Achei Sudoeste


Lavoura apresenta baixa produção em Brumado; sem chuva, previsão é de dificuldades
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os lavradores que souberam aproveitar o período das chuvas no final de 2014 ainda realizam a colheita, mas os ruralistas apontam que a produção nas lavouras está em baixa na região do município de Brumado. O site Brumado Notícias ouviu alguns pequenos produtores e os mesmos declararam que, embora tenha caído uma boa chuva no final do ano passado, não foi suficiente para atender a demanda da produção agrícola. Os lavradores apontam que a chuva foi mal distribuída por ter caído um grande volume em um curto período, como vem acontecendo nos últimos anos. Outro agravante é que muitos camponeses estão deixando os campos de plantio nas comunidades rurais e migrando para a sede do município ou para os grandes centros do sul do país. 

Lavoura apresenta baixa produção em Brumado; sem chuva, previsão é de dificuldades
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No momento, a maior produção está sendo de feijão verde, também chamado de andu, que está sendo comercializado na feira livre local por R$ 5,00 o litro - valor alto que também atrapalha a venda e a captação de recursos para renda da agricultura familiar. A nossa reportagem registrou que há muitas aguadas ainda cheias em várias comunidades e povoados, no entanto, os ruralistas preveem que, se não voltar a chover nos próximos noventa dias, elas irão secar e a criação animal será diretamente afetada com a falta de água, o que vai gerar prejuízos principalmente na produção do leite e dos seus derivados.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.