Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Coronavírus: Anagé adota o lockdown devido ao aumento de 70% dos casos, esclarece secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido ao aumento dos casos confirmados da Covid-19, a cidade de Anagé adotou o lockdown, considerado o primeiro da região sudoeste (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Paulo Marinho, explicou que, em uma semana, houve um aumento de mais de 70% nos casos da doença. “Em uma semana, saímos de 3 casos para 22 e, diante desse aumento expressivo, a Secretaria de Saúde, juntamente com a gestão municipal, decidiu por uma medida mais drástica para tentar conter a disseminação do vírus”, salientou. O secretário informou que o lockdown vigorará na cidade até o dia 13 de julho, até quando todos os estabelecimentos estarão fechados. Apesar da medida, Anagé ainda não registra contaminação comunitária – todos os casos foram importados de outras localidades.

Brumado: Centro Metanoia adota protocolo de segurança para atender internos durante a pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro de Recuperação Metanoia, localizado na cidade de Brumado, adotou um protocolo de segurança para atender os internos durante o período da pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do centro, Elielson dos Santos, explicou que, caso seja necessária internação para tratamento, a diretoria solicita ao dependente um teste para Covid-19. “Estando isento dessa doença, nós acolhemos. Chegando no centro, deslocamos o mesmo direto para fazer a higiene pessoal e, depois, ele é liberado para convivência normal e para dar início ao tratamento da dependência química”, pontuou. Hoje, o centro possui capacidade para 24 internos. O coordenador adiantou que um novo dormitório, com capacidade para mais 20 internos, está sendo finalizado. As obras estão sendo viabilizadas através de doações, de familiares dos internados, empresários e anônimos. Em quatro anos, 15 pessoas já foram totalmente recuperadas após tratamento no Metanoia.

Brumado: 50 pacientes estão em tratamento da Covid-19

Nesta quarta-feira (08), o município de Brumado registra 234 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11% do total de 2.127 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 50 pacientes em tratamento e 181 recuperados. No momento, 34 ainda aguardam resultado laboratorial e 725 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Acidente registrado na BA-148 deixa uma pessoa ferida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma pessoa ficou ferida após um carro de passeio bater em um caminhão na BA-148, na entrada do Bairro São José, em Brumado. O acidente aconteceu na noite desta terça-feira (07). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o carro envolvido no acidente ficou destruído. O motorista foi socorrido pelo Samu 192 e levado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Moradores do bairro alegam que a região onde aconteceu o acidente é bastante perigosa porque não há acostamento suficiente para que os veículos parem e sinalizem a entrada na via.

Lençóis: Prefeito e secretários estão com Covid-19 Foto: Reprodução/Facebook

Até o último domingo (5), o município de Lençóis era um dos poucos na Bahia a não registrar casos de coronavírus. Porém, em apenas três dias, a situação mudou e a cidade computa 21 pessoas infectadas pela Covid-19. Entre os contaminados, está o prefeito Marcos Airton, a secretária municipal de Administração Giovana Aguiar, o secretário de Meio Ambiente Andres Iglesias, além de assessores e outros servidores. Todos estão sem sintomas e m isolamento domiciliar. Segundo a prefeitura, a contaminação de várias pessoas da gestão municipal ocorreu através de um servidor, que foi uma das primeiras pessoas a testar positivo para a doença na cidade. Todos os funcionários que atuam na sede da prefeitura foram testados. O prédio foi higienizado para evitar outras ocorrências relacionadas ao coronavírus. Outra providência adotada foi monitorar pessoas que tiveram contato com aqueles que receberam diagnóstico positivo. O primeiro resultado positivo para a Covid-19 de Lençóis foi registrado na segunda-feira (6). Morador do município, o paciente apresentou sintomas em junho, mas só procurou uma unidade de saúde no início da semana passada. Por conta dos primeiros casos registrados, Lençóis teve o transporte intermunicipal suspenso pelo governo do estado nesta quarta-feira (8). O município ainda registra 15 pessoas com suspeita da Covid-19 e uma pessoa que realizou o teste, mas ainda aguarda o resultado.

