Achei Sudoeste


População e poucas chuvas ajudam a diminuir o índice de dengue, zika e chikungunya em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As notificações de dengue, zika e chikungunya foram quase zeradas neste primeiro trimestre do ano em Brumado em comparação ao ano anterior. O site Brumado Notícias obteve acesso aos dados da Vigilância Epidemiológica (Vigep), que apontam um registro bem animador para saúde pública local referente à tríplice endemia. A chikungunya, que teve 18 notificações suspeitas de janeiro a março de 2015, e 19 no mesmo período de 2016, teve apenas um registro este ano - o mesmo já foi descartado pelas análises de laboratório. A zika foi a maior vila entre as patologias nos últimos dois anos, com 261 notificações em 2015 e 739 casos suspeitos em 2016, com 26 confirmações. Este ano, o registro da patologia foi de apenas 01 caso suspeito que ainda aguarda análise laboratorial. Em 2015, adengue teve 232 notificações com 52 confirmações. 

População e poucas chuvas ajudam a diminuir o índice de dengue, zika e chikungunya em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No ano passado, foram 284 casos suspeitos com 31 confirmações. Já este ano, o quadro foi reduzido para 16 notificações suspeitas, com 09 descartes, 06 aguardando resultados laboratoriais e apenas 01 caso confirmado de dengue simples. A Vigep aponta alguns fatores que ajudaram a diminuir o registro das endemias: o novo produto utilizado pelos agentes para exterminar o mosquito, o empenho da população, em parceria com os agentes de saúde e endemias, e as poucas chuvas deste ano colaboraram para que não houvesse uma proliferação maior do mosquito aedes-aegypti, o principal vetor das três doenças. Mesmo com os números, a coordenação da vigilância epidemiológica alerta a população para não baixar a guarda no combate ao mosquito, uma vez que a cidade conta com um grande índice da larva do vetor e tem o clima propício para a proliferação do mesmo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.