Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Empresário é encontrado morto com perfuração de arma de fogo na cabeça em Candiba Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um empresário do ramo varejista de gás, de 37 anos, foi encontrado morto na casa onde morava no Bairro Palmeiras, na cidade de Candiba, no últikmo domingo (07). Anderson Jarbas da Silva Badaró tinha uma perfuração de arma de fogo na cabeça. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Anderson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço. Isso significa que as famílias dessas crianças gostariam de matriculá-las, mas encontram dificuldades como a localização das escolas, distantes de casa, ou mesmo a falta de vagas. As informações são da Agência Brasil. O percentual das famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE). Eles mostram que a oferta dessa etapa de ensino ainda é desafio no Brasil. No país, a creche não é obrigatória, mas de acordo com a Constituição Federal, é direito da criança e da família e cabe ao Estado oferecer as vagas. Pelo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o Brasil deve atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos nas creches até 2024. Os dados divulgados pelo TPE nesta segunda-feira (8) mostram que a meta não deverá ser cumprida e que ainda há grande demanda por vagas. Atualmente, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que representa 40% do total de até 3 anos no país. Cerca de 40% não frequentam a creche por opção dos pais ou por outro motivo (3%). Entre esses motivos estão falta de dinheiro para transporte e material (0,5%), o fato de as escolas não serem adaptadas a crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes da criança (0,6%). Há, no entanto, 2,3 milhões, ou 20% das crianças, cujas famílias gostariam de acessar o serviço, mas não conseguem. O principal motivo para estar fora da creche é a instituição não aceitar a criança por causa da idade, de acordo com o levantamento. Cerca da metade das que não conseguem vaga alega esse motivo, seguido da falta de vaga, de acordo com um quarto das famílias; não ter escola ou ao fato de a creche ficar em local distante, segundo aproximadamente um quarto daqueles que não conseguiram matricular as crianças.

Guanambi: Tampa de caçamba se solta e mata funcionário de empresa terceirizada do Estado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 8h desta terça-feira (08), um grave acidente foi registrado na Avenida Governador Nilo Coelho, trecho urbano da BR-030, na cidade de Guanambi. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, parte da tampa traseira de uma caçamba abriu e atingiu a cabine auxiliar de um caminhão que estava parado na avenida. O caminhão pertence a uma empresa terceirizada que presta serviço para o Governo do Estado. Um funcionário da empresa, identificado como Paulo Henrique Lopes Santos, 27 anos, que estava dentro da cabine do veículo no momento do acidente foi atingido e veio a óbito no local. Socorristas do Samu 192 constataram a fatalidade. A Polícia Militar registrou o fato. Os veículos foram apresentados na delegacia e o condutor da caçamba também foi conduzido à unidade para ser ouvido pela autoridade policial. Esta é a quarta morte contabilizada no município de Guanambi em oito dias.

Bebê morre após carro em que estava com outras 8 pessoas bater em barranco Foto: Reprodução/RPC

Uma bebê de oito meses morreu após o carro onde ela estava com outras oito pessoas sair da pista na BR-373, em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná e bater em um barranco. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o G1, com o impacto da saída de pista, a criança bateu a cabeça no veículo do tipo Fiat Uno. Ela foi levada em estado grave para o Hospital de Pato Branco, na mesma região, mas não resistiu e morreu por volta das 18h de domingo (7). Segundo a polícia, além da bebê, no carro com capacidade para cinco pessoas, estavam também outras quatro crianças de idades não informadas e quatro adultos. As vítimas do acidente foram atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Além da bebê, outras duas vítimas ficaram em estado grave, uma outra criança e uma mulher. O motorista de 28 anos, que possui habilitação, passou por teste de bafômetro que deu negativo. A polícia apura as causas do acidente. O corpo da bebê está sendo velado na Capela Jerusalém no centro de Mangueirinha, também no sudoeste do estado, de onde era a família que estava no carro. O corpo foi enterrado nesta segunda-feira (8).

