Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora: Traficante é suspeito de matar a ex e rival no tráfico, diz delegado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um feminicídio bárbaro foi registrado na cidade de Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Civil agiu rapidamente e, horas após a ocorrência, conseguiu localizar e prender o autor do crime.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o delegado Antônio Cláudio, titular na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, disse que o crime envolveu um casal de traficantes. “Eles eram casados, se separaram e cada um ficou com uma boca de fumo diferente. Eram rivais no tráfico de drogas. Ela começou a incomodar ele com relação a isso”, detalhou.

Além disso, a mulher, identificada como Luciana de Jesus Santos, de 27 anos, passou a se relacionar com outros homens, também traficantes de drogas, despertando a ira do ex-companheiro.

Segundo o delegado, o corpo da mulher foi encontrado caído na Rua Benito Gama. O rosto e o tórax ficaram completamente desfigurados devido ao impacto de objeto contundente.

O próprio autor do crime estava no local, ao lado de curiosos. Ele chamou a atenção dos policiais porque apresentava comportamento suspeito e tinha uma mancha de sangue na orelha. “Indaguei sobre aquela mancha e ele ficou bastante nervoso. Me informou, pasmem, que teria sido uma muriçoca. Nesse momento, dei voz de prisão em flagrante delito e conduzi ele para delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão”, afirmou.

A arma do crime, um pedaço de concreto com ferros expostos, foi localizada. O delegado destacou que a pedra foi usada para golpear diversas vezes a vítima, deixando-a irreconhecível, inclusive sem os dentes. “Foi um crime brutal. Esse indivíduo é frio e calculista. Ele já foi preso pelo menos oito vezes por tráfico de drogas. A motivação foi passional e envolveu violência doméstica”, apontou.

O indivíduo encontra-se detido à disposição da justiça. Vale salientar que o filho do casal foi morto pelo tráfico há alguns meses. Ele também era rival do pai.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 19ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 19ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta segunda-feira (15), às 18h30.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motorista foge após acidente que matou motociclista e feriu crianças em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde deste domingo (14), a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal na cidade de Bom Jesus da Lapa, n região oeste da Bahia.

Por volta de 18h, a guarnição foi acionada por populares informando sobre um acidente ocorrido após a ponte. De imediato, os policiais deslocaram-se ao local, onde constataram a veracidade do fato.

Segundo informou a 38ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o acidente envolveu um caminhão tipo bi-trem, de cor branca, e uma motocicleta de cor preta. O condutor da moto, um homem de 52 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Dois menores de idade, que estavam como passageiros na motocicleta, foram socorridos pela equipe do Samu 192 e encaminhados à UPA com ferimentos. O condutor do caminhão fugiu do local antes da chegada da guarnição.

A ocorrência foi registrada e apresentada à 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas legais cabíveis.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Casal morre após batida entre moto e dois carros em Salvador Foto: Reprodução/G1

Um homem e uma mulher morreram após um acidente envolvendo uma motocicleta e dois carros na manhã desta segunda-feira (15), no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador.

As vítimas foram identificadas como Daniel Conceição de Jesus, de 19 anos, e Rafaela Belo dos Santos, de 18. Segundo informações apuradas pela TV Bahia, os dois eram um casal e a jovem estava grávida.

A batida aconteceu na Rua Herculano Menezes, na localidade conhecida como Ladeira do Pinicão. Com o impacto da batida, Daniel e Rafaela foram arremessados da motocicleta e morreram ainda no local.

Por causa do acidente, uma das faixas da via ficou parcialmente interditada, o que provocou lentidão no trânsito da região.

Em nota, a Polícia Militar informou que equipes do 22º Batalhão foram acionadas para atender a ocorrência. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constataram as mortes no local.

Ainda segundo a PM, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram acionadas para realizar os procedimentos necessários.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras) como acidente de trânsito. As circunstâncias do ocorrido serão investigadas.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: GCM intercepta homem após furto de fiação elétrica em barracas juninas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 12h40 do último sábado (13), uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por populares após um indivíduo ser flagrado furtando fios e lâmpadas de barracas juninas instaladas na Praça Armindo Azevedo, em Brumado.

A guarnição deslocou-se até o local indicado, mas o suspeito já havia fugido. Populares relataram que se trata de um indivíduo bastante conhecido pela prática de furto.

