Achei Sudoeste


Brumado: Palestra de planejamento familiar no Cras Yolanda Pires
A palestrante Jozelma Cristiana Amorim Souza Pereira, alou sobre o tema, que é assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263, de 1996. (Foto: Divulgação).

Localizado na Vila Presidente Vargas, em Brumado, o CRAS Yolanda Pires realizou nesta quarta-feira (25) uma palestra sobre planejamento familiar. A palestrante Jozelma Cristiana Amorim Souza Pereira, mais conhecida como Têta, falou sobre o tema, que é assegurado pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263, de 1996, ressaltando que o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Segundo Jozelma, além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) repassados durante a palestra aos presentes, os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial entre os anos de 1972 e 1994. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos. No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007, incluindo oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Paulo Roberto
É sempre bom palestras desse tipo pra conscientizar essas meninas de hoje em dia que não querem saber de estudar, arrumam namorado cedo e já engravidam, aí passa o resto da vida sendo sustentadas pelos coitados dos "maridos" ou recebendo "bolsa miséria".