Achei Sudoeste


Brumado: Secretaria de Agricultura da Bahia realizou videoconferência com os CMDRS
O presidente do CMDRS da capital do minério declarou que o momento é positivo, vez que os governantes estão atentos aos Conselhos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã da última quarta-feira (26), o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, realizou uma videoconferência envolvendo todos os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que teve por objetivo a reestruturação e implantação dos conselhos em todo o estado. Em Brumado, os representantes dos diversos segmentos ligados ao desenvolvimento sustentável acompanharam o evento na sala de videoconferências do CEEPE. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Gilberto Lima Dias, presidente do CMDRS de Brumado, declarou que o momento é positivo, vez que os governantes estão atentos aos Conselhos. “O estado e o município passaram a dar atenção ao CMDRS. Acredito que teremos mais facilidade de conseguir recursos através de programas dos governos federal e estadual, assim como mais parcerias com órgãos ligados aos programas de desenvolvimento sustentável, tanto no meio rural como nas periferias e centros das sedes municipais”, destacou Gilberto. 

Brumado: Secretaria de Agricultura da Bahia realizou videoconferência com os CMDRS
O coordenador do MLT criticou o governo em retirar o “R” (de Rural) da sigla, o que para ele significa limitar a atenção para as comunidades rurais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao contrário, Cláudio Ribas, coordenador do Movimento de Luta pela Terra (MLT), questionou a inovação do governo em retirar o “R” (de Rural) da sigla, o que para ele significa limitar a atenção para as comunidades rurais. “O governo resolveu retirar o R de Rural e vai incorporar outras entidades urbanas ao Conselho. Isso nos preocupa uma vez que o homem do campo já é muito sofrido e carente de políticas públicas. Penso que com essa retirada eles irão ficar desprivilegiados. Para se ter uma ideia, recebemos máquinas para fazer a limpeza das aguadas e patrolamento das estradas vicinais de acesso às comunidades rurais, mas as mesmas estão intransitáveis. No entanto, as mesmas máquinas foram vistas realizando serviços no centro da cidade”, ressaltou Ribas, que em seguida cobrou mais ações da Secretaria Municipal de Agricultura. “Não irá valer muito o apoio dos governos federal e estadual se os prefeitos não tiverem participação efetiva. Há mais de 70 dias entregamos uma pauta emergencial ao prefeito e ele ainda não apresentou resposta da mesma, o que mostra a inoperância da Secretaria de Agricultura do Município”, criticou o coordenador. Além das videoconferências, já está programada a realização das conferências territoriais. A cidade de Brumado participará nos dias 04 e 05 de julho da Conferência Territorial de Identidade Sustentável Solidária, que será realizada em Caetité. A Conferência Estadual de Salvador também já está marcada para o mês de outubro.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.