Achei Sudoeste


Brumado: Baiana mantém tradição de 20 anos levando acarajé aos presos
Dona Dete faz questão de entrar na custódia e entregar pessoalmente o acarajé aos custodiados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há 20 anos, a Dona Dete, baiana de acarajé mais conhecida de Brumado, preserva a tradição de levar acarajé aos presos na cadeia local. A ação acontece sempre na última quarta-feira do ano, porém, neste ano, por conta do feriado de Natal, a baiana só pode levar os quitutes na tarde desta quinta-feira (26). Dona Dete faz questão de entrar na custódia e entregar pessoalmente o acarajé aos custodiados, que chamam a baiana de tia e ainda pedem a bênção. Até mesmo o agente da polícia civil que acompanhou a baiana se emocionou. “Fiquei sem palavras ao ver esse belo ato de solidariedade. As lágrimas vieram aos olhos, mas tive que me conter quando os presos começaram a aplaudi-la como forma de agradecimento por seu gesto”, contou o agente ao site Brumado Notícias. Carismática, a baiana disse que o gesto é uma forma de mostrar aos detentos que eles precisam mudar de vida. “Sei que cada um colhe o que planta, e eles têm consciência que erraram perante a sociedade e têm que pagar pelos erros, mas nós não podemos simplesmente virar as costas e achar que a cadeia resolve. Muito pelo contrário, temos que buscar meios de ajudar essas pessoas a saírem do erro. Não é o revólver da polícia que vai mudar a cabeça de quem está no erro, mas parece que vai demorar para as nossas autoridades enxergarem isso”, destacou a baiana.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Maxuel Ramos
Parabéns Dona Dete pela sua atitude altruísta, estes seres humanos estão carentes de ações como estas para sentirem que aqui do lado de fora tem gente torcendo pela recuperação deles e que Jesus Cristo de acordo a vontade de cada um deles de se arrepender das suas más ações, estenda a sua mão e os livre desta condição cativa e os liberte das trevas. E que Deus a continue abençoando,um feliz 2014 com muita paz, saúde e prosperidade para a senhora e todos os seus.