Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Rio de Contas confirma primeiro caso da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, através da secretaria de saúde, comunicou na noite da última sexta-feira (12), o seu primeiro caso positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a confirmação foi através do exame RT- PCR. O caso trata-se de uma mulher que chegou do estado Goiás e estando em seu município foi informada, por telefone, que o resultado do seu exame foi positivo. A secretaria de saúde teve acesso ao laudo oficial do exame, o qual confirma a positividade para a Covid-19. De acordo com a pasta, todas as medidas de segurança necessárias já foram tomadas no intuito de proteger a população e evitar a propagação do vírus no município.

Vitória da Conquista: Garçonete é flagrada com 12 kg de cocaína em mochila Foto: Divulgação/PRF

Uma garçonete de 30 anos foi presa nesta sexta-feira (12), durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um ônibus, no quilômetro 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ela levava 12 kg de cocaína na mochila. De acordo com informações da PRF, o ônibus tinha saído de São Paulo e se dirigia para Natal, no Rio Grande do Norte. Os policiais subiram no veículo e notaram que uma das passageiras estava bastante nervosa. Quando questionada, ela apresentou informações desencontradas sobre seu destino e motivo da viagem. Ao verificar o compartimento de bagagens, os agentes da PRF encontraram uma mochila com 12 tijolos de cocaína. A passageira dona da mochila foi identificada por meio do tíquete da bagagem. Ela relatou aos policiais que havia sido abordada em São Paulo e convencida a transportar a droga até a cidade de Itatim, no interior da Bahia. Pelo transporte, ela receberia R$ 2 mil. A mulher foi presa em flagrante e apresentada na delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.

Brumado chega a 81 casos confirmados de Covid-19 com 32 pacientes em tratamento

Nesta sexta-feira (12), o município de Brumado registra 81 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 5,14 do total de 1.573 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 2 óbitos, 32 pacientes em tratamento e 47 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 426 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Cumprindo ordem judicial, PM apreende menor que vinha praticando sequência de arrombamentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O menor que vinha praticando uma série de arrombamentos na cidade de Brumado foi apreendido pela polícia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, relatou que, na noite desta quinta-feira, o menor foi detido através de um mandado de apreensão expedido pela Justiça Criminal e apresentado à autoridade policial. Agora, a polícia aguarda nova decisão judicial a respeito de sua transferência. “O menor estava fazendo sua ronda noturna, acredito que procurando uma nova vítima. Os policiais pegaram ele na rua circulando, possivelmente tentando delinear outro arrombamento”, afirmou. Segundo o Major, em uma só noite, o menor chegou a efetuar seis arrombamentos. Um dos comércios foi arrombado três vezes pelo menor infrator. A Onda de arrombamentos gerou protestos de empresários locais (veja aqui).

Prefeitura de Caetité libera feira do gado e comércio popular de fogos de artifício Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, publicou o Decreto nº 051, de 10 de junho de 2020, com ajustes de conduta e novas medidas ao Plano Municipal de Enfrentamento do Coronavírus. Entre as medidas está a liberação da feira do gado e do comércio popular de fogos de artifício, obedecendo protocolo de segurança e prevenção da Covid-19, estabelecido pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE). Conforme o decreto, fica permitida a instalação das barracas de venda de fogos de artifício, somente entre os dias 18 e 23 de junho, das 8h às 18h, em pontos predefinidos no estacionamento do Ginásio de Esportes e apenas para os vendedores residentes em Caetité. Também foi permitido o comércio de animais na “feira do gado”, exclusivamente aos sábados, das 6h às 12h, com a adoção de todas as medidas de higiene e de segurança sanitária. Nos próximos 15 dias, os pontos de vendas de comida pronta no mercado municipal funcionarão em sistema de rodízio, com apenas 04 pontos de venda funcionando por dia, somente para entrega dos produtos.