Livramento de Nossa Senhora: 46ª CIPM apreende pipas com linhas de cerol no Bairro da Estocada Foto: Divulgação/PM

Na tarde desta terça-feira (07), a guarnição de radiopatrulhamento realizou rondas no Bairro da Estocada e localidades adjacentes, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, no intuito de atender inúmeras denúncias de moradores sobre crianças e jovens estarem empinando pipas com linhas de cerol na região. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o material coloca em risco transeuntes e pessoas que residem nas proximidades. Durante as rondas, os policiais orientaram as crianças e adolescentes acerca do perigo da prática. Além disso, recolheram todo material e encaminharam à sede da companhia de polícia.

Policiais civis baianos paralisam atividades por 24h e pedem melhores condições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Policiais civis iniciaram na manhã desta quarta-feira (8) uma paralisação de 24 horas, segundo informações do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc). A categoria pede a implantação do protocolo de biossegurança, por causa da Covid-19, e aponta que há um alto número de policiais civis infectados na Bahia. Conforme boletim do levantamento do sindicato, até terça-feira, 239 policiais tinha testado positivo para o novo coronavírus. De acordo com o G1, por causa da paralisação, o Sindipoc informou que 30% do efetivo trabalha em todas as unidades e foram mantidas, apenas, as prisões em flagrante e levantamentos cadavéricos. Serviços como registro de ocorrência, cumprimento de mandados de prisão, investigações e diligências estão suspensos. As pessoas são orientadas a registrar a ocorrência na delegacia digital. Já a Polícia Civil informou por meio da nota que as unidades estão funcionando em toda sua integralidade, obedecendo aos critérios de saúde para a prevenção contra a Covid-19. O documento destaca que, por se tratar de serviço essencial, os atendimentos deverão ser preservados.

TCM adverte prefeito de Igaporã sobre licitação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Igaporã, José Suly Fagundes Neto (PTN), por irregularidades em processo licitatório realizado no exercício de 2020, para registro de preço visando a aquisição de autopeças, pneus, câmaras, protetores e baterias. O processo foi julgado nesta quarta-feira (08), por meio eletrônico. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator, conselheiro José Alfredo, aplicou ao gestor penalidade de advertência. De acordo com a relatoria, embora não haja cláusula no edital em relação à origem do produto, a “observação” colocada ao longo das especificações dos Lotes 34 e 35 pode ser entendida como proibição de apresentar produto estrangeiro sem qualquer justificativa técnica. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias advertiu o gestor para que a Comissão de Licitação e o Pregoeiro, bem como o Procurador do Município e o responsável pelo Controle Interno estejam atentos para corrigir falhas desta natureza, de forma a evitar questionamentos acerca da regularidade dos certames. O conselheiro Paolo Marconi e o conselheiro Francisco Netto votaram pela procedência da denúncia com multa de R$ 1 mil ao prefeito, mas foram vencidos pela maioria. O prefeito, em sua defesa, comprovou o cancelamento do certame. Cabe recurso da decisão.

MPF determina abertura de inquérito sobre compra de respiradores pelo governo baiano Foto: Divulgação/Governo da Bahia

O Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da república Fernando Túlio da Silva, determinou a abertura de inquérito civil para apurar uma compra de respiradores pelo governo da BA e Consórcio Nordeste governo da Bahia, o Consórcio Nordeste, que representa os nove estados da região Nordeste do país, junto à empresa Pulsar. A determinação ocorreu na segunda-feira (6). A Pulsar foi contratada para entregar 750 respiradores, porém não cumpriu os prazos e, em junho, devolveu o valor de US$ 7,9 milhões investidos pelo Consórcio. A negociação frustrada foi registrada em relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da Bahia (TCE). O G1 procurou o governo da Bahia e o Consórcio Nordeste, mas até a última atualização desta reportagem, eles não se posicionaram sobre o caso. Na época da devolução do dinheiro, a Secretaria de Comunicação do governo baiano informou que a decisão havia sido repassada aos demais governadores da região, e que os valores referentes a cada estado seriam transferidos para as contas oficiais. O Ministério Público Federal informou que, por se tratar de assunto que está em apuração, e que tem o caráter reservado, o procurador Fernando Túlio não concederá declarações sobre o tema.

Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos diz que denúncias contra sua gestão são infundadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em vídeo oficial publicado na noite da última terça-feira (07), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) comentou o acatamento das denúncias contra seu governo por parte da Câmara Municipal (veja aqui). Para o gestor, a oposição, maioria no legislativo, estaria com medo de enfrentá-lo no próximo pleito eleitoral. “Trata-se de um acordo firmado pela oposição com medo de um enfrentamento da força do trabalho nas próximas eleições. Queremos aqui tranquilizar a população de que o trabalho vai continuar. As obras continuam a todo vapor. Nossa missão é trabalhar incansavelmente oferecendo à população uma educação de qualidade, uma saúde de alta resolutividade e obras por todo canto”, destacou. No vídeo, o prefeito garantiu ainda que, oportunamente, será provado que as denúncias são infundadas, apenas com o intuito de tirar Brumado do caminho do progresso. “O bem sempre vence o mal”, pontuou.

Vitória da Conquista: Polícia apreende R$ 1 milhão em cheques em ação que investiga grupo por estupro Foto: Divulgação/PC

Uma operação deflagrada na terça-feira (7), pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, resultou na apreensão de mais de R$ 1 milhão em cheques, R$ 12 mil em espécie e valores não especificados em moeda estrangeira. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis pertencentes a um grupo investigado por estupro e ameaça. De acordo com a Polícia Civil, mandados de busca também foram cumpridos na sede de uma empresa, que fica na Praça Vitor Brito. A operação foi realizada após denúncias de que vídeos de violência sexual vinham sendo publicados em uma rede social. A delegada Decimária Gonçalves, titular da Deam de Vitória Conquista, afirma que, em depoimento, uma das vítimas contou que chegou a ser ameaçada de morte pelo grupo, formado por homens de várias classes e graus de instrução da cidade. Além do dinheiro, também foram apreendidos dois carros e uma motocicleta. Todo material será periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ninguém foi preso.

OMS reconhece evidências sobre transmissão da Covid-19 pelo ar Foto: Christopher Black/OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu nesta terça-feira (7) "evidências emergentes" de transmissão pelo ar do novo coronavírus, depois que um grupo de cientistas cobrou o organismo global a atualizar suas orientações sobre como a doença respiratória se espalha. “Temos conversado sobre a possibilidade de transmissão pelo ar e transmissão por aerossol como uma das modalidades de transmissão da Covid-19”, disse Maria Van Kerkhove, principal autoridade técnica da OMS para a pandemia de Covid-19, em uma coletiva de imprensa. A OMS havia dito anteriormente que o vírus que causa a doença respiratória Covid-19 se dissemina principalmente através de pequenas gotículas expelidas pelo nariz e pela boca de uma pessoa infectada que logo caem no chão. Mas em uma carta aberta enviada à agência sediada em Genebra e publicada na segunda-feira (6) no periódico científico Clinical Infectious Diseases, 239 especialistas de 32 países delinearam indícios que, dizem, mostram que partículas flutuantes do vírus podem infectar pessoas que as inalam. Como estas partículas menores que são exaladas podem permanecer no ar, os cientistas exortaram a OMS a atualizar suas diretrizes.

Condeúba: Com buzinaços e ações na justiça, APLB tenta recuperar corte nos vencimentos dos profissionais da educação

Os trabalhadores da educação do município de Condeúba promoveram um buzinaço pelas ruas da cidade em protesto contra os cortes nos vencimentos da categoria, promovido pela atual administração. O protesto foi organizado pela APLB-Sindicato. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Nilde Cordeiro, coordenadora do órgão na cidade, disse que os cortes estão sendo realizados desde o mês de abril. “O Poder Executivo alega que não pode cumprir com a folha da educação. Na última reunião, ficou acordado entre o sindicato e o poder público municipal que eles iriam recuar nos cortes dos professores da educação infantil e dos diretores. Entretanto, dias depois, o secretário de educação entrou em contato comigo dizendo que não poderia cumprir com o acordo firmado”, relatou. Segundo a coordenadora, a posição endossou a APLB a partir para a luta, visando resguardar os direitos da categoria. Vários segmentos dos trabalhadores da educação estão sofrendo com os cortes, que variam conforme cada caso. Estudo feito pelo sindicato para medir os impactos financeiros em folha demonstrou que a receita do Município é suficiente para arcar com os vencimentos dos servidores. Cordeiro informou que a APLB já reuniu toda documentação necessária para ingressar com um mandado de segurança na justiça a fim de que os trabalhadores possam reaver o retroativo.

