Achei Sudoeste


Brumado: Começa a temporada dos umbus
Os pés de umbu estão bem floridos e carregados e é esperada uma grande colheita do fruto a partir do final do mês de dezembro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Aos poucos, o umbu, famoso fruto do sertão baiano, começa a aparecer na feira livre em Brumado. A fruta está sendo comercializada a R$ 2,00 o litro, valor considerado alto neste primeiro período de colheita. O agricultor e feirante Gustavo Oliveira, da Fazenda Riachão, disse ao site Brumado Notícias que, neste ano, em sua região a safra do fruto está prejudicada por conta do longo período de seca. Por outro lado, para os moradores da comunidade do Campo Seco, a expectativa é mais animadora. Segundo o presidente da associação de moradores e da usina de beneficiamento de umbu, Jude Caé, os pés de umbu estão bem floridos e carregados e é esperada uma grande colheita do fruto a partir do final do mês de dezembro, o que irá favorecer a produção de derivados preparados na usina. Para os brumadenses e todos que moram no eixo do sertão produtivo, a chegada do umbu representa renovação na lavoura e na economia da agricultura familiar.

Brumado: Começa a temporada dos umbus
A fruta está sendo comercializada a R$ 2,00 o litro, valor considerado alto neste primeiro período de colheita. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.