Eleições 2024: PSD não anuncia pré-candidatura e gera insatisfação no grupo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Partido Social Democrático (PSD), em Guanambi, não anunciou oficialmente a sua aposta para disputar a Prefeitura Municipal nas eleições 2024. Em entrevista ao site Achei Sudoeste na última quinta-feira (05), a deputada estadual Ivana Bastos, líder do grupo na cidade, ao lado do deputado federal Charles Fernandes, que desistiu a disputa, afirmou que o partido anunciaria a sua chapa nesta segunda-feira (08), o que ainda não aconteceu até o momento. A nossa reportagem tentou, mas sem sucesso, contato com a deputada nesta segunda e terça-feira (09). A demora na definição e no anúncio tem gerado uma grande insatisfação dos militantes e simpatizantes do grupo. Em áudios que circulam nas redes sociais, os membros do PSD não escondem a ansiedade pela demora no anúncio. “Cadê o candidato a prefeito e vice-prefeito do nosso grupo? Será que alguém pode divulgar aí quem realmente serão os nossos candidatos? Eu tô ansioso, não só eu, mas muita gente de Guanambi”, disparou um militante. “Demorar tanto de lançar nossos candidatos é uma vergonha para nosso município”, continuou.

Brasil tem 575.930 médicos ativos: 2,81 por mil habitantes Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Brasil registra, atualmente, 575.930 médicos ativos – uma proporção de 2,81 profissionais por mil habitantes, a maior já registrada no país. As informações são da Agência Brasil. Os dados fazem parte da Demografia Médica CFM - Dados oficiais sobre o perfil dos médicos brasileiros 2024, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Desde o início da década de 1990, o número de médicos no país mais que quadruplicou, passando de 131.278 para a quantidade atual, registrada em janeiro de 2024. No mesmo período, a população brasileira aumentou 42%, passando de 144 milhões para 205 milhões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de médicos, portanto, aumentou oito vezes mais do que o da população em geral. Entre 1990 e 2023, a população médica registrou crescimento médio de 5% ao ano, contra aumento médio de 1% ao ano identificado na população em geral. A maior progressão no volume de médicos ocorreu de 2022 a 2023, quando o contingente saltou de 538.095 para 572.960 – um aumento de 6,5%. Com índice de 2,8 médicos por mil habitantes, o Brasil tem hoje taxa semelhante à registrada no Canadá e supera países como os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e o México. Para o CFM, o crescimento foi impulsionado por fatores como a expansão do ensino médico, sobretudo nas últimas duas décadas, e pela crescente demanda por serviços de saúde.

Adélia Pinheiro destaca novo momento da educação com a entrega de novos colégios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quinta-feira (04), durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Dom Basílio, o Colégio Estadual de Tempo Integral José Caires Araújo foi inaugurado na cidade. Presente no evento, a secretária estadual de educação, Adélia Pinheiro frisou que o governo investiu quase R$ 25 milhões para garantir o direito à educação de qualidade na Bahia. Ao site Achei Sudoeste, Pinheiro ressaltou que a unidade de ensino é mais que o investimento em dinheiro, é um símbolo da importância da educação para o Governo do Estado. “É isso que estamos fazendo aqui hoje, com grande alegria, fazendo a entrega dessa unidade escolar. É um símbolo, um lugar que acolhe estudantes, professores e funcionários para aprendizagem, para cuidado e proteção”, declarou. O colégio conta com 12 salas de aula climatizadas, bem iluminadas e confortáveis, 4 laboratórios, sala multifuncional, sala de dança, teatro, restaurante escolar, quadra coberta, campo society, piscina e uma ampla área de pomar.

Brasil bate recorde com 1.116 mortes por dengue em 2024 Foto: Reprodução/Jornal Nacional

O Brasil bateu o recorde histórico de mortes por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (08), o país registrou 1.116 mortes nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. As informações são do G1. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o terceiro ano com maior número foi 2022 com 1.053. No mesmo período do ano passado, em 3 meses, o Brasil tinha 388 mortes. Além disso, até o momento, 2.963.994 casos foram registrados nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. Em 2023, foram 589.294 casos entre as semanas 01 e 13.

Candiba: Homem morre após colidir contra animal e ser atropelado por veículo na BA-612 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 45 anos morreu em um acidente registrado na noite do último domingo (07), na BA-612, na cidade de Candiba. Natural de Guanambi, Max Wendel Oliveira Arruda, o Del, trafegava em uma motocicleta CG 150 quando colidiu contra um cavalo na pista. Em seguida, foi atropelado por um veículo Uno que passava na rodovia. Ele morreu no local e o óbito foi constatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Departamento de Perícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), os cavaleiros voltavam de uma cavalgada na região. O caso será investigado pela Polícia Civil através de um inquérito já instaurado pela 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

PIX bate 200 milhões de transações em um dia e tem recorde Foto: Reprodução/Jornal Nacional