Sem hospital de campanha e com apenas 20 leitos de UTI, Jequié registra 567 casos do novo coronavírus

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, a cidade de Jequié possui 567 casos confirmados do novo coronavírus e 18 óbitos - o município é um dos em situação mais difícil na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Vítor Lavinsk informou que a taxa de ocupação de UTI gira em torno de 84% e a taxa de contaminação diária é de 5,1%. “Jequié possui 20 leitos de UTI disponíveis para uma região que atende a mais de 80 mil pessoas. Essa questão nos preocupa enquanto autoridade de saúde. A gente tem uma demanda alta de atendimento e os leitos de UTI não são suficientes para uma possível superlotação”, afirmou. Sobre a possibilidade de instalação de um hospital de campanha na cidade, o secretário informou que o Governo do Estado já descartou essa hipótese, tendo em vista que faltam equipamentos e mão de obra para viabilização da unidade. Diversos decretos impondo medidas restritivas para conter o avanço do vírus já foram baixados e a prefeitura tem dialogado com a população para obter a sua colaboração nesse combate e enfrentamento à doença.

Paciente de Guajeru que morreu em Brumado esbarrou em burocracia de regulação criada pelo estado, rebate secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O caso do paciente de Guajeru que faleceu no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado (veja aqui), após ser transferido sem a devida regulação chamou a atenção, novamente, para o problema da centralização das regulações na cidade de Salvador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, relatou que, antes, a cidade de Vitória da Conquista possuía uma central de regulação de leitos, que atendia as regiões sudoeste e oeste de forma mais fácil e acessível. “No final de abril, o Estado decidiu acabar com essas centrais regionais e levar tudo para Salvador, centralizando toda a regulação do estado. Isso tem causado em toda Bahia um transtorno na regulação, gerando imensos problemas”, afirmou. O Município de Brumado já enviou um ofício ao secretário de saúde e ao governador informando sobre a situação e as imensas dificuldades ocasionadas com a mudança. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o secretário relatou que o Município tem tido dificuldade para transferir pacientes internados no próprio hospital para a UTI Municipal, mesmo com vagas disponíveis. “Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual. Toda Bahia está sofrendo com esse novo modelo na regulação de pacientes”, criticou.

Brumado: Secretário repudia denúncias e diz que médica de Guajeru chegou despreparada com seu paciente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada da última quarta-feira (10), um paciente de 40 anos, cardiopata, proveniente da cidade de Guajeru, morreu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ter o atendimento negado, segundo a médica Ângela Maires Jardim Santos. De acordo com ela que acompanhava o paciente, o hospital alegou que o mesmo não poderia dar entrada na unidade por falta de autorização do sistema de regulação do estado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse que o hospital não omitiu socorro, visto que liberou a sala vermelha para que a própria médica fizesse o atendimento com o suporte necessário. “Ela estava preocupada em filmar, fazer barraco e chamar a polícia”, rebateu. Além disso, segundo o secretário, a médica transferiu o paciente em estado grave em uma ambulância sanitária básica, sem a estrutura devida e sem a regulação do estado, trâmite obrigatório nesses casos. No pedido de regulação do paciente constava necessidade de UTI cardíaca, que Brumado não dispõe. “O Município de Brumado não negou atendimento, disponibilizou todo material e condições para ela atender o paciente, mas ela preferiu filmar e expor a nossa equipe de forma injusta. Nosso repúdio a essa situação”, reiterou. 

Paciente de Guajeru sem regulação morre e médica acusa burocracia no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada de quarta-feira (10), uma paciente de 40 anos, cardiopata, proveniente da cidade de Guajeru, morreu no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ter o atendimento negado. Segundo a denúncia enviada ao site Achei Sudoeste pela médica Ângela Maires Jardim Santos, o médico plantonista e o diretor da unidade alegavam que o paciente não poderia dar entrada no hospital por falta de autorização do sistema de regulação. O paciente teria permanecido cerca de 40 minutos dentro da ambulância enquanto a equipe condutora insistia pelo atendimento. Somente depois da chegada da Polícia Militar foi permitido que o paciente entrasse na unidade. No entanto, conforme a denúncia, o mesmo não recebeu assistência médica dos plantonistas; os cuidados foram prestados pela equipe de saúde que conduzia o paciente em busca de melhor suporte. Uma hora mais tarde o paciente evolui para óbito.

