Achei Sudoeste


Lagoa Real: Lagoa do Rocha recebe certificação de Comunidade Quilombola
O evento contou com a presença do prefeito Francisco José Cardoso de Freitas, do vice Santo Batista e lideranças. (Foto: Divulgação).

No último sábado (21), a comunidade de Lagoa do Rocha, em Lagoa Real, no sudoeste baiano, foi contemplada com o título de Comunidade Quilombola. Emitida pela Fundação Palmares, a certificação de comunidades quilombolas visa reconhecer e ampliar direitos. Durante o evento de entrega do título, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, o vice-prefeito Santo Batista (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, a secretária de Educação e funcionários da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estiveram presentes. O dia foi de festa na comunidade, onde houve apresentações culturais de Terno de Reis e muita música com a Banda os Briquiteiros do Forró para animar a noite.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Salvador Ribeiro
A comunidade de Lagoa do Rocha está de parabéns, este título, após os governos petistas se tornou um grande instrumento de conquistas socais das comunidades afrodescendentes. Quero aproveitar para fazer um apelo à prefeitura de Lagoa Real, para que através da secretaria de Assistência Social interceda junto á comunidade de São Roque, no sentido de que também venha a requerer junto aos órgãos competentes o mesmo título. Visto que a mesma é uma das maiores e mais puras comunidades afrodescendente do sudoeste baiano, se não de toda a Bahia, pois das cerca de 70 famílias lá residente não mais que 03 deixa de pertencer a esta etnia. Pessoalmente há alguns anos tenho alertado a companheira Eva Presidenta da associação comunitária daquela comunidade pra á necessidade e importância de se conseguir o tal título. Entendo que a prefeitura tarda, mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca.
Professor Gilmar Santos
Este é um Evento de fundamental importância não apenas para a querida Comunidade de Lagoa do Rocha mais para o nosso Município e região. O reconhecimento desta Comunidade é mais que merecido. É a valorização da cultura, costumes, tradições e da própria identidade de um povo simples, honesto e hospitaleiro na luta por uma vida melhor. Parabéns a todos os integrantes desta abençoada Comunidade! Que muitas outras portas sejam abertas para a emancipação de um povo realmente independente e conscientes de seu valor.
Kleryston dos Santos
Tenho muito orgulho de ser desta comunidade!
Joseland Alves
Infelizmente não pude presenciar esse fato tão importante para essa comunidade, mas como descendente desse povo neta de Dona Ilidia Maria dos Santos que residia nessa comunidade não poderia de manifestar a minha felicidade quando fiquei sabendo dessa conquista. Parabéns a esse povo que faz questão de preservar seus valores culturais que foram deixados, suas danças, seus costumes e sua religião.