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A melhora da confiança do consumidor deve ter início apenas a partir do segundo semestre de 2015, mas só deve ser mais claramente restabelecida em 2016, de acordo com analistas do mercado financeiro. Depois das turbulências econômicas e políticas de 2014, o quadro ainda é de incertezas e a perspectiva é de que o cenário econômico passará por testes capazes de desanimar ainda mais o brasileiro, após o início do novo mandato da presidente da República, Dilma Rousseff. "A eleição, por tudo que estava sendo decidido, e pelos riscos do que poderia daí decorrer, afetou a confiança, sim. Ela aumentou as notícias negativas, pois havia diversos partidos mostrando os problemas", disse o economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Barbosa. O economista-chefe da Infinity Asset, Carlos Acquisti lembrou os temores que existiam em torno de um eventual fracasso na organização da Copa do Mundo, mas avaliou que o evento decorreu melhor do que esperado e concordou que a política foi mais prejudicial ao sentimento do consumidor. "Tirando os 7 a 1 (placar da histórica derrota do Brasil ante a Alemanha), acabou ocorrendo tudo bem na Copa do Mundo, e não se confirmaram as expectativas de colapso do sistema de transportes e da rede hoteleira. O pior mesmo foi o cenário eleitoral de muitas incertezas, geradas tanto para o lado do consumidor como do lado do empresário", afirmou Acquisti. Para ele, o "furacão" gerado pela eleição não terminou e há fatores do cenário macroeconômico que deixam o consumidor à espera, antes de voltar a confiar na recuperação do País. "As famílias estão num nível de endividamento muito alto e isso contribuiu para um pessimismo e um pé no freio", comentou.

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