Boletim aponta novo aumento nos números das arboviroses em Brumado; dengue registra 374 casos confirmados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim publicado pela vigilância epidemiológica aponta novos números referente ao crescimento da arbovirose na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a dengue, que lidera o ranking, registra 374 casos confirmados no município. São ainda 1.148 notificações, das quais 576 aguardam resultado e 182 foram descartados. O vírus Zika chega em segundo lugar com 15 casos confirmados e 21 notificações suspeitas. Já a Chikungunya registra 7 casos confirmados e 10 notificações suspeitas. Os dados apontam que bairros como Santa Teresa (45), Olhos D'água (40) e o Doutor Juracy (31) lideram as localidades com maior índice de pessoas contaminadas com a dengue. O relatório da dengue registra também que 16 casos tiveram complicações, ou seja, um avanço crítico no quadro clínico dos pacientes que sofreram queda considerável de plaquetas. A vigilância epidemiológica continua fazendo seu trabalho campal com agentes de endemias aplicando larvicidas nos reservatórios de água. A secretaria de saúde garante que continua realizando o trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti, que hoje tem uma infestação de 2.6% em toda a cidade - em algumas localidades os índices de infestação do mosquito vetor está acima de 5%. “Volto a frisar que, se não houver uma vigilância maciça da comunidade, não vamos conseguir conter o avanço da dengue. Estamos enfrentando o coronavírus paralelo a uma epidemia de dengue, precisamos de atenção redobrada de cada cidadão”, pontuou o secretário de saúde Cláudio Feres.

São Paulo vai produzir vacina contra o novo coronavírus Foto: Shutterstock

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (11) que o estado São Paulo vai produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Isso será possível por uma parceria que foi firmada ontem (10) entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus mortos ou com baixa atividade. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19. “Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotech para a produção de vacina contra o coronavírus”, falou João Doria, governador de São Paulo. “Essa vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus. E estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre do próximo ano, ou seja, até junho do próximo ano. Com essa vacina poderemos imunizar milhões de brasileiros”, acrescentou. A vacina, chamada de CoronaVac, está em fase adiantada de testes. Ela já está na terceira etapa, chamada clínica, de testagem em humanos. “Um coronavírus é introduzido em uma célula do tipo Vero. Essa célula é cultivada em laboratório. O vírus se multiplica. No final, o vírus é inativado e incorporado na vacina, que será aplicado na população”, explicou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. O investimento do Instituto Butantan para os estudos nessa fase clínica é de R$ 85 milhões. Segundo Dimas, há no mundo hoje 136 vacinas contra o novo coronavírus em desenvolvimento, mas apenas dez delas atingiram a etapa de estudos clínicos. Três estão em fases ainda mais adiantadas de testes e a CoronaVac é uma delas.

Brumado: Convenções partidárias podem ser realizadas virtualmente, explica Chefe do Cartório Eleitoral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As convenções partidárias, durante as quais os partidos definem os seus candidatos para disputa do pleito eleitoral, estão previstas para acontecer no período de 20 de julho a 5 de agosto. No entanto, em decorrência da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já sinalizou de que os eventos possam ocorrer de forma virtual a fim de evitar aglomerações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ígor Araújo, Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, explicou que os partidos podem lançar um edital de convocação informando a todos os seus filiados sobre a realização on-line da convenção, bem como todos os detalhes acerca do encontro virtual, tal como a plataforma e o link de acesso. “Isso é legal e está permitido pela Justiça Eleitoral. Com certeza, muitos partidos irão optar por esse mecanismo para as eleições deste ano”, frisou.