O Banco Central informou que as transações via PIX bateram um novo recorde na sexta-feira (5): foram 201,6 milhões de operações em um único dia. De acordo com o G1, o total de operações desta sexta superou as 178,7 milhões de transações registradas em 6 de março de 2024 – que era o recorde anterior. O recorde coincidiu com um dia de instabilidade registrada pelos bancos no acesso de clientes à plataforma. O BC, no entanto, disse que o serviço estava funcionando normalmente. “Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020”, avaliou o Banco Central. O Banco Central prevê lançar uma nova funcionalidade para o PIX em 28 de outubro deste ano: o Pix automático. Essa modalidade do Pix vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.

Brumado ocupa 3ª posição no ranking de cidades baianas com maior saldo de empregos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em março, o município de Brumado é considerado um dos principais polos de geração de emprego na Bahia. Brumado ocupa a terceira posição entre as cidades baianas com maior saldo de empregos formais no período, com um saldo positivo é de 424 vagas no primeiro bimestre de 2024. A capital do minério perde apenas para Salvador (4.741) e Feira de Santana (1.027). Na Bahia foram gerados 9.5 mil novos postos de trabalho no primeiro bimestre, o maior da região Nordeste. O resultado de Brumado reflete o dinamismo da economia local, impulsionado pela presença de empresas de grande porte, a diversificação da matriz econômica, o investimento em infraestrutura, entre outros fatores.

Bahia tem 265 municípios em epidemia de Dengue, Sesab Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o dia 7 de abril de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 809,7 casos/100.000 habitantes. Na mesma semana epidemiológica 14 de 2023, haviam sido notificados 14.561 casos prováveis, o que representa um aumento de 788%. No total, 265 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 80 estão em risco e 18 em alerta. O Governo da Bahia já investiu mais de R$ 21 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza, com o auxílio das forças de segurança e emergência, e aquisição de medicamentos e insumos. “O Governo da Bahia tem investido no combate à Dengue, providenciando estrutura, pessoal e medicamentos nos municípios e nas unidades de saúde. Contamos com o apoio da população e das gestões municipais para que, juntos, possamos combater a Dengue e superar esse momento. Não deixem água parada nas suas residências e locais de trabalho e procurem uma unidade de saúde se sentirem os sintomas da doença”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,45%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 30 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Juazeiro (3), Piripá (3), Feira de Santana (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Estevão (1) e Encruzilhada (1). Em 2024, até 7 de abril, foram notificados 8.814 casos prováveis de Chikungunya, com taxa de incidência de 62,3/100.000 habitantes, e registrados três óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas (2) e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 6.831 casos prováveis, um aumento de 29%.  Já os casos prováveis de Zika são 1.103 até 7 de abril, contra 516 no mesmo período no ano passado, um aumento de 113,8%. Nenhum óbito por Zika foi confirmado. Até o dia 5 de abril, foram aplicadas 101.804 doses de vacina contra a Dengue no estado.

Casal morre após colisão entre dois veículos e BR-030 ficou interditada em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um casal morreu na noite desta segunda-feira (08) em um acidente de trânsito registrado na BR-030, comunidade do Pancadão, zona rural de Lagoa Real. O trecho ficou bloqueado por cerca de 4h. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o sinistro foi registrado por volta das 19h20, e envolveu uma Parai e um Palio. O casal Sebastião Soares Silva e Ana Oliveira Silva, que estavam a bordo da Parati morreram no local. As vítimas fatais são de Lagoa Real. No outro veículo um casal com duas filhas, moradores de Pindaí, ficaram feridos e foram conduzidos por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Caetité. De acordo com a Polícia Militar, ambos estão fora de perigo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para serem necropsiados. Um guincho retirou os veículos da pista, liberando a via por volta das 23h.