Diante das informações, foram iniciadas diligências e a GCM alcançou o suspeito acerca de 100 metros. De pronto, foi dada a ordem legal de parada, porém o mesmo não atendeu e empreendeu fuga a pé após lançar ao solo os objetos furtados.

O indivíduo foi alcançado na altura do antigo Derba, onde foi feita a abordagem e contenção. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do auto de prisão em flagrante. Os objetos furtados foram restituídos às barracas.

Matina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Matina: Mulher confessa ter agredido vizinha com cabo de vassoura para 'defender a filha' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conduziu duas mulheres envolvidas em ocorrência de lesão corporal na manhã deste domingo (14), no município de Matina.

Por volta de 09h, durante rondas na Praça Elgínio Campos, a guarnição foi acionada por uma mulher de 44 anos, que relatou ter sido agredida por sua vizinha. A vítima apresentava lesão na cabeça, com sangramento, além de escoriações no braço direito.

De imediato, os policiais deslocaram-se até o local indicado, onde localizaram a suspeita, uma mulher de 34 anos, que confessou a agressão. Segundo relato, ela utilizou um cabo de vassoura para atingir a vítima, alegando ter agido em defesa de sua filha adolescente, após uma discussão envolvendo as partes.

Diante dos fatos, ambas foram conduzidas e apresentadas na Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas legais cabíveis.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Corpo de homem de 59 anos é encontrado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 59 anos, identificado como Hamilton Santos Alves, foi encontrado morto por volta de 18h deste domingo (14), na cidade de Brumado.

Segundo informou a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o corpo foi encontrado na Rua Domingos Medrado, no bairro Malhada Branca. O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado, constatando o fato no local. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram a perícia e o levantamento cadavérico e, em seguida, encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde a necropsia apontará a causa da morte.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Brumado.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
BTG/Nexus: Lula abre margem de 9 pontos para Flávio Bolsonaro nas intenções de voto Foto: Ricardo Stuckert/PR - Carlos Moura/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece na liderança em número de intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (15), por meio da pesquisa BTG/Nexus, o petista chega a abrir uma margem de 9 pontos frente ao senador Flávio Bolsonaro (PL). 

A pesquisa BTG/Nexus ouviu 2.017 eleitores por telefone (via CATI), entre os dias 12 e 14 de junho. A margem é de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-06645/2026. 

Em análise de voto espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula foi citado como o candidato de 36% dos eleitores. Flávio Bolsonaro aparece em seguida com 27% das respostas. O presidente do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos aparece em terceiro lugar, com 3% das intenções de voto. Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) aparececem, respectivamente com 1%. 

Nas demais respostas, 24% dos entrevistados não respondeu ou não sabia. 3% disseram que otariam nulo ou branco e 4% citaram outros candidatos.

Já em cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Lula aumenta a margem de liderança. Segundo o levantamento, o atual presidente chegou a 42% dos votos, frente a 33% do senador carioca. Ronaldo Caiado também avançou nesse formato, indo a 4% das intenções de voto, empatado com Renan Santos. Romeu Zema, Joaquim Barbosa (DC) e Augusto Cury (Avante) também aparecem empatados com 2%. 

Aécio Neves e Cabo Daciolo pontuam com 1% das intenções de voto, cada um. 5% dos entrevistados responderam que votariam nulo ou branco e 3% não souberam responder. 

2º TURNO

No segundo turno, a liderança do presidente Lula segue mantida. Em cenário estimulado de entrevista, o levantamento BTG/Nexus avaliou o desempenho do petista frente a Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Renan Santos. Lula venceria em todos os cenários.

Contra Flávio Bolsonaro (PL), o presidente Lula chegou a registrar 49/5 dos votos, contra 43% do senador, o equivalente a 6 pontos de diferença. 8% dos entrevistados responderam que votariam branco ou nulo e 1% não souberam. 

No cenário contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula também aparece com 49% dos votos, frente a 39% do adversário. Brancos e nulos foram 11% e 1% não souberam responder. 

O terceiro cenário, contra Ronaldo Caiado (PSD), o presidente Lula aparece com 48% dos votos, frente a 39% do governador do Goiás. Brancos e nulos são 11% e 2% dos entrevistados não souberam responder. 

