Achei Sudoeste


Trilhos da Fiol em Brumado e Tanhaçu começam a ser assentados
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Em Brumado e Tanhaçu, as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) já se encontram na fase de assentamento dos trilhos. Até fevereiro deste ano, cerca de 35 toneladas de trilhos chegaram ao Porto de Ilhéus e foram encaminhadas para os trechos em obras onde já começaram a ser assentados. Nesta terça-feira (24), mais 5,9 toneladas de trilhos provenientes da China chegaram a Ilhéus e vão ser enviadas ao lote 2, em Jequié. Quando concluída, a linha férrea ligará o Porto de Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras ao município de Figueirópolis, no estado do Tocantins. Segundo o coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, quando os primeiros quatro lotes, de Ilhéus a Caetité, estiverem concluídos os reflexos na economia serão ainda maiores. 

Trilhos da Fiol em Brumado e Tanhaçu começam a ser assentados
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Lafuente destacou que, no que se refere à exploração de minério nas regiões de Guanambi, Caetité, Brumado e na parte leste de Ilhéus, “a perspectiva é que tenha cinturões de exploração de vários minérios que, a partir da logística [da Fiol], tenham viabilidade econômica”. Em Brumado e Tanhaçu, cerca de 75% da obra dos dois lotes já está concluída. A previsão é fazer 20 quilômetros por mês. Portanto, o prazo de concluir em dezembro de 2015 os lotes 3 e 4 deve ser cumprido. O lote 3 (Tanhaçu) possui 115 quilômetros e, atualmente, gera 730 empregos diretos. Já o lote 4 (Brumado), tem 177 quilômetros e tem 1,6 mil pessoas, entre técnicos, soldadores, fiscais, entre outros profissionais, trabalhando diariamente. Juntos, os lotes 3 e 4 empregam 2,3 mil pessoas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.