Buscas no Google por 'divórcio virtual' crescem 850% em 7 dias Foto: Reprodução/Pixabay

O Google Brasil acaba de registrar uma “segunda onda” de pesquisas por informações sobre divórcio na internet durante a quarentena. Nos últimos sete dias, as buscas pelo termo “divórcio virtual” cresceram 850% em todo o país. É muita coisa, mas, a julgar pelos números, o pico de insatisfação nos casamentos aconteceu nas duas últimas semanas de abril, quando houve um aumento de impressionantes 9900% (sim, quase dez mil por cento) nas buscas pelo termo “divórcio on-line gratuito”. De acordo com a Veja, a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins não se surpreende com estes dados. “O confinamento fez com que os casais ficassem sufocados, as pessoas não estão se aguentando mais”, diz. A falta de respeito à individualidade do outro e a obrigatoriedade de se manterem sob o mesmo teto 24 horas por dia seriam, segundo Regina, fatores que acabariam por “matar de vez” qualquer resquício de desejo sexual – isso sem falar na perda da capacidade de socialização e na falta que faz o exercício do poder de sedução fora de casa. “Antes da pandemia, o casal saía para trabalhar fora, via amigos, seduzia outras pessoas… Agora acabou isso tudo. Virou uma coisa sufocante, o que só comprova a teoria de que no casamento é onde menos se faz sexo”. Os números de buscas virtuais pelo assunto, no entanto, ainda não se refletem, na prática, nos cartórios cariocas. Responsável pelo 17° Ofício de Notas, na Rua do Carmo (Centro), Carlos Firmo não viu um aumento significativo de casais que buscam se separar legalmente em sua jurisdição (para que o divórcio, mesmo on-line, seja efetivado, o cartório tem que ser acionado para uma videoconferência do casal com o tabelião). “É possível que as pessoas estejam sondando e pesquisando o assunto para resolver tudo quando acabar a quarentena. Vamos ver. De repente vem uma avalanche de processos quando a vida voltar ao normal”.

Vereador cobra relação de insumos adquiridos no Hospital Filinto Silveira Maia em Acaratu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Preocupado com a saúde dos profissionais do Hospital Filinto Silveira Maia, em Aracatu, a 36 km de Brumado, o vereador Harly Correia (PCdoB) encaminhou na terça-feira (09) um ofício ao diretor da unidade de saúde solicitando informações sobre as providências que estão sendo tomadas no combate à Covid-19, o novo coronavírus. No documento, o parlamentar cobrou informações sobre a aquisição de insumos, tais como Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, respiradores e kits de teste rápido, bem como a relação dos profissionais de saúde contratadas para prestar serviço na unidade. “Esperamos que nosso pedido seja atendido para melhor segurança da nossa população”, frisou.

Brasil registra 1.239 mortes por Covid-19 em 24 horas, segundo governo

O Ministério da Saúde atualizou nesta quinta-feira, 11, os dados sobre o avanço do novo coronavírus no país. De acordo com o balanço, feito com dados das secretarias de Saúde regionais, 1.239 mortes e 30.412 casos foram registrados nas últimas 24 horas. De acordo com a Veja, em números totais, o Brasil registra 802.828 diagnósticos positivos da doença e 40.919 mortes. Com esses números, o país está em segundo lugar no ranking mundial de casos de coronavírus da Universidade Johns Hopkins, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em relação ao número óbitos, o país ocupa a terceira posição, mas se aproxima cada vez mais do segundo colocado, o Reino Unido, que tem 41.364 mortes registradas. A taxa de incidência da doença no Brasil é de quase 382 pessoas por 100.000 habitantes e a taxa de letalidade é de 5,1%. São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará ainda lideram o ranking de casos e mortes no Brasil em números absolutos. O estado do Rio de Janeiro tem a mais alta taxa de letalidade no país: 9,7%. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) confirmou os mesmos dados minutos antes.

Livramento de Nossa Senhora: Menino de 9 anos escreve carta ao prefeito pedindo que sua rua seja pavimentada Foto: Mandacaru da Serra

Embora seja um dos maiores bairros da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a Estocada possui muitas ruas onde ainda falta infraestrutura básica. Na Rua José da Silva Pereira mora o pequeno Raul, de apenas 9 anos. Este quer ir ao encontro do prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, pedir para calçar a rua onde mora. Raul já escreveu uma carta com o pedido para ser entregue ao gestor.