Já contra Renan Santos, Lula mantem o mesmo número, e o candidato do MBL aparece com 36% das intenções de voto. 13% dos entrevistados responderam que votariam branco ou nulo e 2% não souberam.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Criança é vítima de importunação sexual em praça pública na cidade de Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde deste domingo (14), por volta de 17h15, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) agiu prontamente para registrar uma ocorrência de importunação sexual que teve como vítima uma criança no município de Macaúbas.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, a guarnição de serviço foi acionada pela Central de Operações para verificar a denúncia. De acordo com informações preliminares, o fato teria ocorrido inicialmente em uma praça pública da cidade. Ao se deslocarem para averiguar a situação, os policiais militares encontraram o suspeito, que havia sido contido por populares em um bairro do município.

No local, a equipe policial manteve contato com as partes para colher os primeiros relatos, momento em que a menor confirmou a abordagem inadequada por parte do homem. Diante da gravidade da situação e para garantir a total proteção dos direitos da criança, o Conselho Tutelar foi imediatamente acionado e enviou um representante para acompanhar de perto o caso e prestar o suporte necessário à família.

Para adoção das medidas legais cabíveis, o suspeito, a vítima e sua mãe foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Ibotirama. A ocorrência foi formalmente registrada pela Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações e aos procedimentos judiciais.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Atuação do MP-BA leva à revisão de contratos artísticos em São Desidério Foto: Divulgação/PMSD

Após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o Município de São Desidério revisou e renegociou contratos artísticos previstos para os festejos juninos de 2026. De acordo com o promotor de Justiça Demétrius Ferraz e Silva, os contratos de Companhia do Calypso, Léo Magalhães, Thiago Jhonathan e Caninana tiveram seus valores reduzidos ou seus valores devidamente justificados pela administração municipal.

Segundo as informações apresentadas ao MP-BA, na maior parte dos casos os reajustes permaneceram próximos à atualização inflacionária medida pelo IPCA, com percentuais inferiores a 15%.

“A única exceção, até o momento, é a contratação da cantora Yasmin Sensação. O contrato, que havia sido apontado por apresentar valor significativamente superior aos parâmetros de referência, permanece em discussão entre as partes”, ressaltou o promotor de Justiça. Ele complementou que a recomendação foi expedida pelo MPBA diante de indícios de incompatibilidade entre os valores contratados pelo Município e os critérios definidos na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MPBA, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O documento orientou que os gestores públicos demonstrassem a compatibilidade dos cachês com os preços praticados no mercado, utilizando como referência as contratações realizadas no ano anterior, atualizadas pelo IPCA.

Na recomendação, o MP-BA também requisitou o envio dos processos de inexigibilidade de licitação relacionados às contratações artísticas, além da apresentação de justificativas para eventual não observância dos critérios previstos na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026; e orientou a. publicação de todos os contratos no Painel Nacional de Contratações Públicas (PNCP). A medida integra as ações do MP-BA de acompanhamento dos gastos públicos realizados durante os festejos juninos, com foco na transparência, na economicidade e na adequada aplicação dos recursos públicos destinados à contratação de atrações artísticas.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: São João do Gurutuba deve movimentar R$ 10 milhões e criar mais de 1,2 mil empregos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Guanambi já está em contagem regressiva para uma das festas mais aguardadas do ano: o São João do Gurutuba. A edição de 2026, que acontece entre os dias 18 e 22 de junho, promete consolidar o evento não apenas como uma grande celebração cultural, mas como um dos principais motores de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região. O otimismo é endossado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Fabrício Lopes, que projeta uma movimentação financeira expressiva para os cofres locais.

De acordo com as estimativas oficiais divulgadas pela pasta em conjunto com a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECELT), a expectativa é que o São João do Gurutuba injete entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões no comércio e no setor de serviços da cidade. Esse impacto financeiro se baseia no histórico altamente lucrativo do evento. Em edições anteriores, observou-se um excelente retorno sobre o investimento público: para cada R$ 1 aplicado pela prefeitura na organização da festa, aproximadamente R$ 5 circulam de forma direta e indireta na economia de Guanambi.