Brumado: Presidente do PT desmente denúncias de uso indevido de retroescavadeira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado, Márcio Aguiar, rebateu as denúncias de que estaria fazendo uso de uma máquina pública para fins particulares. Ao site Achei Sudoeste, Aguiar disse que se trata de mais uma notícia falsa. Na denúncia, alegaram que Márcio, enquanto presidente do PT, e a vereadora Verimar Meira (PT) estariam aliciando documentos das associações rurais para conseguirem fazer uso de uma máquina retroescavadeira. “Temos um trabalho prestado nessas associações. Não teve nenhum tipo de procura ou busca de nenhum documento. Não solicitamos ou pedimos nenhum documento. Os presidentes dessas associações estão chateados”, assegurou. Márcio afirmou que a retroescavadeira pertence a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), obtida através de uma emenda parlamentar para atender as necessidades e contratos da própria associação, os quais são executados em boa parte da Bahia. “Esse equipamento é de uso da Asfab, está a seu serviço e não há nenhum contrato de aluguel. Vão ter que provar que temos documentação retida das associações. Não vamos aceitar esse tipo de afronta. Isso foi um ataque político”, disparou. O presidente do PT informou que registrou um Boletim de Ocorrência e já acionou o Ministério da Justiça para apurar o caso e evitar esse tipo de situação.

Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu avança e deve gerar 160 mil empregos na região Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mais um avanço importante para o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, foi apresentado nesta segunda-feira (8). O governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve na cidade de Iuiu para dar início ao estudo de viabilidade técnica do projeto. Também foram entregues uma motoniveladora, uma ambulância e importantes obras nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. O projeto de irrigação, que consiste na realização de obras de captação e distribuição de água, vai abranger a região do médio São Francisco, que compreende os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi. Serão gerados 160 mil empregos diretos e indiretos, que devem beneficiar 125 mil pessoas. Nesta etapa, na qual serão investidos R$ 5,5 milhões com a entrega também de uma motoniveladora (para utilização nos serviços de terraplanagem), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inicia os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental com a consolidação do anteprojeto de engenharia e estudo ambiental para atividades de médio impacto evitando desapropriações, desestruturação fundiária e desmatamento de novas áreas.

Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu avança e deve gerar 160 mil empregos na região Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Como explicou o ministro do MIDR, Waldez Goes, a agricultura irrigada apresenta um potencial, que já vem sendo observado em outras regiões nas quais foi implantada. “O Governo Federal está comprometido com o desenvolvimento regional, com a diminuição da desigualdade, com a produção de alimentos e com a geração de oportunidades. A irrigação é um tema que se comunica com isso, ela é inclusiva e democrática”, disse o ministro. O Vale do Iuiú, maior produtor de frutas do país, tem grande potencial para ser o maior projeto de irrigação da América Latina, devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. O governador destacou a importância do empenho da comunidade para a nova etapa do projeto. “Agradecemos todos os esforços para que hoje possam ser autorizados os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica desse projeto”, pontuou Jerônimo. Em termos de benefícios sociais, o projeto do Vale do Iuiú vai permitir o aumento da qualidade de vida, com elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde.

Polícia Civil investiga causa morte de jovem brumadense após sumiço em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, um jovem brumadense que estava desaparecido foi encontrado morto na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fábio Lago, delegado responsável pela Delegacia Territorial de Rio de Contas, informou que o corpo do jovem Edinilton Cruz dos Santos 23 anos, foi encontrado no domingo (07), em uma área de mata fechada, na comunidade de Brumadinho. Ele estava desaparecido desde o dia 02 de abril, quando saiu de casa para trabalhar na perfuração de poços artesianos na região. Após tomar conhecimento do desaparecimento, o delegado disse que as Polícias Militar e Civil se mobilizaram em um grande mutirão para localização do brumadense. “Ontem veio o desfecho, o corpo foi encontrado já começando o estado de putrefação. Numa mata muito densa, em um local de dificílimo acesso, não sei como ele conseguiu chegar até ali. Acredito que ele perdeu-se, não sabia mais como voltar e terminou vindo a óbito”, relatou. O corpo apresentava apenas marcas de picadas de insetos, sem qualquer indício de violência. Lago ressaltou que é prematuro dizer se a morte foi natural ou suspeita, visto que a polícia precisa do resultado da perícia e do laudo necroscópico para apontar o que, de fato, aconteceu. “Temos que pegar o laudo pericial e o laudo da necropsia e conversar com as pessoas porque ele não estava sozinho, estava acompanhado de, pelo menos, mais duas pessoas. Existe uma série de vertentes e possibilidades e não podemos descartar nenhuma”, afirmou.