Paulo Guedes promete 'três ou quatro' grandes privatizações em 2020 para aquecer a economia Foto: Reprodução/Google Fotos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste domingo (5), em entrevista à CNN Brasil , que serão feitas "três ou quatro grandes privatizações" nos próximos "30, 60, 90 dias". Guedes não deu a lista das estatais, mas indicou algumas empresas que podem entrar nos processos de privatização. Guedes diz que a equipe econômica se concentra em atacar "frontalmente" o desemprego no Brasil e garante que as privatizações podem diminuir a queda de arrecadação do governo neste ano e minimizar os efeitos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O ministro voltou a defender ainda a criação de um imposto sobre transações digitais, uma espécie de 'nova CPMF'. Questionado sobre as empresas que estariam na lista de privatizações, o ministro desconversou. "Vamos esperar um pouquinho. Vocês vão saber já, já", disse. Guedes, indicou, porém, que os Correios "seguramente" estariam na lista, e defendeu que as subsidiárias da Caixa Econômica Federal (CEF) façam uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), com valor entre R$ 20 bilhões e R$ 50 bilhões, "bem maior até" que o valor total da privatização da Eletrobras, segundo ele. O ministro reconheceu que as privatizações não vêm tendo resultado "satisfatório", mas disse que, nos próximos meses, esse cenário vai mudar e a economia vai iniciar a retomada. Guedes se mostrou tranquilo em relação ao cenário fiscal e previu recuperação gradual ainda neste ano, com o fim da primeira onda da contaminação pelo novo coronavírus. Segundo ele, a reforma tributária também deve ser enviada ao Congresso ainda em 2020.

Rio do Pires registra a terceira morte por coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Rio do Pires registrou a terceira morte por coronavírus. Trata-se de um homem de 89 anos residente na sede do município. Ele deu entrada no hospital local no último dia 30 de junho, com sintomas da doença. A equipe realizou teste rápido e esse apontou positivo para Covid-19. O paciente foi internado, vindo a óbito nesta terça-feira (07). O último óbito foi registrado no domingo (05) (veja aqui). 

TCU aponta indícios de pagamento de auxílio emergencial indevido a mais de 230 mil empresários Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 235.572 empresários com indícios de serem sócios ou responsáveis por empresas e que receberam o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. Eles fazem parte de um grupo de 620.299 pessoas suspeitas de recebimento indevido. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, para levantar as supostas irregularidades, o TCU fez cruzamentos de dados com a folha de pagamento do auxílio emergencial de abril de 2020. O órgão de controle verificou fragilidade nas informações e nos critérios adotados pelo governo para a concessão do benefício. Diante deste quadro, o TCU determinou ao Ministério da Cidadania que, no prazo de 15 dias, indique os controles a serem implementados para reduzir os indícios de inconsistências identificadas nas análises sobre os beneficiários nas folhas de pagamento do auxílio emergencial relativo à pandemia da Covid-19. Em nota, o Ministério da Cidadania informou que a Controladoria-Geral da União (CGU) analisou 30,5 milhões de pagamentos do auxílio emergencial e encontrou inconformidades em 160 mil, o que representa 0,5% deste total.

Brumado: Policiais da 34ª CIPM receberão treinamento da Rondesp para manuseio do novo material bélico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu novo material bélico para desenvolvimento de ações de combate à criminalidade na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da companhia, disse que foram recebidas pistolas modelo Gloc, de potencial reconhecido mundialmente. “Elas têm durabilidade e poder de fogo muito superior às outras”, citou. Para utilização das armas, os soldados receberão treinamento específico, que será realizado pela Rondesp. O Major destacou que a tendência da 34ª CIPM é acompanhar as inovações tecnológicas, de forma que a PM tenha um material de qualidade para desenvolver um trabalho seguro e eficiente.