Os reflexos desse aquecimento econômico já podem ser sentidos no setor hoteleiro antes mesmo do primeiro acorde da sanfona. Um levantamento realizado pela SDE junto a 15 hotéis e pousadas do município revelou que a taxa média de ocupação já atinge a marca de 60%. A perspectiva do empresariado é de crescimento acelerado nos próximos dias, com a proximidade do início dos festejos, evidenciando o forte potencial de atração turística que a festa exerce regionalmente.

Além de movimentar o turismo, o São João do Gurutuba cumpre uma importante função social ao impulsionar o mercado de trabalho local. A previsão das secretarias é de que o evento seja responsável pela criação de 1.250 postos de trabalho temporários e pela instalação de 140 pontos comerciais espalhados por todo o circuito da festa. O comércio tradicional também celebra o período, que costuma aquecer de forma generalizada setores que vão desde os ramos de vestuário, calçados e acessórios até os salões de beleza, restaurantes e serviços de transporte.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

O relatório técnico que embasou a decisão ficará disponível para consulta pública no portal da Conitec.

Segundo o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer sanguíneo originado na medula óssea, tecido responsável por produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Quando há alguma mutação genética, esses componentes podem se transformar em células cancerígenas.

Na forma aguda, a doença se torna ainda mais fatal se não tratada de forma precoce. O diagnóstico nos primeiros estágios e o encaminhamento especializado são essenciais para bons resultados do tratamento.

Essa é a forma mais comum da leucemia aguda em adultos e atinge, principalmente, pacientes idosos. As informações são da Agência Brasil.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sessão em Brumado tem pauta cheia com foco em emprego, saúde e infraestrutura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta da sessão legislativa ordinária desta segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 2 Projeto de Resolução e 10 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a roçagem nas laterais da BA-262, iniciando-se no KM 15, sentido Arrecife - Piabanha; o serviço de patrolamento nas estradas vicinais da zona rural; a criação de um Banco Municipal de Empregos Para Mulheres, destinado a promover a inserção e reinserção feminina no mercado de trabalho, especialmente para mães solo, mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica e mulheres em busca do primeiro emprego no município; a implantação do Programa Municipal de Saúde da Mulher Rural, com a realização de atendimentos periódicos nas comunidades rurais do município; obras de pavimentação asfáltica na comunidade da Pompeia; a criação de uma Horta Comunitária no Distrito do Arrecife; a construção da Praça Luiz Barros Dias no Bairro Santa Tereza; a implantação de uma faixa de pedestres na Rua Donizete A. de Lima, em frente à Escola Emerson Kauã; a disponibilização do carro fumacê para intensificar o combate ao mosquito aedes aegypti em todos os bairros; e a nomeação da estrada da Vila Presidente Vargas até o Campo Seco, após o asfalto ser concluído, como estrada Jesuíno José Pinheiro.

O Projeto de Resolução nº 009/2026 concede Título de Cidadão Brumadense ao Senhor Benedito Rodrigues Moreira.

O Projeto de Resolução nº 010/2026 concede o Título de Cidadão Brumadense ao Senhor José Gomes Guimarães Júnior.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição embaixo de guarda-roupa em Irecê Foto: Divulgação/PMI

Uma mulher de 59 anos foi encontrada morta dentro da própria casa em Irecê, no norte da Bahia. O corpo de Clarice Teles dos Santos foi localizado na quinta-feira (11), embaixo de um guarda-roupa, no bairro Novo Horizonte. As informações são do Correio 24h.

Segundo a Polícia Civil, a vítima já estava em estado de decomposição quando foi encontrada e não apresentava indícios aparentes de violência. A principal hipótese inicial é de que o móvel tenha tombado sobre a mulher, mas as circunstâncias da morte ainda serão investigadas.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é apurado pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Irecê. A corporação destacou que foram expedidas guias para perícia e remoção do corpo, enquanto diligências seguem em andamento para esclarecer o ocorrido.

Os exames periciais deverão apontar a causa da morte e ajudar a determinar se houve acidente ou outra circunstância relacionada ao caso.

Até o momento, a polícia não divulgou informações sobre há quanto tempo a vítima estava morta antes de ser encontrada.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pacientes passam mal durante diálise e precisam ser encaminhados ao Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, um paciente renal crônico que faz tratamento na Clínica de Hemodiálise de Brumado (Clinefro) denunciou que ele e outros pacientes passaram mal na unidade na última sexta-feira (12). O paciente, que preferiu não se identificar, contou que todos apresentaram sintomas como sufocamento, amargo e quentura na boca, formigamento nos pés e queda súbita da pressão arterial. “Comecei com a pressão de 15 por 8, mas minha pressão caiu para 8 por 3. A tendência era cair mais se não tivesse tirado (da diálise)”, relatou.

