Achei Sudoeste


Cheia no Rio do Antônio deixa 50 pessoas desabrigadas em Brumado
A família de Bernadete de Jesus, moradora do bairro São Jorge, disse que não pretende mais voltar para a sua casa temendo novos alagamentos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados da Defesa Civil de Brumado, doze famílias, totalizando 50 pessoas, tiveram de deixar suas casas na última quarta-feira (25), pois as mesmas estavam sendo invadidas pelas águas do Rio do Antônio. As famílias foram encaminhadas para creches nos Bairros Dr. Juracy e São Félix. A catadora de reciclados Lidinalva Santos Silva e mais sete familiares tiveram de se mudar devido à cheia do rio. Há 15 anos morando na localidade, Lindinalva declarou ao site Brumado Notícias que depois que a prefeitura aterrou a área para transformar em campo de futebol as águas da chuva passaram a inundar a região. “Antes do campo, o rio não vinha até aqui, mas com o aterro o rio começou a invadir nossa casa. O pessoal tem que lembrar que a água pede passagem e, se tomaram o caminho dela, ela procura outro”, disse a mulher. A moradora teme perder a residência e, por isso, não tem dormido desde que saiu de casa. 

Cheia no Rio do Antônio deixa 50 pessoas desabrigadas em Brumado
Famílias se unem para preparar a refeição das crianças. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na creche municipal localizada no Bairro Dr. Juracy, as cinco famílias alojadas estão divididas entre o medo e a vontade de voltar para suas residências. Uma das propriedades mais atingidas foi a da doméstica Bernadete de Jesus. A casa situa-se aos fundos da estação de tratamento de esgoto do Bairro São Jorge, local que ficou totalmente destruído pela correnteza. A dona de casa foi obrigada a abandonar o lar com as três filhas. Emocionada, Bernadete falou a nossa reportagem que não pretende mais voltar para a mesma casa. “Minha fé é maior que minha casa. E com essa fé acredito que Deus me dará uma nova moradia, pois para aquela eu não pretendo voltar mais. Não vou colocar a vida de minhas filhas em perigo”, afirmou.  Ao contrário, a maioria dos desalojados acredita que poderá retornar em breve para suas casas, tendo em vista que o nível do rio está diminuindo. 

Cheia no Rio do Antônio deixa 50 pessoas desabrigadas em Brumado
A previsão é de mais chuvas na capital do minério e região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A previsão é de mais chuvas para a região do Rio Paiol, que desagua no Rio do Antônio, fato que pode fazer o volume da água voltar a subir.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.