Tratamento elimina HIV do corpo de paciente brasileiro Foto: iStock

Um brasileiro de 34 anos infectado com o HIV em 2012 não mostra mais sinais do vírus há mais de um ano, após ter se submetido a uma terapia experimental. A pesquisa conduzida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi apresentada nesta terça, 7, na 23.ª Conferência Internacional de Aids, o maior congresso sobre o tema do mundo. Trata-se do terceiro caso na história em que a eliminação do HIV é descrita, mas, se for confirmado, será a primeira vez em um adulto que não passou por transplante de medula óssea ou células-tronco. De acordo com a Veja, o paciente estava tomando uma combinação de três medicamentos padrão que suprimiam o vírus. Desde 2015, no entanto, passou a receber novas medicações, o dolutegravir e o maraviroc, e uma forma de vitamina B3. A ideia, basicamente, é aumentar a capacidade do sistema imunológico de eliminar o vírus. O trabalho foi coordenado pelo infectologista Ricardo Diaz, diretor do Laboratório de Retrovirologia do Departamento de Medicina da Unifesp. A notícia é excelente, mas ainda é muito cedo para se falar em cura da doença. O vírus, em tese, pode ressurgir e o mesmo sucesso não ser repetido em um grupo considerável de pessoas. Na mesma conferência, foi anunciado um estudo importante na prevenção: uma injeção de um remédio experimental que mostrou melhores resultados que o Truvada.

Brumado: Presidente da câmara descarta possibilidade de assumir a prefeitura caso prefeito seja afastado e vice não assuma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão legislativa na noite desta segunda-feira (06), a Câmara de Vereadores de Brumado votou pela admissibilidade da abertura do processo de impeachment contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), disse que se trata de um momento histórico e inédito para o município. Caso o prefeito seja afastado no decurso do processo e o vice-prefeito, Édio Continha, se afaste para concorrer as eleições, o próprio presidente do legislativo assumiria o comando da cidade. “Se houver o afastamento do prefeito, legalmente, quem assume é o vice-prefeito. O vice-prefeito não assumindo, assume o presidente da Câmara. O mesmo não assumindo, assume o presidente do Judiciário do município de Brumado. Eu tenho a opção de ser candidato ou não. Se não for eu, vai ser meu filho. Se eu assumir, fico impedido de ser candidato, tanto eu quanto meu filho. Então, já digo de pronto: se, por acaso, vier ao extremo de afastar o prefeito e o vice não aceitar assumir, eu também não assumirei porque tenho interesse em uma candidatura minha ou do meu filho”, respondeu.

Caetité: Zé Barreira é denunciado por fraude em licitação ao MPE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão nesta terça-feira (07), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PSB), em razão de irregularidades na contratação da empresa Fernandes Projetos e Construção Ltda., no exercício de 2014. A empresa foi penalizada pela Justiça Federal com a dissolução compulsória por ter sido criada de modo fraudulento, com a finalidade de participar de licitações e celebrar contratos administrativos espúrios. O relator do processo, conselheiro Francisco Netto, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor. Também foi imputada multa de R$ 50 mil ao mesmo. Ainda cabe recurso da decisão.

Notificações de arboviroses começam a diminuir na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como já havia sido previsto pelo secretário de saúde do município, as notificações de arboviroses começaram a diminuir em Brumado, principalmente no que se refere à dengue. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela secretaria, há 682 casos confirmados de dengue na cidade, sendo 21 com sinais de alarme – 389 ainda estão sendo investigados. Em comparação ao boletim anterior, houve uma queda significativa nos números. São 9 casos de Chikungunya e 16 do Vírus Zika. Em entrevista anterior ao site Achei Sudoeste, o secretário previu a queda nos números de casos confirmados das arboviroses (veja aqui). Cláudio Feres declarou que o boletim será zerado até a primeira quinzena de agosto, levando em consideração o período frio e o bloqueio UBV total feito através dos carros fumacê, durante duas semanas, pelos bairros com maiores registros do tríplice virose.