O Samu 192 teve de ser acionado para prestar socorro a alguns pacientes de outros municípios da região, que apresentaram quadro emergencial. Segundo o denunciante, um deles precisou até mesmo fazer uso de oxigênio. Ao todo, três pacientes foram encaminhados ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. “No meu caso, consegui ser estabilizado ainda na clínica”, pontuou.

O denunciante disse ainda que a diálise foi suspensa na Clinefro após o ocorrido, demonstrando preocupação com o andamento dos tratamentos. Ele acredita que a situação tenha sido causada pela má higienização dos capilares. “Por mais um pouco, se a máquina continuasse instalada, a gente poderia ter perdido cinco vidas”, completou. O cidadão irá provocar o Ministério Público para apurar o ocorrido, alegando que as condições na Clinefro permanecem precárias mesmo com a mudança na administração.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Brumado informou que a interrupção temporária nos atendimentos da unidade ocorreu em decorrência da suspensão do fornecimento de água pela Embasa devido a oscilações de tensão elétrica nas bombas de captação da Barragem de Cristalândia, conforme comunicado oficial da própria concessionária. Com a suspensão, a Clinefro teve de ser abastecida com carro-pipa.

A direção da clínica alegou que a decisão teve caráter preventivo e protocolar após o início de reações pontuais em alguns pacientes. “Realizamos todos os testes protocolares e preventivos para evitar problemas causados pela presença elevada do nível de cloro. A interrupção foi uma medida de segurança adotada preventivamente pela equipe, em conformidade com os protocolos de proteção à saúde dos pacientes renais crônicos, que exigem padrões rigorosos de qualidade da água utilizada no processo de diálise”, escreveu, na nota.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA aciona TCM para suspender contratações de atrações em Serra do Ramalho Foto: Reprodução/Instagram

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) acionou o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) pedindo que sejam suspensas as contratações artísticas realizadas pelo Município de Serra do Ramalho para os festejos juninos de 2026. De acordo com o promotor de Justiça Alex Bacelar, autor da representação, foram identificadas irregularidades nos processos de contratação, além do descumprimento de normas previstas na legislação e em notas técnicas expedidas pelos órgãos de controle. Segundo a representação, o Município anunciou 16 atrações para os festejos, sendo dez artistas consagrados, com gastos que ultrapassam R$ 3 milhões. O levantamento foi realizado a partir de informações constantes do Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MPBA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além de dados publicados em diários oficiais, portais públicos e redes sociais institucionais.

Na representação, o MP-BA destaca que diversos contratos apresentariam valores superiores aos parâmetros orientativos estabelecidos pela Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, elaborada pelo MP-BA, TCM, TCE e Ministérios Públicos de Contas. O documento orienta que os municípios utilizem como referência a média dos contratos firmados pelos artistas no período junino de 2025, atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para aferir a razoabilidade dos cachês. O MP-BA requer a concessão de medida cautelar para que o Município não realize pagamentos que ultrapassem os valores médios das contratações dos mesmos artistas nos festejos juninos de 2025, corrigidos pelo IPCA, até que sejam analisadas as justificativas apresentadas pela administração municipal. Também foi solicitado que o Município e as empresas contratadas sejam notificados para apresentar esclarecimentos.

Outro ponto destacado no documento é a contratação da dupla Maiara e Maraísa por R$ 784 mil. O promotor de Justiça ressaltou que o contrato foi firmado na mesma data em que o Município decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingiram a região. A representação também aponta que os contratos das atrações não foram localizados no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), embora os artistas já tenham sido divulgados oficialmente pelo Município há mais de dois meses. “A ausência dessas informações compromete a transparência e dificulta o acompanhamento dos gastos públicos pelos órgãos de fiscalização e pela sociedade”, ressaltou o promotor de Justiça Alex Bacelar.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caetité: 94ª CIPM intensifica fiscalização em rodovias e faz apelo a motoristas no São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a proximidade dos festejos juninos, o Tenente Coronel Roberto Suarez, comandante da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Caetité, fez um alerta aos foliões.

