Achei Sudoeste


Com previsão de grande seca em 2016, população de Brumado é alertada quanto ao desperdício de água
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A previsão é de ainda mais escassez de chuva e, consequentemente, aumento da seca nos nove estados da região Nordeste em 2016. O município de Brumado, que já convive há mais de dez anos em estado de emergência por conta da seca, começa a se preparar para o período que afetará mais duramente as comunidades rurais. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) disse que a administração mantém o convênio com a Operação Pipa, coordenada pelo exército, mas que já solicitou ao governo estadual mais quatro caminhões para atender as comunidades que não são assistidas pelo programa. 

Com previsão de grande seca em 2016, população de Brumado é alertada quanto ao desperdício de água
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nossa reportagem também ouviu por telefone Antônio Loreto, coordenador técnico de distribuição da Embasa, e o mesmo declarou que, desde que o Rio das Contas parou de verter a alguns meses sobre a Barragem de Cristalândia, o nível da água baixou cerca de dois metros. Mesmo assim, o técnico apontou que o acúmulo no manancial é de 16 km de água, o equivalente a mais de 15 milhões de metros cúbicos. No entanto, ele alerta quanto ao desperdício na cidade. “Vai dar pra passar 2016 tranquilo, mas nossa preocupação é como a população está consumindo a água. Observamos muito desperdício na cidade, tem gente utilizando a mangueira como vassoura nas calçadas e isso não é nada bom. Todo o cuidado é pouco e, como não temos recebido chuva, seria mais prudente fazermos um consumo consciente ao invés de desperdiçar”, ressaltou o coordenador técnico. Loreto disse ainda que, embora a Embasa não esteja fazendo uso da água acumulada na Barragem do Rio do Antônio, a mesma poderá ser utilizada em uma emergência maior caso seja necessário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.