Achei Sudoeste


Notificações do vírus Zika chegam a 251 em Brumado e município solicita carro fumacê ao estado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretaria de saúde de Brumado já considera que o município vive um surto da zika vírus. A última atualização feita nesta segunda-feira (29) aponta um salto de 190 para 251 notificações da doença na cidade. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que como medida emergencial o município encaminhou ao estado uma solicitação para liberação do carro fumacê. “Cada semana que passa os números ficam ainda mais alarmantes e assustadores. Mesmo com o governo dispensando o levantamento de índice, acreditamos que a cidade está com uma infestação mais que triplicada do mosquito vetor”, disse o secretário, alertando que com o aumento da temperatura o mosquito tem se proliferado mais rápido nos últimos dias. Apesar de a prefeitura ter decretado estado de emergência por conta da ameaça de epidemia, ainda não se fala em convocar novos agentes de endemias para atuar em campo. 

Notificações do vírus Zika chegam a 251 em Brumado e município solicita carro fumacê ao estado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atualmente, são 23 agentes em atividade nas ruas. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (Vigep), pelos menos cinco pontos na sede estão sem a cobertura dos agentes, mas a preocupação maior diz respeito às comunidades rurais, que ainda não receberam nenhuma visita dos agentes de endemias este ano. Com pouco efetivo, o secretário reforça a convocação para que a população se engaje na luta contra o aedes-aegypti. “Já solicitamos o fumacê, mas ainda não sabemos quando o mesmo será liberado. A população tem que enxergar o fumacê apenas como um aliado a mais nessa batalha, ele não resolverá o problema se a população também não der sua parcela de colaboração. Acredito no empenho dos brumadenses para não perdermos essa guerra de vida ou morte contra o mosquito”, pontuou o secretário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.