Ele destacou que, em geral, os eventos juninos nas praças e parques de vaquejada ocorrem de forma tranquila, sendo os deslocamentos para as festas o ponto de maior preocupação. “O ir e vir, as estradas, nos preocupam. As pessoas acabam consumindo bebidas e, até aqueles que não consomem álcool, voltam tarde demais, cansados e com sono e é aí que está o perigo”, afirmou.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel informou que, tendo em vista essa preocupação, a 94ª CIPM tem reforçado as campanhas de conscientização para maior segurança no trânsito. “Temos pedido que os locutores dessas festas juninas enfatizem bem essa questão de que durmam na cidade, procurem um hotel, uma pousada, descansem, durmam e voltem de forma tranquila e segura para casa. Não adianta ir pra festa, se divertir, tomar todas e depois sofrer um acidente”, apontou.

O comandante disse que, para reforçar a segurança dos festejos típicos dessa época do ano, a fiscalização nas rodovias está sendo intensificada com o objetivo de evitar o máximo possível as ocorrências de acidentes de trânsito.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motorista fica preso nas ferragens e morre após carreta tombar em Barreiras Foto: Divulgação/PRF

O motorista de uma carreta morreu depois que o veículo tombou, na madrugada deste domingo (14), em um trecho da BR-242, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu pouco depois da meia-noite. Parte da pista ficou interditada por cerca de 3 horas.

A vítima, que não teve o nome divulgado, ficou presa nas ferragens. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas ela não resistiu.

Após ser removido da carreta por agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), o corpo do condutor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.

Não há detalhes sobre o sepultamento e nem sobre as circunstâncias do acidente. A carreta foi removida da rodovia.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Atletas e estudantes abrilhantam 3ª Corrida de Rua em celebração ao aniversário de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã deste domingo (14), a 3ª edição da Corrida de Rua foi realizada em celebração ao aniversário de 149 anos da cidade de Brumado. O evento foi marcado pela presença massiva de atletas e estudantes.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de esportes, cultura, lazer e turismo, José Ribeiro Neves, disse que a promoção da Corrida de Rua faz parte do compromisso da gestão de incentivar o esporte na cidade. “Esse é o segundo ano da participação da administração na corrida, que está crescendo bastante. Ficamos muito felizes com o resultado do trabalho que tem sido feito e com a participação da população”, afirmou.

A secretária municipal de educação, Ana Cristina, também prestigiou a iniciativa. Ela conduziu a participação de 135 alunos da rede municipal no evento esportivo. “Neste ano, trouxemos os alunos para participar. A gente só tem a agradecer. A corrida tira as pessoas da tela para vir para rua confraternizar”, destacou.

O prefeito Fabrício Abrantes e o vice-prefeito Marlucinho Abreu vestiram a camisa literalmente e participaram como corredores no evento. Praticante de corrida, Abrantes falou da realização de poder incentivar o esporte como gestor público. “Fico muito feliz com mais um ano de evento. É a terceira corrida realizada, a segunda no nosso governo, e a gente fica feliz de poder fomentar o esporte na nossa cidade”, declarou.

O prefeito reparou que, nesta edição, muitas pessoas diferentes aderiram à iniciativa. “Tem muitas caras novas, muitas pessoas participando, engajando. Durante a semana, vi a cidade movimentada com as pessoas treinando. É o esporte sendo valorizado. Todo mundo está de parabéns”, salientou.

Satisfeito com a repercussão do evento, o vice-prefeito comentou que a corrida também atraiu atletas de vários municípios da região. “Saúde é tudo na vida das pessoas e a nossa gestão está investindo em saúde, esporte e lazer”, finalizou.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP aciona Justiça para garantir terapias a crianças com autismo em Cícero Dantas Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou, na última segunda-feira (8), uma ação civil pública para que o Município de Cícero Dantas regularize e amplie a oferta de terapias multidisciplinares destinadas a crianças que necessitam de acompanhamento especializado, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação, de autoria do promotor de Justiça Ariel José Guimarães Nascimento, requer que a Justiça determine, em caráter liminar, que o Município de Cícero Dantas disponibilize terapias multidisciplinares, garantindo atendimento contínuo às pessoas que necessitam desses serviços, especialmente as crianças com TEA. De acordo com o promotor de Justiça, foram identificadas falhas estruturais na prestação do serviço público de saúde do município, com registros frequentes de ausência ou insuficiência de atendimentos essenciais. Entre os principais problemas constatados estão a falta de profissionais de fonoaudiologia e terapia ocupacional, além da oferta insuficiente de fisioterapia e acompanhamento psicológico.