Governador entrega série de investimentos em infraestrutura na cidade de Malhada Foto: Joá Souza/GOVBA

Neste domingo (07), o município de Malhada recebeu uma série de investimentos em infraestrutura durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Este autorizou serviços de pavimentação de 75 quilômetros de rodovias, totalizando R$ 100 milhões. Um dos destaques foi a assinatura da ordem de serviço para as obras no acesso ao distrito de Canabrava, no entroncamento com a BR-030, garantindo a requalificação de 38,5 quilômetros. A obra proporcionará mais segurança para todos que entram e saem da cidade. O pintor José da Silva, morador de Malhada, disse que o deslocamento pela região será mais ágil. “Anteriormente, as condições da estrada dificultavam o tráfego, especialmente em dias de chuva intensa. Com essa melhoria, todos vão se sentir mais seguros, o que é crucial. Além disso, o distrito vai crescer ainda mais”, destacou. O governador também assinou ordem de serviço para obras no acesso à Parateca e Pau D’Arco e deu por entregue a requalificação de 54 quilômetros da BA-160. Na ocasião, também foi autorizado o projeto para a pavimentação de 29 quilômetros entre Pindorama (Iuiu) e o distrito de Canabrava (Malhada), que contará com um investimento de R$ 34,1 milhões para fortalecer a conectividade da região, beneficiando diretamente os municípios de Malhada, Iuiu, Carinhanha e Guanambi.

Lula gastou quase três vezes mais que Bolsonaro em viagens internacionais em 2023 Foto: Ricardo Stuckert/PR

O cartão corporativo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pagou mais de R$ 8,5 milhões em despesas com viagens internacionais do chefe do executivo em 2023. As cifras incluem gastos de janeiro a dezembro, no primeiro ano do mandato do petista. Comparado ao primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve aumento de quase três vezes (182,56%) em despesas com viagens internacionais no cartão corporativo, em valores corrigidos pela inflação. Os valores foram obtidos pelo Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, em pedido feito com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) enviado à Casa Civil. De acordo com o Planalto, as idas do titular do Planalto ao exterior servem para recuperar a imagem do Brasil e seriam um “investimento”. Contudo, enquanto os gastos de Lula se referem a 21 países visitados, as despesas de Bolsonaro contemplam viagens a apenas 10 nações. O governo Lula tem apostado na diplomacia para restabelecer vínculos com aliados estratégicos e revigorar a imagem do Brasil no exterior. O número de idas do petista a outras nações superou a quantidade registrada em todo o primeiro ano do governo de Bolsonaro. As despesas pagas pela Presidência da República, por meio do cartão de pagamentos do governo federal, inclui serviços de apoio de solo, provisão de bordo (fornecimento de alimentação aos passageiros e à tripulação) e telefonia. A soma não inclui despesas de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, como as referentes à hospedagem.

PP, Avante e Republicanos dominam arrumação partidária na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três partidos ligados ao pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), dominam a arrumação partidária dos vereadores de mandato na Câmara Municipal após o fim da janela partidária na última sexta-feira (05). Com cinco vereadores, o Partido Progressistas (PP) domina a composição legislativa, seguido pelo Avante e o Republicanos, com quatro cada. Dos 15 vereadores da capital do minério, 12 trocaram de partido para as eleições 2024. A vereadora Verimar Meira não mudou de partido e se manteve no Partido dos Trabalhadores (PT), o mesmo do pré-candidato a prefeito Guilherme Bonfim, Luiz Carlos, o Palito, que segue no PP e Harley Lopes, no Republicanos. A janela partidária permitiu que os parlamentares deixassem as siglas sem perder o mandato. Veja como ficou a arrumação para os vereadores que vão tentar a reeleição para a Câmara de Brumado. 

PP: Beto Bonelly, Rubens Araújo, Luiz Carlos (Palito), Lia Teixeira e Wanderley Nem 
Avante: João Vasconcelos, Rey de Domingão, Paulo César e Vanderlei Boca 
Republicanos: Amarildo Bomfim, José Santos Santinho, Tiago Amorim e Harley Lopes 
PT: Verimar Meira 
Solidariedade: Renato Santos

