa sobre a permissão do aborto no caso de estupro de vulnerável. “Não há dúvida ou querela judicial relacionada à possibilidade da modalidade de aborto, autorizado judicialmente, nessa circunstância. Estamos diante de um caso onde a própria saúde da criança está em risco. Nós da comissão estamos ao lado dessa decisão legal”, reiterou.

Vitória da Conquista: Mulher é presa com fuzil e pistola em ônibus Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 35 anos foi presa em flagrante suspeita de transportar, em um ônibus, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, um fuzil 762 com 9 carregadores, uma pistola Glock 9mm com 2 carregadores e mais 325 munições calibre 762. O caso aconteceu na segunda-feira (17). O flagrante foi feito por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, altura do KM 830, quando os policiais faziam uma fiscalização ostensiva na rodovia. O ônibus que a suspeita estava era um interestadual que saiu de São Bernardo do Campo (SP) com destino a Fortaleza (CE). Segundo a PRF, ao entrarem no veículo, os policiais pediram documentos pessoais dos passageiros para consulta nos sistemas da polícia e perceberam um certo nervosismo da uma mulher, o que elevou o grau de suspeita. Os agentes aprofundaram a fiscalização no ônibus e encontraram todo o armamento escondido em malas de viagem. De acordo com a PRF, a mulher presa disse aos policiais que recebeu o material no bairro do Brás, em São Paulo, e que o entregaria na rodoviária de Salvador. Ela ainda detalhou para os agentes que receberia R$ 2 mil pelo transporte das armas e munições. A mulher, que não teve a identidade revelada, foi levada, junto com todo o material apreendido para a Delegacia de Polícia Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça.

Aumenta as ocorrências do Covid-19 na microrregião de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais três casos de coronavírus foram registrados neste domingo (16), em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o repórter Vilson Nunes ao site Achei Sudoeste, a cidade chega, agora, a 238 pacientes infectados. De acordo com o último boletim epidemiológico, houve um aumento significativo no número de casos ativos no município – são 41 no total. A secretaria municipal de saúde investigava um óbito, mas o teste descartou a possibilidade do paciente de 42 anos, do sexo masculino, ter falecido com a Covi-19. Ele estava internado no Hospital de Campanha, em Salvador, e o óbito foi registrado no dia 14 de agosto.

Brumado: Universidade Federal do Vale do São Francisco oferece na UAB curso de Pós Graduação EAD

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), está ofertando vagas para o Curso de Especialização em Docência em Biologia na UAB de Brumado. O curso será disponibilizado através do Sistema Universidade do Brasil (UAB). Está sendo disponibilizadas 30 vagas, sendo 15 para professores e 15 para o público em geral. As inscrições ocorrem via internet no portal da UNIVASF no período de 11 a 20 de agosto. É importante lembrar que as pessoas que estiverem interessadas no curso devem-se fazer a inscrição até o dia 20 de agosto (quarta-feira). O Edital completo e todas as demais informações, assim como o link para as inscrições, estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.sead.univasf.edu.br/processoseletivo/index.php?token=1

Prefeito de Lagoa Real diz que Ibiassucê e Caetité pegam material médico emprestado e não devolvem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em pronunciamento na última sexta-feira (14), o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso Castro (MDB), declarou que as cidades de Caetité e Ibiassucê têm o costume de pegar kits cirúrgicos emprestados e não devolverem ou pagarem. “Às vezes, em Caetité não tem um kit cirúrgico. Manda tomar emprestado, só que não paga. E depois no outro dia está tomando novamente. Ibiassucê é craque para isso. Pegando coisa aqui da gente que é município pobre”, disse o gestor em vídeo que circula nas redes sociais. Após a repercussão negativa, o prefeito se desculpou e afirmou que não foi bem interpretado. Em nota, ele explicou que a prefeitura de Lagoa Real pactua com as cidades vizinhas e que o gestor é grato pela parceria forte.

Brumado: UAB oferece curso de Biblioteconomia gratuitamente

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) junto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), abrem inscrições para o curso de Bacharelado em Biblioteconomia no município de Brumado. O profissional de Biblioteconomia pode atuar em diversas áreas, como: Gestão da Informação; Normalização; Educação; Pesquisa Científica; Documentação e acervo escolar. O curso será na modalidade EAD, pelo Sistema da UAB, totalmente gratuito. As inscrições vão até o dia 31 de agosto de 2020 e são dispostas 40 vagas para o público Geral e 10 vagas para professores e servidores públicos. O curso é uma excelente opção para quem busca se destacar e aprender coisas novas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://ingresso.ufba.br/ead.

Arquivo