O promotor de Justiça complementou que a ausência de atendimento multidisciplinar adequado compromete diretamente o desenvolvimento cognitivo, motor, comunicativo e social das crianças com TEA. “A interrupção ou a insuficiência das terapias pode provocar agravamento dos quadros clínicos e até regressão de habilidades já adquiridas. O acesso a terapias como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico integra o direito fundamental à saúde e está previsto na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de ser garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência”, ressaltou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Moradores e bombeiros agem rápido para conter fogo em residência em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio em uma residência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), neste domingo (14), no bairro São Félix, em Brumado, atraindo a atenção de vizinhos que acompanharam de perto o trabalho de contenção das chamas. O chamado inicial ocorreu por volta das 15h30, mobilizando as equipes de segurança para averiguar a situação na localidade.

Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a confusão teria começado minutos antes do fogo se alastrar. Um homem em uma motocicleta vermelha perdeu o controle do veículo e colidiu contra um contêiner nas proximidades. Logo após o ocorrido, de forma inesperada, o suspeito teria ateado fogo na casa. Felizmente, não tinha nenhum morador no imóvel no momento do ocorrido.

A chegada rápida do Corpo de Bombeiros foi crucial para que a situação não ganhasse proporções ainda maiores. O trabalho ágil dos militares conseguiu controlar o fogo a tempo, impedindo que as chamas avançassem para as residências vizinhas e garantindo a segurança de toda a comunidade no entorno.

O caso foi formalmente registrado na Delegacia Territorial de Brumado. Agora, o trabalho de investigação da Polícia Civil deve identificar o condutor da motocicleta e esclarecer o que motivou a atitude que assustou os moradores do bairro.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragidos são presos ao tentar entrar em festas juninas na Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois homens foragidos da Justiça foram presos após passarem pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os flagras ocorreram na sexta-feira (12), quando os homens tentavam entrar em festas juninas.

O primeiro a ser capturado pretendia entrar no “Arraiá do Licuri”, em Serrolândia, cidade no norte da Bahia. Ele era fugitivo do estado de São Paulo, alvo de mandado de prisão por homicídio.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem foi levado à Polinter, onde teve o mandado cumprido. A pasta não informou quando nem se ele será transferido para uma unidade prisional de São Paulo.

Já a segunda ocorrência foi registrada no município de Teofilândia. O homem era alvo de um mandado em aberto por pensão alimentícia. Ele foi preso após equipes da Polícia Militar serem alertadas pelas câmeras inteligentes da SSP-BA.

A pasta ressalta que as duas cidades integram um grupo de 10 municípios que receberam Plataformas de Observação Elevada nos circuitos festivos. O objetivo é garantir a segurança de baianos e turistas durante os festejos juninos.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Após ser destruída por fortes chuvas, UPA de Macaúbas será reinaugurada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaúbas será reinaugurada na próxima sexta-feira (19), após passar por uma ampla revitalização estrutural. O prefeito Aloísio Rebonato, ao lado do secretário municipal de saúde, Arlen Jesus Santos, e do secretário de administração, Roger Figueiredo, destacou o esforço conjunto para devolver à população um equipamento essencial para o atendimento de urgência e emergência, totalmente recuperado dos graves danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município em novembro do ano passado.

De acordo com Rebonato, o trabalho de recuperação solucionou problemas crônicos que afetavam a unidade, permitindo que o município ofereça agora um atendimento muito mais humanizado e eficiente. O secretário de administração, Roger Figueiredo, reforçou a magnitude da obra, pontuando que não se tratou de uma reforma simples, mas de uma reestruturação completa que abrangeu aspectos do piso ao telhado, transformando a UPA em um ambiente moderno e acolhedor para os pacientes e profissionais de saúde.