Por unanimidade, STF define que militares não são 'poder moderador' Foto: CNJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, por unanimidade, um esclarecimento sobre os limites para a atuação das Forças Armadas. Por 11 votos a 0, a Corte decidiu que a Constituição não permite uma “intervenção militar constitucional” e nem encoraja uma ruptura democrática. As informações são do G1. O esclarecimento foi feito em uma ação do PDT, relatada pelo ministro Luiz Fux e julgada em plenário virtual. O julgamento termina às 23h59 desta segunda (8), mas todos os ministros já votaram. Com o resultado, o STF também rejeita a tese de que as Forças Armadas seriam um "poder moderador" – ou seja, uma instância superior para mediar eventuais conflitos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. O ministro Flávio Dino, por exemplo, afirmou no voto que é preciso eliminar “quaisquer teses que ultrapassem ou fraudem o real sentido do artigo 142 da Constituição Federal, fixado de modo imperativo e inequívoco por este Supremo Tribunal”. “Com efeito, lembro que não existe, no nosso regime constitucional, um 'poder militar'. O poder é apenas civil, constituído por três ramos ungidos pela soberania popular, direta ou indiretamente. A tais poderes constitucionais, a função militar é subalterna, como aliás consta do artigo 142 da Carta Magna”, afirmou Dino. Ele chegou a propor, no voto, que a eventual decisão do STF fosse enviada "para todas as organizações militares, inclusive Escolas de formação, aperfeiçoamento e similares" para combater a desinformação. Apenas 5 dos 11 ministros votaram nesse sentido, no entanto – ou seja, não houve maioria.

Vitória da Conquista: PRF intercepta supermaconha escondida em ônibus na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,3 kg de supermaconha durante uma operação de fiscalização em Vitória da Conquista. A ação aconteceu nesta segunda-feira (08), na BR-116. No local, a equipe abordou um ônibus interestadual que fazia o trajeto de São Paulo (SP) para Cajazeiras (PB). Na vistoria das bagagens, os cães farejadores indicaram a presença de substâncias ilícitas em um móvel despachado de São Paulo para Crato (CE). Nele, os policiais encontraram três pacotes de supermaconha escondidos em um compartimento oculto. A supermaconha, uma droga de potência maior que compartilha o mesmo princípio ativo da maconha, foi encaminhada às autoridades competentes para a tomada das medidas legais necessárias. Uma investigação será iniciada para identificar e responsabilizar os envolvidos no envio e recebimento da droga.

Guanambi: Casal de moto sofre grave acidente em cruzamento e mulher não resiste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 12h30 desta segunda-feira (08), um acidente envolvendo dois veículos, sendo uma motocicleta Honda 125 e um Corsa Classic, foi registrado na cidade de Guanambi. Com o impacto, os veículos foram parar dentro do mato. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), o casal que estava na moto foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O condutor, identificado como Otalino Rocha da Silva, 42 anos, apresentava fratura exposta em uma das pernas e a esposa diversos ferimentos. De acordo com a SMTran, a mulher, identificada como Juscilene Pereira dos Santos Silva, 36 anos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Ela era moradora da Fazenda Nova, no município de Caetité. A motocicleta ficou totalmente danificada, assim como toda parte frontal do automóvel. A colisão aconteceu em um cruzamento entre os bairros Novo Horizonte e Massaranduba.

Sesab cobra maior participação da atenção básica nas cidades para o combate à dengue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Hoje, 275 municípios vivem em situação de epidemia de dengue na Bahia devido ao aumento do número de casos da doença. Ao site Achei Sudoeste, a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, destacou que cada município deve fazer a sua parte no controle vetorial do mosquito, possibilitando que os agentes de endemias acessem às residências. Além disso, Santana frisou a importância de as unidades básicas de saúde estarem atentas aos primeiros sintomas da doença para que nenhum paciente evolua para forma grave da dengue. A ideia, conforme salientou, é fazer um trabalho preventivo de combate à proliferação do aedes aegypti e evitar os casos graves e os óbitos da doença.

PRF resgata pássaros silvestres sendo transportado ilegalmente em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais realizavam uma fiscalização de trânsito no sábado (06), no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, quando abordaram um ônibus interestadual procedente de São Paulo com destino à Paraíba e flagraram o transporte ilegal de aves silvestres. Durante a inspeção no interior do ônibus, os policiais encontraram uma gaiola contendo 2 pássaros da espécie Coleirinha, acondicionados em um saco plástico aos pés de um dos passageiros. O indivíduo admitiu ter adquirido as aves com um conhecido e pretendia levá-las para a cidade de Carnaíba com intuito de criá-las. Diante dessas informações, a PRF identificou um possível crime ambiental, configurado pela prática de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre, o que é proibido por lei. A equipe lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o autor se comprometeu a comparecer em juízo quando intimado, para responder pelo crime ambiental cometido. As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista, onde receberão os cuidados necessários e, posteriormente, poderão ser reintroduzidas em seus habitats naturais.

Arquivo