Na pandemia, Brasil registra recorde na venda de produtos eróticos Foto: Reprodução/Veja

A pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social turbinaram o mercado nacional de brinquedos eróticos. No Brasil, entre março, abril e maio foram vendidos 1 milhão de vibradores — 50% a mais do que o mesmo período do ano passado. O levantamento é do portal Mercado Erótico. “Os lojistas nunca venderam tanto vibrador, consolos e plugs na história”, conta Paula Aguiar, fundadora do portal e ex-presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sexual. O item mais comercializado foi o vibrador do tipo bullet. Ele é pequeno e funciona com controle remoto. “Trata-se da porta de entrada para esse mercado: o primeiro brinquedo sexual da mulher por ser potente, barato e fácil de manusear”, afirma Aguiar. Existem inúmeras variações de bullets. “Há modelos que começam a partir de 100 reais até outros banhados a ouro e sem fio”, conta a especialista. Em abril, a Revista Veja publicou uma reportagem sobre como o coronavírus afetou a vida sexual de todos: solteiros e casados. Com solteiros receosos de se relacionar com desconhecidos e casados estressados pela convivência, a pandemia atingiu em cheio a vida (e a libido) de todos.

Número de casos de chikungunya na Bahia cresce 434% entre 2019 e 2020 Foto: Divulgação

O número de casos de chikungunya na Bahia subiu de 4.365 notificações, entre dezembro de 2018 e junho de 2019, para 23.311 casos entre dezembro de 2019 e junho de 2020. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o crescimento foi de 434%. Em maio deste ano, a pasta divulgou um balanço no qual apontou que a Bahia havia registrado 10.054 casos de chikungunya entre dezembro do ano passado e maio. Com isso, conclui-se que, só em junho, foram registrados 13.257 casos, um aumento de mais de 100% em um mês. A Sesab ainda destacou que, até o momento, constam três óbitos confirmados laboratorialmente para chikungunya, todos ocorridos em Salvador. A secretaria informou que não houve nenhum outro país, em todo o mundo, com mais casos de chikungunya em junho que o Brasil, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, órgão de vigilância da União Europeia. E que, entre os mais de 40 mil casos no país, a maioria está na Bahia, com 41,5% das notificações, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda conforme a Sesab, no total, 261 municípios baianos notificaram casos da doença, sendo que 85 deles apresentaram incidência maior ou igual a 100 casos para cada 100 mil habitantes. A Sesab destacou que a chikungunya não é uma doença letal, mas que em pacientes idosos, portadores de reumatismo ou comorbidades como diabetes e hipertensão, podem evoluir com complicações, levando à morte.???

Sete pessoas são presas em ação para desmontar quadrilha de roubos de carga no sudoeste baiano Foto: Divulgação/Polícia Civil

Sete pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (7), durante a Operação Pilhagem para desmontar uma quadrilha de roubo de cargas na BR-116, entre as cidades de Brejões, Nova Itarana e Milagres, no sudoeste da Bahia. Além do crime de roubo, alguns dos suspeitos também eram investigados por tráfico de drogas. Dos sete detidos, seis foram por mandados de prisão e um em flagrante por tráfico. Além disso, 12 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. As investigações da delegacia de Brejões, responsável pela operação, apontam que duas das pessoas presas atuavam como seguranças de carga na rodovia, e se aproveitaram do serviço para praticar os roubos, quando os objetos transportados eram de grande valor. A polícia apreendeu três tabletes de maconha e 33 trouxas da mesma droga, 74 pedras de crack e 15 porções de cocaína. Alguns veículos também foram encontrados, como duas motocicletas, uma delas sem placa e com chassi adulterado, e um carro que teria sido comprado com o dinheiro ilícito. Também foram apreendidas uma espingarda e um simulacro de pistola. De acordo com a Coordenadoria Regional de Polícia de Jequié, as armas eram usadas nos roubos. Cargas roubadas e R$ 337 também foram recolhidos.

Arquivo