Além da entrega da nova estrutura, o secretário de saúde, Arlen Jesus Santos, e a gestão municipal têm liderado discussões estratégicas para além das fronteiras da cidade. O grupo de secretários e o prefeito vêm defendendo ativamente junto à Comissão Intergestores Regional (CIR) a implantação de um Hospital Regional para atender a Bacia do Paramirim, um projeto que visa ampliar a oferta de serviços especializados na região e reduzir drasticamente a necessidade de os moradores se deslocarem por longas distâncias em busca de atendimento médico de alta complexidade.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Painel de Transparência registra mais de R$ 615 milhões com atrações artísticas na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Painel de Transparência dos Festejos Juninos recebeu informações de 410 municípios baianos e do Governo do Estado sobre os gastos públicos com atrações artísticas em 2026. Segundo o Transparêntometro, os cadastros apontam mais de R$ 615 milhões de recursos públicos com 4.393 apresentações de 2.115 artistas. Os dados são resultados do primeiro período de coleta de dados, que encerrou nesta sexta-feira, dia 12, após prorrogação do prazo inicial na quarta-feira, 10. Os gestores que colaboraram com o Painel receberão o Selo de Transparência em cerimônia pública no auditório da sede do MPBA, no CAB, em Salvador, nesta terça-feira (16).

Somente sete Municípios não cadastraram informações no Painel: Dário Meira, Firmino Alves, João Dourado, Potiraguá, Rodelas, Santa Teresinha e Sítio do Mato. Eles têm 24 horas para enviarem ao MP da Bahia, por meio do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (Caopam), pedido de reconsideração em caso de incompatibilidade entre o envio e o cadastro. Do total, 382 farão festas e terão atrações artísticas contratadas, enquanto 28 informaram que não realizarão festejos. Encerrada, hoje, a primeira etapa de encaminhamento das informações, o sistema informatizado de coleta de dados seguirá aberto até 31 de julho, para que os entes públicos possam encaminhar informações sobre contratações ainda pendentes de conclusão.

“Foi um resultado excelente e esperamos que até o final da etapa complementar de coleta de dados tenhamos cadastros de todos os municípios baianos, repetindo o sucesso do ano passado. A cada ano, o Painel veio se consolidando como um fomentador importante de transparência e controle social, um banco de dados que disponibiliza também uma série histórica dos gastos públicos e que funciona ainda como uma ferramenta de fomento ao turismo, pois fornece dados sobre grade e programação das atrações artísticas”, afirmou o gerente do projeto do Painel, promotor de Justiça Frank Ferrari.

 O Painel reúne informações sobre artistas contratados, valores dos cachês, fontes de recursos e programação das apresentações artísticas realizadas em eventos festivos realizados entre 1º de maio e 31 de julho de cada ano. Nesta edição, trouxe novidades como a aba “Cachês”, onde é possível consultar o valor médio por artistas de 2023 até agora, inclusive com o percentual de aumento em relação a anos anteriores. Já o Transparentômetro traz um mapa de quem já prestou contas e de quem está pendente com o Painel.

 A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) em parceria com os Tribunais de Contas do Estado (TCE-BA) e apoio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), Ministérios Públicos de Contas junto aos dois tribunais, União dos Municípios da Bahia (UPB) e das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), entre outros. O objetivo é garantir ampla publicidade às contratações realizadas com recursos públicos, permitindo que cidadãos, órgãos de controle e gestores acompanhem as informações relacionadas aos eventos juninos promovidos em todo o estado.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso assistindo ao trabalho da polícia após matar ex em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem, de 50 anos, suspeito de cometer o feminicídio que teve como vítima sua ex-companheira, foi preso em flagrante na tarde deste domingo (14), no bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a Polícia Civil ao site Achei Sudoeste, Luciana de Jesus Santos, de 27 anos, foi atingida por golpes de barra de ferro e morreu na manhã deste domingo.

Investigadores da Delegacia Territorial identificaram, nas proximidades do local do crime, um homem em atitude suspeita, que observava a ação policial à distância e apresentava manchas de sangue na região da orelha. Ao ser abordado e questionado, o suspeito apresentou explicações inconsistentes sobre a origem do sangue. Diante dos indícios constatados no local, o homem foi autuado em flagrante e posteriormente identificado como ex-companheiro da vítima.

O instrumento utilizado na prática criminosa foi apreendido e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização das perícias necessárias. O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde permanece custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013