Livramento de Nossa Senhora: Menino de 9 anos escreve carta ao prefeito pedindo que sua rua seja pavimentada Foto: Mandacaru da Serra

“Esta rua não foi totalmente calçada e o local onde moro é cheio de buracos, pedras e muita poeira. Bem perto da minha casa tem um despenhadeiro perigoso. É difícil eu andar de bicicleta por causa disso. Quando chove alaga e piora tudo, nem posso ir para escola e meu pai vai para o trabalho com muita dificuldade”, relatou. De acordo com o Mandacaru da Serra, o menino também entrevistou o vizinho João Ferreira, de 55 anos. Na carta, ele escreveu as reivindicações do mesmo e anexou fotos da via em estado precário. “Queria que o prefeito mandasse calçar a nossa rua. Seria muito bom, para mim e para todos os moradores aqui da rua”, finalizou.

Decreto autoriza funcionamento de templos religiosos em Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, autorizou, por meio de decreto publicado na quarta-feira (10), o funcionamento de todos os templos religiosos da cidade, desde que cumpram regras. Conforme a prefeitura, para serem abertos ao público, os espaços devem obedecer às orientações dispostas no protocolo de segurança, como forma de prevenção ao novo coronavírus. As programações de eventos, como catequeses, reuniões, casamentos, batizados e cultos fúnebres, que aglomeram grande número de pessoas, permanecem suspensas. De acordo com o G1, a prefeitura informou que a ocupação máxima do templo deverá ser limitada a 4 m² por pessoa. As celebrações devem ter duração máxima de 1h15. No assento dos templos, deve ser respeitado o distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, bem como entre as fileiras de bancos. Os fiéis devem usar máscara, o uso é obrigatório, e ter acesso aos produtos de higiene, como o álcool em gel, ou ao lavatório com sabonete líquido e papel toalha para higienização das mãos. Na entrada do templo, deve ser colocado um tapete com pano umedecido com hipoclorito de sódio ou água sanitária para a higienização dos calçados. Mesmo com a autorização para reabertura dos templos, a prefeitura recomenda que a população realize atos religiosos em seus lares, de forma individual, ou em família, de maneira virtual, sempre que possível e destaca que o isolamento social é a forma mais eficaz de prevenir a contaminação pelo coronavírus.

Brumado: Casa de Amparo Colmeia suspende atividades em prevenção ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Casa de Amparo Colmeia, que abriga pessoas de fora que vêm fazer tratamento na cidade de Brumado, suspendeu, temporariamente, as suas atividades em virtude da pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a assistente social e membro do Ministério da Ação Social da 1ª Igreja Batista de Brumado, Leila Queiroz, disse que a casa costumava ter um fluxo de 15 a 20 pessoas e isso gerava aglomeração. “Essas pessoas passavam a maior parte do dia na unidade hospitalar. Então, para o cuidado e bem dessas pessoas nesse momento de enfrentamento à pandemia, resolvemos fechar por tempo determinado por Deus. Demos um tempo, mas logo voltaremos”, explicou. Queiroz frisou que o trabalho na casa de amparo deverá ser retomado assim que a situação da pandemia passar.

Bahia ultrapassa mil mortos por Covid-19 e tem 1.206 novos casos da doença Foto: Leo Correa/AP

A Bahia chegou a 1.013 mortes por Covid-19. O estado registrou, nesta quinta-feira (11), mais 1.206 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 33.891 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 14.610 estão recuperados. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 18.268 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.845 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 49.615 casos descartados e 94.080 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h desta quinta.

Brumado: Conseg debate medidas mais enérgicas para conter aumento da violência contra a mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A violência contra a mulher é um dos temas de maior ênfase nos debates do Conselho Municipal de Segurança em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, afirmou que, infelizmente, aumentou em 9% os índices de violência contra a mulher nesse período de isolamento social. Os dados, segundo ele, já foram confirmados pelo Ministério da Saúde e pelos Direitos Humanos. “O Brasil já é o quinto país no ranking mundial com o maior número de mortes de mulheres. O Conseg já vem fazendo esse trabalho de combate à violência contra a mulher no sentido de criar ações para facilitar a realização de denúncias. Só essa a gente terá a real proporção em termos de estatísticas”. Vale lembrar que o órgão possui um projeto de criação da Sala Maria da Penha, agregada à delegacia local, para apoiar as vítimas de violência doméstica.

