Achei Sudoeste


Brumado: Evasão escolar ainda é grande nas escolas do estado e do município
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As Secretarias de Educação do Estado e do Município de Brumado terão de trabalhar muito para tentar reduzir o índice de evasão escolar na cidade. O site Brumado Notícias fez um levantamento de que, na última década, um número expressivo de estudantes vem abandonando as salas de aula sem concluírem o ano letivo. A direção e o corpo docente das unidades de ensino perceberam que, a partir do início do segundo semestre de cada ano, há um grande desinteresse, principalmente por parte dos adolescentes de frequentarem as aulas. Outro fator é o desemprego que afeta muitas famílias e que tem feito muitos alunos trocarem os livros e materiais didáticos por pás, enxadas e outras ferramentas na construção civil e na lavoura a fim de ajudarem no sustento da casa. Até mesmo a seca é apontada como fator que contribui para a evasão escolar. A lista aponta ainda meninas que engravidam e acabam abandonando os estudos. Em dezembro do ano passado, o município foi certificado com o Selo Unicef e um dos motivos para a certificação foi exatamente ter conseguido diminuir a evasão escolar nos últimos quatro anos. Apesar disso, o número de desistências ainda é significativo. 

Brumado: Evasão escolar ainda é grande nas escolas do estado e do município
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretária municipal de educação, Edinéia Ataíde, declarou que a secretaria vai buscar aprimorar os programas desenvolvidos no município para manter os alunos nas salas de aula e diminuir esse índice. A proposta de implantação do ensino em tempo integral na rede municipal será bastante explorada pela pasta. Os colégios estaduais passam pelo mesmo problema no município, tendo como agravante o fato de os alunos, que moram em sua maior parte em comunidades rurais, terem de se deslocar até as escolas de ensino médio, que se encontram na sede da cidade. Embora haja o transporte escolar, com a implantação do ensino em tempo integral na rede municipal, muitas linhas de ônibus, principalmente à noite, podem ser cortadas. O assunto vem sendo debatido entre o município e o núcleo de educação do estado a fim de chegar a um denominador comum quanto às despesas de manutenção dos transportes.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.