Achei Sudoeste


Eleitores são convocados para recadastramento biométrico obrigatório na região de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está convocando os eleitores a comparecerem na sede do Fórum Eleitoral de Brumado para fazerem o recadastramento biométrico do título eleitoral. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, destacou que a biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais. Araújo frisou que essa identificação garante mais a segurança às eleições. Por ocasião do recadastramento são coletadas a assinatura digital do eleitor, a sua imagem e impressões digitais. Nessa fase, o recadastramento é obrigatório, uma vez que, a partir das eleições de 2018, todas as urnas estarão operando em caráter biométrico. Vale ressaltar que há penalidades para quem não realizar o recadastramento, dentre as quais o cancelamento do título eleitoral. 

Eleitores são convocados para recadastramento biométrico obrigatório na região de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nas últimas eleições municipais de 2016, mais de 6 mil eleitores foram cadastrados no sistema biométrico e votaram através da nova tecnologia, o que foi considerado o primeiro teste na região para a implantação do sistema. O número representa apenas 11% do eleitorado nos três municípios. O Fórum Eleitoral elaborou um calendário de atendimento de acordo com a data de nascimento dos eleitores e ampliou a oferta de atendentes com distribuição de 200 senhas diárias ao público, sendo 60 aos casos prioritários. O calendário seguirá a seguinte ordem: nascidos em abril (atendimento em abril), maio e janeiro (atendimento em maio), junho (atendimento em junho), julho e fevereiro (atendimento em julho), agosto e março (atendimento em agosto), setembro (atendimento em setembro), outubro (atendimento em outubro) e dezembro (atendimento em dezembro).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.