Brumado: Motorista perde controle da direção e colide veículo contra residência na Avenida João Paulo I Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente automobilístico foi registrado na noite da última quinta-feira (11), na Avenida João Paulo I, no bairro Nobre, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um motorista perdeu o controle da direção do veículo que dirigia quando trafegava pelo local. O condutor acabou invadindo o sentido contrário da via pública e colidiu contra uma residência. Ele estava sozinho no carro. Apesar do susto ninguém se feriu. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Confira abaixo, o vídeo do acidente recebido pela nossa reportagem.

Brumado: Central de Informação Covid-19 monitora 95% dos pacientes em casa Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O município de Brumado criou a Central de Informação Covid-19 como uma importante ferramenta para auxiliar no combate e enfrentamento ao coronavírus na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que a central tem conseguido monitorar 95% dos pacientes em casa. Segundo ele, o município tem testado cada vez mais os casos suspeitos, através do exame PCR e via teste rápido. Este último é utilizado em casos excepcionais, seguindo um protocolo específico. “Estamos testando entre 15 e 20 pacientes por dia. Buscamos testar ao máximo os pacientes. Por isso que Brumado está diagnosticando, pela sua transparência”, frisou. De acordo com o último boletim epidemiológico, já são mais de 1400 notificações suspeitas no município. “Essas 1400 não foram todas testadas porque, no início, não tinha teste pra todo mundo. O Município teve que selecionar as pessoas. Hoje, no entanto, estamos buscando testar o maior número de pessoas possível. Todos que estamos notificando estamos testando, ou via teste rápido ou através do PCR”, garantiu.

Brumado: Sobe para seis o número de profissionais de saúde infectados com o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Soares Feres, confirmou ao site Achei Sudoeste, mais um caso de profissional da área infectado com a Covid-19, o novo coronavírus. Com isso, sobe para seis o número de infectados. De acordo com Feres, uma técnica em enfermagem lotada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) testou positivo para a doença. Segundo ele, a profissional já está afastada da função e cumpre isolamento domiciliar. O secretário também divulgou que mais uma pessoa da cidade infectou com o vírus. Com isso, o número de casos positivos subiu para 74. O número de casos suspeitos notificados é de 1545. De acordo com o boletim epidemiológico, entre os diagnósticos: 4 internações, 2 óbitos, 31 pacientes em tratamento e 41 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 405 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.

Ibiassucê confirma primeiro caso positivo do novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Ibiassucê, a 80 km de Brumado, confirmou nesta quarta-feira (11), o seu primeiro caso confirmado da Covid-19, o novo coronavírus, via teste rápido. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um caminhoneiro que chegou recentemente de cidades com transmissão ativa do vírus. De acordo com a secretaria de saúde, o paciente está em isolamento domiciliar e seu quadro clínico é estável. O boletim epidemiológico aponta 14 casos suspeitos notificados, sendo que um está em monitoramento, além de 13 descartados. A secretaria de saúde reforça o pedido de isolamento social para conter a transmissão da doença no município.

Prefeitura de Brumado prorroga a retomada das aulas para o dia 6 de julho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do decreto 5286, de 10 de junho de 2020, o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), prorrogou a retomada das aulas para o dia 6 de julho de 2020, anteriormente prevista para a próxima segunda-feira (15). A prefeitura levou em consideração que a projeção de retorno das aulas sempre esteve condicionada ao comportamento da disseminação da Covid-19, o novo coronavírus, e a realidade da doença no município, bem como a elaboração de plano estratégico para retorno das aulas, com segurança. Também foi levado em conta a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) para a manutenção da suspensão das aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados (veja aqui). “Fica prorrogada a reabertura das aulas nas escolas do município de Brumado, estipulada para o dia 15 de junho de 2020, por intermédio do decreto municipal 5279, de 22 de maio de 2020, passando-se, a priori, para o dia 06 de julho de 2020”.

Arquivo